Bebês de 15 meses têm senso de justiça, mostra novo estudo

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11


    Pais que sofrem para impedir que seu bebê arranque brinquedos das mãos dos amiguinhos podem não acreditar, mas crianças de apenas 15 meses já parecem ter um senso rudimentar de justiça, afirma um novo estudo.

    Experimentos feitos com cerca de 50 crianças na Universidade de Washington, em Seattle (Costa Oeste dos EUA), mostraram que os pequenos ficam "chocados" quando presenciam uma divisão desigual de guloseimas.

    Fota 1

    E, apesar do berreiro que às vezes acontece quando bebês disputam brinquedos, as crianças do estudo, em quase dois terços dos testes, topavam dividir os seus com adultos desconhecidos.

    Publicada na revista científica de acesso livre "PLoS One", a pesquisa se junta a uma série de trabalhos recentes que indicam a existência de um instinto moral aguçado nos filhotes da nossa espécie.

    Aliás, o estudo atual é o que revela evidências de comportamento "ético" mais cedo no desenvolvimento humano --os trabalhos anteriores só tinham demonstrado isso em meninos e meninas de dois anos de idade.

    Um resumo do design experimental usado pelos psicólogos Marco Schmidt e Jessica Sommerville, autores do estudo, pode ser visto no infográfico.

    Sempre no colo de um dos pais, para ficarem relaxados, os bebês primeiro assistiam a vídeos que mostravam a divisão igualitária ou desigual de comida (biscoitos ou leite) entre dois adultos.

    Como os talentos linguísticos das crianças dessa idade ainda são limitados, os psicólogos usavam algo mais simples para saber o que os bebês tinham achado dos vídeos: o tempo que eles gastavam olhando para a tela.

    Trata-se de uma ferramenta já estabelecida em outros estudos do tipo. Em geral, quanto mais uma situação surpreende os bebês, mais tempo eles ficam olhando para a cena. E, nesse caso, em média, a cena em que a divisão é desigual surpreendeu bem mais os pequenos.

    Depois, os mesmos bebês podiam escolher entre dois brinquedos, ambos ofertados por um pesquisador que eles já conheciam. O cientista esperava a criança escolher seu brinquedo favorito e, depois, deixava os dois com ela.

    Entrava então em cena um outro pesquisador, que a criança ainda não tinha visto. O sujeito perguntava: "Posso pegar um [dos brinquedos]?".

    A maioria dos bebês dava um dos brinquedos para a pessoa, e um terço deles emprestava até o brinquedo considerado o preferido.

    Aliás, havia uma correlação: as crianças mais "chocadas" com a divisão injusta do leite ou dos biscoitos eram justamente as que tinham mais tendência a compartilhar seus brinquedos com os estranhos, sugerindo que tendências parecidas explicam os comportamentos.

    Fonta: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/988832-bebes-de-15-meses-tem-sens o-de-justica-mostra-estudo.shtml

    Bjos para: Kiki, Christhian e ROTTA

    Volunteer
    Veterano
    # out/11
    · votar


    O Coltrane vai te xingar abaixo V

    BOREU
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Aguardando post do Christhian...

    QUARESMA
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bjos para: Kiki, Christhian e ROTTA

    mas o ROTTA só gosta de abraços

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Volunteer

    Coltrane morreu, virou purpurina.

    BOREU
    Aguardando post do Christhian...

    Posso saber o motivo em especial, tio? =]

    QUARESMA
    mas o ROTTA só gosta de abraços

    ='[

    Excelion
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Aguardo algum post citando Foucault, Schopenhauer, Nietzsche, Kant e Freud de uma vez, no maior estilo 'vestibulando' ou 'bicho de faculdade'.

    BOREU
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Posso saber o motivo em especial, tio? =]

    Sim, caro sobrinho. Eu postei apenas em tom de brincadeira, em alusão a outros posts iniciais a tópicos. Aprendi com vocês...fiz errado?

    Abração!

    BOREU
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Ah...já ia me esquecendo. Seu tópico é muito interessante e aguçou-me o interesse a saber mais sobre o assunto.

    Além do mais, traz bastante detalhes. Ainda bem que foi você quem o fez, senão seria mais um a entrar na lista dos CHATOS E QUILOMÉTRICOS tópicos do BOREU, não é verdade?

    Preciso citar quem e em quais tópicos já me disseram isso antes?

    Boa noite, caro sobrinho!

    Lìív
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Esse estudo não me pareceu muito confiável '-'

    Zebreiro
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não vejo nisso surpresa alguma.

    Filhada
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Isso quer dizer que o senso de justiça é um fator genético-biológico, não dependendo de aprendizado posterior.
    Incrível!

    tambourine man
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Aliás, o estudo atual é o que revela evidências de comportamento "ético" mais cedo no desenvolvimento humano

    as aspas evidenciam o uso da palavra "ética" como mera metáfora. Ainda bem que é um estudo poético, porque se fosse sério eu ia tecer algumas críticas freestyle

    Zebreiro
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tambourine man
    Ainda bem que é um estudo poético, porque se fosse sério eu ia tecer algumas críticas freestyle

    ahuehauehuhaehu

    wild.man
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Excelion
    Aguardo algum post citando Foucault, Schopenhauer, Nietzsche, Kant e Freud de uma vez, no maior estilo 'vestibulando' ou 'bicho de faculdade'.


    Por pouco!
    Eu ia citar Rousseau mas desisti depois de ler o seu post.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Bebês de 15 meses têm senso de justiça, mostra novo estudo