Autor |
Mensagem |
Coldplay Veterano |
# mar/08
· votar
Já dei minha opinião, engenharia, sem dúvidas. Muitos q fazem ciência, depois se arrependem de não terem feito Engenharia, na minha faculdade tem os dois cursos, e pelo menos metade dos que se formam em engenharia se transferiram de ciência pra eng.
|
adnz Veterano |
# mar/08
· votar
"É uma cilada, Bino!!!" Pedro sobre quando o Bino ia se matricular no curso.
haeuheauhaeuhaue
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
Coldplay Já dei minha opinião, engenharia, sem dúvidas.
Discordo. Absolutamente.
Acho que existem pessoas com diferentes perfis e cursos que atendem essas diferenças.
Eu fiz Ciência da Computação e em momento algum me arrependi por não ter feito engenharia. O problema é que muita gente entra num curso tendo uma idéia errada do que ele é.
E digo mais: já trabalhei em laboratório de eletrônica, e notei claramente que há uma tendência para quem fez BCC de pensar com mais abstrações e modelagem sistêmica. Isso pode ser útil até mesmo fazendo firmware - eu já fiz. Por outro lado, às vezes tantas abstrações acabam afastando o cara do mundo físico, que no fim das contas é o único que existe de fato. Moral da história: nenhum viés é melhor que o outro, mas ambos se complementam.
Até hoje, considero que tecnicamente o meu melhor trabalho foi um medidor de qualidade de energia que fiz junto com um engenheiro muito bom, uns 6 anos atrás. O trabalho ficou legal exatamente porque conseguimos equilibrar camadas e camadas de abstrações sobre uma plataforma muito bem pensada. Ele fazia o hardware, eu fazia a parte mais alto nível (alocação de memória, comunicação, programação, controle de tarefas), e os drivers de nível mais baixo a gente fazia junto e discutia. Naquele trabalho, eu reparei claramente como não tem essa de "engenharia é melhor que ciência" ou coisa do tipo. O que existem são cursos diferentes, profissionais que se complementam, e o resultado final de um trabalho que junte as forças de cada profissional é bem superior ao que se teria num ambiente mais homogêneo.
Ou seja, faz engenharia quem quer ser engenheiro. Faz BCC quem quer ser bacharel em ciência da computação. Simples assim.
|
Ibanez GSA 270dx Veterano |
# mar/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar
Bog O que existem são cursos diferentes, profissionais que se complementam, e o resultado final de um trabalho que junte as forças de cada profissional é bem superior ao que se teria num ambiente mais homogêneo.
eh exatamente isso que ia falar agora... eu num conheço mt essa area da computaçao e tal, mas falar que um cara que faiz BCC eh pau mandado de quem faz Engenharia da Computaçao ou que eh um curso "inferior" eh mt merda!! sendo um profissional bom e qualificado sempre, um cara, formado em qualquer curso, sera bem sucedido profissionalmente...
sempre uso o exemplo do irmao de um cara que eu conheço, que fez Ciencia da Computaçao na UFSC, e tinha um professor la que mandou o cara fazer um pos graduaçao no RJ, ai no Rio, tinha um prof la que conhecia um outro da IBM que queria alguem bom em programaçao... nao deu outra, o irmao do cara era bom, ja era recomendado desde que tava na graduaçao da UFSC e foi pros EUA no começo do ano passado pra trabahar de estagiario na IBM, ganhando 3000 dolares por mes, e, se efetivado, ganhara (ou ja deve ta ganhando num sei) 10.000... por acaso esse cara fez uma decisao errada ao nao mudar seu curso de BCC pra engenharia???? os numeros mostram claramente que nao
|
Coldplay Veterano |
# mar/08
· votar
Bog O problema é que muita gente entra num curso tendo uma idéia errada do que ele é.
falou tudo
|
Fenrisulfr Veterano |
# mar/08
· votar
Bog Coldplay Ibanez GSA 270dx
Poh cara valeu... meu medo era justamente esse, q vissem BCC como algo inferior a Eng. e nao como um complemento... apesar do q o Coldplay falou defendendo eng. eu entendi o q ele falou, de certa forma essa visao de inferioridade vem dos proprios alunos q nao tem consciencia do curso q fazem... valeu pela ajuda pessoal...
Outra pergunta o mercado pra Computação Forense eh bom??? Essa eh a duvida de um amigo meu q tah pensando em fazer pos... mais uma vez se souberem como eh a perspectiva de mercado pra essa area postem por favor...
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
Coldplay
Pois é. Na minha faculdade tinha desde gente que achava que ia aprender a usar Visual Basic e Frontpage (vamos lá, isso foi 10 anos atrás), até gente que queria "escovar bits" e brincar na protoboard.
Os errados eram eles, e não o curso. Acho que não faz sentido dizer engenharia, sem dúvidas de forma geral. Depende do que a pessoa quer. Diria para os que gostam de usar programinhas da moda para fazerem um curso de tecnólogo, e para os escovadores de bits para fazerem um curso de engenharia (da computação ou eletrônica). Mas eu mesmo não mudaria de curso, e se tivesse feito engenharia, não estaria onde estou.
|
Coldplay Veterano |
# mar/08
· votar
Bog Acho que não faz sentido dizer engenharia, sem dúvidas de forma geral.
Minha opinião. Respeito a sua, e não vou julgá-la.
|
Coldplay Veterano |
# mar/08
· votar
Fenrisulfr Coldplay falou defendendo eng. eu entendi o q ele falou, de certa forma essa visao de inferioridade vem dos proprios alunos q nao tem consciencia do curso q fazem...
é, falar só coisas boas não ajudam muito, é sempre bom ouvir todos os lados =)
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
Fenrisulfr
Agora a parte curiosa: na prática, depois de alguns anos no mercado, é muito comum pessoas formadas em engenharia, CC e sistemas de informação acabarem todas no mesmíssimo lugar. Viram todos gerentes de projeto. De software. E em Java. =/
Infelizmente, no Brasil existe muito (mas MUUUUUUITO) mais mercado para softwares corporativos do que para tecnologias básicas e hardware avançado. Para cada empresa que trabalha com microeletrônica ou desenvolvimento de sistemas operacionais, existem umas 300 fazendo banquinho de dados e cadastro de clientes.
Em tempo, eu abomino a hipótese de ter que trabalhar com softwares corporativos, não tenho a menor vontade de tirar coisas como "certificação JavaBeans" ou "certificação C#" ou "certificação Oracle" ou qualquer coisa do tipo. A imensa maioria dos meus ex-colegas estão nesse mundinho, mas eu me incomodaria MUITO se tivesse que me juntar a eles.
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
Coldplay
É possível respeitar a opinião mas argumentar em favor ou contra ela.
Eu tenho muitos motivos para acreditar que não existe algo como "engenharia é superior". Você tem alguma evidência em contrário?
|
Fenrisulfr Veterano |
# mar/08
· votar
Bog
desse lance de mercado q vc falou eu sei... tbm nao tenho vontade (se fizer BCC) em trabalhar nessa area, eu kero começar jah tendo em mente as areas possiveis em q posso trabalhar, pra nao chegar no 2° ou 3° ano e dizer "o mercado de trabalho eh taooo chato"
Vc q jah estah na area e pelo visto eh um profissional experiente me diz, pode ser brevemente as areas em q posso atuar... ah e por favor me responda sobre o mercado de computação forense por favor se souber...
|
Coldplay Veterano |
# mar/08
· votar
Bog "engenharia é superior"
Não, depende do objetivo que se quer alcançar.
Da mesma forma seria uma comparação entre Medicina e Enfermagem, em certos casos, enfermagem pode até ser 'superior", mesmo não sendo tão completo, dependendo do objetivo que se quer alcançar com o curso. As vezes cursos que parecem ser parecidos, são bem distintos, ou se completam.
|
Fenrisulfr Veterano |
# mar/08
· votar
Coldplay Bog
Olha eu sou o q menos entende dessa area toda...mas na minha singela opiniao (posso estar falando bobagem)... mas Ciencias da Computação eh uma Engenharia...acho q soh num tem ess nome pq jah eh usado pra Eng. da Computação...
segundo a wikipedia: "Engenharia (<latim ingeniu = "faculdade inventiva, talento") é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas."
Entao CC tbm num eh uma forma de eng????
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
Fenrisulfr
Eu não sou tão experiente não, me formei em 2002.
Em geral, você acaba trabalhando com desenvolvimento de software. Na maior parte dos casos, acaba no "mundinho corporativo", como eu falei. Vai fazer sistemas para empresas, bancos, e coisas do tipo. Já conheci gente programando de alarme a caixa eletrônico, de mainframe a interfacezinha visual para banco de dados Oracle. O problema: me parece um mercado chato prá burro.
Mas existem alternativas. Não conheço computação forense, não tenho idéia de como é. Uma que me parece interessante, mas assustadora, é a área de games. Eu pensava nela quando entrei na faculdade. É uma área que exige bastante competência técnica, e que tem espaço para quem gosta de computação gráfica ou inteligência artificial. Isso em tese. Depois de conversar com pessoas da área, notei que tem um grupinho que está tentando fazer o Brasil avançar nesta área, mas é uma vida com pouca estabilidade, porque não existem grandes empresas ou grandes equipes trabalhando com isso no Brasil. O resultado: salvo raras exceções, o pessoal está fazendo joguinhos simples para celular ou sites de Internet.
No fim, optei por ser pesquisador. É uma vida típica de cientista, enfurnado no lab, escrevendo artigos para conferências, recebendo inúmeras críticas, entrando em discussões infinitas e por aí vai. Pesquisa em computação em geral consiste em ficar inventando algoritmos ou explorando propriedades de problemas básicos. Uma pequena parte dos trabalhos de pesquisa acabam pulando para o mundo real, mas quando isso acontece, o impacto é grande. A própria Internet começou como um projeto de pesquisa, assim como muitos dos protocolos que estão nela.
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
Bog Eu fiz engenharia...
Meu irmão faz BCC...
Eu sinceramente não vejo grandes diferenças entre as grades dos dois cursos...
Minha vontade era trabalhar com desenvolvimento de games... Em especial, IA.
MAS eu já estava enfiado nesse mercado de software corporativo desde os tempos do curso técnico. Tive que pular fora porque já não aguentava mais. Tenho um amigo que teve um problema sério de coração aos 33 anos por conta de estresse... Desenvolvia sites...
Na minha opinião, é uma área ótima, mas os mercados realmente "legais" de se trabalhar, aqui no Brasil, são fraquíssimos.
E como o Bog falou... Ficar se matando para virar Microsoft Super Power Professional With Sugar on Top, não vale a pena não.
Por fim, apesar disso, não me arrependo de ter feito o curso, aprendi muita coisa e realmente gosto do assunto...
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
Bog Mas existem alternativas. Não conheço computação forense, não tenho idéia de como é. Uma que me parece interessante, mas assustadora, é a área de games. Eu pensava nela quando entrei na faculdade. É uma área que exige bastante competência técnica, e que tem espaço para quem gosta de computação gráfica ou inteligência artificial. Isso em tese. Depois de conversar com pessoas da área, notei que tem um grupinho que está tentando fazer o Brasil avançar nesta área, mas é uma vida com pouca estabilidade, porque não existem grandes empresas ou grandes equipes trabalhando com isso no Brasil. O resultado: salvo raras exceções, o pessoal está fazendo joguinhos simples para celular ou sites de Internet.
exatamente... ^^
|
Coldplay Veterano |
# mar/08
· votar
Fenrisulfr Só engenheiro pode assinar projetos, mas isso é muito específico, provavelmente você não vá trabalhar com essa área de projeções... Mas no mercado de trabalho eu não posso te falar, estou falando pelo que sei na faculdade, só =)
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
Fenrisulfr CC tbm num eh uma forma de eng
Apenas vagamente. Mas no geral, o que chamam de engenharia de software está mais para a arquitetura do que para a engenharia. Arquitetura é que tem mais preocupações com funcionalidade, forma e coisas afins.
O problema é que toda a ciência da computação é construída em cima de abstrações e modelos. Engenharia em geral é ligada ao mundo físico. Se eu construo uma ponte ela cai ou não. É uma coisa bem direta.
Porém, o único tipo de software que se mostra tão direto é aquele de baixo nível de abstração: drivers e coisas do tipo. O que se constrói em cima disso é um mundo abstrato, que acaba tendendo mais para a matemática do que para a engenharia.
Putz, é complicado de explicar a diferença. =P
|
Fenrisulfr Veterano |
# mar/08
· votar
Coldplay Bog
Entendi ...muito obrigado aos dois
|
Bog Veterano
|
# mar/08
· votar
shoyoninja Eu sinceramente não vejo grandes diferenças entre as grades dos dois cursos...
Hahahah, no lugar onde eu trabalhava, diziam que quem faz engenharia da computação é um engenheiro eletrônico que não sabe fazer hardware direito e um programador que não sabe fazer software direito. =P
Claro, era só para pegar no pé do pessoal. Eu conheço gente da engenharia, e pelo que reparo, a maior diferença é que eles estudaram mais a parte física, enquanto eu fiz 2 cadeiras de IA e mais uma de lógica formal, além de coisas como Teoria da Computação, Grafos e Teoria de Sistemas.
Mas como eu disse, no final o pior é que todo mundo vai lá trabalhar com software corporativo em Java ou C#... =/
|
shoyoninja Veterano |
# mar/08
· votar
Bog hiuheuiheuihieu :P
mas já tive minha cota de programação "padronizada"... a maioria dos meus amigos tanto da facul quanto do técnico ( e era eletrônica hein) foram para essa área, ou administração de redes.
nem a pau...
prefiro trabalhar em outra coisa e ir fazendo meus projetos paralelos :P
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# mar/08
· votar
Bog No fim, optei por ser pesquisador. É uma vida típica de cientista, enfurnado no lab, escrevendo artigos para conferências, recebendo inúmeras críticas, entrando em discussões infinitas e por aí vai. Pesquisa em computação em geral consiste em ficar inventando algoritmos ou explorando propriedades de problemas básicos.
Tenho trabalhado com paralelização de algoritmos, exatamente na mesma situação rs...
|
stenyosullivan Veterano |
# mar/08
· votar
Bog ae velho, vc trabalha com o que? vc é pesquisador??
|
Ibanez GSA 270dx Veterano |
# mar/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar
stenyosullivan Bog ae velho, vc trabalha com o que? vc é pesquisador??
No fim, optei por ser pesquisador. É uma vida típica de cientista, enfurnado no lab, escrevendo artigos para conferências, recebendo inúmeras críticas, entrando em discussões infinitas e por aí vai. Pesquisa em computação em geral consiste em ficar inventando algoritmos ou explorando propriedades de problemas básicos. Uma pequena parte dos trabalhos de pesquisa acabam pulando para o mundo real, mas quando isso acontece, o impacto é grande. A própria Internet começou como um projeto de pesquisa, assim como muitos dos protocolos que estão nela.
|
conehc Veterano |
# mar/08
· votar
Fenrisulfr Resolveu desistir de RI a tempo? Conheço engenheiros mecânicos, pessoas que fazem ciencia da computação e engenharia elétrica. Todos adoram seus cursos mas são bem diferentes entre si.
A uns 3 anos eu escolheria ciência da computação, mas hoje vejo que essa vida de programador, transformando café em código-fonte não daria muito certo pra mim.
Eng mecânica e elétrica são muito interessantes tanto pelo que se aprende quanto por todas as coisas que além de servir pro seu trabalho vão serivir pra sua vida pessoal: como consertar a tv ou ter uma boa noção do que está acontecendo com o motor do carro, a bomba d'água, etc. Mas se for pra escolher um, existe a possibilidade de você fazer elétrica com enfase em telecom? Se fosse pra eu escolher um novo curso hoje seria ele.
|
Gan Veterano |
# mar/08
· votar
escolhi BCC e nao engenharia por uma razão simples, na unicamp BCC é noturno e engenharia é integral. E eu infelizmente nao posso me dar ao luxo de ficar 5 anos sem poder trabalhar. E sinceramente pra mim nao faz diferença, já fiz estágio técnico na área , nao gosto da profissão e eu sei q engenheiro ou bacharel vão acabar na mesma merda, ou alguém tem ilusão q vai trabalhar na NASA, AMD, intel ? É o q o BOG falou, provavelmente vai todo mundo trabalhar numa softwarehouse por um salário medíocre
|
Fenrisulfr Veterano |
# mar/08
· votar
Gan
Poh cara assim vc desanima-me...
|
Pah_harket Veterano |
# mar/08 · Editado por: Pah_harket
· votar
Eu to fazendo técnico em infomática, to entrando em Java agora, e nem to gostando muito.. :/ Prefiro Visual Basic, mas acho que quando eu terminar o técnico, nem vou seguir essa área... acho que programar não é comigo.. :/
|
paranauê Veterano |
# mar/08
· votar
Gan
Não é assim, também.
|