Fascismo, o respeito atraves do medo

Autor Mensagem
Fenrisulfr
Veterano
# jan/09 · Editado por: Fenrisulfr


<i>Fascismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.
Índice
[esconder]

* 1 Definição
* 2 O Fascismo segundo Mussolini
o 2.1 Ideias Fundamentais
o 2.2 Doutrina Política e Social
* 3 A Origem da Ideologia do Fascismo
* 4 O fascismo na Itália
o 4.1 Fascismo e Paganismo
* 5 Fascismo e Nazismo
* 6 Fascismo e Socialismo
* 7 Fascismo e outros regimes totalitários
* 8 Anti-Comunismo
* 9 Fascismo e Cristianismo
* 10 Prática do Fascismo
* 11 Fascismo como um fenômeno internacional
* 12 Referências
* 13 Bibliografia
o 13.1 A Ideologia fascista
o 13.2 Interpretações e teorias acerca do Fascismo
o 13.3 Os Fascismos (Fenómeno genérico e internacional)
o 13.4 O Fascismo (Fenómeno concreto)
o 13.5 Fascismo e Estados Unidos da América
o 13.6 Fascismo e Portugal
* 14 Lemas e provérbios fascistas
* 15 Tópicos Relacionados
* 16 Fascismo na atualidade
* 17 Ligações externas

[editar] Definição
Um fasce

O fascismo é uma doutrina e uma prática política estadista e coletivista, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias.

A palavra fascismo adquiriu o significado de qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, exalta o Estado e usa modernas técnicas de propaganda e censura para suprimir a oposição política, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural, sustentando-se no nacionalismo e por vezes na xenofobia (nacionalismo étnico), privilegiando os nascidos no próprio país, apresentando uma certa apatia ou indiferença para com os imigrantes.

Benito Mussolini, jornalista e agitador político socialista italiano, fundou o partido fascista, originário de um movimento paramilitar que ele mesmo criara para combater as agitações e as greves organizadas por outros socialistas e movimentos de esquerda. O 'Fascio di Combattimento', ou Esquadra de Combate, que deu origem ao fascismo, buscou seu nome na expressão 'fascio', que significa feixe de varas. O feixe de varas, simbolizando união e força, vem do latim 'fesce', um feixe de varas que, junto com uma machadinha, era levado pelo 'litor', uma espécie de oficial de justiça que, na Roma antiga, seguia os magistrados para executar as decisões da justiça, com poderes para coagir, incluindo a aplicação de castigos físicos.

O Fascismo italiano assumiu que a natureza do Estado é superior à soma dos indivíduos que o compõem e que eles existem para o Estado, em vez de o Estado existir para os servir. Todos os assuntos dos indivíduos são assuntos do Estado.

Traço característico do Fascismo foi o Corporativismo de Estado, realizado através de um Partido Único e de Sindicatos Nacionais subordinados ao Estado. No seu modelo corporativista de gestão totalitária, as várias funções do Estado podiam ser desempenhadas por entidades particulares, sem que fossem nacionalizadas, mas cabia ao Estado planear e inspeccionar a sua acção. A actividade privada era deste modo empregue pelo Estado, o qual podia decidir suspender a suas actividades se não actuasse de acordo com as instruções e os planos superiormente estabelecidos. É o Estado quem define a utilidade e a direcção de todas as actividades da Nação, seja no campo político, económico, social ou cultural.

O fascismo surgiu em tempo de crise, nas dificuldades económicas e sociais do primeiro pós-guerra, e na depressão dos anos 30, quando as elites políticas se mostravam incapazes de integrar as massas através da fórmula democrática parlamentar ou quando existia um crescimento socialista ou comunista paralelo assustando as classes médias.

A composição social dos movimentos fascistas foi historicamente a de pequenos negociantes, burocratas de nível baixo e as classes médias. O Fascismo também encontrou sucesso nas áreas rurais, especialmente entre agricultores, e na cidade entre as classes trabalhadoras. Um aspecto importante do fascismo é que ele usa os seus movimentos de massa para atacar as organizações que se reivindicam das classes trabalhadoras - partidos operários e sindicatos.

O líder fascista foi em regra um actor exagerado, procurando seduzir as massas populares para o seu papel messiânico.

[editar] O Fascismo segundo Mussolini
O Duce Benito Mussolini.

Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de Maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato" ("Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado")[1]. (em inglês)]

Mais tarde, num artigo da Enciclopedia Italiana de 1931 ("La Dottrina del fascismo", it) , escrito por Giovanni Gentile e Benito Mussolini, o fascismo é, além de explicitado nas suas principais linhas filosóficas, descrito como uma doutrina cujo "fundamento é a concepção do Estado, da sua essência, das suas competências, da sua finalidade. Para o fascismo o Estado é um absoluto, perante o qual indivíduos e grupos são o relativo. Indivíduos e grupos são «pensáveis» enquanto estejam no Estado" (Caposaldo della dottrina fascista è la concezione dello Stato, della sua essenza, dei suoi compiti, delle sue finalità. Per il fascismo lo Stato è un assoluto, davanti al quale individui e gruppi sono il relativo. Individui e gruppi sono «pensabili» in quanto siano nello Stato).

Nesse texto de 1932, Mussolini identifica "no grande rio do Fascismo", as correntes que nele vão desaguar, e que terão as suas fontes em Georges Sorel, Charles Peguy, Hubert Lagardelle do Movimento Socialista, e nos sindicalistas italianos que, entre 1904 e 1914, terão trazido um novo tom ao ambiente do socialismo italiano - Angelo Oliviero Olivetti da Pagine Libere, Orano de a Lupa, o Enrico Leone de Divenire sociale.

Em 1928, na "Autobiografia" ditada a Richard Washburn Child, Mussolini disse que estudou muito o risorgimento e o desenvolvimento da vida intelectual italiana depois de 1870, que "meditou muito com os pensadores alemães", que admirava os franceses, e que um dos livros que mais o tinha interessado fora A Psicologia das Multidões de Gustave Le Bon. Colocando-se o problema da Revolução, Mussolini rejeitava o bolchevismo, e que, a ser realizada uma Revolução em Itália, esta deveria ser "tipicamente italiana", firmando-se "nas dimensões magnificentes das ideias de Mazzini e com o espírito de Carlo Pisacane" [2]

Em 1932, Mussolini diz que o Fascismo terá recebido muitas influências, mas que estas não constituíram o Fascismo: "um partido que governa totalitariamente uma nação, é um fato novo na história" (Un partito che governa totalitariamente una nazione, è un fatto nuovo nella storia). E acrescenta que "não há pontos de referência ou de comparação" com os seus antecessores. No entanto, Mussolini diz também no mesmo texto que o francês Ernest Renan teve "iluminações pré-fascistas" (Renan, che ebbe delle illuminazioni prefasciste") e que o Fascismo fez seu o duplo conselho de Giuseppe Mazzini: Pensamento e Acção [3].

Entre os antecessores, em 1932, Renan e Mazzini são afinal os únicos autores a quem Mussolini aceita pagar algum tributo intelectual. Com estas ressalvas, Mussolini insiste no entanto em proclamar a "novidade do fascismo", apresentando, em apêndice (edição de 1935), as referências que remetem para os seus próprios discursos e textos (edição com o apêndice, en).

Mussolini diz-nos também neste texto o que o Fascismo não é. O fascismo não se filia no pensamento contra-revolucionário: Mussolini não toma "Joseph de Maistre como seu profeta"; Mussolini diz que o Fascismo respeita a Igreja, mas recusa a sua religião, a "eclesiolatria" (ecclesiolatria), como lhe chama.

O corpo do texto está dividido em duas partes: 1ª. Ideias fundamentais; e 2ª. Doutrina Política e Social.

[editar] Ideias Fundamentais

Sob o título "ideias fundamentais", os assuntos surgem distribuídos por 13 parágrafos, mas com as notas arrumadas no anexo em 11 títulos (em inglês)] "La Dottrina del fascismo" (em italiano)] :

* 1. Concepção filosófica. Apresenta o Fascismo como acção (prática) e pensamento (ideia) político. Considera que toda a acção é contingente ao espaço e ao tempo, havendo no seu pensamento um "conteúdo ideal que a eleva a fórmula de verdade na história superior do pensamento" (un contenuto ideale che la eleva a formula di verità nella storia superiore del pensiero). Diz que "para se conhecer os homens é preciso conhecer o homem; e para conhecer o homem é preciso conhecer a realidade e as suas leis" ("Per conoscere gli uomini bisogna conoscere l'uomo; e per conoscere l'uomo bisogna conoscere la realtà e le sue leggi"); não há um conceito de Estado que não seja uma concepção da vida e do mundo.

* 2. Concepção espiritual. É a partir de uma "concepção espiritual" que o homem é definido pelo fascismo. Na sua concepção, o homem é um ''indivíduo que é nação e pátria" (L'uomo del fascismo è indivíduo che è nazione e patria); há, na sua perspectiva, "uma lei moral que liga os indivíduos e as gerações numa tradição e numa missão" ("legge morale che stringe insieme individui e generazioni in una tradizione e in una missione");

* 3. Concepção positiva da vida como luta. A sua "concepção espiritual" define-se por oposição ao materialismo filosófico do século XVIII; sendo antipositivista, é porém positiva (antipositivistica, ma positiva); não é céptica, nem agnóstica, nem pessimista (non scettica, né agnostica, né pessimistica). Pretende o homem activo e impregnado na acção com toda a sua energia. O que se aplica ao indivíduo, aplica-se à nação;

* 4. Concepção ética. Tem uma concepção ética da vida, "séria, austera, religiosa": "tutta librata in un mondo sorretto dalle forze morali e responsabili dello spirito"; o fascismo desdenha a vida "cómoda";

* 5. Concepção religiosa. O homem é visto numa relação imanente com uma lei superior, com uma Vontade objectiva que transcende o indivíduo particular e o eleva a membro de uma sociedade espiritual (l'uomo è veduto nel suo immanente rapporto con una legge superiore, con una Volontà obiettiva che trascende l'indivíduo particolare e lo eleva a membro consapevole di una società spirituale).

* 6. Concepção histórica e realista. O homem é visto como um ser na história, num fluxo continuo em processo de evolução; tem no entanto uma visão "realista", não partilhando o optimismo do materialismo filosófico do século XVIII que via o homem a caminho da "felicidade" na terra;

* 7. O indivíduo e a liberdade. A concepção fascista é definida como "antiindividualista", colocando o Estado antes do indivíduo (Antiindividualistica, la concezione fascista è per lo Stato); o liberalismo negou o Estado no interesse dos indivíduos particulares, o fascismo reafirma o Estado como a verdadeira realidade do indivíduo (Il liberalismo negava lo Stato nell'interesse dell'indivíduo particolare; il fascismo riafferma lo Stato come la realtà vera dell'indivíduo). Para o fascismo, tudo está no Estado - a sua concepção é totalitária ("per il fascista, tutto è nello Stato, e nulla di umano o spirituale esiste, e tanto meno ha valore, fuori dello Stato. In tal senso il fascismo è totalitario, e lo Stato fascista, sintesi e unità di ogni valore, interpreta, sviluppa e potenzia tutta la vita del popolo"). Para o fascismo, fora do Estado não há valores humanos ou espirituais.

* 8. Concepção do Estado corporativo. "Não há indivíduos fora do Estado, nem grupos (partidos políticos, associações, sindicatos, classes)" (Né individui fuori dello Stato, né gruppi (partiti politici, associazioni, sindacati, classi)); defende um corporativismo no qual os interesses são conciliados na unidade do Estado ("nel sistema corporativo degli interessi conciliati nell'unità dello Stato"); diz-se contrário ao socialismo que reduz o movimento histórico à luta de classes e, analogamente, é também contrário ao sindicalismo.

* 9. Democracia. O fascismo opõe-se à democracia que entende a nação como a maioria, descendo o seu nível ao maior número; o fascismo considera-se no entanto como "a mais pura forma de democracia se o povo for considerado do ponto de vista da qualidade em vez da quantidade", como uma "multidão unificada por uma ideia, que é vontade de existência e de potência: consciência de si, personalidade" ("moltitudine unificata da un'idea, che è volontà di esistenza e di potenza: coscienza di sé, personalità"). O fascismo defende "uma democracia organizada, centralizada, autoritária", exercida através do partido único.

* 10. Concepção do Estado. Para o Fascismo a nação não cria o Estado; é o Estado que cria a nação. Considera o Estado como a expressão de uma "vontade ética universal", criadora do direito, e "realidade ética". Na sua concepção é o Estado "que dá ao povo unidade moral, uma vontade, e portanto uma efectiva existência" ("che dà al popolo, consapevole della propria unità morale, una volontà, e quindi un'effettiva esistenza").

* 11. Realidade dinâmica. Na concepção fascista o Estado deve ser o educador e o promotor da vida espiritual. Para alcançar o seu objectivo, quer refazer não a forma da vida humana, mas o conteúdo, o homem, o carácter, a fé ("Vuol rifare non le forme della vita umana, ma il contenuto, l'uomo, il carattere, la fede").

A filosofia do Fascismo, tal como a definiu Mussolini, é assim uma filosofia essencialmente moderna e modernista.


Pra quem quiser continuar lendo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo


Impressionante como antigos posicionamentos se mostram atuais, seja politicamente, espiritualmente ou representado em um simples Fórum sobre música...


Boa noite a todos..

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


Qual o objetivo do tópico.

Party Boy
Veterano
# jan/09
· votar


parecia que o liberal

????

Kd o resto? Ta até interessante... =p

Gui
Veterano
# jan/09
· votar


as vezes lembro do fascismo em alguns locais que frequento...principalmente na net..

Fenrisulfr
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire
Qual o objetivo do tópico.


Demonstrar que o poder aliado a uma falta de argumentação faz com membros da sociedade tomem atitudes contraria a liberdade de expressao, reprimindo, por algum motivo ideias que sao contrarias as suas

_Dio
Veterano
# jan/09
· votar


Gui
ééé. abuso de autoridade e talz né...

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


Que merda, não era melhor fazer um resumo então e propor o assunto, do que copiar e colar da Wikipédia(eca).

Fenrisulfr
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire

Que merda, não era melhor fazer um resumo então e propor o assunto, do que copiar e colar da Wikipédia(eca).


Era, obrigado

Gui
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire
não!!!

DiogoCarvalho
exatamente!

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


Mas falando em falta de argumentação na sociedade, esses dias eu tava vendo um documentário espanhol sobre a Coréia do Norte, aí foram numa biblioteca e tinham 18 mil livros lá que os norte-coreanos acreditam que o Kim Jong-Il escreveu. ¬¬

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


Fenrisulfr

Cara, poisé... FCC não é democracia. Deviam inclusive acabar com esse sistema de votação.

james_the_bronson
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire

hauhshaushasuhasuhasuhasu

E você acredita que eles acreditam :P ...

Fenrisulfr
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire

Exato, o engraçado é que esses poderes tentam passar uma sensação de liberdade de expressão criando canais de comunicação para que se exponha certas opinioes, é claro que isso nao adianta, pq são eles mesmos que os controlam... é como pedir a um juiz a prisao do mesmo...

_Dio
Veterano
# jan/09
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
concordo contigo cara. +1

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


james_the_bronson
Na boa, o cara chega e pede um monte de livros, tipo 1984 e tal, daí a mulher vai dizendo que não tem, daí ele pergunta o que tem e ela diz: "os 18 mil livros escritos pelo querido líder", ou coisa assim.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


O documentário é esse: http://br.youtube.com/watch?v=m7FtfQnDxOw mas qual parte fala sobre os livros eu não lembro.

Fenrisulfr
Veterano
# jan/09
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
Fenrisulfr

Cara, poisé... FCC não é democracia. Deviam inclusive acabar com esse sistema de votação.



A questao, já que vc citou o fórum, nao é nem a ser uma democracia... é que deveria ser um pouco mais igualitário, acredito (e acho que nao sou só eu que penso assim) que certas membros desse fórum exercem uma influencia maior naqueles que o controlam...

Como disse Juvenal
"Quem vigia os vigilantes??"

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


"Quem vigia os vigilantes??"

Vou tomar uma cerveja e pensar nisso...

QUARESMA
Veterano
# jan/09
· votar


Deviam inclusive acabar com esse sistema de votação.

...
DiogoCarvalho
concordo contigo cara. +1

auhsua, eu ri.

Fenrisulfr
Veterano
# jan/09
· votar


james_the_bronson
Black Fire

hauhshaushasuhasuhasuhasu

E você acredita que eles acreditam :P ...



Não é dificil, a Coreia do Norte é o pais mais fechado do mundo, a influencia externa nele é minima, para se ter uma noção, é o unico pais no mundo, onde apenas um idioma é falado

QUARESMA
Veterano
# jan/09
· votar


Fenrisulfr
"Quem vigia os vigilantes??"

Os vigiados...

Party Boy
Veterano
# jan/09
· votar


"Quem vigia os vigilantes??"
Watchmen (só nerds leitores de HQs vão entender)

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


DiogoCarvalho

Valeu, mano peixe!

_Dio
Veterano
# jan/09
· votar


QUARESMA
ops, força do hábito

Fenrisulfr
Veterano
# jan/09
· votar


QUARESMA

Nada a ver...

Party Boy
"Quem vigia os vigilantes??"
Watchmen (só nerds leitores de HQs vão entender)


Exato.

_Dio
Veterano
# jan/09
· votar


e ninguém se mannifesta

james_the_bronson
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire
Na boa, o cara chega e pede um monte de livros, tipo 1984 e tal, daí a mulher vai dizendo que não tem, daí ele pergunta o que tem e ela diz: "os 18 mil livros escritos pelo querido líder", ou coisa assim.

haushaushaushaushauhuh

Fenrisulfr
Não é dificil, a Coreia do Norte é o pais mais fechado do mundo, a influencia externa nele é minima, para se ter uma noção, é o unico pais no mundo, onde apenas um idioma é falado

Sim eu sei ^^ !!!

E eu falei zuando mesmo :P ...

Mas sendo tão fechado assim, não é estranho afirmar isso apenas por ser uma generalização :] ...

_Raulzito_
Veterano
# jan/09
· votar


"Quem vigia os vigilantes??"

O Alan Moore.

QUARESMA
Veterano
# jan/09
· votar


Fenrisulfr
Tudo a ver...

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
Cara, poisé... FCC não é democracia. Deviam inclusive acabar com esse sistema de votação.

iaeuheiaouheaoiueah

ai iria acabar o mundo para o Dog s2

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Fascismo, o respeito atraves do medo