O que deve ser aprendido na escola?

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ZXC
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# mar/08 · Editado por: ZXC
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Jiuvaskala

No meu curso li muito dele, por ser psicanalista e Dr. em filosofia.
Já leu seu último livro? O decreto da Alegria. Tenho usado muito essa literatura....
http://www.sitedeliteratura.com/Infantil/rubemalves.htm

Lê essa entrevista dele...eu adorei.
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT879723-1666-1,00.html

;)

_Rafahell_
Veterano
# mar/08
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Acho que deveriam criar uma visão mais crítica, e coisa mais úteis na vida real, algumas coisas em matemática as vezes são muito fora da realidade do aluno, e em português também.

Não é estimulada a leitura de livros e jornais, e també como interpreta-los.

Sem contar que tem nego que sai no ensino médio sem nem ter noções básicas de matemática, como frações por exemplo.

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
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ZXC

Que bom que vc tá aqui. Queria discutir com alguém "dos meios". :)

Hhehehe, eu concordo plenamente que é legal ter uma coisa mais inter/transdisciplinar. Muitos conteúdos ficam flutuando no ar, sem muito propósito, sem que se mostre onde aquilo se conecta com a ordem geral das coisas.

Acho até que tem umas falhas muito óbvias na forma como as coisas são dadas. Em português, coloca-se muita ênfase nas regras e normas, se comparado ao uso prático dessas regras. Eu não tive filosofia na escola, mas já ouvi gente reclamando que está tudo centrado em decorar nomes e teses, sem estímulo à discussão e ao à reflexão. Agora, a coisa que mais salta aos meus olhos é que a criançada estuda por anos a fio "ciências" e eu conheço pouca gente que realmente sabe o que é ciência!!! Depois de 11 anos estudando ciências, o cara aprende a calcular quantas moléculas de hidrogênio tem em um litro de água, mas não consegue entender a coisa mais básica de todas, que é o método científico. Aí vejo em discussões as pessoas falando da ciência como se fosse uma entidade obscura e secreta, que obtém descobertas a partir de rituais mágicos e teorias intangíveis. Chega ao absurdo de dizerem que "a ciência é só mais uma religião".

Você deu o exemplo da história muito bem. Lembro que eu não gostava de história, até aparecer uma professora nova, com um jeito diferente de ensinar. Para começo de conversa, a aula dela não seguia o tempo de forma linear, ela pegava um assunto e ia e voltava. A gente acabava entendendo onde cada coisa se localizava no tempo mais pela intersecção dos assuntos do que por aquela ordem clássica ("antiguidade-idade média-idade moderna-etc"). Na época, teve o plebiscito da monarquia/parlamentarismo/presidencialismo, e foi muito legal, ela fez votação, discussões, e nesse meio ia jogando como as formas de governo apareciam ao longo da história. Muito diferente do "decorar nomes e datas" que eu tinha tido até então. "Ah, você quer votar na monarquia? Já ouviu falar em absolutismo?"

Agora, tem um problema que eu acho insolúvel. O ensino é massificado e tende a ser homogêneo. Cada indivíduo é diferente, tem interesses difernetes, ritmos diferentes... Pior, cada um tem um futuro desconhecido. Aí não tem jeito né? Você não tem como olhar pra um piá e dizer: "este aqui vai gostar de ser médico neurocirurgião com especialização em ataxia espinocerebelar autossômica" e aí ensinar para ele apenas o que ele vai precisar. No fim das contas, acabamos tendo que ensinar tudo. Então a escola funciona como um "pool de opções", do qual cada um acaba escolhendo aquilo com o que mais se identificou.

Agora, uma coisa é certa. Ensinar binômios de Newton para a gurizada é o fim da picada.

ZXC
Veterano
# mar/08 · Editado por: ZXC
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Bog
Em português, coloca-se muita ênfase nas regras e normas, se comparado ao uso prático dessas regras.

Atualmente é usado o letramento, principlamente em português...que ensina se utilizando de toda bagagem e vivência que o aluno tem. Mas isso , evidentemente dentro de um ensinamento de qualidade e atualizado, o que é difícil ultimamente.

Dentro desse molde é possível interdisciplinar todas as matérias...a partir do português.

Agora, uma coisa é certa. Ensinar binômios de Newton para a gurizada é o fim da picada.

Eles têm que aprender os coeficientes binomiais de Newton para entenderem o Triângulo de Pascal, onde N representa o número da linha (posição vertical) e K representa o número da coluna (posição horizontal). ehehehehehehe

;)

Gan
Veterano
# mar/08
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Bog
Agora, uma coisa é certa. Ensinar binômios de Newton para a gurizada é o fim da picada.
fim da picada é ensinar mitose, meiose e etc.... binômio de newton eu uso pow =]

Bog
Veterano
# mar/08
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Gan

Hahaha, bom, pelo menos não é igual aqui no Japão. Meu amigo todo faceiro trouxe o livro de cálculo 2 dele para estudar, não conseguia resolver um exercício, perguntou para um japa e o japa disse: "pô, mas esse aqui eu aprendi no [equivalente japa de] 2o grau".

Acho que uma matéria que faz muita falta é a boa e velha lógica! Lógica mesmo, a formal. Pelo menos a de 1a ordem. É um negócio MUITO útil para o dia-a-dia mesmo. Não entendo como podem deixar de lado uma coisa tão importante.

ScoobyD00
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# mar/08
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como dizia uma amiga minha..

''pra que q eu vo aprende PA??? vo chega na padaria pra compra um pão o cara vai faze a PA pra me da o valor do pão??? que absurdo !!''

Gan
Veterano
# mar/08
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Bog
Hahaha, bom, pelo menos não é igual aqui no Japão. Meu amigo todo faceiro trouxe o livro de cálculo 2 dele para estudar, não conseguia resolver um exercício, perguntou para um japa e o japa disse: "pô, mas esse aqui eu aprendi no [equivalente japa de] 2o grau".
haha, cálculo 2 no 2º grau é tenso O_O, cálculo 1 eu até acho q devia ter , mas o 2 hauahauah é sacanagem.

Acho que uma matéria que faz muita falta é a boa e velha lógica! Lógica mesmo, a formal. Pelo menos a de 1a ordem. É um negócio MUITO útil para o dia-a-dia mesmo. Não entendo como podem deixar de lado uma coisa tão importante.
concordo, filosofia e oratória tb.

ScoobyD00
como dizia uma amiga minha..

''pra que q eu vo aprende PA??? vo chega na padaria pra compra um pão o cara vai faze a PA pra me da o valor do pão??? que absurdo !!''

cara, eu falava as mesmas coisas de biologia, nao entendia pq eu tinha q decorar tanta merda como a maneia q as esponjas se reproduzem, ou os tipos de ovos q os embriões produzem. Eu acho q a pessoa devia escolher uma carreira quando entra no ensino médio, exatas, biológicas ou humanas, com a opção de pegar mais de uma carreira. Eu por exemplo pegaria exatas, algumas matérias de humanas e passaria longe de biológicas e seria uma pessoa muito mais feliz =]

Private Pyle
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# mar/08
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Bog
Eu aprendi lógica na escola.

ScoobyD00

''pra que q eu vo aprende PA??? vo chega na padaria pra compra um pão o cara vai faze a PA pra me da o valor do pão??? que absurdo !!''

Tinha um professor que dizia: "Saber o que é PA serve pra você ter o dinheiro pra comprar o pão".

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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Gan

cara, eu falava as mesmas coisas de biologia, nao entendia pq eu tinha q decorar tanta merda como a maneia q as esponjas se reproduzem, ou os tipos de ovos q os embriões produzem.


O pior é que, mesmo aprendendo tudo isso, ainda vem gente pregando criacionismo, dizendo que isso é tudo falso.

Gan
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# mar/08
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Private Pyle
O pior é que, mesmo aprendendo tudo isso, ainda vem gente pregando criacionismo, dizendo que isso é tudo falso.
mas eu aprendi evolução na oitava série e já tava bom demais pra entender darwininsmo, nao precisa vir no ensino médio com tantos detalhes chatos de embriologia , divisão celular, coisa q só vai servir pra quem seguir na área....

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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Gan
Eu acho q a pessoa devia escolher uma carreira quando entra no ensino médio, exatas, biológicas ou humanas, com a opção de pegar mais de uma carreira. Eu por exemplo pegaria exatas, algumas matérias de humanas e passaria longe de biológicas e seria uma pessoa muito mais feliz =]

Tenho um amigo que trancou no 6o semestre de Engenharia Elétrica pra fazer direito. Nesse seu esquema, ele não teria base pra trocar de curso. Tava preso numa coisa que ele não gosta pro resto da vida.

Além do mais, acho que isso fecha a mente do cara. Pide até ser bom pra criar profissionais, mas não pra criar cientistas, empreendedores, professores, escritores.

Imagina o cara que vai escrever um livro de fisiologia tendo pouco conhecimento de física ou de português.

RockGuy
Veterano
# mar/08
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Algumas coisas que eu acho que deveriam ser mudadas:

História: Com certeza o que nós aprendemos hoje, num futuro não muito distante vai ser desconsiderado. Foi o que aconteceu com nossos pais, por exemplo, que aprenderam que foi Pedro Alvares Cabral quem descobriu o Brasil e que Tiradentes existiu...

Matemática: Está certo, muitas coisas realmente são muito úteis na matemática. Mas me digam onde raios eu vou usar Log. Quando minha professora foi questionada a respeito da utilidade do log, por um amigo meu, no 1º ano do colégio, ela disse que seria útil se você fosse fazer astronomia...

Inglês: Onde já se viu aprender primeiro a gramática do que a conversação? Será que quando aprendemos a falar, primeiro nossos pais nos ensinaram o que é sujeito, objeto direto e preposição?

Física: Na minha opnião, a pior de todas. Graças a Deus já terminei o ensino médio e nunca mais verei física na minha frente (a não ser na porcaria do vestibular)

Resumindo: A desculpa da maioria dos professores que dão essas matérias consideradas por muitos como "inúteis" é de que ela é necessária no vestibular. Mas e se o vestibular não exigisse conhecimento em tal áreas?
Reflitam.

Gan
Veterano
# mar/08
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Private Pyle

Tenho um amigo que trancou no 6o semestre de Engenharia Elétrica pra fazer direito. Nesse seu esquema, ele não teria base pra trocar de curso. Tava preso numa coisa que ele não gosta pro resto da vida.

Além do mais, acho que isso fecha a mente do cara. Pide até ser bom pra criar profissionais, mas não pra criar cientistas, empreendedores, professores, escritores.

Imagina o cara que vai escrever um livro de fisiologia tendo pouco conhecimento de física ou de português.

trancar eng elétrica no 6 semestre pra fazer direito é foda u_u. Mas pra fazer direito ele só precisa de um português bom ué, agora se ele resolvesse virar médico, aí ele tava fudido mas enfim.
Pra mim funcionaria melhor nesse esquema, era uma tortura sem fim decorar essas coisas de biologia, ODEIO biologia <O>

Bog
Veterano
# mar/08
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Gan

Eu acho q a pessoa devia escolher uma carreira quando entra no ensino médio

Isso vale para algumas pessoas, mas na boa, eu acho que muita gente ainda é imatura até mesmo DEPOIS de terminar o ensino médio. Aqueles casos de gente que não sabe se faz jornalismo, medicina ou mecatrônica. Imagina antes! Aí o cara faz a escolha errada, imatura e impensada aos 14 anos, e depois não consegue desfazer a burrada.

Como eu falei ali, acho que o problema é que fatalmente o ensino vai ser massificado e mais ou menos homogêneo. Mesmo na faculdade. Pouca gente entra numa faculdade sabendo se vai ser "médico neurocirurgião com especialização em ataxia espinocerebelar autossômica". Imagina antes, quando tem gente que não tem a menor noção de carreira!

Curioso que aqui o 1o ano da faculdade é assim, geral. Você não entra em "computação", entra em "exatas", e no 2o ano tem uma outra série de exames para escolher o curso! Querem implantar isso no Brasil, mas dando diploma para quem se "forma" no ciclo básico, o que é um absurdo.

Gan
Veterano
# mar/08
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RockGuy
pow mano, são exatamentes as matérias q eu acho mais úteis =[

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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RockGuy
Tiradentes existiu

Errr... Tiradentes existiu.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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RockGuy
Mas me digam onde raios eu vou usar Log

Você só pode tá de sacanagem! Logarítmo é uma das matérias mais úteis que se aprende na escola. Só pra ter uma idéia: eu faço Medicina e tenho que saber log.

Bog
Veterano
# mar/08
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RockGuy
Mas me digam onde raios eu vou usar Log.

Oras, para entender a potência do teu amp!!! :)

Onde já se viu aprender primeiro a gramática do que a conversação?

Hahhaah, sempre achei isso o cúmulo. Ainda bem que eu aprendi inglês muito cedo, não passei por essa dificuldade.

Gan
Veterano
# mar/08
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Bog
Mas vc mesmo concorda q é absurdo ensinar binômio de newton pra gurizada. Eu acho absurdo ir aprofundando em conceitos em áreas q o aluno não tem interesse. Eu acho q o ensino fundamental já dá uma passada legal em tudo , pra q a pessoa tenha a noção do q quer. Eu não defendo q a pessoa escolha a especialização exata ao entrar no ensino médio, mas eu defendo q ela possa escolher matérias das áreas q ela mais gosta.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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Inglês
De fato, o inglês de colégio é de certa forma que os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que entendem.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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Gan
binômio de newton

Importante pra qualquer um que vá ver estatística. Ou seja, a maioria dos cursos.

Bog
Veterano
# mar/08
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Gan

Eu acho que o problema é que se aprofundam demais em um monte de coisas em várias áreas, quando muitas vezes falta o básico do básico. Como eu disse, é essa do cara aprender a calcular o número de moléculas de hidrogênio num litro de água mas não saber como funciona o método científico. O mesmo vale para o Binômio de Newton, ou para saber onde fica o pecíolo das andrófilas (não faço a menor idéia do que isso quer dizer). Até mesmo em português, poxa, eu gostava de ler, mas não Guimarães Rosa e coisas do tipo. Os caras daqui a pouco vão querer que a gurizada leia Humberto Eco, como se no final não fossem quase todos só ler os resuminhos. Para vc ter uma idéia, eu só li UM dos livros para o vestibular, e era o Beijo no Asfalto (que é minúsculo, hahaahahahahah).

Talvez você poder escolher alguns "módulos" optativos fosse sim uma boa coisa no 2o grau. Tipo, ter umas obrigatórias e outras optativas, exatamente como foi na minha faculdade. Mas ainda acho que falta muita coisa básica.

Bog
Veterano
# mar/08
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Private Pyle

Eu vi estatística, e até hoje não sei o tal do binômio de Newton, ahahahaha. Tá, eu nem lembro de nada, uso os Testes-T sem saber mais como era o cálculo por trás deles, mas...

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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Bog
Bem... o cara do balcão da farmácia pode (tentar) diagnosticar uma faringite sem nem saber o que é uma parede celular, mas...

Bog
Veterano
# mar/08
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Private Pyle

... mas tenho sobrevivido apesar dos binômios de Newton da vida. Talvez seja improvável... um cientista na área de computação que é absolutamente ruim de matemática. Mas existe. Pelo menos eu acho que existo. ;)

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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Bog
Como eu disse. O cara pode fazer algo sem ter a base teorica, mas nunca vai ser igual ao cara que paprendeu formalmente.

Bog
Veterano
# mar/08
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Private Pyle

Heheheh, ou talvez ele encontre desvios que o permitam se safar usando aquilo que ele sabe. Quando surge a necessidade de usar certa coisa, pode-se aprender, evitar ou trabalhar em cooperação com quem sabe.

Você diria que eu sou um cientista incompetente porque nunca aprendi binômios de Newton? Ou que eu nunca vou chegar no nível de outro cientista que saiba isso bem?

Private Pyle
Veterano
# mar/08
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Bog

Você diria que eu sou um cientista incompetente porque nunca aprendi binômios de Newton? Ou que eu nunca vou chegar no nível de outro cientista que saiba isso bem?


não, pois ninguém sabe tudo, e, com certeza, você deve saber outras coisas.

Bog
Veterano
# mar/08
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Private Pyle

Exatamente, acho que no final das contas, da pré-escola até o pós-doutorado, a gente SEMPRE está aprendendo algumas coisas e deixando outras de lado. ;)

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