Autor |
Mensagem |
Private Pyle Veterano |
# mar/08
Vendo alguns tópicos recentes nos quais a nerdaiada do OT reclama do que é ensinado na escola (principalmente em português e matemática), eu pergunto:
Quais os assuntos que devem ser ensinados na escola?
Ps: Não estou falando sobre o que deve ser tirado, mas sobre o que vai ser "importante na nossa vida".
|
Facchini Veterano |
# mar/08 · Editado por: Facchini
· votar
Quais os assuntos que devem ser ensinados na escola?
Aquilo pra passar no vestibular...
Edit: Fim de papo.
|
Alessandra Veterano |
# mar/08
· votar
Difícil dizer, ainda mais porque grande parte daquilo que se estuda no colégio e acha que vai ser inútil, e reclama com professor e mi mi mi, chega uma hora que vai ser usado...
Seja na graduação, ou em algum momento da vida.
Eu por exemplo achava a coisa mais imbecil do mundo estudar algumas coisas em biologia, chegou na faculdade e não é que ter aprendido o que é o [raio] do Ciclo de Krebs facilitou muita coisa?
Ou as coisas de trigonometria, que sempre vi gente reclamando que nunca ia se usar...
Mas acho que o portugês ganha de longe...
|
Private Pyle Veterano |
# mar/08
· votar
Facchini
Aquilo pra passar no vestibular...
E o que deve ser cobrado no vestiba, já que é esse que, muitas vezes, é esse quem dita o que é ensinado na escola?
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# mar/08
· votar
Alessandra A gente pensa que se ensina muita coisa inútil no colégio. Muita gente pensa que só devia ter as matérias específicas do curso que ela vai fazer no vestibular e tal, mas não se lembra de que pode desistir no meio, mudar completamente a área e aí fica boiando.
|
Private Pyle Veterano |
# mar/08
· votar
Alessandra trigonometria
Essa aí é usada até na música,
portugês
Também acho. Era uma matéria que eu detestava, mas hoje vejo que é simplesmente a que mais se aproveita pra vida. Me arrependo de não ter prestado mais atenção nas aulas.
|
Facchini Veterano |
# mar/08
· votar
Private Pyle E o que deve ser cobrado no vestiba, já que é esse que, muitas vezes, é esse quem dita o que é ensinado na escola?
Não seria a base para uma graduação?
Mas enfim, aprendemos na escola a ser mão-de-obra, a ser empregados. Não é?
|
Private Pyle Veterano |
# mar/08
· votar
Facchini
Mas enfim, aprendemos na escola a ser mão-de-obra, a ser empregados. Não é?
Só se foi você.
|
rhess Veterano |
# mar/08
· votar
Acho que tem muita coisa útil e muitas que serão inúteis...mas eles deveriam concentrar mais naquilo que podemos usar um dia!
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# mar/08
· votar
Mas devia ter alguma aula de convivência em sociedade.
|
rhess Veterano |
# mar/08
· votar
B4cK5p4c3 isso eu tive no senai cara... ajudou bastante...mas com meu novo trampo...eu to ficando maluco denovo...
|
Private Pyle Veterano |
# mar/08
· votar
ruan gaspari mas eles deveriam concentrar mais naquilo que podemos usar um dia
Mas é isso que eu to perguntando. O que é que a gente vai usar um dia?
|
Dogs2 Veterano |
# mar/08
· votar
Na língua: Devia ser ensinada a língua brasileira própria, que já ganhou uma certa independência da portuguesa de Portugal. Ou pelo menos devia se chamar língua luso-brasileira, sei lá. Porque o que eu estou digitando nesse momento - e seguindo a norma culta, curiosamente - não tem nenhuma relação com o que me ensinaram. Nós aprendemos um monte de frescura para no final das contas não ter utilidade nem para escrever um simples texto. A NÃO SER que seja um texto que, mesmo escrito há pouco tempo, esteja em outro contexto temporal.
|
Facchini Veterano |
# mar/08
· votar
Private Pyle Só se foi você.
Não é só eu não. Reflita melhor as idéias antes de me julgar aí...
|
rhess Veterano |
# mar/08
· votar
Private Pyle adição,subtração,divisão e multiplicação! kkkkkkkkkkkkkkkk
|
Soulface Veterano |
# mar/08
· votar
Eu acho q cerca de 80% do q se "aprende" na escola, a pessoa esquece depois. Geralmente o pessoa estuda pra ir bem na prova, e não pra aprender. Além do q, no quesito educar, as escolas brasileiras são um fiasco.
|
ZXC Veterano |
# mar/08 · Editado por: ZXC
· votar
Private Pyle
O importante não é o que é dado...e sim como é passado pelo corpo docente. O ensino, no que diz respeito a médio e fundamental, deveria ser sempre interdisciplinar, transdiscilinar e também contextualizado conforme a clientela.
Só dessa forma, é possível para o aluno entender o porque do ensinamento de certas matérias, que ao seus olhos, sempre lhe parecem inúteis. E de verdade o são, se não forem contextualizadas na sua realidade.... Só dessa forma é possível não cair em esquecimento...pelo simples decoreba.
|
Private Pyle Veterano |
# mar/08
· votar
Soulface
Eu acho q cerca de 80% do q se "aprende" na escola, a pessoa esquece depois.
Mas isso é do ser humano. Ninguém retém tudo. Se ensinassem só esses 20%, as pessoas só guardariam 4% do que guardam hoje.
|
Facchini Veterano |
# mar/08
· votar
Eu aprendi a "viver" na escola. Não nas aulas, mas na escola, propriamente dita, sendo que a escola que estudei do meu pré até minha oitava série é uma escola muito grande, não era particular, mas tem um grande espaço físico, grande mesmo, do qual usufruí muito e que me trás várias lembranças e pá... (Ex:Peguei a primeira guria na escola. Tenho amigos faz mais de uma década da mesma escola. Aprendi a quebrar jogando bola na escola. A adrenalina de matar aulas. De fazer zona. Etc...)
:)
|
Private Pyle Veterano |
# mar/08
· votar
ZXC Vocês falam, falam e não dizem nada.
A única resposta concreta que eu tive foi essa:
adição,subtração,divisão e multiplicação!
|
MANFREDINI Veterano |
# mar/08
· votar
O que deve ser aprendido na escola? astronomia
|
rhess Veterano |
# mar/08
· votar
Private Pyle kkkkkkkkkkkkkkkkk e foi a minha!
|
rhess Veterano |
# mar/08 · Editado por: rhess
· votar
Private Pyle acho que deveriamos aprender eletrica e eletronica (pra fazermos nossos pedais)! e mecânica industrial e automotiva também!
|
Private Pyle Veterano |
# mar/08
· votar
ZXC Não acho necessária essa contextualização toda. Em algumas horas só atrapalha. Todo mundo deve desenvolver uma certa capacidade de abstração.
|
ZXC Veterano |
# mar/08
· votar
Private Pyle Vocês falam, falam e não dizem nada.
Tu em minha sala de aula, daria trabalho...lê mas não assimila nada...ehehehehehe
|
Street Cat Veterano |
# mar/08
· votar
eu acho que "tudo" menos materias sobre religião e acho que a materia de arte deveria ser melhor ministrada, fazendo os alunos produzirem coisas como videos e musicas, ao invez de ficar apenas lendo sobre a vida de pintores.
|
Soulface Veterano |
# mar/08
· votar
Private Pyle Vc não entendeu oq eu quis dizer... Eu estou dizendo q a grande maioria confunde "aprender" com "decorar". Uma vez, qndo eu estava na 7ª série, um professor puxou esse assunto na sala de aula. Por que temos q estudar tanta coisa, sendo q nem tudo isso q aprendemos (ou deveríamos aprender), será usado nas nossas vidas? Por que somos obrigados a concluir pelo menos o ensino médio (aqui no Japão é obriatório MESMO)?
E a resposta que mais me convenceu é de q, durante estes 9 anos de estudos, entre coisas q aprendemos ou apenas decoramos pra depois esquecer, cada um enha acesso ao mínimo de conhecimento necessário para poder seguir a sua vida. E depois disso, ter a capacidade de escolher o que realmente lhe interessa.
PS: Acontece q aqui se aprende muito mais coisas na escola do q aí...
|
ZXC Veterano |
# mar/08 · Editado por: ZXC
· votar
Private Pyle
Não acho necessária essa contextualização toda
Vamos a um exemplo clássico... Os alunos do ensino fundamental e médio, questionam o ensinamento da história, por ter acontecido num passado muitooo remoto...eheheh
Para conseguirmos tirar a faceta do racismo em sala de aula...seria muito mais fácil explicar de onde e de quem viemos? PortuguesesXÍndioXafricanos....somos povo miscigenados por natureza original. É para isso que existe a contextualização...colocar no presente o passado , para que entendamos nossa origem, nossa lingua, nossos costumes, nossa vida prática.... Por isso falo em contextualizar...nesse sentido. Isso foi só um exemplo , sacou? Fica muito mais fácil , quando entendemos....não quando decoramos.
|
Street Cat Veterano |
# mar/08
· votar
ah e deveriam deixar os alunos se virarem um pouco sozinhos, principalmente nas particulares, pq quando o cara chega na faculdade não sabe fazer nada, em alguns casos.
|
BokuWa Veterano |
# mar/08
· votar
Caramba, na escola se aprende muita coisa sem utilidade pratica no dia a dia. As vezes se aprende coisas que só se vai utilizar se for para a faculdade. De que adianta estudar aquela métrica poetica lá, alguém vai ficar medindo poesia? De que adianta estudar todos os nomes de autores do naturalismo, se não leem nenhum deles?
|