O que deve ser aprendido na escola?

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Acho que uma matéria que faz muita falta é a boa e velha lógica! Lógica mesmo, a formal. Pelo menos a de 1a ordem. É um negócio MUITO útil para o dia-a-dia mesmo. Não entendo como podem deixar de lado uma coisa tão importante.

Eu SEMPRE falo isso pro pessoal de Pedagogia aqui da Universidade de Brasília! Concordo plenamente, a Lógica é importantíssima para a clareza do raciocínio entre outras coisas. É pra a vida toda.

_Raulzito_
Veterano
# mar/08
· votar


Dogs2

Mas que lógica seria essa? Desenvolva.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


_Raulzito_

Cara, estou falando da lógica clássica, aquela cujas primeiras tentativas de formalização foram feitas pelo tio Aristóteles, e que desembocou na lógica de primeira ordem:

http://en.wikipedia.org/wiki/First-order_logic

Pelo menos isso. É a base da base. O que a lógica formal faz de legal é que ela permite inferências sobre qualquer coisa, desde que você encaixe os predicados na forma. Serve para tirar conclusões, para encadear idéias num texto, para discutir sobre um tema... É o tipo de coisa que tem aplicação prática para qualquer pessoa.

É curioso, porque muita gente sequer sabe O QUE é lógica, acha que lógica é um conjunto de axiomas ou coisa do tipo. Mas muita gente pensa logicamente mesmo sem saber.

_Raulzito_
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
É curioso, porque muita gente sequer sabe O QUE é lógica, acha que lógica é um conjunto de axiomas ou coisa do tipo.

Acho que sou um desses. =/

Mas só cheguei a essa conclusão usando a lógica! Eu pensei: ensinar lógica normal é algo muito banal, esse tipo de coisa não se ensina. Logo, eles só podem estar falando de algo mais complicado. :D

Dogs2
Veterano
# mar/08
· votar


_Raulzito_
Mas que lógica seria essa? Desenvolva.


é da lógica aristotélica que eu tô falando, como o Bog já citou.

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


Matérias úteis:

- Português
- Matemática
- Geografia Simplificada (localização, pontos cardeais, geo-política, geo-estratégia)
- História Nacional e Mundial
- Comunicação Social
- Educação Sexual <o>
- Matemática Comercial

Matérias úteis para alguns, inúteis para outros:

- Física
- Química
- Biologia
- Genética
- Educação Física
- História da Arte
- Informática Básica
- Geografia Política (IDH, Fatores Econômicos)
- Inglês
- Espanhol

Matérias Inúteis:

- Religião
- Artes (não a história, mas ficar que nem bobo desenhando, fazendo artesanato)


---------

Sendo assim seria interessante se as matérias "úteis" fossem obrigatórias, as matérias "úteis para alguns, inúteis para outros" fossem facultativas e as inúteis fossem excluídas.

O Vestibular? Acredito que seria interessante um Vestibular próprio para a Matéria escolhida, como um concurso, evitando assim ter que estudar coisas que não serão da sua área. Teria mais espaço para as matérias importantes pro seu curso, do que ter que estudar IDH para passar em Ciência da Computação.

breune
Veterano
# mar/08
· votar


Olha, tamo muito bem se comparado com alguns anos atrás, quando existiam cadeiras como "ensinamentos cívicos e n sei oq" que tinha questoes como "escreva o hino nacional"...

hoje aprendemos fisica quantica, relatividade etc... e algo como teorema de pitagoras sera algo estudado por muitos e muitos anos mesmo tendo sido descoberto a seculos

:P

Billy The Kid
Veterano
# mar/08
· votar


O que deve ser aprendido na escola?

Incentivo a destruição dos emos :)

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


Billy The Kid

Ainda fico com Educação Sexual - Aulas Práticas

paranauê
Veterano
# mar/08 · Editado por: paranauê
· votar


Gramática é o maior exemplo de coisa inútil.
Pra que porra alguém que não vai fazer letras precisa saber o que é uma Oração Subordinada Assindética? Saem vários sabendo o que é isso, mas não sabem interpretar um texto decentemente, não entendem uma intertextualidade, não sabem identificar ambiguidade, não sabem escrever uma mera redação...

eusebio
Veterano
# mar/08
· votar


Eu acho que tem muitas coisas em Biologia que, sei lá, deviam ser deixadas pra ser vistas nas faculdades.

paranauê
Veterano
# mar/08
· votar


heiwa

Gostei do seu post, concordo. Só incluiria inglês na parte de "úteis".

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


paranauê

Valeu cara, que bom que gostou ^^

Eu só joguei Inglês como facultativa pra não diferenciar do Espanhol, e porque tem sempre algum tordoado na classe que não quer saber inglês e fica atrapalhando. Assim esses babacas ficam de fora...

Jiuvaskala
Veterano
# mar/08
· votar


heiwa

acho que tá faltando uma matéria importante aí:

Filosofia...

Acho qeu todos deveriam saber a base de todo o conhecimento...

hehehehe

mas, nao como é dado nas escolas hoje, óbvio.

marcio_zav
Veterano
# mar/08
· votar


Jiuvaskala


Eu 'tive' Filosofia no 2o. colegial.

'Tive' pq era sempre uma prost... digo substituta quee dava qualquer coisa nada a ver.

Jiuvaskala
Veterano
# mar/08
· votar


marcio_zav
Eu 'tive' Filosofia no 2o. colegial.

'Tive' pq era sempre uma prost... digo substituta quee dava qualquer coisa nada a ver.



poiseh...eu digo que um mal professor consegue estragar qqer materia....

paranauê
Veterano
# mar/08
· votar


heiwa

Verdade, tem sempre um desses.
Quem sabe, um dia, tenha uma estrutura melhor o ensino nesse país.

marcio_zav
Veterano
# mar/08
· votar


Jiuvaskala


O professor mesmo foi 1 vez só, dai aposentou,
e nao colocaram outro.
Só substitutas pra tapa buraco =/

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


_Raulzito_

HEhehehe, muita gente tem a lógica "no sangue", entende muito facilmente. Mas quando eu estudei lógica formal na faculdade, vi muita gente com cara de ponto de interrogação, por exemplo, quando descobriram que "A implica em B" equivale a "B ou não-A". :)

heiwa

Concordo com a idéia geral... Acho que nos EUA é assim, não é?

paranauê

Gramática não é inútil. O problema é que se perde muito tempo com detalhamento de coisas que você não vai usar, tempo que devia estar sendo gasto para colocar em prática as coisas que você VAI usar. Por exemplo, é gritante a facilidade que temos para errar a concordância entre sujeito e verbo.

Eu não diria "não à gramática", mas diria "menos gramática, mais aplicação". De resto, é bem o que vc disse mesmo: escrever e ler.

Contanto que não seja ler o chato do Guimarães Rosa. Heheh, me lembrei que quando tivemos que ler o "Primeiras Estórias" dele, concluímos que o livro tinha esse nome porque você nunca conseguia passar das duas primeiras estórias. Era chato demais!!!

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


Chato? Você não leu Vidas Secas, leu?

Livros que você deve passar longe:

- Memórias de um sargento de Milícias
- Dom Casmurro
- O Primo Basílio
- Senhora
- Vidas Secas
- O Coronel e o Lobisomem
- Memórias Póstumas de Brás Cubas
- Triste Fim de Policarpo Quaresma

(...)

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


heiwa
Vidas Secas
- Dom Casmurro
- Memórias Póstumas de Brás Cubas
- Triste Fim de Policarpo Quaresma

Hehehhe, todos foram livros que eu devia ter lido no colégio ou para o vestibular. Fiquei com os resumos. Mas Incidente em Antares eu gostei, achei divertido!

Gan
Veterano
# mar/08
· votar


heiwa
Dom Casmurro e - Vidas Secas são muito legais.
- Memórias Póstumas de Brás Cubas é interessantezinho, o resto eu achei lixo

paranauê
Veterano
# mar/08
· votar


Bog

Gramática não é inútil. O problema é que se perde muito tempo com detalhamento de coisas que você não vai usar, tempo que devia estar sendo gasto para colocar em prática as coisas que você VAI usar. Por exemplo, é gritante a facilidade que temos para errar a concordância entre sujeito e verbo.

Sim, a gramática não é inútil, e sim essa parte de classificação que só serve para dar nomes e mais nada. Concordância verbal é a coisa que mais se erra por aí, e o foco nela é mínimo...deveria-se gastar mais tempo com coisas que serão mais utilizadas, como você disse.

Leblues
Veterano
# mar/08
· votar


RockGuy
Tu nunca vai aprender conversacao no Brasil, isso soh se aprende quando se convive com alguem que realmente fala ingles.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Leblues
isso soh se aprende quando se convive com alguem que realmente fala ingles.

De preferência alguém que não seja de Birmingham. :)

Leblues
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
hauauhHAuA eh verdade... Alias eu acho horrivel esse sotaque aqui do UK, eu jurei pra mim mesmo que nunca ia falar com esse sotaque tosco, mas...eh impossivel.... jah fui vencido, nao tem como haAuhau

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mar/08
· votar


O Estudo devia ser planificado


Todas as escolas do estado seguir o mesmo plano

1 - Estado desenvolve material proprio.
2 - Professores opinam sobre o material
3 - O material é distribuido

Cada dia letivo tem um capitulo a ser trabalhado, o professor tem obrigação de trabalhar ele, até o final de ano todo o conteudo tem que ser trabalhado.

Todas as escolas aplicam a prova no mesmo dia

As provas e atividades avaliatorias são todas elaboradas pelo plano, o professor apenas vai corrigir os trabalhos, as provas são corrigidas via formulario eletronico.

As escolas seriam tão organizadas quanto as universidades (ok, algumas delas).

Se em algum lugar a média é 10 e em outro 5 é facil de visualizar o problema. Ou o professor ou o aluno

Ontem mesmo vi uma guria na universidade perguntando se espermatozóide é uma célula... tem gente que não sabe aplicar um calculo de porcentagem...

me diga como alguem sai do ensino médio sem saber isso ?

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
1 - Estado desenvolve material proprio.

Medo, muito medo.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar




Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mar/08
· votar


Bog
Revisado pelos professores é claro... e não a nada de errado nas disciplinas cientificas, o problema é claro ficaria na historia, geografia, portugues..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que deve ser aprendido na escola?