Celular com câmera fodonaaaa!

Autor Mensagem
Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


El Musicista
Tá... Mas daí o cara tem uma máquina de 8 MP, mas quando vai tirar fotos, utiliza apenas 3 MP...
Se ele pegar uma máquina fotográfica de 3 MP e tirar fotos em 3 MP, vai obter o mesmo resultado.


Isto se ambas as câmeras tiverem a mesma qualidade em todo resto (óptica, sensor, pós-processamento e etc.). Um exemplo que curto utilizar é a passagem da Sony da DSC-F717 para a F828... quase dobrou o número de megapixels... mas a qualidade óptica da F828 piorou muito (problema sério com nitidez e purple fringe), o que fazia com que a foto da F717, mesmo com menor resolução, tivesse mais qualidade.

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


shoyoninja
Você manda imprimir ou tem impressora?

Mando imprimir em estúdio de revelação... hoje em dia tem boas impressoras de Dye Suplimation para se imprimir fotos em casa... mas o custo ainda é alto, e a maioria ainda está limitada à fotos 10x15.

El Musicista
Veterano
# nov/08
· votar


Ronin

Sim... Mas isso não se refere ao número de Megapixels... Isso é o que eu estava tentando explicar... Megapixels referem-se unicamente ao tamanho da imagem, não à qualidade.

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar


Ronin
Uma dúvida:

Quando se utiliza a câmera em uma resolução menor do que a máxima do sensor é feita uma conversão ou o sensor é capaz de trabalhar em resoluções mais baixas? Muda em algo o tempo de exposição?

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


El Musicista
Sim... Mas isso não se refere ao número de Megapixels... Isso é o que eu estava tentando explicar... Megapixels referem-se unicamente ao tamanho da imagem, não à qualidade.
Exactamente. ^_^

shoyoninja
Quando se utiliza a câmera em uma resolução menor do que a máxima do sensor é feita uma conversão ou o sensor é capaz de trabalhar em resoluções mais baixas? Muda em algo o tempo de exposição?
Normalmente não... normalmente a câmera utiliza todo o sensor para fazer a imagem e então reduz ela para o tamanho desejado na hora de pós-processar e gravar na memória (normalmente isto se reflete em um ganho de velocidade de processamento e burst [fotos em sequência]). Poucas são as câmeras que funcionam diferente disto... a nova dSLR da Nikon pode "cropar" os sensor e utilizar apenas parte dele para simular uma câmera de sensor menor. A Exilim da Casio pode utilizar apenas parte do sensor para acelerar a captura (e fazer vídeos com até 1200 fps).

lula_molusco
Veterano
# nov/08 · Editado por: lula_molusco
· votar


EDIT

Ronin explicou melhor. hahaha

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


shoyoninja
Aliás... adicionando.
O tempo de exposição e etc, não muda pq cada pixel é visualizado por um sensor diferente e independente do outro... ou seja, mesmo que você utilize menos deles, a sensibilidade de cada um permanece inalterada.

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar


Ronin
Certo, faz sentido. :P

Valeu cara. Fiquei com essa dúvida outro dia nem lembro porque e não encontrei nada a respeito.

lula_molusco
Veterano
# nov/08
· votar


shoyoninja
O que você pode ter confundido é a resolução com o ISO, esse sim causa alterações na exposição da foto, bem como no aparecimento de ruídos.

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


lula_molusco
Sempre que falo em ISO utilizo a analogia da guitarra, rsssss.

Imagine que você tem duas guitarras... uma delas tem um som alto (alta luminosidade) e outra faz um som merrequinha, baixinho (baixa luminosidade). Elas estão ligada por um cabo (sensor) que gera um chiado (ruído) mínimo no sinal.

Você liga no amplificador a guitarra que tem som alto, e pode utilizar um volume baixo pois o som dela dá conta do recado. Mas quando coloca a outra guitarra, o som não aparece, então tem de aumentar o volume (sensibilidade ISO), mas o volume aumenta todo o som, tanto da guitarra quanto do chiado, e por isto o ruído aparece.

É mais ou menos assim que funciona. (Além disto considera-se tbém o aumento da carga elétrica que cada sensor recebe, e esta carga elétrica gera um campo eletromagnético maior que afeta os outros sensores ao redor, também causando ruído... por isto se você comparar uma dSLR de 10mp, e uma compacta de 10mp, a compacta tem bem mais ruído em ISO alto, pois ela tem os mesmo 10.000.000 sensores em um espaço menor, mais próximos um do outro, e mais afetados pelo campo eletromagnético um do outro).

shoyoninja
Veterano
# nov/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


lula_molusco
O que você pode ter confundido é a resolução com o ISO, esse sim causa alterações na exposição da foto, bem como no aparecimento de ruídos.


Mais ou menos, afetaria o ISO também.

Eu pensei em um ganho na sensibilidade do sensor com a redução da resolução. Mas não tem sentido mesmo hehehe.

lula_molusco
Veterano
# nov/08
· votar


Ronin
outro dia eu usei falando pra um amigo meu guitarrista assim:
imagine que você tem um amp de 5w, valvulado.
se você usar o volume no 5, não aparece ruído (distorção) nenhum, mas o volume (luminosidade) é baixo.
se você usar o volume no 10, o sinal distorce (aparece ruído), mas o volume fica bom.

Vick Vaporub
Veterano
# nov/08
· votar


Ronin

Já tinha visitado seu blog e lido essa parte aê.
Muito bom man.

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


Vick Vaporub
Muito bom man.
Obrigadão. ^_^
O Blog tem rendido bons frutos... além de muita gente curtindo o que posto lá, recebi um convite para dar uma palestra sobre Lightroom e tratamento de imagem em um evento de fotografia em Floripa no fim do mês.

TG Aoshi
Veterano
# nov/08
· votar


Ronin
haha! Aproveitando o tópico:

Observatório ganhará câmera de 1,4 gigapixels

Em inglês.

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


TG Aoshi
Caraco... os montaram um array com 60 CCDs de 24 megapixels (podiam ter pego aqueles Kodak de cinqüenta e poucos de uma vez, rssss). Eu fico imaginando o tamanho do arquivo de cada foto, rssss.

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar


Ronin
uns 40 gb por arquivo, moleza po HUIAHUIAHUAHIA

diego gr
Veterano
# nov/08
· votar


Tekpix (urgh!!!)

diego gr
Veterano
# nov/08
· votar


Dei uma pesquisada no Nokia N95 no mercadolivre, tem em todas as faixas de preço pra vender...
Tem vários custando perto de R$1500, depois tem vários custando próximo de R$900. Esses de R$900 é confiável ou é furada?

maggie
Veterana
# nov/08
· votar


Esses de R$900 é confiável ou é furada?

É uma cilada, Bino!

diego gr
Veterano
# nov/08
· votar


maggie
hahahaha

diego gr
Veterano
# nov/08
· votar


Os contras do LG Viewty KU990 são q ele não tem wifi e curto tempo de bateria.
Acham q só por essas duas desvantagens não valha a pena comprar um??

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar


diego gr

Pesquisa direito, principalmente em lojas fora do mercado livre.

Tem muita falsificação no N95. E tem muito picareta que nem o falso vai mandar heuheuiheui.

maggie
Veterana
# nov/08
· votar


diego gr
Não se engane, a bateria dura pouco tempo em qualquer smartphone, com uso intenso.

Li esses dias que o iPhone estava durando 1 dia ou menos, quando usado com freqüência.

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar


diego gr
Os contras do LG Viewty KU990 são q ele não tem wifi e curto tempo de bateria.
Acham q só por essas duas desvantagens não valha a pena comprar um??


Se o tempo de bateria é problema não compre o N95 normal. Compre o 8gb. A principal reclamação do n95 é o tempo de duração da bateria.

O wifi você é quem tem que saber se precisa ou não.

Roxelly
Veterano
# nov/08
· votar


samsung ...
so naum sei qual..
mais o meu é dessa marca e tem a camera de 3 mp..
é boa!!!

diego gr
Veterano
# nov/08
· votar


maggie
Li esses dias que o iPhone estava durando 1 dia ou menos, quando usado com freqüência.

um colega meu tem iPhone e disse q pelo manual é pra durar 5h em conversação e 5 dias stand-by

Roxelly
mais o meu é dessa marca e tem a camera de 3 mp..
é boa!!!

e as fotos são de ótima qualidade? digo "ótima qualidade" pra ter como recordação depois e não ficar se lamentando depois da qualidade das imagens

Motorola ZN5 também tem 5mpx, não foi citado aqui.

O motorola A1200 é um dos mais baratos dos citados.

diego gr
Veterano
# nov/08
· votar


Agora pesquisando melhor sobre o assunto e lendo opiniões de pessoas q tem esses celulares acho que estou buscando algo impossível.
Pra fotos de alta qualidade, pra registrar momentos mesmo, câmera de celular não vai dar conta do recado. É mais negócio comprar uma câmera digital mesmo.

lula_molusco
Veterano
# nov/08
· votar


diego gr
sábia decisão, pequeno gafanhoto.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/08
· votar


essas cameras de cel quebram um galho e tanto, quando estou dentro de empresa coisa e tal q preciso fotografar o equipamento, pra não ter q efetuar entrada das cam. fotograficas a gente entra só com celular, ate hoje deu certo.

o cel é o 5k da motorola (5kr??? sei la)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Celular com câmera fodonaaaa!