Alguém aí vai ser cremado quando morrer? o.O

Autor Mensagem
Joe Road
Veterano
# dez/08


Processo de cremação custa até R$ 2,1 mil e cinzas podem ser transformadas em diamante industrial

música ao fundo - Deep purple - Burn

Temperatura chega a 800ºC no forno do crematório
No dia 8 de julho, um morador de Guarulhos, de 82 quilos, foi reduzido a cerca de 1,2 quilo de cinzas no Crematório Metropolitano Primaveras, o único da cidade e o primeiro particular da Grande São Paulo, localizado no cemitério Parque Jardim Primavera. Assim como no país, onde existem 23 crematórios em 11 estados, a procura pelo serviço vem crescendo em Guarulhos. Por mês, são cremados entre 20 e 25 corpos na cidade. "Ainda assim, o número de cremações deve chegar a apenas 3% do número de óbitos no município", afirmou o empresário Jayme José Adissi, 61, proprietário do crematório e ex-presidente da Associação dos Cemitérios do Brasil.

No Crematório da Vila Alpina, que fica na Capital e é o maior do país, a procura quase que dobrou ao longo dos últimos 10 anos. Em 1998, o local fez cerca de 2.900 cremações. No ano passado, perto de 5.300. Ainda assim, na cidade de São Paulo, segundo o Serviço Funerário Municipal, 7% dos corpos são cremados, muito longe dos 75% da Suíça e dos 98% do Japão. Motivo? "Muito folclore em torno do processo de cremação, idéias erradas até de pessoas consideradas esclarecidas", enfatizou Adissi.

Há quem ache, por questões religiosas, que o espírito vai sofrer durante a queima do corpo. "A cremação é apenas a aceleração do processo de decomposição de um corpo. Se ele for enterrado, esse processo irá durar até três anos. No forno de cremação, em média 90 minutos", adiantou o empresário. A cremação, por sinal, é a solução para o problema de espaços físicos nos cemitérios. "Em São Paulo, temos 40 cemitérios e, praticamente, não há mais espaços para se enterrar nossos mortos", lembrou.


Forno - O forno, onde o corpo é colocado individualmente, a temperatura chega a 800°C. São retirados da urna funerária (caixão) apenas suas partes metálicas e o vidro do visor, se tiver. O corpo não é manuseado pelos funcionários da cremação. Ele é queimado com roupas, flores ou o que estiver dentro da urna, menos metais. O único caso em que se toca no cadáver, é quando o morto tiver marca-passo. Neste caso, é necessária a sua retirada para evitar uma explosão dentro do forno. As cinzas são facilmente separadas, pois as do corpo humano são mais densas.

O processo de cremação custa em torno de R$ 2,1 mil. Para quem já tem jazigo, o próprio Adissi explicou que sai mais barato realizar o sepultamento. "Quem não tem jazigo, sai mais em conta realizar a cremação. Olhando por ordem de valores, vai se gastar menos", aconselhou. Segundo ele, o perfil da pessoa que quer ser cremada está, geralmente, no grau de instrução. "São pessoas mais esclarecidas, isso não significa dizer que são as mais ricas. Quem deseja ser cremado, dificilmente muda de opinião", explicou.

Para ser cremada, a pessoa precisa ter deixado uma declaração reconhecida em cartório e assinada por testemunhas. Caso isso não tenha sido feito, só parentes em primeiro grau podem autorizar a cremação.


Dia da cremação não é revelado e cinzas podem virar diamante

Katherine Schürmann, a menina adotada por uma família de navegadores neo-zelandeses, Vilifredo e Heloísa, e que faleceu em São Paulo em função de uma pneumonia, há dois anos, foi cremada em Guarulhos. Na época, o ritual foi mantido sob sigilo a pedido dos familiares, que pretendiam ficar longe do assédio da imprensa.

Como Kat, assim era chamada a menina que era portadora do vírus HIV, outras crianças já foram cremadas no Crematório Metropolitano Primaveras. O processo para a cremação de um adulto é mesmo.

Depois do ritual tradicional de velório, o corpo segue para o ritual de cremação, que se estende por até 20 minutos. Nele, o caixão é colocado numa base móvel. São tocadas algumas músicas escolhidas por familiares. Na grande maioria dos crematórios do País, a base móvel desce ao solo, simbolizando o sepultamento. No de Guarulhos, a base sobe, representando a entrega do corpo aos céus.

Depois da saída dos familiares, o caixão com o corpo segue para uma câmara frigorífica onde permanece por até sete dias. Após isso os familiares vão retirar as cinzas no crematório ou, se preferirem, elas são entregue em casa em urnas, cujo modelo pode ser escolhido - há urnas que chegam a R$ 1,5 mil. "A gente não informa o dia em que o corpo vai ser cremado. Pois, imagine você em casa, olhando para o relógio e pensando: neste momento, o corpo de meu pai está sendo cremado. É algo desconfortante", exemplificou Jayme José Adissi, proprietário do Crematório.

Diamantes - Conforme explicou, as cinzas humanas são carbono puro, o mesmo material do diamante industrial. Existem familiares que pedem para transformar as cinzas em diamante. "O mais curioso é que a cor do diamante muda de pessoa para pessoa", lembrou.



Perguntas freqüentes


Guarulhos Hoje - O que é cremação?

Jayme José Adissi - É um procedimento moderno que acelera a decomposição do corpo, transformando-o em cinzas.

Quantos corpos são cremados de uma única vez?

Apenas um de cada vez. Não há qualquer possibilidade de ser diferente, pois o equipamento tem capacidade para apenas um corpo cada vez que é acionado.

O que é feito com as cinzas após a cremação?

As cinzas são acondicionadas em uma urna especial, escolhida pela família, que pode ser guardada em nichos, jazigos ou em casa, como melhor convier.

Como são essas urnas?

São pequenos recipientes de acabamento e forma variados, em madeira, cerâmica, mármore ou bronze, de acordo com a escolha da família.

Pode cremar somente ossos?

Sim, isso é perfeitamente possível e também recomendado às famílias que precisam exumar corpos para gerar espaço em seus jazigos.

Existe alguma espécie de odor ou fumaça durante a cremação?

Não. Com o equipamento de alta tecnologia não existe nenhum tipo de fumaça ou odor.

As cerimônias de cremação podem ser feitas durante a noite?

Sim. As cerimônias em Guarulhos podem ser agendadas para qualquer horário e, inclusive, para alguns dias após o falecimento, de acordo com a conveniência da família.

A cremação é realizada imediatamente após o óbito?

Não. As normas legais determinam que se aguarde no mínimo 24 horas após a ocorrência do óbito para que se proceda a cremação.

O caixão é queimado juntamente com o corpo?

Sim, mas todos os metais e vidros são retirados da urna para que não prejudiquem a qualidade da cremação.

Pode-se cremar um corpo cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta?

Nesse caso, a cremação poderá ser feita mediante autorização de um juiz.

Um corpo com marca-passo pode ser cremado?

Sim. No entanto, é preciso que se retire o marca-passo antes da cremação, para não prejudicar a qualidade do processo.

A cremação dispensa o velório?

Não. Numa cremação, todo o cerimonial de velório permanece o mesmo, respeitando todas as tradições dos diferentes cortejos fúnebres.


bom... tava sem nada p/ fazer no trampo e achei este artigo bem esclarecedor e interessante... e me veio esta dúvida... será q é a melhor opção?

ser reduzido a cinzas... (ou num diamante industrial?) o.O

no caso do diamante...

e se me venderem? o.O


boa tarde Nerds! o/

lula_molusco
Veterano
# dez/08
· votar


não estarei vivo pra saber...então acho que prefiro que minha família torre os R$2,1mil em algo mais útil do que uma fogueira chique.

Jio-kun
Veterano
# dez/08
· votar


Prefiro caixão... É mais vintage.

lula_molusco
Veterano
# dez/08
· votar


Jio-kun
caixão de mogno, com tampo colado...dá mais sustain durante a decomposição.

Jio-kun
Veterano
# dez/08 · Editado por: Jio-kun
· votar


lula_molusco

É... Também melhora os bends e vibratos da terra.

Headstock invertido
Veterano
# dez/08
· votar


Nada disso!

Caixão Gibson, Mogno puro, tampo colado, maçanetas de Alnico, Vidro sanduiche em duas cores, Hardwere cromado...e as porra toda!

Pena que o caixão tem que ser "Chambred Body" pois não tem como ser maciço, mas...é Gibson né...

toty
Veterano
# dez/08
· votar


Alguém aí vai ser cremado quando morrer?

não sei, vou esta morto.

a não ser que eu morra em um incendio.

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar


Quero ser empalhado quando morrer.Imagina que true a cena:

Churrasco de familia,vão tirar foto:
Pera ae que eu vou pegar o vovoô pra ele sair na foto! *carrega trambolho empalhado*

Joe Road
Veterano
# dez/08
· votar


lula_molusco
Jio-kun


huAHUAHuahAH...

PGilbert
Veterano
# dez/08
· votar


Quero ser empalhado e ser colocado em posição spider walk na escada de casa.

Dogs2
Veterano
# dez/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Eu que não

Joe Road
Veterano
# dez/08
· votar


Quero ser empalhado quando morrer.Imagina que true a cena:

Churrasco de familia,vão tirar foto:
Pera ae que eu vou pegar o vovoô pra ele sair na foto! *carrega trambolho empalhado*


kra q bizarro. hUAHuahUH
tow imaginando a cena...
pow... essa é um boa opção! :D

Bagre_Ensaboado
Veterano
# dez/08
· votar


lula_molusco
caixão de mogno, com tampo colado...dá mais sustain durante a decomposição.

Hahaha

Fahrenheit
Veterano
# dez/08
· votar


O Ch4p0L1N vai querer ter a rosca cremada.

PGilbert
Veterano
# dez/08
· votar


Fahrenheit
Então já podemos considerá-lo cremado?

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


quantos meninões querendo ser empalados...

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


ainda escolhem a posição... hmmm

Fahrenheit
Veterano
# dez/08
· votar


PGilbert

Por esse ponto de vista, sim!

luancapoeira
Veterano
# dez/08 · Editado por: luancapoeira
· votar


Quando morrerem doem seus orgãos, é serio.

Vocês não irão utiliza-los novamente, e se forem para uma outra dimensão com animais coloridos e ar puro, não vão precisar do mesmo jeito, e tem pessoa que ta viva e precisa!

Não entendo como tem pessoa que não deixa doar os seus orgãos...

edit: um tapa no português para os amigos entenderem.

Fahrenheit
Veterano
# dez/08
· votar


luancapoeira
Não entendo como tem gente que nao dexa doar os orgaos...


É que deve doer pra tirar!

Joe Road
Veterano
# dez/08 · Editado por: Joe Road
· votar


Vcs nao vao usar eles novamente, e se forem pra uma outra dimensao com animais coloridos e ar puro nao vai precisa do mesmo jeito e tem pessoa que ta viva e precisa!

heim? o.O

obs: ow aqui num é proíbido acentuar as palavras não kra... não se acanhe... :D

mas realmente... vc tá certo... (depois é só empalhar! :D)

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


Fahrenheit
É que deve doer pra tirar!


Olhaaaa!

conandrade
Veterano
# dez/08
· votar


lula_molusco
Jio-kun
caixão de mogno, com tampo colado...dá mais sustain durante a decomposição.


ahuehuaheauehuaehuaheu
quero carregadores laterais em mapple, é mais firme e aguenta a tensão! e tem que ter aquele verniz clássico, se não vou mandar trocar...

Headstock invertido
Veterano
# dez/08
· votar


se não vou mandar trocar...

Não vai não.

TWT ICE
Veterano
# dez/08
· votar


se for possível, doarei meus órgãos...

Villts
Veterano
# dez/08
· votar


Bicha não morre... vira purpu... diamante!

Cheap Trick
Veterano
# dez/08
· votar


Quero ser empalado quando morrer

gurizada soltando a franga ó
=O

Loola
Veterano
# dez/08
· votar


eu não vou morrer!!!!=)

Villts
Veterano
# dez/08
· votar


Loola
eu não vou morrer!!!!=)

E vai ser criança pra sempre também, né!?

Cheap Trick
Veterano
# dez/08
· votar


E vai ser criança pra sempre também, né!?


ela vive na terra do nunca!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aí vai ser cremado quando morrer? o.O