Influências da Mídia - Publicidade (?)

Autor Mensagem
Canto
Veterano
# ago/08 · Editado por: Canto


A mídia exerce uma grande influência nas ações das pessoas, pois certamente existem as que são fáceis de serem influenciadas nas opiniões e decisões. E a mídia alcança o resultado final que são pessoas consumistas sendo alvos dos slogans, as frases comerciais de variados tipos.

Relembre alguns:
"Impossible Is Nothing";
"Porque Você Vale Muito";
"Porque a Vida é Agora";
"Amo Muito Tudo Isso";
"Viver Sem Fronteiras".


-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_slogans_publicit%C3%A1rios
-

A mídia exerce influência sobre você?

Bom final de semana para os colegas do OT.
Até a próxima segunda-feira.
:)

Canto
Veterano
# ago/08 · Editado por: Canto
· votar


* Uma explicação final.

Existe um tópico falando sobre os slogans da mídia.
Mas este tópico é para discutir a influência deles nas ações das pessoas e não para comentar os slogans.

Grow
Veterano
# ago/08
· votar


A mídia exerce influência sobre você?
sim, mas não tenho dinheiro pra comprar os produtos da empresa q exerce influência sobre mim, estou falando da NIKE

Dogs2
Veterano
# ago/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Sim, mas só deixo ela me influenciar no positivo: informação.
Quanto à manipulação, é feita quando um determinado jornal, por exemplo, omite algo que não interessa e dá o foco ao que é agradável aos interesses políticos do dono do veículo de comunicação. Acho uma merda, e sugiro que haja uma política não de censura, mas pra acabar com a libertinagem da imprensa brasileira.

Canto
Veterano
# ago/08
· votar


Grow
sim, mas não tenho dinheiro pra comprar os produtos da empresa q exerce influência sobre mim, estou falando da NIKE


Por incrível que pareça, as empresas de calçado e roupas são as que mais influenciam as pessoas!

Canto
Veterano
# ago/08
· votar


Dogs2


Quase todos os meios de publicação divulgam apenas o que é de interesse deles.

Jio-kun
Veterano
# ago/08
· votar


Informação é diferente de manipulação.

Eu, ao menos, me policio... hehe

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Jio-kun
Informação é diferente de manipulação.

E manipulação diferente de influência.

Jio-kun
Veterano
# ago/08
· votar


Dogs2

Pois é.

izzystradlin
Veterano
# ago/08
· votar


influência pega em quem não tem cultura...creio eu..

Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


Quem quiser se inteirar bastante da relação do quanto a mídia (publicidade + marketing) influencia nas atitudes de consumo do ser humano, recomendo uma pesquisa sobre o antropólogo, psiquiátra e marketing-man Clataire Rapaille.

brunohardrocker
Veterano
# ago/08
· votar


Acho que, por mais sábia e "protegida" que a pessoa seja, de alguma forma acaba sendo influenciada negativamente. Ninguém é um Deus pra saber se tudo aquilo que estão falando na TV é mentira ou verdade, sempre alguma coisa escapa.

E claro, quanto mais ignorante e desinformada a pessoa for, mais estará sujeita aos piores tipos de manipulação.

Sab_Ian
Veterano
# ago/08
· votar


A mídia exerce influência sobre você?

Sim.

Luiz Rhoads
Veterano
# ago/08 · Editado por: Luiz Rhoads
· votar


A mídia exerce influência sobre você?

Não. Posso estar enganado, mas creio que nunca comprei nada por influência de uma propaganda, slogan ou coisa do tipo.

Edit: exceto produtos alimentícios.

RafaelValeira
Veterano
# ago/08
· votar


A mídia sempre influencia. Mas isso não é necessariamente ruim.

Christina Amaral
Veterano
# ago/08
· votar


Lembrei disto quando vi o tópico...

Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


Luiz Rhoads
Não. Posso estar enganado, mas creio que nunca comprei nada por influência de uma propaganda, slogan ou coisa do tipo.

Isto é a boa propaganda... quando melhor ela é, menos você percebe que está sendo influenciado. ;)

Mas, de verdade, é impossível não ser influenciado de alguma forma. O pessoal que trabalha com marketing hoje em dia estuda antropologia, psicologia e psiquiatria, de forma a estudar a melhor forma de atingir o público alvo de determinado produto. Normalmente esta forma involve associações do período infantil, memória reptiliana (instintiva) e etc.

Um dos exemplos mais famosos de Rapaille foi a inserção do café no Japão na década de 70. Quando a Nestlé tentou vender café no Japão descobriu que o produto não vendia... contratou Rappaile que associou a venda do café no ocidente à memória infantil. A criança cresce associando o cheiro de café com a casa dos pais... memória infantil de acordar com o cheirinho, e a mãe na cozinha preparando o café.

Como solução recomendou à Nestle que desenvolvesse guloseimas para crianças sabor café, e direcionasse todo a sua publicidade para elas.

Resultado. 30 anos depois o café já rendia alguns milhoes de euros por ano no Japão, à medida que estas crianças creciam e se tornavam consumidores.



Uma marca de cerveja tentou fazer o mesmo aqui no Brasil... associando sua marca com bichinhos infantis feitos com computação gráfica, infantilizando sua publicidade. Sorte de nossas crianças, este tipo de comercial foi proibido aqui.

Canto
Veterano
# ago/08
· votar


Ronin
Uma marca de cerveja tentou fazer o mesmo aqui no Brasil... associando sua marca com bichinhos infantis feitos com computação gráfica, infantilizando sua publicidade. Sorte de nossas crianças, este tipo de comercial foi proibido aqui.


Isso é absurdo, ainda maior se deixassem a publicação ou divulgação. Querem usar o entretenimento infantil para aumentar as vendas de um mal de consumo adulto.

Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


Canto
Isso é absurdo, ainda maior se deixassem a publicação ou divulgação. Querem usar o entretenimento infantil para aumentar as vendas de um mal de consumo adulto.

Claro. Eles fazem pq a lógica é a seguinte.

Quando se trabalham com adultos você deve explorar relações que eles tenham criado na infância para associar coisas boas ao produto. Mas no adulto é muito difícil gerar novas associações.

Já na criança, é mais fácil gerar as associações, pois ela está "fresca" para isto. Então, na lógica deles, nada melhor do que criar as associações nas crianças, que daqui a cerca de 15 anos vc poderá começar a explorar. É investimento à longo prazo, é... mas tem um retorno e tanto quando é bem feito.


Outro caso de comecial que apela claramente para as relações da infância. Voltado para jovens que viveram o fim dos 80 e durante os 90, o comercial de carro que tinha diversos personagens infantis "levando" o jovem a comprar o carro. É o típico caso de relacionar boas lembranças infantis com o produto atual.

Luiz Rhoads
Veterano
# ago/08
· votar


Ronin
Isto é a boa propaganda... quando melhor ela é, menos você percebe que está sendo influenciado. ;)

Isso é verdade. Como eu mesmo disse: "posso estar enganado", e é certo que eu esteja, porque creio que todos somos de alguma forma influenciados, pode ser pouco, mas somos. Mas creio que em mim, a influência de propagandas de produtos como tênis e roupas é mínima pra não dizer nula.

Já produtos alimentícios, creio que sejam os que as propagandas mais influenciam. Por exemplo um novo sabor de sorvete, uma nova cerveja, um novo sabor de refrigerante. Mesmo que a pessoa não se torne um consumidor do produto, acaba despertando pelo menos curiosidade nas pessoas.

ghostbastard
Veterano
# ago/08
· votar


todo mundo é influenciado pela mídia. E engana-se quem pensa que só o que passa na Globo, sai na Veja e toca na Jovempan é midiatico, praticamente TUDO o que se ouve falar atualmente tem um objetivo de marketing no meio. Mas nem tudo o que envolve propaganda é negativo.


ou vcs pensam que essas bandas undergrounds que ouvem por ai não se preocupam com divulgação?

odeio quem chega pra mim perguntando se à noite consigo dormir tranquilo sabendo que estou enganando pessoas. Não to enganando elas porra!!! a maioria QUER ser enganada....

Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


ghostbastard
ou vcs pensam que essas bandas undergrounds que ouvem por ai não se preocupam com divulgação?

Eu iria além. Muitas das bandas que surgem hoje em dia nada mais são do que o marketing em sí. A banda não é o produto... a banda é uma peça de marketing com o intuito de tornar moda determinada tribo ou tipo, e então aquecer o mercado (principalmente vestuário e acessórios) de produtos voltado para este público.

Você quer vender o produto X, e então fomenta um mercado para ele.

ghostbastard
Veterano
# ago/08 · Editado por: ghostbastard
· votar


Ronin


sim, eu usei o exemplo das bandas pq pra muito aqui (talvez não exatamente aqui no OT) acreditam piamente que quando uma banda diz que toca apenas por diversão, ela é totalmente isenta de qualquer intuito propagandista, baseado em mkt.

O mundo é cheio de revolucionariozinhos que pensam na divulgação de algo com fins monetarios como algo totalmente negativo. Mtas vezes é, mas nem sempre.

Um exemplo são ongs, que sempre precisam arrecadar recusos para continuar seu trabalho e para isso elas usam da mesma ferramenta que a ... coca cola, por exemplo: a mídia, a propaganda. Nem por isso são más.


edit: vou sair comer algo. depois volto pra continuar o papo.

Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


ghostbastard
O mundo é cheio de revolucionariozinhos que pensam na divulgação de algo com fins monetarios como algo totalmente negativo. Mtas vezes é, mas nem sempre.

Bem, partindo do fato de que estou enviando esta mensagem do computador da agência de publicidade aonde trabalho, acho q eu não penso assim, rssss. ^_^

Fahrenheit
Veterano
# ago/08
· votar


Velho, vou fazer um texto pra postar aqui, falando sobre isso!!!
É minha área...uhauahuahua.

Abraços.

ghostbastard
Veterano
# ago/08
· votar


Ronin
Fahrenheit


legal. A minha tbm....

:))

Ronin
Veterano
# ago/08
· votar


Fahrenheit
ghostbastard
Que show. Devemos ter muita idéia para trocar. ^_^
Show de bola.

Pati Cobain
Veterano
# ago/08
· votar


To com a música desse comercial na cabeça, há dias



lula_molusco
Veterano
# ago/08
· votar


Tem campanhas anti-publicidade também como a www.antiadvertisingagency.com

http://flickr.com/photos/bennett4senate/408239873/in/set-7215759456634 6969/

Julia Hardy
Veterano
# ago/08
· votar


não presto muita atenção em comerciais e tal. Mas, os do Boticário que tavam passando hà pouco tempo foram os mais sem-noção que já vi. Fútil e idiota ao extremo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influências da Mídia - Publicidade (?)