Quero trabalhar/viver no Japão, e não sou Nerd!

Autor Mensagem
Filhada
Veterano
# jan/11


Ta bom, menti. Sou nerd 8-)
Mas, eu sou novo, e tenho mania de planejamento, e estou pensando em ir pro Japão.
Porque?
O meu país ta muito parado, Não quero passar minha vida aqui!
Quero ir enbora daqui, o quanto antes melhor!

Este ano faço o 3º ano, e depois penso em fazer Ciência da computação, gosto de programação.
Será que tem vagas lá?
Como me informo?
Cidades para se trabalhar?(cada canto é de um jeito lá)
Hábitos/Cultura não divulgada?
Algo que esqueci?

PS:Vou acordar relativamente cedo amanhã(antes do almoço), então vou sair daqui a pouco.

faith_girl
Veterano
# jan/11 · Editado por: faith_girl
· votar


junta uma grana aé e eu caso contigo pra tu conseguir o visto :)

edit: ilusão esse negócio de japão... de buenas.

brunohardrocker
Veterano
# jan/11
· votar


Filhada

Vai lá.

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl
*desmaia*
Falando sério, why?
Já morou/mora lá?
(eita, tu é rapida eim?)

brunohardrocker
Como?
E pra fazer o que lá?
Sou melhor em programação, mas acho que pra lá faltam vagas...

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


Hábitos/Cultura não divulgada?

Canibalismo.

Excel Lion
Veterano
# jan/11
· votar


Movimento sagaz o seu, Brasil crescendo e você querendo ir pro Japão, onde o boom de crescimento já foi.

rs

faith_girl
Veterano
# jan/11
· votar


Filhada
Já morei e peguei a crise *ops* marolinha né Sr. Lula ...

olha realmente eu n sou a melhor pessoa p falar sobre o Japão mas até onde sei o pais ainda tá se recuperando economicamente,acho arriscado demais mete a cara ainda mais num lugar tão diferente do Brasil,seria legal vc buscar por uma bolsa de estudos ( tipo essa http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura/bolsa1_graa.htm) p depois se decidir por morar ou não.

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


Filhada

estou pensando em ir pro Japão

Eu moro em Tokyo há quase 6 anos.

O meu país ta muito parado

Na boa, você está completamente enganado. SE (big if) as previsões mais otimistas sobre o Brasil se concretizarem, em breve aqueles que tiverem agarrado as melhores oportunidades no Brasil estarão com um futuro tão promissor quanto aqueles que fizeram o mesmo no Japão durante os anos 60. A geração que mais se deu bem em termos de trabalho aqui foi a que pegou essa época. Para os jovens, não é a mesma coisa. No Brasil, nos anos 70 teve um pouco isso, quem estava no lugar certo conseguia se garantir fácil (o governo brasileiro estava investindo muito em infraestrutura na época), mas se você não dormiu nas aulas de história, sabe que foi um vôo de galinha. Vamos ver se dessa vez vai...

Quero ir enbora daqui, o quanto antes melhor!

Desculpa, mas eu considero este um péssimo motivo para encarar a vida aqui. Talvez você tenha uma visão idealizada demais. Eu sou pesquisador, tenho um trabalho MUITO mais tranquilo que o dos dekasegis, e mesmo assim não acho que encararia a vida por aqui "para sempre". Conheci muita gente que veio pensando que era uma coisa só para ver que o Brasil não era assim tão ruim quanto eles pensavam.

penso em fazer Ciência da computação

Olha só que curioso... eu sou formado em CC. Vim para cá para o doutorado. Terminei em 2008 e resolvi dar uma "esticadinha" por aqui.

Será que tem vagas lá?

Vagas do que? De trabalho? Não consigo imaginar por que alguém aqui contrataria para trabalhar com programação alguém que não tenha estudado em uma universidade daqui ou pelo menos reconhecida mundialmente. Se for para estudar, existem bolsas, mas para conseguir uma não basta querer. Você fala japonês? Conseguiria fazer um curso superior com aulas ministradas em japonês? Foi um bom aluno durante os anos de colégio?

Como me informo?

http://www.asebex.org.br/

Cidades para se trabalhar?(cada canto é de um jeito lá)

Trabalhar com o que? Como programador, desculpa, mas as chances são muito remotas, dadas as circunstâncias (daqui a alguns anos, com qualificação apropriada, é outra história). Como operário, tem como, mas esteja ciente de que depois de 2008 a coisa ficou bem feia para boa parte dos dekasegis. Menos empregos, salários menores (menos horas extras), e até um programa do governo para ajudar os dekasegis a irem EMBORA daqui. De toda forma, normalmente nesses casos a pessoa não escolhe a cidade, ela vai para onde ela (ou a empreira) arrumar trabalho.

Hábitos/Cultura não divulgada?

Vários. Sabe aquela noção dos gringos de que cultura brasileira é carnaval, futebol e Amazônia? Então, a visão que a imprensa brasileira passa sobre o Japão é mais ou menos equivalente.

Se você vier como dekasegi, na verdade pode passar longe do choque cultural. Muitos dekasegis convivem apenas entre si, vivem em um mundo paralelo, que geografica e economicamente fica no Japão, mas que tem comida brasileira, amigos brasileiros, postura diante da vida e dos problemas no melhor estilo brasileiro, e o português como idioma oficial. Já para se estabelecer nos trabalhos que normalmente ficariam para os japoneses, o buraco é mais embaixo. Essa coisa de respeito à autoridade e à hierarquia, de não contrariar o teu superior, de trabalhar até tarde, de dar a vida pelo trabalho, soa muito bonita no papel, mas na pele pode doer um pouco. Aliás, acredite, falar um pouco de japonês é fácil, mas ser fluente a ponto de escrever um pedido de registro de patente em japonês é bem mais complicado.

Não estou tentando te desanimar, mas é bom você ter uma visão realista, e não idealizada, sobre como é estudar e trabalhar aqui. Eu vim, e não me arrependo, tanto que estou aqui há 6 anos, e considero que decidir vir para cá foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. PORÉM, o lugar não é perfeito, e diante das exigências que eu teria que encarar para o resto da vida se quisesse tocar minha carreira aqui, nem cogito tentar ficar aqui por muito mais tempo. Na verdade, acho que este é o meu último ano por aqui.

(em tempo: se pensa vir como estudante, acostume-se a ler coisas MUITO mais longas que este post)

Mr. Joe
Veterano
# jan/11
· votar


Aí o cara vai lá, se muda para o Japão e vê o Brasil subindo com toda velocidade, sendo a 5ª maior economia do mundo e o IDH sendo melhorado.

Só uma dica, se você quer ir mesmo: imigrante não é bem-vindo em lugar nenhum. Ninguém lá no Japão quer brasileiros roubando empregos deles! Resumindo: você será descriminado "até não querer mais".

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


Mr. Joe
imigrante não é bem-vindo em lugar nenhum

Não é beeeem assim. Para o bem ou para o mal, normalmente isso acontece com imigrantes de baixa qualificação. Mesmo no Brasil, o tratamento muda completamente se estivermos falando de engenheiros franceses trabalhando na Renault ou de bolivianos que trabalham por salários miseráveis em fabriquetas de roupas muito suspeitas.

Tive até uma experiência meio triste neste sentido. Acho que foi em 2006. Eu estava vindo de uma viagem e no aeroporto o fiscal da alfândega foi bem seco comigo. Aquela coisa:

- O que tem nessa mala?
- Lembrancinhas, umas comidas brasileiras...
- Sei. Não tem nada de ilegal aqui?
- Não.
- Fulano, abre a mala dele. O que você veio fazer aqui?
- Eu moro aqui. Faço doutorado na Universidade de Tokyo.
- Tem documento que mostre isso?

Mostrei a carteirinha da universidade. A partir deste momento, o tratamento mudou completamente, ao ponto de ser caricado. O cara começou a se desculpar, explicar que ele tinha mandado abrir a minha mala porque era o trabalho dele, mandou o fulano me dar logo a minha bagagem e parou por aí. Ou seja, eu era suspeito porque era brasileiro, mas isso só enquanto eu era provavelmente "só" mais um operário. No fim, eu fiquei meio chateado, porque se eu realmente fosse operário, o cara acharia que o certo era ser grosso comigo mesmo. Sacanagem!

Agora, por outro lado, tem coisas que alguns brasileiros fazem que aumentam o preconceito. Os caras andam vestidos como "mano", falam alto no trem (diferente do Brasil, aqui o pessoal costuma fazer silêncio nos trens e ônibus), acabam incomodando ou assustando os outros, e a culpa fica com "os brasileiros". Isso sem contar aqueles que jogam lixo no lugar errado, fazem festa no prédio, ou coisas piores, como pular a catraca na estação de trem ou cometer furtos, dando uma de malandros em um país onde o pessoal não fica o tempo todo se preocupando com larápios. Aí é f*, porque se 2 brasileiros fazem isso, todos os demais já são automaticamente vistos com pouca simpatia...

Novamente, no Brasil acontece a mesma coisa, mas no Brasil gringos são os outros...

servo e fiel
Veterano
# jan/11
· votar


A partir deste momento, o tratamento mudou completamente, ao ponto de ser caricado. O cara começou a se desculpar, explicar que ele tinha mandado abrir a minha mala porque era o trabalho dele, mandou o fulano me dar logo a minha bagagem e parou por aí. Ou seja, eu era suspeito porque era brasileiro, mas isso só enquanto eu era provavelmente "só" mais um operário. No fim, eu fiquei meio chateado, porque se eu realmente fosse operário, o cara acharia que o certo era ser grosso comigo mesmo. Sacanagem!


Isso é triste, mas não acontece somente entre imigrantes, acontece entre pessoas do mesmo país, a questão da diferença de classe e status social é que define o tratamento.

tncv
Veterano
# jan/11
· votar


siga seus sonhos.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Nos últimos anos tenho visto mais gente querendo voltar do que querendo ir para lá.

DarkMakerX
Veterano
# jan/11
· votar


Acho que se você é um bom profissional, terá uma boa vida em qualquer lugar do mundo.

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


servo e fiel

Sim. É preconceito social. Mas com imigrantes é mais forte. Se um pedreiro japonês entra no restaurante, a fulana pensa: "xi, um pedreiro, deve estar fedendo". Se um pedreiro brasileiro entra no mesmo restaurante, a mesma fulana pensa: "xi, um brasileiro, aposto que é pedreiro e está fedendo. Melhor tomar cuidado com a minha bolsa, também.".

Claro, estou exagerando um pouco. No geral, o pessoal aqui é bem cortês. Foram poucas as vezes que eu posso realmente dizer que sofri algum tipo de preconceito.

servo e fiel
Veterano
# jan/11
· votar


Bog

Com certeza, a nacionalidade, etnia, entre outros fatores culturais agravam isso, para alguns até justificam. A gente vê isso facilmente, em n situações, como quando o cara grita 'FDP' quando leva uma fechada, mas quando o motorista que fechou é negro, o xingamento é 'Preto FDP'...

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar


Bog
Obrigado!
Deu pra esclarecer algumas coisas...
Talvez eu espere até estar com a formação certa.
Eu não sei onde viver, mas sei que NÃO vai ser em Salvaterra, pescando ou plantando abacaxi(atividades econômicas daqui).

Pensei em ir pro sul(friozinho hehe), mas as chuvas não animam muito.
Pensei em outros lugares, mas não fui pra nehum antes né?Não dá pra escolher assim...
E não se preocupa, eu sou "das antigas", gosto de ficar lendo uns livros, e inclusive já li vários em inglês. Japonês eu quero fazer um curso para o ano, em Belém.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/11
· votar


Filhada
pescando ou plantando abacaxi

Melhor pescá-los! Plantar dá muito trabalho.




Brinks :D

seek n destroy
Veterano
# jan/11
· votar


Filhada
O meu país ta muito parado

aahuahauuaahau

só se for pra você

Bizet
Veterano
# jan/11
· votar


O meu país ta muito parado, Não quero passar minha vida aqui!

Tá parado em quase tudo, mas economicamente não tá não, hein...

E eu também não quero. Mas não sei se iria pro Japão, o choque cultural é grande demais.

servo e fiel
Veterano
# jan/11
· votar


Filhada

Você poderia procurar saber mais sobre os países da América Latina, conheço alguns engenheiros brasileiros que estão muito bem no Peru por exemplo, apesar da mídia brasileira tocar o terror a cada partido de esquerda que vence uma eleição na América do Sul, a maioria dos países está estável politicamente e em crescimento econômico, necessitando de pessoas qualificadas.

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


Filhada
Talvez eu espere até estar com a formação certa.

Eu faria isso. Diria mais: eu FIZ isso, e não me arrependo.

Pensei em ir pro sul(friozinho hehe), mas as chuvas não animam muito.

Chuvas? Que chuvas? Mas chuva e frio te desanimam e você queria vir para o Japão? Hahahah... Eu sou de Curitiba. Aqui eu passei pelo verão mais quente e úmido da minha vida, pelo inverno mais frio e seco da minha vida, pela estação chuvosa mais molhada da minha vida...

servo e fiel
a maioria dos países está estável politicamente e em crescimento econômico, necessitando de pessoas qualificadas.

É exatamente ESTE o ponto. Existem vários lugares do mundo com oportunidades ótimas. Mas essas oportunidades raramente são para guris de 15 anos sem qualificação. (claro, sempre vão exisitir os casos excepcionais, mas não dá para se pautar por esses casos)

Zep Rose
Veterano
# jan/11
· votar


Filhada
O meu país ta muito parado, Não quero passar minha vida aqui!

n esquenta... daqui a pouco as placas tectonicas voltam a se movimentar

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


Japão já era, cara. Se você quer fazer carreira e ganhar dinheiro o negócio é ir pros países emergentes, tem muita gente ganhando dinheiro na América Latina, no Oriente Médio e até em países pobres da África.

Exemplo
http://www.revistapib.com.br/noticias_visualizar.php?id=492

servo e fiel
Veterano
# jan/11
· votar


Bog

Claro, com certeza. Mas se ela quer aproveitar as oportunidades é uma boa hora de começar a se preparar, já que ela diz gostar de se planejar. Já fazer um curso de idioma por exemplo, seria um passo. Acompanhar as tendências de mercado de maneira mais atenta, direcionar suas especializações, cursos complementares, seminários, simpósios; estudar e se destacar.

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


Black Fire
Japão já era, cara.

Eu nao chegaria a tanto. Em valores absolutos, mesmo um ano "ruim" para o Japao eh economicamente melhor do que um ano "fantastico" para o Brasil - isso porque esse "ruim" e "fantastico" sao em termos de crescimento, e nao de valores absolutos. O nivel medio de vida aqui nao melhora muito, mas em parte isso eh porque o nivel medio de vida ja eh muito melhor que o no Brasil. A economia nao cresce, mas ja eh enorme. O Japao nao "era," ele "eh". Mas, a se confirmarem as previsoes, o Brasil "sera". E as melhores oportunidades de crescimento normalmente estao nos lugares que crescem, nao nos lugares que aparentemente ja cresceram o que tinham para crescer.

servo e fiel
se ela quer aproveitar as oportunidades é uma boa hora de começar a se preparar

Com certeza. Alias, esta eh *A* hora. Mesmo quando o voo eh de galinha, quem pega a crista da onda nesses momentos de crescimento se da melhor do que quem ja chega com o voo lotado e quer sentar na janelinha (que seria o caso do Japao).

maspn
Veterano
# jan/11
· votar


faith_girl

voce se casaria com uma mulher? o.õ

maspn
Veterano
# jan/11
· votar


seek n destroy

acho que ela pensa que vai encontrar o jaspion lá e os samurais que saem voando... ¬¬''

deve ta qrendo ir pro japao pra aprender a soltar o kame hame ha.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


maspn
faith_girl

voce se casaria com uma mulher? o.õ

acho que ela pensa que vai encontrar o jaspion lá e os samurais que saem voando... ¬¬''


FAIL!

O Avatar do Filhada é masculino.

PS: Porém pode não ser um FAIL completo né, vai que...

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/11
· votar


Bog
Eu não disse que o Japão tá falido. Disse que não faz mais sentido ir pra lá pra ganhar dinheiro, quando existem oportunidades tão boas, ou melhores em outros lugares, e sem todos os efeitos colaterais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quero trabalhar/viver no Japão, e não sou Nerd!