Joe Satriani acusa Cold Play de plágio.

Autor Mensagem
El Musicista
Veterano
# dez/08
· votar


Os caras do Coldplay não se preocuparam nem ao menos em mudar o andamento da música!!!

P/ mim é plágio indiscutível...

Machine Gun Man
Veterano
# dez/08
· votar


ROTTA

Eu não chamaria de plágio... chamaria de upgrade.

Hahahaha! Concordo!

Já faz um tempão que saiu a história desse plágio, e só agora o Satch quer ser compensado por danos e receber "todo e qualquer lucro" obtido com a música que supostamente foi copiada.

Será que é por isso? -> O Coldplay foi indicado a seis Grammys na quarta, perdendo em número de indicações somente para o rapper Lil Wayne. A música "Viva la vida" está indicada nas categorias "gravação principal" e "canção do ano".

O véio não ganha mais dinheiro com a música deles e quer ganhar com ja dos outros.

Whatever ... Por mim, que sejam indicados, Coldplay e Satriani, a "Oportunistas do Ano"

não flanger q eu chorus
Veterano
# dez/08
· votar


Coldplay é simplesmente uma bosta.

Satriani poderia não ser uma bosta.

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


concordo TWT ICE ...
Joe Satriani é musico suficiente pra poder julgar se o plagiaram ou nao!!!!
ele nao precisa da grana nem da fama de ninguem!!!

e outra pra qm nao conhece sobre plagio q faça uma pesquisa... vai ai uma dica:
"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar; o termo se origina do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso [1]. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.

Plágio não é a mesma coisa que paródia. Na paródia, há uma intenção clara de homenagem, crítica ou de sátira, não existe a intenção de enganar o leitor ou o espectador quanto à identidade do autor da obra.

Para evitar acusação de plágio quando se utilizar parte de uma obra intelectual na criação de uma nova obra, recomenda-se colocar sempre créditos completos para o autor, seguindo as normas da ABNT, especialmente no caso de trabalhos acadêmicos onde normalmente se utiliza a citação bibliográfica."


e pra completar , ja acusei uma pessoa no "guitar Battle " de plagio, na época li q o plagio de musica, para ser constatado era preciso ter pelo menos 8 compassos identicos...
e nesse caso da pra contar varios compassos... eles nem tiveram o trabalho de mudar nem o tom da musica...

e nao vem com esse papo de q uma é instrumental e outra tem voz nao pq isso nao é disculpa... pra ser plagio basta uma harmonia marcante...

james_the_bronson
Veterano
# dez/08
· votar


Rubens Harrison
era preciso ter pelo menos 8 compassos identicos...

Você não foi capaz de identificar notas diferentes na melodia???

Se bastar apenas a harmonia ser igual, tem o caso do "Canon em Ré" que um monte de gente segue a harmonia. O caso do "Maiden em Dó-Ré-Mi" então... seria confirmado por um monte de gente aqui...

james_the_bronson
Veterano
# dez/08
· votar


Mas por favor, não pensem que eu gosto de Coldplay :P !!!

Pseudonimum
Veterano
# dez/08
· votar


"o Coldplay tem uma capacidade incrível de deixar o treco infinitamente mais depressivo". É uma das razões pelas quais eu (e mais gente) curto. (2)

Mas, eu discordo um pouco do james_the_bronson. Tem certas situações em que critérios tão objetivos não são suficientes. Achei meio que 'fácil demais' ver que a coisa tá descarada mesmo. A melodia não é a mesma, mas a harmonia, o ritmo, igualzinha.

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


james_the_bronson

mas o canon in D é diferente, pois ele chamam as versoes de canon , e qm quiser saber de quem é canon é so pesquisar e pronto... ja o cold eles simplesmente pegaram a inspiraçao do joe e gravaram uma letra em cima ...

se vc leu tudo ai... acho q vc vai entender... nao to julgando a banda cold nao... so estou falando desse caso especifico cara... se vc curte a banda nao tem grilo... achei a musica deles porrada pena q é plagio!!!!!

Pseudonimum
Veterano
# dez/08
· votar


Tem muita música bem parecida com o Canon em Ré, e esse é só um exemplo, mas, sei lá ... Me pareceu bastaaaante descarado o caso da Viva la Vida.

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


Pseudonimum

vc achou a chave da discuçao cara...
ai q ta... o descaramento desse plagio q estamos discutindo... nao os outros casos a serem tb estudados!!!

james_the_bronson
Veterano
# dez/08
· votar


Pseudonimum

Sim, eu também achei descarada. Para mim o que vale é: Ou copiaram ( também acho que não precisam disso a essa altura do campeonato ) ou fizeram sem querer ( como foi o caso do George Harrison com "My Sweet Lord" e "He's So Fine" ). Não dá para dizer que não parece, claro! E também acho que não deveria dar em nada...

No caso do Harrison ele teve que pagar indenização e tal. E acabou comprando os direitos da música. Mas se bem me lembro o caso dele é bem mais parecido, acho que nem muda nada da melodia...

james_the_bronson
Veterano
# dez/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Rubens Harrison
mas o canon in D é diferente, pois ele chamam as versoes de canon , e qm quiser saber de quem é canon é so pesquisar e pronto... ja o cold eles simplesmente pegaram a inspiraçao do joe e gravaram uma letra em cima ...

se vc leu tudo ai... acho q vc vai entender... nao to julgando a banda cold nao... so estou falando desse caso especifico cara... se vc curte a banda nao tem grilo... achei a musica deles porrada pena q é plagio!!!!!


Não, não é diferente! Tem um vídeo famoso que até postaram por aqui há uns tempos atrás de um cara que fica improvisando sobre essa harmonia. Depois o cara manda uns trechos de músicas famosas que possuem essa seqüência de acordes. De cabeça lembro de uma do Green Day, que até onde eu sei não é considerada nenhuma versão/paródia/referência específica ao Canon...

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


mas ele mudou o nome da musica?? disse q a musica é dele, ou fez a versao dele???
pq se nao todo mundo q participou do concurso da nig+guitarbattle plagiou as musicas do juninho afram, edu ardanuy, rick furlani entre outros...

Pseudonimum
Veterano
# dez/08
· votar


james_the_bronson

Sim, a discussão é essa mesma, se foi copiada ou se foi sem querer.

Copiada. Eles poderiam ter feito isso por dinheiro, é o que se tende a pensar. Mas poderia ter feito por ter gostado daquele trecho, daquela harmonia, progressão ritmo; por ter achado que bate com uma idéia deles, enfim.

Sem querer. Acho bem improvável, é parecido DEMAIS. Mas é possível, afinal.

Mas, ainda assim, digam eles o que quiserem, a intencionalidade (ou suposta) deles não vai mudar o fato de que eles tão lucrando muito, ganhando reconhecimento, até mesmo a níveis subjetivos, em cima de uma outra música, anterior a essa.

Sei lá, é uma situação estranha. Imagina você compor uma música que achou muito foda e, depois, descobrir que tem uma outra igualzinha. Mereceria julgamento ou não? E, mesmo tendo baseado-se em cima da música do Satch, tornando a harmonia deles, não justificaria.

james_the_bronson
Veterano
# dez/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Pseudonimum
Sim, a discussão é essa mesma, se foi copiada ou se foi sem querer.

Mas ambos os casos pode ser plágio. O tópico ( e principalmente o comentário do cara ali que eu destaquei e onde começou a discussão ) é sobre ser plágio, e, eu imagino que por ter notas diferentes, dá para não enquadrar como plágio...

Pseudonimum
Veterano
# dez/08
· votar


james_the_bronson

Então a questão é quais critérios levar em conta pra se definir se é ou não plágio, à parte a intencionalidade do Coldplay.

TG Aoshi
Veterano
# dez/08
· votar


Canon

Mas dá pra chamar de plágio alguma coisa que está em domínio público?

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


Pseudonimum
cara qnd eu acusei um cara de plagio... tipo o cara veio falar comigo q nao era.... q ele tinha tido uma inspiraçao igual a do Juninho Afram etals... q nao era pra eu denunciar pq se nao ia acabar com a reputaçao dele e tal...
mas tipo colhi o maior numero informaçao possivel... ate q eu constatei o plagio msm... a musica foi julgada e tiraram a musica do cara do site ( Guitar Battle) ...
acho muito dificl vc como vc disse de ter sido sem querer.... fazer a msucia no msm tom, com a msm levada, sem uma caida no ritmo... dificl....
ja tem um outro boato rolando ai q o joe plagiou essa musica de um riff... mas ai sim pode ter sido coicidencia pq é so um riff e ainda sim nao tem a mesma levada ele cai o tom no final... e msm pq o joe tem uma musica inteira e esse é som um simples riff...
vejam ai:
http://br.youtube.com/watch?v=G57CgtX-BsI

isso vai ser mais lenha na foguiera enh hauhauahauhauah

Pseudonimum
Veterano
# dez/08
· votar


Rubens Harrison
http://br.youtube.com/watch?v=G57CgtX-BsI

Puta merda.

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


ahhh
plagio nao tem dessa de inteçao...
se tem no minimo 8 compassos identicos é plagio e pronto...
não interessa se o cara teve intençao de matar... matou e pronto...
aki nem tem doloso e culposo!!!

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


Pseudonimum


huahauahauhahauahahuahuahuahu

james_the_bronson
Veterano
# dez/08
· votar


Pseudonimum

Aqui a outra:



Realmente, "My Sweet Lord" tem notas diferentes da melodia dessa. MAS... tem uma boa parte que parece ser IDÊNTICA. A base até é diferentezinha ( a das Chiffons não tem um acorde )...

james_the_bronson
Veterano
# dez/08
· votar


Rubens Harrison
ahhh
plagio nao tem dessa de inteçao...
se tem no minimo 8 compassos identicos é plagio e pronto...
não interessa se o cara teve intençao de matar... matou e pronto...
aki nem tem doloso e culposo!!!


Acho que tem sim:

"Em 1971 George foi processado pela Bright Tunes Music, que detinha os direitos autorais de *'He´s So Fine'*, do grupo Ingles "Chiffons", acusando George de plagiar a canção e lança-la como 'My Sweet Lord'. George foi culpado de "plágio inconsciente" em setembro de 1976. O caso deu várias voltas, incluindo a compra da Bright Tunes por Allen Klein, o ex-empresário dos Beatles. O apelo da decisão durou anos. No final, George teve que pagar a Klein pela indenização, pois agora ele era dono da Bright Tunes."

http://www.beatleshp.com/george/georgeatmp.htm

Pseudonimum
Veterano
# dez/08
· votar


Rubens Harrison
james_the_bronson

Me lembrei também da Dazed and Confuse (Zeppelin) e Paranoid (Black Sabbath).

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


james_the_bronson


é dificil avaliar um plagio msm cara... tipo essa tem os acordes diferentes... as ate as entonaçoes vocais sao identicas...

é complicado d++
hauhaauhahauhaua

Paul Young
Veterano
# dez/08
· votar


Num sei pq tanta coisa em cima do por que, que, só agora o Satriani acusou o Coldplay de plágio. Se eu fosse o Satriani iria esperar também, pensando assim, tipo, se os caras me copiaram e bancaram os espertos, eu vou ser mais esperto que eles e só acusar quando essa música tiver "bombando" por aí.

E assim caminha a humanidade...

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


james_the_bronson


nohh vlw pelo toque cara... realmente dessa informaçao eu nao tinha.... qnd li sobre o assunto nao tinha isso la... so falava isso q eu afirmei ai... vlw !!!

Machine Gun Man
Veterano
# dez/08
· votar




Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


Machine Gun Man

WTF?

Rubens Harrison
Veterano
# dez/08
· votar


um outro caso aki tb é da musica Searching for Light do Edu Ardanuy e a highway do Roger Franco...
da uma olhada ai...
roger
http://br.youtube.com/watch?v=stISkuRcHEY&feature=related
Edu

http://br.youtube.com/watch?v=57A1jRcSJAM

tem riffs identicos mas na minha opiniao sao duas musicas diferentes!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Joe Satriani acusa Cold Play de plágio.