RIP - MORRE Richard Wright: tecladista do Pink Floyd

Autor Mensagem
torresmo vermelho
Veterano
# set/08
· votar

/\
_____________/ \_______________
/ \_________________
/ \
/________\

Floyd N Roses
Veterano
# set/08
· votar

torresmo vermelho
Nohh...fico legal isso ai!!! ;D

Cabral123
Veterano
# set/08
· votar

Tava vendo aqui um vídeo do Live 8 e fiquei com vontade de perguntar: qual o motivo da intriga entre Waters e Gilmour, além do egocentrismo (geralmente arrogante) de Waters?

É porque isso me parece insuficiente para explicar tantos anos de separação. Tem algum outro fato? Eu nunca soube...

Algum fã mais antigo de Pink Floyd, ajude-me por favor =)

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar

Cabral123
O Roger tomou a banda para si. Quando se deram conta, ele estava compondo todas as músicas e letras. Até o Animals, tudo bem. Mas chegando no The Wall, ele passou a pôr a temática de sua própria vida na música, usando a banda com propósito pessoal. O Final Cut foi o ponto máximo de tudo isso. O álbum é completamente pessoal do Roger Waters, e todos os outros caras da banda já estavam insatisfeitos.

O Roger decidiu, então, largar o Pink Floyd; os achava incompetentes, só porque não queriam ser servos dele. Aí ele foi pra carreira solo. Mas por mais que o Waters tivesse - ou tenha - um ego que não cabe nele, a banda caiu fortemente sem a presença dele, fazendo uma porcaria chamada A Momentary Lapse of Reason. Depois de sete anos, fizeram um álbum chamado Division Bell, que foi bastante respeitado, e feito sem o Roger.

A richa que eles tiveram tem mais a ver com essa arrogância do Roger e vontade de usá-los em seu prol. Mas apesar do jeito bonzinho do Gilmour, também acho ele um tanto cheio de si. O Nick e o Rick eram os caras mais legais, apesar de o Rick conseguir ser mais ainda. Era quieto, calado, profundo e quase não notado, por não ter o temperamento de "estrela", como o Waters e o Gilmour. O Nick é gente boa também, mas nem tanto.

Se falei alguma besteira, alguém me corrija.

Cabral123
Veterano
# set/08
· votar

Pseudonimum
Ok, obrigado. Mas eu queria saber se houve algum ápice (sem ser o The Final Cut, q vc falou), alguma "sacanagem" que o Waters tenha aprontado, coisa do tipo. Não há nada (pelo menos divulgado) a respeito, né? O que se sabe é que foi só o desgaste por conta da atitude do Waters mesmo, certo?

Tenho p/ mim q houve algo mais x). Caso contrário, acredito que já teriam feito uma reunião antes da morte do Wright, sem ser aquela do Live 8 (afinal, uma reunião do Pink Floyd mereceria INFINITAMENTE mais do que aquilo).

Cabral123
Veterano
# set/08
· votar

P.S. Concordo que o Pink Floyd não foi o mesmo sem o Waters... Ficou meio superficial. Perdeu o velho encanto (pelo menos p/ mim).

Da mesma forma, Waters não chega nem perto do que foi o conjunto (ainda que tenha feito boas músicas), tanto é que passa maior parte dos shows tocando as músicas do tempo do Floyd.

Locohawa
Veterano
# set/08
· votar

The Blue Special Guitar
Vendo essa música no DVD... sem comentários...

No final um par perfeito: Gilmour com slide na guitarra e Wright com o órgão!

Man, preciso lhe agradecer por me lembrado novamente de como é INCRÍVEL esse vídeo.

Pink Floyd ETERNO!

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar

Locohawa

É fantástico mesmo, desde o começo non-sense até o final harmonioso...

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar

Outra lembrança do Wright, segurando o microfone pra cadelinha cantar =D

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar

Summer '68

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar

Outra na voz do Wright, Remember a Day.

Sephiro
Veterano
# set/08 · Editado por: Sephiro
· votar

O Roger tomou a banda para si.

Só uma observação, não é que o Waters 'tomou' a banda. Depois que o Syd saiu, a banda precisava de um líder e frontman, e foi decidido internamente que o Waters seria esse cara (até porque, o menos recluso e anti-social dos 3 era ele mesmo). Nesse período eles fizeram ótimos álbuns com colaboração de todos os membros da banda: Meddle, The Dark Side of The Moon, Wish you Were Here.

A questão é que durante o período de Wish You Were Here e Animals, começaram a ocorrer alguns problemas na banda, como o vício por cocaína do Rick, que fez com que a contribuição dele para a banda diminuísse (que culminou em sua demissão por não querer voltar das férias mais cedo para finalizar o The Wall, a demissão acabou sendo boa para o Wright financeiramente). Outro problema era a incompatibilidade de idéias entre Gilmour e Waters quanto à composição das músicas: Waters achava importante o papel social da música, e queria inserir temáticas político-sociais, anti-guerra, nas letras, enquanto Gilmour disse que queria continuar fazendo Rock de alta qualidade, e achava que o Waters estava apenas criando sequências musicais como veículos para suas letras com críticas sociais. Waters disse que os colegas de banda nunca entenderam a importância dos comentários sociais que ele estava fazendo.
Os desentendimentos entre os dois principais compositores começaram a azedar o clima na banda. No Animals, a composição já era na maior parte do Waters, e o álbum foi um grande sucesso. Isso o incentivou a ser mais predominante nas composições como no The Wall, mudando o som para maior presença da guitarra do Gilmour e quase que tirando o teclado e sintetizadores.

Porém, veio o tiro no pé do Waters, The Final Cut, feito na maior parte de sobras do The Wall foi muito criticado, até pelo proprío Waters. Nessa época, Gilmour e Waters já trocavam farpas entre si ao ponto de de durante as gravações do The Final Cut, chegarem a usar de violência entre si e brigarem até serem separados, segundo Mason. Já Gilmour e Waters negam, Gilmour disse que a relação entre eles ficou tão ruim que ele disse a Waters antes de sair do estúdio: "se precisar de algum solo de guitarra me ligue". Daí em diante, os dois nunca mais foram vistos juntos no estúdio.

Sephiro
Veterano
# set/08
· votar

Time, clichê mas ainda não postaram aqui.. =]

Dogs2
Veterano
# set/08
· votar

O Roger se importava mais com a letra do que com a música e isso deixava o Gilmour com uma pulga atrás da orelha, segundo ele próprio. Além disso o ego do Roger e pelo fato do Gilmour se considerar melhor músico que o Roger (e por isso não deve ter aguentado a liderança de alguém menos preparado musicalmente).

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar

Confortably Numb, no Live 8!

Muito foda!

MANFREDINI
Veterano
# set/08
· votar

a meu ver, Rick > Waters > Barrett > Manson > Gilmour

apesar do Gilmour ter contribuido bastante, pra mim ele apenas caiu de para-quedas no Pink Floyd, qualquer guitarrista bom teria prosseguido bem no Floyd, já Rick e Waters deram uma essência muito grande Floyd, tipo, se dedicando mais que musicalmente, é como se eles não fossem apenas parte do Pink Floyd, mas como se o Pink Floyd fosse parte deles também

MANFREDINI
Veterano
# set/08
· votar

The Blue Special Guitar

esse video de Pompéia foi meio que a segunda lembrança que tive do Wright depois que li que ele morreu, a primeira foi dele tomando leite na cantina de Abbey Road, logo depois de Echoes

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar

Sephiro
A questão é que durante o período de Wish You Were Here e Animals, começaram a ocorrer alguns problemas na banda, como o vício por cocaína do Rick, que fez com que a contribuição dele para a banda diminuísse

Não concordo com essa parte...
Acha a contribuição do Wright no Animals e no Wish you were here pequena?

O teclado do cara é o que mais se ouve em praticamente todas as músicas e todas elas tão muito com a cara dele, quanto à composição...

Sephiro
Veterano
# set/08 · Editado por: Sephiro
· votar

The Blue Special Guitar
Acha a contribuição do Wright no Animals e no Wish you were here pequena?

O vício por cocaína do Rick q surgiu nesse período (a mina frase tá mal feita), a contribuição dele decaiu mesmo a partir do Animals...que mesmo tendo os teclados presentes, as linhas melódicas do teclado são tudo pitacos do Waters, tanto que o Rick não é creditado em nenhuma música, ao contrário dos álbums anteriores.

MANFREDINI
Mason > Gilmour
Discordo...
A única composição de destaque do Mason foi Speak to me, e eu posso citar várias do Gilmour..

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar

A primeira página desse tópico me dá um nó na garganta.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar

MANFREDINI

apesar do Gilmour ter contribuido bastante, pra mim ele apenas caiu de para-quedas no Pink Floyd, qualquer guitarrista bom teria prosseguido bem no Floyd, já Rick e Waters deram uma essência muito grande Floyd,

Por incrível que pareça, a fase Animals/the Wall tem mais a cara do Gilmour que as anteriores.

P.U.L.S.E
Veterano
# set/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar

MANFREDINI
apesar do Gilmour ter contribuido bastante, pra mim ele apenas caiu de para-quedas no Pink Floyd, qualquer guitarrista bom teria prosseguido bem no Floyd

Eu sinceramente acho que não... tipo, o David Gilmour não é um guitarrista conhecido por ter grandes habilidades ou algo do tipo, mas o cara nasceu com o "dom" para tocar rock progressivo, você pode comprovar isso no Division Bell, ouça a música Marooned.
Que outro guitarrista qualquer conseguiria ter feito um solo tão bom, a ponto de ser considerado um dos melhores de todos os tempos como o de Comfortably Numb foi? Não é para qualquer um não, o David pode não ser o Jimi Hendrix (com certeza não é), mas para mim ele está muito acima de ser considerado simplesmente "bom".

Na verdade, eu não gosto desse negócio de dizer quem era mais importante no Pink Floyd, por que eles eram uma banda como o Beatles, em que cada membro tem uma importância imensa dentro do grupo, ou seja, eles eram realmente "membros" de uma banda, todos eles constituíam o corpo do Pink Floyd. É como alguns dizem: O Waters era o cérebro, o Gilmour era o coração, o Richard era a alma, e o Nick, hahah, o Nick só Deus sabe o que ele era heuahueioaheia.

DrBrodsky
Por incrível que pareça, a fase Animals/the Wall tem mais a cara do Gilmour que as anteriores.

Tanto é verdade que o solo mais memorável que eu tenho dele é o de Comfortably Numb.

Toalhinha
Veterano
# set/08
· votar

MANFREDINI
se escreve Mason.
Gilmour foi o cara que ensinou Syd Barrett a tocar guitarra. Ele não caiu de paraquedas não. =D

e não. o division bell não seria o mesmo se vc tivesse no lugar do david gilmour. Cada vez que saiu alguem do pink floyd, a banda mudou completamente de rumo. E quando tira roger, vc nota influencia do gilmour aumentar, a abstração aumenta. vc ouve, mas agora se pergunta o que essas coisas querem dizer. e todos eles tem carreira solo. conheça bem as carreiras solo, e dá pra achar quem é cada um em pink floyd. ler quem escreveu cada musica tb ajuda -.-

P.U.L.S.E
escuta a carreira solo do nick e vc vai entender quem ele é.
=D de todos, é o que mais se parece com syd O.O ( ao menos é assim que eu vejo )

MANFREDINI
Veterano
# set/08
· votar

Toalhinha

mesmo assim, no Maiden, Murray ensinou Adrian a tocar guitarra, na miha opinião Adrian o superou

agora, pra todos, é apenas o que eu acho, gosto muito muito mais de The Piper At The Gates Of Down do que de Division Bell

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar

Não tem como comparar Syd Barrett e David Gilmour... cada um é muito bom dentro do seu estilo...

LDC
Veterano
# set/08
· votar

KKKKKKKKKKKKK

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar

/\ Aproveitem pra negativar mais!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/194359/p4#5435312

LDC