Redução da Jornada de Trabalho, a favor ou contra?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Black Fire

O meu paga...não sou consumista e nem preciso de muito.

Private Pyle
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator

Temos que reconhecer que há pessoas desprotegidas e com poucas oportunidades, que poderiam ser exploradas


Não estamos falando de pessoas que trabalham somente pra manter a própria sobrevivência, até porque a maioria dessas estão na informalidade.

As vezes a pessoa não tem muita saída, e tem que ficar em um emprego ruim por falta de opção, por isso devem existir leis para regular a relação, senão o capital sempre vai vencer.

Leis não aumentam o poder de barganha do empregado (e porque ele deveria ser forçosamente aumentado?).

A empresa nunca vai deixar de ganhar pra aumentar salário. Se os encargos sociais estiverem custando muito, vai gente pro olho da rua. Se diminuir a carga horária, os salários caem.

Não tem saída. Economia é a arte de lidar com os recursos escassos. Esse governantes tentam inventar fontes de riqueza através de uma canetada. Obviamente não dá certo.

jimmy vandrake
Veterano
# mai/08
· votar


A favor de reduzir a jornada de trabalho e também os feriados.
Eu como representante comercial, atrapalha muito.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/08
· votar


makumbator
Pense no lógico, o trabalho fica mais caro, o lucro diminui, o que vai acontecer? Desemprego, fuga de capital e salários mais baixos.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Private Pyle


até porque a maioria dessas estão na informalidade.

Nem todas. Muitos que recebem 1 salário mínimo são trabalhadores formais, e ficariam desprotegidos



Leis não aumentam o poder de barganha do empregado (e porque ele deveria ser forçosamente aumentado?).

Mas se não fossem as leis, as empresas até hoje teriam jornadas de 16 horas, ambientes ruins, como era no início da revolução industrial, pois eles querem mais é que o empregado se dane.

A empresa nunca vai deixar de ganhar pra aumentar salário. Se os encargos sociais estiverem custando muito, vai gente pro olho da rua. Se diminuir a carga horária, os salários caem.

Claro, a idéia seria trocar parte do salário por menos horas(como em certos países), mas é claro que para o sujeito que ganha seu 1 salário mínimo não daria.

Esse governantes tentam inventar fontes de riqueza através de uma canetada

Concordo totalmente. Mas não se pode ficar nesse marasmo de ficar pagando juros e mantendo o balanço comercial artificialmente positivo para sempre.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Black Fire

Pense no lógico, o trabalho fica mais caro, o lucro diminui, o que vai acontecer? Desemprego, fuga de capital e salários mais baixos.

Mas as pessoas consomem e gastam acima de sua real necessidade. Se uma grande parcela consumisse menos, não teria que trabalhar tanto. Eu gasto pouco, e trabalho pouco, e não troco mais dinheiro por menos tempo livre, mas é claro que isso não funciona para todos.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/08
· votar


makumbator
Se uma grande parcela consumisse menos, não teria que trabalhar tanto.
Aí nós já estamos saindo do mundo real e passando para o maravilhoso mundo hipotético, com um salário de 3 reais por hora e 2 filhos pra criara no mundo real é meio difícil trabalhar menos, mas pode-se tentar.

makumbator
Moderador
# mai/08 · Editado por: makumbator
· votar


Black Fire

Não é hipotético, é real para mim e para muitos(mas não tantos quanto seria necessário)e também não falei de salário de 3 reais. Mas vc tem que concordar que muita gente se endivida e passa vida perseguindo um bom salário apenas para alimentar essa onda consumista. Não aproveitam a família, os amigos, o lazer, apenas trabalham(para quem gosta, tudo bem, mas muitos passam por isso e odeiam). Há muita gente no mundo como eu que trabalha pouco e vive bem(e não estou falando de milionários por herança...heheh), é possível. Basta perceber que vc não precisa do último celular da moda, não tem que trocar de carro a todo instante, entre outras coisas.

EDIT:

A coisa mais deprimente, é ver pessoas que passaram toda a vida em trabalhos que odiavam, muitas horas por dia, e quando se aposentam, não tem nada fora do mundo do trabalho, apenas esperam a morte chegar. Enquanto a "amada empresa" para quem deram o sangue, já os esqueceu imediatamente. Meu pai tem alguns amigos assim...

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/08
· votar


makumbator
Cara acho que nós não estamos falando do mesmo assunto.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Black Fire

Cara acho que nós não estamos falando do mesmo assunto.

Acho que estamos. Apesar de realmente desvirtuar um pouco do tema do tópico

Private Pyle
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator

Nem todas. Muitos que recebem 1 salário mínimo são trabalhadores formais, e ficariam desprotegidos

Desprotegido de quê?
Ele não é escravo. Pode sair de qualquer hora de um emprego que lhe desagrade.


Mas se não fossem as leis, as empresas até hoje teriam jornadas de 16 horas, ambientes ruins, como era no início da revolução industrial, pois eles querem mais é que o empregado se dane.


Leis nada. O que possibilitou isso foi o avanço da economia e da tecnologia. Se baixassem a CLT na época da revolução industrial, ou ela seria ignorada ou todo mundo morria de fome.


Claro, a idéia seria trocar parte do salário por menos horas(como em certos países)


Quem é que quer isso? O trabalhador quer isso? A empresa quer isso? Só serve pra criar uma diminuição forçada no desemprego.

mas é claro que para o sujeito que ganha seu 1 salário mínimo não daria.

Prova de que o salário mínimo atrapalha.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Private Pyle
Desprotegido de quê?
Ele não é escravo. Pode sair de qualquer hora de um emprego que lhe desagrade


Mas as vezes não pode sair, pois não tem outra saída. Porque se assim fosse, não existiam mais escravos, como atualmente ainda se vê por aí.

Leis nada. O que possibilitou isso foi o avanço da economia e da tecnologia. Se baixassem a CLT na época da revolução industrial, ou ela seria ignorada ou todo mundo morria de fome.

Não acho que tenha sido apenas o avanço tecnológico. A prova disso são trabalhadores escravos e semi-escravos(fábricas de boa tecnologia da China tem regimes abusivos). As fábricas não deram os benefícios de hoje aos trabalhadores, elas foram obrigadas graças a mobilização dos mesmos e pela força da lei, além do aspecto tecnológico.

Quem é que quer isso? O trabalhador quer isso? A empresa quer isso? Só serve pra criar uma diminuição forçada no desemprego.

Pior que tem gente que quer. Parcela pequena, mas que existe, eu mesmo sou um dessa "classe"

Prova de que o salário mínimo atrapalha.

Atrapalha só para quem recebe, os empresários adoraram pagar só isso.

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Sam
Na França, eles sofrem por não poder trabalhar mais que 6 horas por dia. Ganham mal e não podem trabalhar mais.

E no Japão, eles gostam de trabalhar de 10 a 12 horas por dia. Ganham bem e não podem viver mais. ;)

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Bog

Vc trabalha quanto por dia por aí no Japão? Caso não se importe em responder....

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator

Hahahah, eu sou da tua turma: faço o mínimo necessário. Mas dependendo do dia, varia. Posso trabalhar 4 horas num dia... e 15 no outro. Não sigo o ritmo dos japas, e como faço pesquisa, é difícil desligar totalmente do trabalho. Às vezes, as melhores idéias aparecem no sono, na hora do banho, ou quando estou caminhando. Às vezes ficar 8 horas esquentando a cabeça é MENOS produtivo do que relaxar por 1 hora na banheira ou caminhar enquanto penso, penso e penso. Ler artigo no trem é trabalho? Sonhar com soluções para os problemas é trabalho? Fora que eu fico rodando experimentos e anotando resultados o dia inteiro, mesmo durante a madrugada.

Mas o que importa é o resultado, né? Se eu consigo ter idéias assim, que ótimo. Eu na verdade nem consigo ficar muito tempo inventando coisas, fico com dor de cabeça. Esses surtos de trabalhar horas e mais horas eu só tenho depois que já está tudo bem organizado e eu só preciso seguir um plano que eu passei meses idealizando.

Em suma: eu sou todo errado, hehehe.

Rato
Veterano
# mai/10
· votar


esse assunto voltará a tona


:)

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Legal, 2 anos depois, mantenho minha opinião.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


e vai aumentar a qualidade de vida dos funcionários públicos que trabalham praticamente o dia todo.

HAUAHAUAHAUAHUHAUAHAHAUHAUAHA
HAUAHAUAHAUHAUHUAHUHUAHAUAHUAHAUHAE

ahuehaeuaheauehauehaehe

essa foi ótima tu só pode morar em brasília onde todo mundo é funcionario publico, dai acha que trabalha..

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


gostaria de informa-los que o OT está com o ícone do forum de musica classica

TWT ICE
Veterano
# mai/10
· votar


sou a favor, principalmente de tirar o lucros dos patrão

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


Na minha opinião, cada trabalho deve ter a sua carga horária necessária por semana, sem tirar os direitos de lazer e descanso do funcionário e tendo a remuneração justa.
Reduzir a jornada de trabalho assim, no geral, é um equívoco. As empresas e o país podem sofrer sérias perdas com isso.

(2)

makumbator
e ninguém tem noção que existem coisas mais importantes que a economia? Meu lema é trabalhe o mínimo necessário, nem um minuto a mais. Há em vários países movimentos para flexibilizar e reduzir a carga horária. Mas os executivos que quiserem continuar trabalhando 15 horas por dia e não tem vida social e lazer, pois gastam todo o seu tempo e energia em uma empresa que na maioria das vezes nem lhes pertence, fiquem livres para continuar...

se voce trabalhar uns 10% a menos, é justo que você receba 10% a menos tambem... só que tem gente que precisa desses 10% pra viver... se houver a redução, não espere que os salários vão continuar iguais...

guschard
Veterano
# mai/10 · Editado por: guschard
· votar


nossa... eu so mto escroto... argumentei d um bagulho d 2 anos atras...

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Sou a favor de que a CLT seja rasgada em mil pedacinhos. [2]

Lixo da era Vargas, queime em chamas!

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10
· votar


e ninguém tem noção que existem coisas mais importantes que a economia?

apoiado!

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10
· votar


eu não sou contra a reduçao.

sou contra um doutor no brasil ganhar menos que um mestre nos paises desenvolvidos.

é justo ter um salario proporcional a quanto se trabalha ,e a maioria dos empregos de 8 horas no brasil ,pagam oque na verdade equivaleria a uma carga horaria bem menor.

por isso acho q se as horas de trabalho baixassem ,e o salario continuasse igual, dava pra chegar mais perto do correto.

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


rhoadsvsvai

eu não sou contra a reduçao.

sou contra um doutor no brasil ganhar menos que um mestre nos paises desenvolvidos.

é justo ter um salario proporcional a quanto se trabalha ,e a maioria dos empregos de 8 horas no brasil ,pagam oque na verdade equivaleria a uma carga horaria bem menor.

por isso acho q se as horas de trabalho baixassem ,e o salario continuasse igual, dava pra chegar mais perto do correto.



ah tah... qr um cafézinho tbm???

não existe fórmula mágica... países desenvolvidos têm um produto maior pra dividir entre salários do que países sub-desenvolvidos... não tem como ter o mesmo nível de renda em um país desenvolvido e um país sub-desenvolvido... a física não permite

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


guschard

o brasil tem muito mais renda pra distribuir q qualquer noruega da vida.

o problema é a corrupçao politica q nao distribui os impostos da forma certa .
e a concentração de renda.

salario de juiz ser 20 k e salario de professor com doutorado ser 6k

isso ta certo?


cartão corporativo pra fazer viagem turistica pra argentina ta certo?

pessoas morrerem no sus ta certo?

pessoas ,que nasceram num pais rico morrerem de fome ta certo?

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


rhoadsvsvai
o brasil tem muito mais renda pra distribuir q qualquer noruega da vida.

é... realmente, o PIB do Brasil é de quase 2 trilhões, enquanto a Noruega, tadinha, tem apenas 250 bilhõesde PIB... a diferença é que no Brasil tem 190 milhões de neguinhos pra dividi essa grana... na Noruega são 5 milhões... ou seja, a Noruega tem MUITO mais renda pra dividir, dado o número de pessoas...

o problema é a corrupçao politica q nao distribui os impostos da forma certa .
e a concentração de renda.

o problema são os impostos em si...

o que voce ta falando eh em relação a distribuição de renda... mas, mesmo que a renda brasileira fosse distribuida da mesma forma que na Noruga, os salários estariam MUITO abaixo dos salários de lá... vo dizer de novo, não existe fórmula magica pra o trabalhador do Brasil, na mesma posição de um trabalhador noruegues, ganhar o mesmo salário...

pessoas ,que nasceram num pais rico morrerem de fome ta certo?
o Brasil não é um país rico...

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/10 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


me expressei mal, quis me referir as riquezas naturais.

putz então o brasil não é rico?

ter uma das maiores quantidas de minério do mundo não é ser rico?
tem uma das maiores concentrações de agua doce do mundo não é ser rico?
ter a maior parte da amazonia não é ser rico?

acho q se seu conceito de riqueza se reduz ao nivel de produçao ,vc ta muito enganado.

fora q temos um dos impostos mais caros do mundo ,e nossa populaçao é bem maior q a da noruega . faça as suas continhas e veja se n temos uma quantidade de dinheiro publico consideravelmente alta?


o problema do brasil é má admistraçao . um pais n prescisa produzir muito ,um pais prescisa ter suficiente pra todo mundo .

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


rhoadsvsvai
me expressei mal, quis me referir as riquezas naturais.
ai sim, as coisas mudam... mas mesmo assim há outro problema... o país tem uma puta riqueza natural, mas não consegue aproveitar ela... isso vai muito além da corrupção... é um problema institucional do brasil... se for curioso e quiser estudar um pouco sobre a nova teoria institucional da economia, procure sobre Douglas North... o cara é bom (premio novel de 93)... se não quiser, é +- assim: as instituições brasileiras (leis, regras, etc) não favorecem o crescimento econômico, não importando se existem as maiores riquezas naturais do mundo ou não... o japão tem uma quantidade muito menor de riquezas naturais e é muito mais rico do que o brasil...
pensa assim: quem ganharia uma corrida... uma ferrari no gelo ou um fusca no asfalto??? o brasil é a ferrari e o japão é o fusca
ou seja... culpar só a corrupção é besteira... concordo que o setor publico brasileiro é inchado e tudo o mais que dizem, mas isso não é a causa da pobreza no país...

fora q temos um dos impostos mais caros do mundo ,e nossa populaçao é bem maior q a da noruega . faça as suas continhas e veja se n temos uma quantidade de dinheiro publico consideravelmente alta?

ta... vou fazer minhas continhas... o Brasil pode ter 10 vezes mais dinheiro público do que a Noruega (e nem isso tem, até pq a Noruega também tem impostos altissimos)... só que o Brasil tem 20 vezes mais gente pra dar escola publica, saude publica, etc...
no Brasil NÃO HÁ dinheiro suficiente pra ter os mesmos salários da noruega ou ter as mesmas condições de serviços publicos de la...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Redução da Jornada de Trabalho, a favor ou contra?