Documentação de Softwares - quem trabalha?

Autor Mensagem
Jiuvaskala
Veterano
# jan/08 · Editado por: Jiuvaskala


Bom gente, eu entrei num estágio agora e preciso documentar os softares desenvolvidos na empresa. Mas o problema é que não tenho experiência e nunca fiz nenhuma documentação antes. Procurei algo sobre o assunto no Google, mas nada aprofundado.

Por favor, não desvirtuem.

Para quem nao conhece, segue um texto sobre o assunto:

A documentação de software

Necessidade ou preciosismo? A documentação de software, mesmo sendo o carma de qualquer desenvolvedor, é extremanente necessária e auxilia na redução de horas preciosas na correção de problemas. Neste primeiro momento, vamos ver o que é a documentação de um sistema, suas partes principais e também as ferramentas que auxiliam desenvolvedores a fazer desta uma tarefa menos maçante.

Para muitos desenvolvedores, a criação de documentação técnica é a parte mais aterrorizante para se enfrentar em todo o processo de criação de um software, seja pela necessidade de escrever várias e várias páginas de texto, gráficos e desenhos ou ainda pela necessidade de largar aquilo que se aprendeu (programar) para fazer aquilo que não sabe bem (redigir).

Entretanto a documentação é parte integrante de qualquer sistema ou programa criado. Arrisco a dizer inclusive que a documentação é tão importante (ou mais) que as questões de segurança pois sem a devida documentação, bug's e pontos vulneráveis no sistema demoram a ser encontrados e corrigidos, permitindo assim que os ataques continuem levando à falência múltipla do sistema e, consequentemente, de seu usuário.