30/10 - Lançamento oficial do Ubuntu 8.10

Autor Mensagem
The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08


É isso aí.

Enquanto a Microsoft investe milhões em gambiarras para superar o desastre que foi o Windows Vista, a Canonical, mantenedora do Ubuntu, aposta no software de código aberto para fazer um produto estável para o usuário doméstico, com uma ampla gama de recursos e boa usabilidade, assim como oferece a plataforma Windows.

Enquanto o Windows requer um hardware cada vez mais potente para simplesmente poder executar tarefas básicas, o Ubuntu apresenta um sistema muito estável e repleto de recursos semelhantes ou melhores aos oferecidos pelo Windows, com a vantagem de ser muito mais leve, exigindo hardware menos custoso para executar tarefas que no Windows requeririam algo muito caro.

Neste sentido,
se estiver com preguiça, comece daqui
dia 30 deste mês será lançada a versão 8.10, que trará diversas inovações que foram prometidas para a versão 8.04, no entanto, tiveram que ser postergadas pra evitar um lançamento precipitado, Entre elas, um novo estilo visual \o

Portanto, para ter pleno aproveitamento do potencial do seu hardware, baixe, instale e use o Ubuntu em seu computador pessoal \o\

Fica este tópico destinado a quem tiver dúvidas/problemas com a instalação. Ajudarei na medida do possível.

Links relacionados:
http://www.ubuntu-br.org/
http://www.ubuntu.com/

Dica: Quem estiver pensando em baixar, não baixe antes do dia 30!
Muito melhor esperar a nova versão final do que pegar a anterior e depois migrar ou, até mesmo, pegar uma versão de testes.

-Toolbar-
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar

Porque seus tópicos só falam sobre programas, computador e algo parecidos?

james_the_bronson
Veterano
# out/08
· votar


IAEEEEEEEEEEEEEEEE!!!

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Há uns tempos atrás, meu pai pediu umas cópias do Ubuntu. Daí mandaram "de grátis" pra ele um pacote com 10 CDs.

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


-Toolbar-
Porque seus tópicos só falam sobre programas, computador e algo parecidos?
PQ ele é nerd, oras.

Eric 146
Veterano
# out/08
· votar


produto estável para o usuário doméstico

Estavel sim, mas usuário doméstico..........
Fala isso pro meu meu pai que queria fazer funcionar a webcam...........
Mas vou baixar e montar uma VM pra ver como esta

fernando tecladista
Veterano
# out/08
· votar


Porque seus tópicos só falam sobre programas, computador e algo parecidos?

porque eu algum fórum de infformatica ele tem o nick deThe Blue Special PC e fica postando sobre guitarras

-------------------

mas aproveitando o tópico
tenho vontade de ter alguma coisa sem ser windows na maquina, só que não posso porque não sou eu somente que uso, ai o tonto aqui vai ter que vir toda hora mostrar onde fica tal coisa
mas talvez no ano que vem apareça um pc novo, então este vou instalar algo, diferente

aproveitando, tem uma maquina velha aqui (pentium 100, HD de 1.2 acho que ram é 64) com win 98, tem alguma coisa que dá pra instalar nessa velharia no lugar do win 98

-Toolbar-
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar

Conhece o clube do hardware?

-Toolbar-
Veterano
# out/08
· votar


fernando tecladista
porque eu algum fórum de infformatica ele tem o nick deThe Blue Special PC e fica postando sobre guitarras

Genial...

Izzy Dragon
Veterano
# out/08
· votar


fernando tecladista
aproveitando, tem uma maquina velha aqui (pentium 100, HD de 1.2 acho que ram é 64) com win 98, tem alguma coisa que dá pra instalar nessa velharia no lugar do win 98


xubuntu

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


pra quem sempre usou windows, mas tem curiosidade a aprender linux... o ubuntu é o melhor SO para iniciantes mesmo?

Cheap Trick
Veterano
# out/08
· votar


uma pergunta:
se instalo o ubuntu uma versao mais antiga q essa, ele atualiza automatico tipo o windows, ou tenho que baixar a versao mais nova, desinstalar e instalar de novo...?

=)

LFL
Veterano
# out/08
· votar


Coisas estranhas aconteceram qdo eu troquei a versão 7.10 pela 8.04

deu alguns problemas de compatibilidade e tive que voltar :\

LFL
Veterano
# out/08
· votar


Cheap Trick
Tu consegue "migrar", mas não aconselho se tu ja tiver instalado tudo qto tipo de coisa.. drivers gráficos e etc...

ja me ferrei bonito

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


-Toolbar-
Porque seus tópicos só falam sobre programas, computador e algo parecidos?


Pelo mesma razão que os tópicos do Chapolin falam de viadagem, os do Duvideiro falam sobre dúvidas, etc =P

Estavel sim, mas usuário doméstico..........
Fala isso pro meu meu pai que queria fazer funcionar a webcam...........


A cada versão o Ubuntu tem suportado uma gama maior de hardwares, novos ou antigos. Acontece que muitos hardwares são totalmente projetados para Windows, o que dificulta um pouco as coisas quanto a drivers, etc.

fernando tecladista
porque eu algum fórum de infformatica ele tem o nick deThe Blue Special PC e fica postando sobre guitarras

hahahahaah

aproveitando, tem uma maquina velha aqui (pentium 100, HD de 1.2 acho que ram é 64) com win 98, tem alguma coisa que dá pra instalar nessa velharia no lugar do win 98

Ter tem, mas não é nada que justifique muito pra vc usar.
Dá pra montar um servidor de alguma coisa nela, tipo proxy ou algo que não exija muito da máquina.

-Toolbar-
Conhece o clube do hardware?


Sim, participo lá também.

Duvideiro
pra quem sempre usou windows, mas tem curiosidade a aprender linux... o ubuntu é o melhor SO para iniciantes mesmo?


Sem dúvida, o mais fácil de aprender.

Cheap Trick
se instalo o ubuntu uma versao mais antiga q essa, ele atualiza automatico tipo o windows, ou tenho que baixar a versao mais nova, desinstalar e instalar de novo...?

=)


Dá para atualizar sim, mas não é recomendado. O ideal é formatar mesmo, instalando por cima a outra versão.

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar
ubuntu eu posso rodar pelo cd tambem ne.. mas se eu quiser instalar mesmo, ele proprio ja particiona o hd ou vou ter que usar um partition magic da vida?

Certeza
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar

hein cara...tenho um pc meia boca lá em casa...acha q rola instalar o ubuntu junto o ruindows xp? vai ficar mto lerdão? nunca usei linux q nao fosse o kurumin ae to querendo conhecer um pouco...o pc é um athlon 1.8 eu acho, com 512mb e tem 2 hds, um de 40 e um de 80...

Cheap Trick
Veterano
# out/08
· votar


esse lance de particionar e foda meu...
ja tentei esses programa ai e me fu**
eu formatei meu pc esses dia, ja particionei com 10 g pro linux, so q ainda nao instalei, to com o ubuntu la, mas nao sei se coloco ele ou peco o cd da nova versa....
quero experimentar esse linux ai, deve ser manero =)

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


Cheap Trick
eu baixei esse 8.04 (lembrando que as versoes sao de acordo com o ano e mes... ou seja, ano 2008, mes abril) .. e geralmente fuço um pouco rodando pelo proprio cd mesmo.. mas quero instalar...

rola mais aguardar... dia 30 ja ta disponivel a 8.10... ate la eu dou um jeito de formatar

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Duvideiro
ubuntu eu posso rodar pelo cd tambem ne.. mas se eu quiser instalar mesmo, ele proprio ja particiona o hd ou vou ter que usar um partition magic da vida?


Sim, pode rodar pelo CD ou até mesmo pelo pendrive...
O Ubuntu traz com ele um particionador gráfico, de uso muito simples... Já fiz particionamento de HD com o Ubuntu muitas vezes e nunca deu problema, ao contrário de outras distribuições que também trazem particionadores.

Ele é capaz de facilmente redimensionar as partições. Por exemplo, se vc tem um HD de 160GB com uma partição Windows, ele pode muito bem transformar essa partição em uma de 120 e criar uma de 40GB para o Linux. Claro, desde que não haja mais do que 120GB armazenados na partição Windows =P

O ideal é vc criar partições pequenas para instalar os SO's e deixar uma grande partição para vc manter seus arquivos. Sendo que esta partição para arquivos é acessada por ambos sistemas operacionais. Para isso, o ideal é que ela seja FAT ou NTFS, visto que o Windows só enxerga esses tipos de partições.

Certeza
hein cara...tenho um pc meia boca lá em casa...acha q rola instalar o ubuntu junto o ruindows xp? vai ficar mto lerdão? nunca usei linux q nao fosse o kurumin ae to querendo conhecer um pouco...o pc é um athlon 1.8 eu acho, com 512mb e tem 2 hds, um de 40 e um de 80...

Instalar dois sistemas operacionais no mesmo computador não o deixa mais lento, visto que vc estará usando apenas um por vez. Isso apenas vai consumir mais espaço no seu HD.
Se você tem 120GB de HD e um Athlon 1.8 512, certamente pode instalar o Ubuntu, inclusive com o Compiz Fusion, que não vai ficar "aquelaaa" perfeição, mas vai rodar.

Demonstração do Compiz, na versão mais antiga... a nova tem alguns recursos a mais.


Certeza
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar
Compiz Fusion

isso é esse esquema de mudar as telas? pq eu nao tenho placa de video...rola mesmo assim? valeu pelas dicas...e tipo assim? melhor deixar os dois hds separados em 2 ou 3 unidades? tipo com uma pra backup?

Certeza
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar
só...tu já respondeu pro Duvideiro

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Certeza
sso é esse esquema de mudar as telas? pq eu nao tenho placa de video...rola mesmo assim? valeu pelas dicas...e tipo assim? melhor deixar os dois hds separados em 2 ou 3 unidades? tipo com uma pra backup?


Esse vídeo responde sua primeira pergunta hahaa...
A máquina onde o cara faz o vídeo:
Pentium III 800Mhz
128RAM
32MB de Video
Veja o resultado =P


Tenta fazer algo parecido com o Vista =P
Pra usar aquela podreira toda de "Aero" vc precisa no mínimo de um P4 com 1GB de RAM e 128 de Video ahahah... pra ficar "travando".

Não entendi muito bem a parte do HD.
O Ubuntu vc pode instalar numa partição de 10GB, o Windows XP é melhor deixar numa de 20GB, no mínimo, pois ele cria muito lixo no HD conforme vai sendo usado. O restante do espaço fica pra vc colocar arquivos que serão compartilhados por Windows e Linux, numa partição acessada por ambos.

Qualquer dúvida pode mandar...

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


to pensando em fazer isso.... meu hd é de 70g. vou criar uma partição de 10 pra ubuntu, 20 pro xp e 40 pra arquivo..

o ubuntu automaticcamente consegue acessar as outras partições normalmente, ou precisa mudar alguma coisa, caso seja fat ou ntfs?

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Duvideiro

O Ubuntu acessa perfeitamente partições FAT/FAT32 ou NTFS. O problema de compatibilidade é todo com o Windows que SÓ acessa essas partições, não enxergando as Ext3, ReiserFS ou qualquer outra...

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


Ext3, ReiserFS
acuma??....kk.. vou dar uma googleada sobre isso.. nem sabia que existia.....

mas blz, outra coisa..bobeira mesmo...

suponhamos, tenho a partição de 70 gigas... com 40 ocupados. se eu quiser a partição de arquivos com 30g, por exemplo.. na horade particionar, eu posso tambem definir pra onde vai cada pasta, posso jogar um pouco pra partição de windows, por exemplo?

Kamus23
Veterano
# out/08
· votar


Melhor que o Windows?

Pois windows é meio travaceira..

O que uso: Msn, Firefox, Winamp...

Certeza
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar
Esse vídeo responde sua primeira pergunta hahaa...
po q massa...show de bola...e esse Compiz Fusion baixa separado ou vai vir junto?

Não entendi muito bem a parte do HD.
era isso mesmo...valeu...vou me aventurar no tal do linux quando sair essa versão...

Jonas TRITON
Veterano
# out/08
· votar


The Blue Special Guitar
O Ubuntu acessa perfeitamente partições FAT/FAT32 ou NTFS.
Lembrando que a escrita em NTFS ainda apresenta alguns probleminhas de compatibilidade, mas já é 99% confiável.

Alessandra
Veterano
# out/08
· votar


Bah, meu namorado tá falando nisso faz uns dias...

Vai, namorar com Cientista da Computação, eiuheuiheuihe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 30/10 - Lançamento oficial do Ubuntu 8.10