Temporada 2008 de F1 e Automobilismo em geral - Box #1

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lula_molusco
Veterano
# nov/08
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Chespirito
Só a telemetria pode provar se ele desacelerou propositalmente. O fato é que isso não muda nada, e esses boatos gerados pelas imprensas italiana e espanhola só mancham a índole do esporte.

Akasha_Valo
Veterano
# nov/08 · Editado por: Akasha_Valo
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Genti ele tava com pneus para pista seca akela curva tem um pequeno aclive soh se o Glock tivesse feito um milagre para não perder velocidade -.-

Jah disse a culpa eh do São Pedro que fez a chuva piorar -.-

Fahrenheit
Veterano
# nov/08
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Massa dando umas "tiradas" no Galvão, uehuehuehuehue


http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM906183-7824-FELIPE +MASSA+O+FINAL+FOI+ELETRIZANTE,00.html

brunohardrocker
Veterano
# nov/08
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Mas é um mal humorado esse pai do Hamillton, hein?!

Pai de Hamilton reclama de tratamento em São Paulo

Antes de conquistar o Mundial de Fórmula 1 no último domingo, Lewis Hamilton foi alvo de uma série de piadas e ironias em São Paulo. Depois de ver seu filho ser campeão, Anthony Hamilton desabafou e reclamou do tratamento na capital paulista.

Em São Paulo, o piloto britânico foi alvo de piadas de humoristas e chegou a ser presenteado com um gato preto, símbolo de azar no País.

No entanto, o pai do campeão do mundo assegura que a série de incidentes não foi suficiente para comprometer a festa pelo título. "Nós viemos para fazer um trabalho decente e merecemos estar aqui. Se as pessoas gostam de nós, ótimo. Se não gostam, fico triste por elas e talvez Deus as perdoe".

http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula12008/interna/0,,OI3 304975-EI10882,00-Pai+de+Hamilton+reclama+de+tratamento+em+Sao+Paulo.h tml

conandrade
Veterano
# nov/08
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Chespirito e lulamolusco

Tb acho o Vettel sensacional. Mais que o Hamilton se me perguntar... e certamente fez um ano incrivel. Mas depois do que ele mostrou ano passado, era questão de tempo ele mostrar mais. Ainda mais nesse ano com motor Ferrari e carro do Adrian Newey. É meu ídolo o muleque... não pelo que ele fez nesse GP do Brasil, mas por todas as outras corridas. No ano passado o Vettel fazia a corrida de Fuji espetacularmente e não fosse o Lewis (que na ocasião, provocou o choque de Webber com Vettel), teria terminado em segundo ou terceiro. No primeiro ano, com carro pior ainda.

Eu exponho o Massa como melhor piloto desse ano pelo que ele cresceu esse ano, que não começou nada fácil pra ele (2 rodadas bobas, na primeira ocasião: motor estourado e Kimi na frente). Amadureceu exponencialmente tanto na pista qnto como pessoa, pelo que vemos na mídia. No carro... eu não sei não, mas não vejo um piloto mais rápido que ele atualmente não. Pelas poles de mais de meio segundo de diferença (que eu só via com Senna e Schumi), pelas ótimas largadas e pelo domínio em pistas como Turquia, Valencia, Hungria e Brasil (pelo que me vem a memoria).

O pior momento do ano dele, pra mim, afora as trapalhadas da Ferrari, foi na prova de Hockenheim, qndo ele facilitou MUITO a passada do Hamilton (ele abriu pro LH passar). Ali, eu cheguei a dizer pra mim mesmo, "ah não... não dá mais, não tem como torcer pra esse cara". Me senti muito mal ali... ele deu um mole suficiente pra perder o campeonato. Falei isso na época e ta aí, 1 ponto de diferença.

Acho que o Massa precisa ser ainda mais ferrenho nas disputas. É não facilitar MESMO em qualquer corrida, seja no começo ou no fim da temporada. Saber dominar linha de dentro, de fora, frenagem antecipada, fechadas,... todas essas manobras ele precisa dominar. Ele mandou MUITO bem em Fuji e na Hungria, ali foi a primeira vez (IMO) que ele demonstrou raça em combate. Ano passado tambem, em Nurburgring, no fim da corrida contra Alonso. Mas não eram condições iguais e não havia nada que ele pudesse fazer. Teve Fuji 07 tb... na chuva, numa briga fora-de-sério entre ele e Kubica.

A melhor virtude de Massa dentro do carro, ao meu ver é a velocidade. É pra muito poucos! Atualmente é o mais rápido e não vejo ninguem chegando junto.

A pior era o combate. Mas tem mostrado boa evolução nesse quesito, ainda sim, precisa ser mais agressivo nas aproximações e nas defesas.

Lewis é fera mas não é tão rápido qnto ele. Em compensação domina todo o resto. Alonso é rápido e domina o resto, bem como Kimi.

Aliás... esse ano o Raikkonen foi realmente irreconhecível! Muito estranho.

The Rainmaker
Veterano
# nov/08
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'Quem acha que eu deixei Lewis passar é burro', diz Glock

De A Tribuna On-line


A corrida já terminou há dois dias, mas Timo Glock segue sendo o assunto preferido dos amantes da velocidade no Brasil. Vítima da ultrapassagem que garantiu a Lewis Hamilton o título do Mundial de Pilotos, deixando Felipe Massa em segundo, Glock já negou qualquer intenção de beneficiar o piloto da McLaren e volta a rebater as suspeitas que já vieram até da imprensa espanhola.

"Quem acha que eu deixei o Lewis passar é completamente burro", disparou ao diário inglês Daily Mail.

A reação da torcida brasileira com o problema na última volta do GP do Brasil deixou Felipe Massa preocupado com a segurança dos rivais da Toyota. Segundo o diário alemão Sport Bild, para alertar os japoneses do risco, Massa enviou seu irmão mais novo, Dudu Massa, ao box da equipe.

Resultado: para se protegerem, os mecânicos e engenheiros da equipe deixaram o circuito vestidos com camisas da seleção brasileira ou "camuflados" com camisas de rivais como Renault e Ferrari. As informações são do GloboEsporte.com.

http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=382676&opr=445

diego gr
Veterano
# nov/08
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A Formula 1 só seria disputada justamente caso todos os carros fossem exatamente iguais. (isso quer dizer: pilotos bons farão boas corridas, não dependendo do seu carro para isso)

É sempre essa ladainha de que a Ferrari, McLaren e Renault tem os melhores carros.
No fim não se sabe por exemplo se o Massa teve um campeonato brilhante por conta do seu talento ou por que tem um carro fantástico.

Chespirito
Veterano
# nov/08 · Editado por: Chespirito
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Renault confirma Nelsinho e Alonso para 2009:

mais detalhes

POSITIVE
Veterano
# nov/08
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Chespirito
Renault confirma Nelsinho e Alonso para 2009:

Eu não o faria nunca.

conandrade
Veterano
# nov/08
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Melhor coisa que a Renault faz é manter os pilotos. Um experiente e bicampeão; outro novo, porém com alguma experiencia, com muito potencial e que não vai causar problemas de relacionamento. O que melhora o rendimento da equipe e o desenvolvimento do carro... como vimos nesse ano na Renault.

Em contra-partida, olha só o que deu qndo a Mclaren tinha Alonso e Hamilton...

As opções eram Romain Grosjean e Lucas DiGrassi. Ambos inexperientes. Não faria sentido algum trocar o piloto. A Renault ia perder mais um ano pra adaptar outro piloto e, sem saber se Piquet poderia render mais, no segundo ano. Vcs podem discordar a vontade, mas Piquet mostrou um ótimo potencial em um carro mediano até o começo do fim da temporada. Ao meu ver, eu não trocaria de jeito algum. Nada contra o DiGrassi; ele fez uma temporada realmente incrivel na GP2 esse ano, pelos resultados. Eu não vi muita coisa pra dizer, então não vou opinar... mas simpatizo com o cara! Espero que ele tenha a chance dele tambem.

Diego gr - A Formula 1 só seria disputada justamente caso todos os carros fossem exatamente iguais. (isso quer dizer: pilotos bons farão boas corridas, não dependendo do seu carro para isso)

É sempre essa ladainha de que a Ferrari, McLaren e Renault tem os melhores carros.
No fim não se sabe por exemplo se o Massa teve um campeonato brilhante por conta do seu talento ou por que tem um carro fantástico.


Então cara, não é tão simples. Mas vou dar um exemplo fácil de observar se o piloto é bom ou não... o Massa por exemplo. Ele é parceiro de Kimi Raikkonen. Que por sua vez, é campeão do mundo e duas vezes vice... e tomou couro do Massa esse ano inteiro, praticamente. Esse é o modo mais básico de perceber se o piloto ta indo bem: comparando-o diretamente com companheiro de equipe. Nesse caso, Kimi já é consagrado, fica fácil de exemplificar.

Lembrando que, ao contrário da imprensa, na Formula 1, os resultados não justificam o que houve no meio da corrida. Então, esse papo de números podem mascarar muita coisa, na minha opinião. Caso do Nelsinho por exemplo... caso do próprio Massa ano passado e nesse.

Se os carros fossem iguais, a Formula 1 não existiria. Não teria motivos pra ter uma Ferrari, BMW, Renault, Toyota, Honda, competindo entre si. Não haveria justificativas. A F1 nos idos de 50, nasceu de rixas entre Maserati, Alfa-Romeo, Mercedes, Ferrari, Lotus... isso acontece até hoje.

Em consequencia disso, das montadoras participando, a F1 se tornou palco de desenvolvimento automotivo e tecnológico. E por essa razão se tornou referência em termos de performance e desenvolvimento de soluções pra uma penca de coisas.

Não é isso que mascára o talento de um piloto. Vc sabe que o Senna, Lauda, Piquet, Prost... eram espetaculares, independente do carro que eles usavam. Pelo modo que guiavam, pelo modo como desafiavam suas próprias vidas...

Na época de Jim Clark, as pistas não tinham UMA chincane, nada de área-de-escape. Usavam capacete de couro, com óculos, pneus de lona trançada dura como pedra... não tinham aerofólios (ajuda a frear, manter o carro no chão, etc)... e alcançavam 300km/h... sem cinto de segurança! Detalhe... em pistas muito mais perigosas dos que da de hoje em dia.

Hoje em dia, os carros são MUITO mais nivelados que antigamente. A competição é mais acirrada de um modo geral; menos carros quebram; há menos diferença de tempo do carro top pro pior deles. Fica mais fácil de notar a diferença que o piloto faz. Vettel x Bourdais por exemplo. Glock e Trulli...

Na minha opinião, é resultado de evoluções.

A regra vale pra todos. A potência estimada do motor é igual pra todos e passam por rigorosos testes da FIA. O que faz um carro melhor que o outro, é aproveitamento aerodinamico, chassis, componentes internos, suspensão... enfim. É aí que a equipe entra em cena. No caso da Ferrari, são 900 pessoas trabalhando em um projeto só.

O piloto não é mais só responsável por ganhar corridas. Ele é o responsável por passar as informações que o carro passa pra ele, para os engenheiros. Dependendo do problema, a solução pode ser um acerto, um ajuste no carro. Se for mais grave, é desenvolvimento de outras peças, que entram pra corrida seguinte.

Fora isso tudo, que está basicamente e resumidamente explanado, o modo como o piloto guia tb diz muita coisa. E pro espectador leigo, isso passa MUITO desapercebido. Se ele entra mais cedo na curva que outro piloto; se ele faz a curva jogando a traseira; se ele freia mais tarde; mais cedo; a agressividade de cada movimento; o combate e principalmente o tempo de volta, determinam a capacidade de um piloto.

Depois nóis volta! :P

[]´s!

lula_molusco
Veterano
# nov/08
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As opções eram Romain Grosjean e Lucas DiGrassi
Acho que o Di Grassi merecia, porém tinha quase certeza de que a Renault ia pegar o Grosjean, por ser francês e ter sido campeão na GP2.
Enfim, se o Nelsinho vacilar até a metade do campeonato do ano que vem, acho que ele já era...herdou o ego do pai, mas a pilotagem ficou no meio do caminho.

conandrade
Veterano
# nov/08
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lula_molusco

Grosjean não ganhou a GP2, ficou em 4º com 62 pontos!
Giorgio Pantano que ganhou!
Bruno Senna foi segundo com 65! E DiGrassi, que entrou no meio da temporada, foi 3º com 64!

lula_molusco
Veterano
# nov/08
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conandrade
ops. retiro o que disse então :X acho que confundi as coisas hahaha

TWT ICE
Veterano
# nov/08
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hamilton é mais esperto que o massa

lula_molusco
Veterano
# nov/08
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esperto é o Kovalainen, que não anda nada e é piloto da McLaren.

TWT ICE
Veterano
# nov/08
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lula_molusco
disse por causa da namorada do hamilton... ele arrumou uma gostosa e rica, mesmo sendo feio, apenas rico...

lula_molusco
Veterano
# nov/08
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TWT ICE
hamilton é corno, esqueceu?
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL717011 -15011,00.html

TWT ICE
Veterano
# nov/08
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lula_molusco
ehauhaeuaehuhaeuhaeuehaheahuae
retiro oque disse

ps: que mal gosto ela tem, hein?

David Gilmour
Veterano
# nov/08
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Continuo achando o Piquet Jr um bosta de um piloto normal que nunca vai ser campeão mundial

Nem pra fazer a curva do sol de Interlagos ele presta...

E ainda diz q foi tocado... foi... tocado... pela hemorróida dele

B4cK5p4c3
Veterano
# nov/08
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O calendário da Fórmula 1 de 2009 mudou de novo. Antes tinha perdido o GP do Canadá, agora o da França vai também.

01 GP da Austrália (Melbourne) 29/03
02 GP da Malásia (Kuala Lumpur) 05/04
03 GP da China (Shanghai) 19/04
04 GP do Bahrain (Bahrain) 26/04
05 GP da Espanha (Catalunya) 10/05
06 GP de Mônaco (Monte Carlo) 24/05
07 GP da Turquia (Istanbul) 07/06
08 GP da Grã-Bretanha (Silverstone) 21/06
09 GP da Alemanha (Nürburgring) 12/07
10 GP da Hungria (Budapest) 26/07
11 GP da Europa (Valencia) 23/08
12 GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) 30/08
13 GP da Itália (Monza) 13/09
14 GP de Cingapura (Cingapura) 27/09
15 GP do Japão (Suzuka) 04/10
16 GP do Brasil (São Paulo) 18/10
17 GP de Abu Dhabi (Abu Dhabi) 01/11

The Rainmaker
Veterano
# nov/08
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B4cK5p4c3

Caramba, o gp da China, que era só em outubro, foi puxado pra abril.

conandrade
Veterano
# nov/08
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As pistas do calendário estão cada dia piores...

Valência é um porre.
Malásia é um porre.
China é um porre.
Barcelona é um porre.

As 4 podiam dar adeus.

Essas pistas novas, não oferecem desafio nenhum. Cheio de área-de-escape asfaltada, não tem muro, não tem nada. Se passar reto é só frear e fazer a curva. Aí fica mole andar 110% o tempo todo... muito ruim isso pro esporte.

Toda pista devia ser baseada em Spa, Monza, Canada, Brasil...
Esse Bernie Ecclestone é um puta velho mesmo...

Kaíque
Veterano
# nov/08
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página 52, vummmmmmm

The Rainmaker
Veterano
# nov/08
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conandrade

As pistas do calendário estão cada dia piores...

Valência é um porre.
Malásia é um porre.
China é um porre.
Barcelona é um porre.

As 4 podiam dar adeus.

Essas pistas novas, não oferecem desafio nenhum. Cheio de área-de-escape asfaltada, não tem muro, não tem nada. Se passar reto é só frear e fazer a curva. Aí fica mole andar 110% o tempo todo... muito ruim isso pro esporte.

Toda pista devia ser baseada em Spa, Monza, Canada, Brasil...
Esse Bernie Ecclestone é um puta velho mesmo...


Tb acho, man.

Veja só Indianápolis, já não fez parte do calendário este ano, se é que algum dia vai voltar. A do Canadá já era tb, tá fora de 2009.
Tá foda, as pistas mais legais tão dando lugar a essas pistas chatas ae q vc citou por exemplo. Aposto q essa nova de Abu Dhabi será outra merda tb.

B4cK5p4c3
Veterano
# nov/08
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Raciocinem. A FIA fez o melhor calendário possível. Do jeito que está, as corridas boas serão a partir de Mônaco \m/_ !!!

The Rainmaker
Veterano
# nov/08
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B4cK5p4c3

Raciocinem. A FIA fez o melhor calendário possível. Do jeito que está, as corridas boas serão a partir de Mônaco \m/_ !!!

Verdade (com exceção de Hungria e Valencia).
Mas que o gp do Canadá vai deixar saudades, isso vai.

B4cK5p4c3
Veterano
# nov/08
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The Rainmaker
Uma das melhores pistas :(
A bosta da pista de Barcelona não tiram...
Hungria eu acho até bonzinho. O piloto tem bastante trabalho, como em Mônaco.

Chespirito
Veterano
# nov/08
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Bem q os GP's asiáticos podiam ser noturno, pois só passa na madrugada!!! E ainda tem no ano q vem a F-1 nos Emirados Árabes, outra prova de madrugada.

Tenha santa paciência!!!

conandrade
Veterano
# nov/08
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Bem, Hungria eu tb gosto, mas não gostava.
Os ultimos anos têm mostrado boas corridas em Hungaroring.
Especialmente 2006... na chuva, com Schumacher e Alonso, aquela prova foi demais. E o Button levou de BAR!

Abu Dhabi eu não sei...
Agora... Turkia, Malasia, Bahrein... pelo menos é o estilo de pista que o Massa costuma ir bem! Pelo visto ele terá boas chances ano que vem.

Está certo que Valencia só tem um ano. Mas pelo que pude notar, em condições normais, o lado de fora do traçado fica sujo demais pra tentar qualquer coisa! Horrível... só com chuva vai ficar legal.

Barcelona... nunca vou entender pq essa pista está no calendário. A última corrida boa que lembro de ter visto lá, foi 1996.. eu acho, Schumacher de Ferrari na chuva... acho que foi ali que ele virou "Rainmaster". Memorável a corrida... era mlk mas lembro de ter ficado muito tenso!

Agora... tirar Canadá é um absurdo. Era uma das pistas do começo da temporada que era garantia de boa corrida! O traçado é muito bom, desafiador, rápido e com bons lugares pra ultrapassagem. É como se fosse Mônaco... só que 2x mais rápida!

Indianapolis eu nunca fui mt fã não... mas ano passado a corrida foi boa, tenho gravado em VHS e revi outro dia. No meio da corrida há briga de Mclarens e no fim de Ferraris. Sendo que há um pega excelente entre Button e Fisichella no miolo... lado-a-lado, excepcional.

É um absurdo não ter mais corrida na America do Norte.
Ainda mais que Canadá, segunbdo os pilotos, têm uma atmosfera excelente, infraestrutura espetacular, vida noturna boa (segundo Coulthard)... enfim, não há motivos. A única reclamação era o asfalto... mas que é fácilmente resolvivel! hehe

lula_molusco
Veterano
# nov/08
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F1 já correu alguma vez em Laguna Seca? É um dos circuitos mais interessantes na minha opinião. (moto gp lá é lindo)

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