Topico oficial do Ubuntu.

Autor Mensagem
qew
Veterano
# jul/10


Salve galera!

Baixei a .iso do Ubuntu aqui, só estou receoso em instalar, to criando o tópico pra servir de guias a futuros nerds que tentarão usar esse SO.

Decompactei a .iso aqui e quando eu clico no setup abre um instalador perguntando em qual partição deve ser instalado o Ubuntu. É só criar uma partição aqui que não seja a que esta com o windows instalado e mandar instalar lá?! E dps pra dar boot nele?!

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/10
· votar


Se você instalar na que tá o Windows ele vai pedir pra você escolher qual sistema você quer quando ligar o PC.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/10
· votar


Meu HD tem uma partição só e eu já instalei e desinstalei o Ubuntu várias vezes.

qew
Veterano
# jul/10
· votar


Black Fire
Se você instalar na que tá o Windows ele vai pedir pra você escolher qual sistema você quer quando ligar o PC.

Legal, mas fiquei com medo de instalar na mesma partição e ela apagar tudo daqui... Além tem varias opções, Em qual partição, tamanho da instalação (tem varios valores), Ambiente de trabalho (Ubuntu, Ubuntu netbool, Kurumim...)

O que me indicam?

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/10
· votar


Ubuntu, é o que tem a interface mais amigável, pra quem nunca usou Linux, principalmente.

Machine Gun Man
Veterano
# jul/10
· votar


Black Fire
Meu HD tem uma partição só e eu já instalei e desinstalei o Ubuntu várias vezes.


Dizem que o desempenho cai um pouco...

Machine Gun Man
Veterano
# jul/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


edit: que explicação de merda...

Diz aí, qual é teu Windows?

qew
Veterano
# jul/10 · Editado por: qew
· votar


Machine Gun Man

Aqui no trampo, onde pretendo instalar é Vista Business. haha

Em casa é Vista HomeBasic, prentendo instalar lá tb.

Kaíque
Veterano
# jul/10
· votar


Ubuntu é show.. Tenho aqui instalado, e uso mais que o windows.
Na verdade eu só tenho windows pra jogar mesmo, não vejo outro porque..

Codinome Jones
Veterano
# jul/10
· votar


Topico oficial do Ubuntu

pensei que era sobre algum instrumento de percussão usado em danças de origem africana..

0.O

Machine Gun Man
Veterano
# jul/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


qew
Existem outras opções referentes ao arranjo das partições e outros modos de instalação. Esse é o que eu usei:

Você sabe diminuir o volume da partição do Windows pelo próprio Windows?
Como não conheço o Vista, vou atirar pra todo lado: vá em Gerenciamento de Computador e, no menu lateral, clique em Gerenciamento de Disco. (para chegar até Gerenciamento de Computador, é só ir no Iniciar, clicar com o botão direito em Gerenciar e pronto; outra opção é Painel de Controle -> Sistema/Desempenho e Manutenção -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento de Computador; ou, mais simples: digite Gerenciamento de Computador na busca rápida do painekl Iniciar; em último caso, vá em Executar e digite "diskmgmt.msc")

Já na seção de Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição da qual quer retirar espaço e selecione "Diminuir Volume". Retire dela a quantidade de espaço que será destinada mais tarde ao Ubuntu (em MBs). *É recomendado executar o Desfragmentador de Disco antes, e também fazer um backup de seus arquivos*, embora eu não tenha feito nada disso. :P

Tem outro jeito de fazer isso... explico depois.

Crie um Live-CD do Ubuntu, gravando a .iso dele em um CD. Nem tanto pela instalação, mas porque ele vai ser muito útil por toda sua experiência no Ubuntu. =P
Reinicie o computador. Talvez seja necessário abrir a tela de configurações da BIOS e colocar seu driver de CD/DVD como primeira opção de boot.

Depois que o Ubuntu carregar, clique no ícone "Instalar Ubuntu" (ou coisa do tipo) que fica na área de trabalho. Vá preenchendo as etapas até chegar nas opções de particionamento (etapa 4). Pelo que me lembro, você pode instalar o Ubuntu na mesma partição do Windows ("instalá-los lado-a-lado, escolhendo entre eles a cada inicialização"), apagar toda a partição onde está o Windows e instalar o Ubuntu lá, ou instalar o Ubuntu em uma partição não alocada, que será usada SÓ pelo Ubuntu. É essa a última que eu fiz... Para isso, assinale a opção "Utilizar o maior espaço livre disponível em sequência", ou uma opção de mesmo sentido... não me lembro qual era a frase, mas você vai reconhecer quando ler. Você verá que o espaço atribuído ao Ubuntu será o espaço que você retirou da partição do Windows. Aí é só dar prosseguimento à instalação.

Quando ligar o computador, aparecerá uma tela com uma lista (Grub) onde você pode escolher se quer inicializar o Windows ou o Ubuntu.

O bom desse modo de instalação é que você pode foder tanto o Ubuntu quando o Windows independentemente, ou seja, o Ubuntu não vai ser alterado pelo que você fizer no Windows, e vice-versa (o que é importante para um iniciante no Ubuntu, acredite! haha). A não ser que você consiga cagar no Grub, mas, de qualquer forma, o seu Windows continuará intacto, apesar de não conseguir inicializá-lo. :)

Machine Gun Man
Veterano
# jul/10
· votar


Você pode redimensionar a partição da qual quer tirar espaço para "doar" ao Ubuntu de outro modo:

Crie o Live-CD com a .iso da instalação e dê o boot por ela. Ao carregar o Ubuntu, escolha "Try Ubuntu" ou "Testar Ubuntu", vá em Sistema no painel superior, depois em Administração e então em Gparted. Clique com o botão direito na partição que quer alterar e selecione "Redimensionar/Mover". Diminua a partição retirando dela o espaço que deseja destinar ao Ubuntu, e para aplicar a modificação, clique no símbolo de visto verde no painel superior do Gparted. E pronto... depois é só seguir o que eu disse acima, a partir de:

clique no ícone "Instalar Ubuntu" (ou coisa do tipo) que fica na área de trabalho.[...]

Scrutinizer
Veterano
# jul/10
· votar


Codinome Jones
Acertou a última palavra. =)

Tenho saudades do ubuntu...

Igão
Veterano
# jul/10
· votar


Putz, tava falando com o Kaíque esses dias sobre o Ubuntu. Tava querendo botar aqui em casa, mas tava bem receoso por que nunca usei Linux. Bacana.

Vou formatar esse notebook e botar o Ubuntu. Mas tembém tenho que ter o Windows 7 para meus jogos, rsrs...

qew
Veterano
# jul/10
· votar


Machine Gun Man

Valeu pelo tutorial man! Utilizá-lo-ei com certeza!

Retire dela a quantidade de espaço que será destinada mais tarde ao Ubuntu (em MBs).

Então man, fiquei na duvida, eu só retiro um espaço e deixo uma parte do HD não alocada, ou diminuo e crio uma partição?

O bom desse modo de instalação é que você pode foder tanto o Ubuntu quando o Windows independentemente, ou seja, o Ubuntu não vai ser alterado pelo que você fizer no Windows, e vice-versa (o que é importante para um iniciante no Ubuntu, acredite! haha). A não ser que você consiga cagar no Grub, mas, de qualquer forma, o seu Windows continuará intacto, apesar de não conseguir inicializá-lo. :)

HAHA Valeu aí! Se eu perder os arquivos ou o proprio Windows dos meus PCs (trampo e casa) vão me matar! haha

DarkMakerX
Veterano
# jul/10
· votar


O Ubuntu cria sozinho a partição swap?

McBonalds
Veterano
# jul/10
· votar


Topico oficial do Ubuntu.

Ufa...Eu tinha lido Topico oficial do Urubu. O.o

qew
Veterano
# jul/10
· votar


McBonalds

Haha

Machine Gun Man
Veterano
# jul/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


DarkMakerX
A versão atual (10.04) cria, mas não sei a respeito das anteriores.

qew
Então man, fiquei na duvida, eu só retiro um espaço e deixo uma parte do HD não alocada, ou diminuo e crio uma partição?

Só diminua a partição e deixe o espaço não alocado sem formatar mesmo, pois a instalação do Ubuntu é quem vai cuidar disso.

J. S. Coltrane
Veterano
# jul/10
· votar


qew

No trampo já tomo um pau do mac, chego em casa e tá lá o windows vista lento. Se eu tentar um terceiro SO acho que eu fico louco.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/10
· votar


Uma alternativa ao teste do Ubuntu com o Live CD é baixar o Sun Virtual Box e criar uma máquina virtual para testar a distro escolhida. =)

Falar em distro, alguém já testou a Lucid Linx? O que acharam?

DarkMakerX
Veterano
# jul/10
· votar


J. S. Coltrane
Tira o Vista cara. Foi a melhor coisa qe já fiz na vida. Meu boot passou de 5min para 58s

qew
Veterano
# jul/10
· votar


J. S. Coltrane
No trampo já tomo um pau do mac, chego em casa e tá lá o windows vista lento. Se eu tentar um terceiro SO acho que eu fico louco.

haha
Aqui no trampo é Vista, em casa tb, não tenho nada a perder.

Machine Gun Man
Só diminua a partição e deixe o espaço não alocado sem formatar mesmo, pois a instalação do Ubuntu é quem vai cuidar disso.

Agora sim tu esclareceu minha ultima duvida, esses lances das partições, se ele cria sozinho entao, demorou, só instalar agora =D

qew
Veterano
# jul/10
· votar


Que máximo! To postando dele agora.

Ele é foda, recomendo!!! Recomendo MESMO!!!

Vou descrever como fiz. Apesar da dicas dadas acima, fiz de uma forma diferente. Primeiro eu separei uma parte do HD, 5Gb e fiz uma formatação rapida em Fat32(nao sei se formartar em NFTS faria diferença), fiz isso, para o instalador que roda no windows reconhecer a partição. Feito isso, selecionei a partição e mandei instalar, ainda pelo Windows (tudo pq nao tinha cd pra dar boot pelo cd) entao instalou e pediu pra reiniciar. Com ele reiniciado eu selecionei o Ubuntu e começou o processo de instalação, demorou aproximadamente meia hora. A contagem de 'obtendo arquivo X de N' reiniciou algumas vezes, até que surgiu um botão escrito 'ignorar' deixei um tempo até, mas comecei a ficar ancioso e cliquei em ignorar no momento que apareceu 'obtendo pacote de idiomas', a partir dai foi rapidão, reiniciou de novo, escolhi o Ubuntu na inicialização e cá estou usando ele normalmente, achei muito foda e amigavel a instalação, daqui a pouco vou conferir se o Windows esta aqui certinho tb haha

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jul/10
· votar


Tira o Vista cara. Foi a melhor coisa qe já fiz na vida. Meu boot passou de 5min para 58s
Aqui no Linux não passa de 10-15s.

Sedank
Veterano
# jul/10
· votar


Eu entrei pensando que Ubuntu era alguma religião africana! oO

qew
Veterano
# jul/10
· votar


Caralho, aqui em casa nao consigo diminuir o tamanho da partição, maldição. To desfragmentando pra ver se resolve.

paranauê
Veterano
# jul/10 · Editado por: paranauê
· votar


And the meek shall inherit the earth
Tira o Vista cara. Foi a melhor coisa qe já fiz na vida. Meu boot passou de 5min para 58s
Aqui no Linux não passa de 10-15s.


Claro, você mal usa GUI né.


Aliás, tempo de boot é uma coisa tão idiota. Claro que esperar 5 minutos é foda, mas qual a diferença entre esperar 30s ou 45s? Você vai ganhar o quê, 15s de vida?

Johnny Favorite
Veterano
# jul/10
· votar


run error 346.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jul/10
· votar


paranauê
Com o Ubuntu, dava < 15s pra iniciar um desktop completo com gnome e tudo mais.

No Debian demora uns 10s (sem X).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Topico oficial do Ubuntu.