Dúvidas freqüentes da língua. . .

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Obs.: Por que todo mundo tem a mania de pronunciar as palavras estrangeiras como se fossem todas inglesas?

Por que a Língua Portuguesa tem mais excessões do que regras???

(que indica plural mas, convenhamos, não é uma aplicação prática neste caso – que tal EEUUA? Se eles tivessem mania de complicar, deveria ser UUSSA)

Ou seja, o panaca está me sugerindo uma quebra das regras que ele próprio defende nos outros itens???

Grow
Veterano
# fev/08
· votar


- Nem li
- Vou esperar sair o filme
- Parei aqui
- Dercy
- Segunda página
- Primeiro (post)
- Vou esperar sair o filme
- Me obriga
(2)

Mr. Joe
Veterano
# out/10
· votar


Up!

Aí galera, deixa eu tirar uma dúvida de português:
Aqui no Brasil, é errado eu utilizar "Estou a escrever no fórum" ao invés de "Estou escrevendo no fórum"?

Escrever no infinitivo parece ser mais "correto" do que escrever no presente contínuo.

Por exemplo:
"O português de Portugal é o correcto, eu estou a achar que nós, brasileiros, nem falarmos o português correcto; falamos."

Ignorando o que está em negrito, estaria esta frase correta diante das normas da língua portuguesa?

Mr. Joe
Veterano
# out/10
· votar


up!

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Mr. Joe
não acho que esteja errado, mas não conheço os pormenores das regras, então de nada vale minha opinião.

Animal Mother
Veterano
# out/10
· votar


Thani


MUZZARELLA, MUTZARELA, MUSSARELA ou ....?
Se a lancheria lhe oferecer qualquer dessas opções, recuse todas. Escolha uma que lhe dê MOZARELA.

Vovó ensinou que em italiano é MOZZARELLA.
Nada de aportuguesamento, escreverei assim até me escalpelarem.

Os vocábulos mozarela, muçalera e muzalera me ofendem. :(


Imagine se fosse pra pedir uma esfirra... صفيحة

Quanto ao texto, nada pior que quem escreve sobre língua com esse tom de quem dita leis inquestionáveis.

Animal Mother
Veterano
# out/10
· votar


Mr. Joe
Claro que tá correto. Só que é uma forma mais literária.
em Portugal, foi praticamente abandonado o gerúndio. Ironicamente, lá ele é considerado literário.

Da mesma forma com o condicional; "Eu gostaria" virou "eu gostava"

Mr. Joe
Veterano
# out/10 · Editado por: Mr. Joe
· votar


Animal Mother
Valeu pela informação. Eu estava com esta dúvida há um tempão.

Que vontade de visitar Portugal, mas eu acho que não entenderia nada (... e nem teria dinheiro p/ isto). hahaha

Sem falar no mundo dos professores lá. rsrsrsrs

Aliás, para quem quiser aprender algumas diferenças básicas de palavras e gírias entre o PB e o PE: http://www.alzirazulmira.com/diferencas.htm

EDIT: links fail.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas freqüentes da língua. . .