Estudo mostra o lado bom dos transgênicos, e o lado ruim?

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# mar/08
· votar


andre.wylde
O que acontece com alimentos transgenicos é uma seleção "forçada" ao modificar grãos e sementes de alimentos.
Não, essa seleção já é feita a muitos anos pelos agricultores..
No caso da transgenia são colocados genes até de outras espécies, por exemplo de porco, pra afastar as pragas naturais.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Proteja a sua saúde, dos animais, a biodiversidade, o ambiente e a agricultura familiar não compre produtos transgênicos.


Ambientalistas, os esquerdistas da Natureza.

Imparcialidade anda lado a lado com a credibilidade.

Olhem como os dados são apresentados no texto e você já vê que não são confiáveis:

"roedores alimentados durantes 110 dias com batatas transgênicas apresentaram lesões pré-cancerosas no no aparelho digestivo"

Quantos roedores? Qual a relação entre os que apresentaram as lesões e os roedores controle, que espero que tenham sido alimentados com batatas normais?

A propósito, a batata por si só já tem substâncias conhecidamente cancerígenas!!

Antes de mais nada vamos parar com esta fantasia de que o que é natural é 100% benéfico, ok??
Tudo faz bem e mal ao mesmo tempo!

E os transgênicos podem inclusive nos ajudar a diminuir a porcentagem do mal nos alimentos e aumentar a porcentagem de bem.

"Já a soja RR da Monsanto, liberada no Brasil, fez com que ratas tivessem excesso de filhotes malformados"

Novamente, não mostrou nada de estatística.

Aparecer duas ratas em mil pode ser bem provável.

E esta falha prossegue por todo os "dados" totalmente tendenciosos.


Vou ler este artigo ai depois, mas aposto que já sei o que vou encontrar.
Até porque tenho fontes bem mais confiáveis e imparciais que mostram o CONTRÁRIO.

"E no Brasil, graças à pressão das multinacionais fabricantes de semente transgênicas, Monsanto, Syngenta, Bayer, Basf, o governo vêm liberando as variedades transgênicas com aprovação da CTNBio ."

Uhul, Bravo!!

"sem os devidos estudos de impacto ambiental, como recentemente aconteceu com o milho da Bayer."

Não tenho muita coisa contra este engajamento não!
Só queria saber se também exigiam estes estudos quando as monoculturas surgiram como prática comum na nossa sociedade.
As grandes lavouras também não causaram impacto ambiental? Só porque elas vêm de uma época onde os estudos eram mais frouxos, elas estão livres destes testes?

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


maggie
As pesquisas DEVEM ser feitas, mas permitir o consumo humano sem informações conclusivas é no mínimo leviano... a discussão toda é essa.

As pesquisas SÃO feitas e são igualmente sérias às pesquisas feitas para a aprovação de medicamentos.

Acontece que um medicamente passa nos testes e é aprovado para uso, óbvio que NENHUM teste pode te dar certeza de que o produto não é maléfico à saúde, e isto é sempre deixado bem claro. É um risco a se correr, mas cá entre nós, este risco acontece pra qualquer coisa!! Quem julga os transgênicos parcialmente parece semprer querer (apenas para os transgênicos) que não exista este risco.

É uma questão de probabilidade, mas saiba que quando estes produtos passam nos testes, a probabilidade de fazer mal é baixíssima, baixíssima, mas acontece, assim como também ganham na mega-sena.

Se você não confia nos testes que fazem com as substâncias envolvidas nos transgênicos, não deveria confiar nos testes para remédios, produtos de beleza, etc etc...

Quem é contra os transgênicos parece esperar que algum teste diga com toda a certeza do mundo se o produto é maléfico ou não... mas não age assim para as outras coisas citadas, como os remédios.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


maggie
Não, essa seleção já é feita a muitos anos pelos agricultores..

O que ele quis dizer é que nós aceleramos a seleção intervindo molecularmente na estrutura, ao invés de ficarmos cruzando e recruzando linhagens, e torcendo pra acertar na mega-sena.

Biotecnologia x Seleção de Sports.

Seleção de Sports: Seu chuveiro dá um mal contato e para de funcionar, você dá uns tapinhas e reza pra ele voltar a funcionar.


Biotecnologia: Você abre seu chuveiro e conserta diretamente o problema!

No caso da transgenia são colocados genes até de outras espécies, por exemplo de porco, pra afastar as pragas naturais.

Bravo!
Não é lindo?

Vejo cada coisa que fazem, que é perfeito!

Tipo produção de plantas vacinas, alteração no metabolismo de lipídios de soja, para produção de sabonetes, produção de plástico bio-degradável.

Deus abençoe Agrobacterium tumefaciens!!

BokuWa
Veterano
# jun/10
· votar


Só é necessário alguns acertos e fica tudo certo.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


Up On The Sun!

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

Fale mais sobre a poluição genética.

torresmo vermelho
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

Manda um recado e ela te responde.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


torresmo vermelho

Não é só pra ela, é pra qualquer um!

J. S. Coltrane

É uma coisa que sempre esteve ai, sempre estará e tem seus prós e contras.

Pronto :)

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


The Root Of All Evil

Poluição genética é uma novidade, assim como a poluição por queima do petróleo.

Não sei como os cientistas tem a irresponsabilidade de manipular algo que é 90% desconhecido [o DNA "lixo"]. A ciência entra na manipulação dos organismos pois a indústria química não encontra mais meios de reprodução.

Você é um agente da tirania da ciência em um mundo tomado pela técnica. E se orgulha disso.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane

Ok.

torresmo vermelho
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

Foram quase 10 segundos até eu entender a sacada.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

hehehe, essa foi boa.

É engraçado o modo como você se esquiva de qualquer debate, é quase um Garrincha.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


J. S. Coltrane
É engraçado o modo como você se esquiva de qualquer debate, é quase um Garrincha.

Eu upei um tópico de 2 anos atrás pra debater o assunto, como é que eu me esquivo?
O negócio é que eu quero debater, não viajar na maionese. Cê tá com uns conceitos bem defasados (principalmente quanto ao "DNA lixo")

Mas tendo um poucode boa vontade:
Define ai pra mim o que você chama de "poluição genética" e por que você considera isso negativo.

Você é um agente da tirania da ciência em um mundo tomado pela técnica. E se orgulha disso.

Sim :)
Obrigado pelo elogio, sério mesmo!

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/10
· votar


são refutados pela organização não-governamental Greenpeace.
hauahuahuahuahauhauhauauauauhaa

"Essa é uma prova de que a tecnologia dos transgênicos não traz benefícios aos agricultores

É, eles plantam porque todo mundo gosta de perder dinheiro.

brunohardrocker
Veterano
# jun/10
· votar


Ontem eu vi a Sen Katia Abreu e o Sen Cristovam Buarque dando aulas de bom senso no senado.

ph43lix
Veterano
# jun/10 · Editado por: ph43lix
· votar


O caso nem sempre é a produtividade, maggie, não adianta você ter uma cultivar 100% natural que produz o dobro mas que é suscetível a toda e qualquer praga, e no final, ter muito produto com má qualidade. É justamente para isso que são feitos os transgênicos, poucos são os transgênicos utilizados verdadeiramente pra aumentar a produtividade, eles são feitos para se ter um indivíduo planta resistente a doenças, insetos ou herbicidas.

Quanto às sementes, sim, assim como os híbridos, alguns transgênicos não possuem viabilidade do agricultor replantar essa semente, tendo sempre que comprar mais. Ora, se o agricultor busca sempre plantas mais resistentes e adaptadas, é justo que ele tenha de comprar novas sementes sempre, não é? O estudo de transgênicos demora anos e anos, então as pessoas compram 1x só e nunca mais? Isso não é viável. Mas caso o agricultor não tenha condições de comprar novas sementes, ele pode comprar sementes de variedades, que não são tão boas, mas ele sempre poderá replantar; isso sempre fizeram, mas agora querem poder fazer isso com as transgênicas também? Aí ja é injusto com as empresas que produzem elas.

Não se esqueça também que mutações no DNA de animais ocorrem a todos os instantes, muitas delas são benéficas, não pense que o seu dna é 100% igual ao de um ser humano de 500 anos atrás, nós herdamos muitas partes de vírus e bactérias, pode ter certeza disso! No entanto, nada aconteceu, e provavelmente, nada acontecerá com quem ingere alimentos transgênicos também.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

1. 90% do DNA é não codante, certo? Mexer nos outros 10% sem saber ao certo como tudo funciona não é uma irresponsabilidade?

2. O que vai acontecer quando essas espécies se dispersarem? Não se sabe ao certo: essa é a poluição genética.

3. Essa discussão é inútil, uma vez que o Brasil não tem capacidade para decidir sobre o seu padrão tecnológico, ele só adota a tecnologia de fora pois é a periferia do capitalismo. E os cientistas daqui se limitam a adptar as técnicas gringas.

4. A ciência achou que ia, com o progresso, criar um mundo melhor. Esse projeto faliu e mostrou que só consegue escolher o menor mal.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


J. S. Coltrane
1. 90% do DNA é não codante, certo?

Não sei a porcentagem atual, mas sim, grande parte não é codante, no genoma dos Eucariontes, mas este DNA não é mais chamado de lixo, pois cada vez mais se entende a sua importância e suas funções, a maioria ligada à regulação gênica, que é um dos fatores mais importantes da genética, em muitos casos mais importantes até do que a própria sequência codante.

Mexer nos outros 10% sem saber ao certo como tudo funciona não é uma irresponsabilidade?
É por isso que existem os laboratórios e os anos de testes antes de aplicar algum resultado à vida humana. Você tem uma visão muito limitada da coisa, e se fossemos esperar anos até aprender como funciona TUDO no DNA, pra só então começar a mexer, nunca começariamos, até porque também mexemos para aprender como funciona.

E além do mais, a gente faz isso pra qualquer coisa.
Você mexe no seu PC sem saber como funciona por dentro. Você troca peças dele sem entender como funciona ao certo, sabendo apenas parte de como esta peça funciona. Mesmo sem entender como uma coisa funciona completamente, é possível manipula-la sem riscos, se tivermos os cuidados certos (e temos).

2. O que vai acontecer quando essas espécies se dispersarem? Não se sabe ao certo: essa é a poluição genética.

A pergunta é "o que vai acontecer SE essas espécies se dispersarem?"
Afinal, o processo é muito bem controlado, não é um Zé com uma enchada nas costas tomando conta de tudo não.
Não é do interesse de quem utiliza espécies geneticamente modificadas que estas se espalhem, até porque eles pagaram caro pra te-las, portanto, pode ter certeza que os cuidados para que isso não aconteça são altíssimos!
Se eventualmente uma ou outra se espalharem... é bem improvável que elas prevaleçam.

Pesquise um pouco sobre a seleção das plantas para o consumo do homem e a perda dos caracteres de rusticidade.

É isso que acontece com uma planta que nós selecionamos. Inserir genes de resistência para agrotóxicos apenas faz com que estas plantas tenham alguma vantagem na presença de um agrotóxico.
No meio, sem agrotóxicos, estas plantas são mocinhas, diantes das outras!

- Crescem mais devagar, são mais sensíveis às alterações do meio, necessitam de solos bem nutridos, não possuem defesas naturais tão eficazes, contra herbivoria e outras pragas....

A única vantagem que elas têm pras outras plantas, como eu já disse, é crescer na presença do agrotóxico. Tirou o agrotóxico, não cresce nada!

Portanto, se uma planta destas cair no meio, ela tá é fudida.

3.
Vá se informar melhor.
O Brasil é referência em várias tecnologias.

4.
Pare de ser hipócrita.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

A sua resposta só mostra o quanto a ciência desconhece do processo, e ainda é ESTÚPIDA de mexer com isso. A poluição do petróleo também era desconhecida quando começaram a cavar um monte de poços por aí.

Mexer com a natureza em escala planetária é bem diferente em mexer em computadores.

Não conseguem entender a falência do projeto iluminista de dominação da natureza. Que pena...

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


J. S. Coltrane

Bravo!

Depois fica na dúvida do motivo deu evitar discussões com você :P

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

você não quer discutir grandes temas, quer só ficar no ATCGATCGATCG...

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane
você não quer discutir grandes temas

Quer tema maior do que a Genética? :)

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

a questão dos transgênicos é o seu uso pelas pessoas, e não uma questão meramente genética.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


J. S. Coltrane
a questão dos transgênicos é o seu uso pelas pessoas

Estou disposto a discutir isso no enfoque da saúde, molecular e/ou genético, não no enfoque político/econômico/salvemos a agricultura familiar do Zé da Enchada.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

se existissem essas divisões eu poderia discutir mas, para mim, a natureza é um contínuo.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane
se existissem essas divisões eu poderia discutir mas, para mim, a natureza é um contínuo.


Óbvio que é um contínuo.

Mas política e economia são invenções humanas, não fazem parte da natureza.
A genética não é invenção humana, faz parte da natureza.

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


The Root Of All Evil

se é um contínuo, todas as questões são pertinentes, certo? Não há lado de fora.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


J. S. Coltrane

Todas as questões são pertinentes, mas como eu disse, política e economia não fazem parte deste contínuo.

E mesmo que fizessem, não há problema nenhum em desconsidera-los, para discutir apenas uma parte.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


Alá, tu faz a gente ficar neste blá-blá-blá inútil ao invés de discutir algo útil.

Se você quiser saber sobre a construção dos transgênicos, impactos, sobre genética, impactos na saúde humana, pode avisar que eu venho aqui conversar com você.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudo mostra o lado bom dos transgênicos, e o lado ruim?