Trabalhar no Japão

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
dekasegi
arubaito

O.o
saúde!

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Dogs2

Hahah, po, dekasegi td mundo conhece, não? E arubaito o cara vai saber se vier aqui para isso. =P

Mas vc está certo, eu estou com problemas para falar português. É esquisito, mas tem palavras que se eu falar sem pensar, vai em japonês mesmo, heheh (se bem que arubaito é ajaponesado de uma palavra alemã).

Christina Amaral
Veterano
# jul/08
· votar


dekasegi
arubaito

O assunto é interessante, mas em português isso quer dizer o que?

:S

Christina Amaral
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
dekasegi td mundo conhece, não?
Não :S

ESP
Veterano
# jul/08
· votar


Bom eu to fazendo facul e tal, vou tracar 1 semestre e pretendo passar entre 3 e 6 meses no Japão. E tbm acho, que se gostar ficarei por lá mesmo. Ainda tenho que pesquisar mta coisa, como cidades e tal.
Um dúvida, Japão é um país que realmente se tem segurança como dizem?

BlacK Dog
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
Nossa cara, você está entrando nesse ciclo com 17 anos?!?!?!

Sabe o que é que ferra? Com 20, 30 anos, você encara de boa. Mas me disseram que depois de uma certa idade, você não consegue mais aguentar esse ritmo de fábrica, enche o saco. Aí você quer uma vida mais tranquila. E nessa hora que o pessoal já está em cargo de gerente, ser peão é uma péssima. Não é o que minha vó diria que "dá futuro".

A verdade é que eu já estou cansado de trabalhar em fábrica. O físico agüenta, mas é fod* suportar horas e horas fazendo a mesma coisa o dia inteiro.

Mas sei de pessoas que vieram para trabalhar como peão e conseguiram subir os degraus. Necessariamente, eram pessoas que falavam bem nihongo e português (algumas inglês também), que souberam usar esse conhecimento para fazer oportunidades. Conhecimento e oportunismo são sempre bem-vindos. E conhecimento não precisa necessariamente vir do estudo formal.
Acho que em questão de conhecimento, estou um pouco acima do pessoal que conheço. Tenho um bom domínio do inglês e apesar de ser burro pra porr* nunca canso de tentar aprender as coisas. Hehe

Ah, apesar de andar direto pela "comunidade", não gosto muito desse isolamento dos brasileiros. Quem quiser, pode vir pra cá sem nem se preocupar em aprender o mínimo de nihongo! O cara praticamente vive como se estivesse no Brasil, se quiser!

A propósito, tá no JP há quanto tempo?
Vou fazer 2 anos em outubro. Eta tempo que passa rápido.

BlacK Dog
Veterano
# jul/08
· votar


Christina Amaral
dekasegi
arubaito

Dekasegi é o cara que vem com a intenção de juntar dinheiro e voltar pro Brasil.
Arubaito é "bico" em japonês.

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
Japão é um país que realmente se tem segurança como dizem?


Sim. Muita. É ****A**** melhor coisa daqui, cara. Andar despreocupado, a qualquer hora, em qualquer lugar. Tirar 1000 dólares no banco para comprar uma Gibson, colocar no bolso, e dormir no trem no caminho para a loja. Na volta para casa, pegar a guitarra na mão e andar sem precisar ficar olhando desconfiado para todo mundo. Ir num parque com a namorada, deitar na grama e dormir com a cabeça apoiada na mochila. Putz, nem tem como descrever a tranquilidade...

E isso que eu estou falando de Tokyo, que é uma cidade enorme!

<preconceito>
Se bem que cidade com brasileiro demais, é capaz de ser mais perigoso, hehehe
</preconceito>

BlacK Dog
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
Mas no caso de você gostar daqui, vai querer fazer o que?

Um dúvida, Japão é um país que realmente se tem segurança como dizem?
Er... Eu ia responder com um "com certeza". Mas aqui onde moro cada vez mais se ouve em casos de assalto. É comum também roubarem equipamento de som de carros. Mas ainda sim eu nunca precisei me preocupar.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/08
· votar


Meu cunhado trabalha lá... Minha irmã vai no final deste ano.

Cidade de Ichinomyia trabalhar na Sony.

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


BlacK Dog
A verdade é que eu já estou cansado de trabalhar em fábrica.

É... eu tenho conhecidos que trabalham assim, minha namorada também já veio de dekasegi antes... e pelo que me contam, minha vontade de fazer isso é negativa: fugirei enquanto puder. Não digo que nunca farei, porque não se sabe o dia de amanhã, mas senti um alívio enorme ao conseguir um emprego mais "humano", mesmo que com um salário mais baixo (não vim para juntar dinheiro mesmo).

É estranho, mas de certa forma eu admiro a coragem que vocês têm de encarar essa vida.

apesar de andar direto pela "comunidade", não gosto muito desse isolamento dos brasileiros

Isso é complicado... Eu não posso falar muito, porque não aprendi tanto nihongo em mais de 3 anos aqui. Consigo me virar no dia a dia, mas não consigo falar fluentemente de jeito nenhum.

Acho que faz tudo parte da tendência da gente a fazer o mínimo esforço necessário. E também, em cidades com dekasegis sempre tem os que enxergam um filão, e fazem serviços para essa gente. Aí os caras lucram um monte, e os brasileiros pagam para não precisarem entender, heehehe.

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
Ainda tenho que pesquisar mta coisa, como cidades e tal.

Posso falar de onde eu moro:

Tokyo (incluindo arredores) é a cidade mais legal. Mas também é a mais cara, e você vai morar num cubículo minúsculo. Ah, e carro nem pensar. Aqui é artigo de luxo. Mas não me faz falta.

Ah, e as periferias são bem tranquilas, diferente da imagem que passam, como se Tokyo fosse só Shibuya e Shinjuku.

ESP
Veterano
# jul/08
· votar


BlacK Dog

Se num tempo razoável conseguir moradia própria, um emprego que me pague suficiente bem pra viver, acho que ficaria aí sim, só não sei ainda como é a burocracia, se dão apenas visto temporário... enfim, são coisas que vou ver ainda.
Como é a carga horária de trabalho aí?

BlacK Dog
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
<preconceito>
Se bem que cidade com brasileiro demais, é capaz de ser mais perigoso, hehehe
</preconceito>

Hhaahuahua, o mais triste é que é mesmo! :(


E também, em cidades com dekasegis sempre tem os que enxergam um filão, e fazem serviços para essa gente. Aí os caras lucram um monte, e os brasileiros pagam para não precisarem entender, heehehe.
Haha, é o que mais tem mesmo. Mas não sei se isso seria uma boa opção pra mim. Eu queria algo mais Japão e menos comunidade, entende? hehe
Se eu que to acostumado com isso já acho estranho, queria ver você dando uma passeada em Hamamatsu!! Hahah

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
moradia própria

$caro$

Se tá pensando em casa, você definitivamente quer ficar bem longe de lugares como Tokyo ou Osaka. Lá no interiorzão talvez seja mais possível.

um emprego que me pague suficiente bem pra viver

O problema são as perspectivas futura, cara. Dekasegi não tem lá muita estabilidade, e se você leu o que a gente estava conversando ali em cima, camelar NÃO É o que você quer fazer para o resto da vida.

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


BlacK Dog
Eu queria algo mais Japão e menos comunidade, entende?

Entendo perfeitamente. Eu também não curto muito essa coisa de "comunidade brasileira". E por isso, ando arrancando os cabelos ultimamente:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/187862/

BlacK Dog
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
só não sei ainda como é a burocracia, se dão apenas visto temporário...
Só é possível tirar o visto permanente depois de 3 anos de Japão.

Como é a carga horária de trabalho aí?
Sofrida. Mwahaha
O mais comum são 12 horas se serviço. Sendo 8 horas o turno normal + 3 horas extras. E mais comum ainda é você ser OBRIGADO a fazer troca de turno. Geralmente é uma semana de dia e a outra de noite. Mas isso varia.

BlacK Dog
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
E por isso, ando arrancando os cabelos ultimamente:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/187862/

Huahauhau. Eu ainda não sei direito como você foi parar em Tokyo. Qual é sua história?

ESP
Veterano
# jul/08
· votar


BlacK Dog

Casa realmente deve ser bem caro, mas e apartamento pequeno, sem ser aquelas cabines de dormir?

Mas por exemplo, um trabalho em metalúrgica o cara não tem expectativas de crescer lá dentro, ou não existe isso por aí?

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


BlacK Dog
Qual é sua história?

Vim para cá fazer doutorado. Se tudo der certo, termino agora em Setembro. Apesar de ser "estudo", o dia a dia é de trabalho com pesquisa. Aproveitei isso para estabelecer contatos e usá-los como trampolim para um trabalho mais humano do que o de peão de fábrica, continuando a fazer pesquisa.

BlacK Dog
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
Casa realmente deve ser bem caro, mas e apartamento pequeno, sem ser aquelas cabines de dormir
Ahh, isso depende. Não sei muito bem como isso funciona. Parece que em alguns conjuntos da prefeitura só deixar entrar se você tiver com família. Aí é mais barato, saí uns 30 mil ienes se não me engano.
Aqui eu pago 50 mil só de aluguel. Mais as contas deve dar uns 80.
Se for morar sozinho vai ter que ser kitnet!


Mas por exemplo, um trabalho em metalúrgica o cara não tem expectativas de crescer lá dentro, ou não existe isso por aí?

Quem sabe bastante japonês tem melhores chances. O importante é você saber se virar com os JAPAS. Se ficar sempre dependendo da empreiteira eles não vão te entender nunca!

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


ESP
mas e apartamento pequeno, sem ser aquelas cabines de dormir?

Acho que em Tokyo, com 50 milhões de ienes, você compra um apartamento de 60 metros quadrados num bairro não central.

Fazendo as contas, se eu conseguisse guardar 100 mil por mês... 42 anos!!! =O

TWT ICE
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
nossa
quanto vale um iene comparado ao real?

BlacK Dog
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
Então a intenção é de ficar por aqui pra sempre!?

tncv
Veterano
# jul/08
· votar


um real vale quantos ienes?

tncv
Veterano
# jul/08
· votar


TWT ICE
Membro # Enviado: 21/jul/08 11:30
Citar Votar Denunciar

Bog
nossa
quanto vale um iene comparado ao real?

tncv
Veterano # Enviado: 21/jul/08 11:30
Citar Editar

um real vale quantos ienes?


seu imitão!

TWT ICE
Veterano
# jul/08 · Editado por: TWT ICE
· votar


tncv
nem vem
comentei 48 segundos e 32 centésimos segundos antes

tncv
Veterano
# jul/08
· votar


TWT ICE
seu...seu...bobão.
:)


esperar a resposta.

se tu for pra lá, manda umas tecnologias pra mim. :D

TWT ICE
Veterano
# jul/08
· votar


tncv
tenho dinheiro nem pra ir até Taubaté =(

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


TWT ICE
tncv

120 ienes é mais ou menos 1 dólar. Não sei bem quanto isso vale em real, heehhe. Já perdi a noção do dinheiro brasileiro.

BlacK Dog

Não não... Quero ficar por mais uns 3 anos, sacar melhor como os japas desenvolvem tecnologia de ponta e voltar para o Brasil. Eu já pude entender muita coisa nos 3 anos que já fiquei aqui, mas acho que trabalhando com ciência aplicada (no centro de pesquisa da JR), posso entender melhor outras fases do processo.

Claro, isso se eu entender o que diabos eles falam, hahaha. Fui num simpósio deles e entendi absolutamente NADA das palestras. Foi extremamente frustrante perceber que meu nihongo só é o suficiente para conversar do clima ou da comida, mas não sobre modelos abstratos para a movimentação de passageiros. =/

Dependendo, fico só 1 ano sofrendo e vou procurar algo melhor para fazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trabalhar no Japão