O que deve ser aprendido na escola?

Autor Mensagem
Private Pyle
Veterano
# mar/08


Vendo alguns tópicos recentes nos quais a nerdaiada do OT reclama do que é ensinado na escola (principalmente em português e matemática), eu pergunto:

Quais os assuntos que devem ser ensinados na escola?

Ps: Não estou falando sobre o que deve ser tirado, mas sobre o que vai ser "importante na nossa vida".

Facchini
Veterano
# mar/08 · Editado por: Facchini
· votar


Quais os assuntos que devem ser ensinados na escola?

Aquilo pra passar no vestibular...

Edit: Fim de papo.

Alessandra
Veterano
# mar/08
· votar


Difícil dizer, ainda mais porque grande parte daquilo que se estuda no colégio e acha que vai ser inútil, e reclama com professor e mi mi mi, chega uma hora que vai ser usado...

Seja na graduação, ou em algum momento da vida.

Eu por exemplo achava a coisa mais imbecil do mundo estudar algumas coisas em biologia, chegou na faculdade e não é que ter aprendido o que é o [raio] do Ciclo de Krebs facilitou muita coisa?

Ou as coisas de trigonometria, que sempre vi gente reclamando que nunca ia se usar...

Mas acho que o portugês ganha de longe...

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Facchini

Aquilo pra passar no vestibular...


E o que deve ser cobrado no vestiba, já que é esse que, muitas vezes, é esse quem dita o que é ensinado na escola?

B4cK5p4c3
Veterano
# mar/08
· votar


Alessandra
A gente pensa que se ensina muita coisa inútil no colégio. Muita gente pensa que só devia ter as matérias específicas do curso que ela vai fazer no vestibular e tal, mas não se lembra de que pode desistir no meio, mudar completamente a área e aí fica boiando.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Alessandra
trigonometria

Essa aí é usada até na música,

portugês

Também acho. Era uma matéria que eu detestava, mas hoje vejo que é simplesmente a que mais se aproveita pra vida. Me arrependo de não ter prestado mais atenção nas aulas.

Facchini
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
E o que deve ser cobrado no vestiba, já que é esse que, muitas vezes, é esse quem dita o que é ensinado na escola?

Não seria a base para uma graduação?

Mas enfim, aprendemos na escola a ser mão-de-obra, a ser empregados. Não é?

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Facchini

Mas enfim, aprendemos na escola a ser mão-de-obra, a ser empregados. Não é?

Só se foi você.

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Acho que tem muita coisa útil e muitas que serão inúteis...mas eles deveriam concentrar mais naquilo que podemos usar um dia!

B4cK5p4c3
Veterano
# mar/08
· votar


Mas devia ter alguma aula de convivência em sociedade.

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


B4cK5p4c3
isso eu tive no senai cara...
ajudou bastante...mas com meu novo trampo...eu to ficando maluco denovo...

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


ruan gaspari
mas eles deveriam concentrar mais naquilo que podemos usar um dia

Mas é isso que eu to perguntando. O que é que a gente vai usar um dia?

Dogs2
Veterano
# mar/08
· votar


Na língua: Devia ser ensinada a língua brasileira própria, que já ganhou uma certa independência da portuguesa de Portugal. Ou pelo menos devia se chamar língua luso-brasileira, sei lá. Porque o que eu estou digitando nesse momento - e seguindo a norma culta, curiosamente - não tem nenhuma relação com o que me ensinaram. Nós aprendemos um monte de frescura para no final das contas não ter utilidade nem para escrever um simples texto. A NÃO SER que seja um texto que, mesmo escrito há pouco tempo, esteja em outro contexto temporal.

Facchini
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Só se foi você.

Não é só eu não. Reflita melhor as idéias antes de me julgar aí...

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
adição,subtração,divisão e multiplicação!
kkkkkkkkkkkkkkkk

Soulface
Veterano
# mar/08
· votar


Eu acho q cerca de 80% do q se "aprende" na escola, a pessoa esquece depois.
Geralmente o pessoa estuda pra ir bem na prova, e não pra aprender.
Além do q, no quesito educar, as escolas brasileiras são um fiasco.

ZXC
Veterano
# mar/08 · Editado por: ZXC
· votar


Private Pyle

O importante não é o que é dado...e sim como é passado pelo corpo docente. O ensino, no que diz respeito a médio e fundamental, deveria ser sempre interdisciplinar, transdiscilinar e também contextualizado conforme a clientela.

Só dessa forma, é possível para o aluno entender o porque do ensinamento de certas matérias, que ao seus olhos, sempre lhe parecem inúteis. E de verdade o são, se não forem contextualizadas na sua realidade....
Só dessa forma é possível não cair em esquecimento...pelo simples decoreba.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Soulface

Eu acho q cerca de 80% do q se "aprende" na escola, a pessoa esquece depois.


Mas isso é do ser humano. Ninguém retém tudo.
Se ensinassem só esses 20%, as pessoas só guardariam 4% do que guardam hoje.

Facchini
Veterano
# mar/08
· votar


Eu aprendi a "viver" na escola. Não nas aulas, mas na escola, propriamente dita, sendo que a escola que estudei do meu pré até minha oitava série é uma escola muito grande, não era particular, mas tem um grande espaço físico, grande mesmo, do qual usufruí muito e que me trás várias lembranças e pá...
(Ex:Peguei a primeira guria na escola. Tenho amigos faz mais de uma década da mesma escola. Aprendi a quebrar jogando bola na escola. A adrenalina de matar aulas. De fazer zona. Etc...)

:)

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


ZXC
Vocês falam, falam e não dizem nada.

A única resposta concreta que eu tive foi essa:


adição,subtração,divisão e multiplicação!


MANFREDINI
Veterano
# mar/08
· votar


O que deve ser aprendido na escola?
astronomia

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
kkkkkkkkkkkkkkkkk
e foi a minha!

rhess
Veterano
# mar/08 · Editado por: rhess
· votar


Private Pyle
acho que deveriamos aprender eletrica e eletronica (pra fazermos nossos pedais)!
e mecânica industrial e automotiva também!

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


ZXC
Não acho necessária essa contextualização toda. Em algumas horas só atrapalha.
Todo mundo deve desenvolver uma certa capacidade de abstração.

ZXC
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Vocês falam, falam e não dizem nada.

Tu em minha sala de aula, daria trabalho...lê mas não assimila nada...ehehehehehe

Street Cat
Veterano
# mar/08
· votar


eu acho que "tudo" menos materias sobre religião e acho que a materia de arte deveria ser melhor ministrada, fazendo os alunos produzirem coisas como videos e musicas, ao invez de ficar apenas lendo sobre a vida de pintores.

Soulface
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Vc não entendeu oq eu quis dizer...
Eu estou dizendo q a grande maioria confunde "aprender" com "decorar".
Uma vez, qndo eu estava na 7ª série, um professor puxou esse assunto na sala de aula.
Por que temos q estudar tanta coisa, sendo q nem tudo isso q aprendemos (ou deveríamos aprender), será usado nas nossas vidas?
Por que somos obrigados a concluir pelo menos o ensino médio (aqui no Japão é obriatório MESMO)?

E a resposta que mais me convenceu é de q, durante estes 9 anos de estudos, entre coisas q aprendemos ou apenas decoramos pra depois esquecer, cada um enha acesso ao mínimo de conhecimento necessário para poder seguir a sua vida.
E depois disso, ter a capacidade de escolher o que realmente lhe interessa.

PS: Acontece q aqui se aprende muito mais coisas na escola do q aí...

ZXC
Veterano
# mar/08 · Editado por: ZXC
· votar


Private Pyle

Não acho necessária essa contextualização toda

Vamos a um exemplo clássico...
Os alunos do ensino fundamental e médio, questionam o ensinamento da história, por ter acontecido num passado muitooo remoto...eheheh

Para conseguirmos tirar a faceta do racismo em sala de aula...seria muito mais fácil explicar de onde e de quem viemos?
PortuguesesXÍndioXafricanos....somos povo miscigenados por natureza original.
É para isso que existe a contextualização...colocar no presente o passado , para que entendamos nossa origem, nossa lingua, nossos costumes, nossa vida prática....
Por isso falo em contextualizar...nesse sentido. Isso foi só um exemplo , sacou?
Fica muito mais fácil , quando entendemos....não quando decoramos.

Street Cat
Veterano
# mar/08
· votar


ah e deveriam deixar os alunos se virarem um pouco sozinhos, principalmente nas particulares, pq quando o cara chega na faculdade não sabe fazer nada, em alguns casos.

BokuWa
Veterano
# mar/08
· votar


Caramba, na escola se aprende muita coisa sem utilidade pratica no dia a dia. As vezes se aprende coisas que só se vai utilizar se for para a faculdade. De que adianta estudar aquela métrica poetica lá, alguém vai ficar medindo poesia? De que adianta estudar todos os nomes de autores do naturalismo, se não leem nenhum deles?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que deve ser aprendido na escola?