Sobre o ensino à distância

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# dez/07


pois é,


uns 10 anos atrás um professor me falava: - aproveitem enquatno vcs tem um professor em sala de aula pq em breve haverá somente ensino à distância e etc;
- Ter um professor em sala de aula será caríssimo ...


me recordo q ninguém acreditava nele haha e ainda hoje vejo um outdoor com os dizeres: " faça sua faculdade em casa. Ensino à distância"
Ach oq era uns R$ 170,00 ...

tem um conhecido q faz cursinho pra fazer a prova da OAB. É uma sala com 30 alunos e uma TV. O professor está lá em Brasília e dá a aula para umas 20 filiais pelo Brasil ...

enfim ... para quem não é disciplinado, está enrolado com essa história.
Em conversa com alguns conhecidos por exemplo, para fazer uma pós, para cada 1 hora de aula na escola é necessário no mínimo 2 horas de estudo em casa ... e é papo sério


E aí? alguém pensa em encarar uma faculdade nesses moldes?

Boa quarta =)

Atum Bluesman
Veterano
# dez/07
· votar


Rato
Um curso + simples até que vai...

maggie
Veterana
# dez/07
· votar


Tenho conhecidos fazendo curso à distância... precisa ser muito disciplinado pra não perder tempo com outras coisas e acabar não estudando nada haha

Só as provas são presenciais. O preço é cerca de 1/3 do que seria um curso 'normal'.

E bom dia pro Rato.

Rato
Veterano
# dez/07
· votar


Atum Bluesman

fiz um. Tá ligado IPGN ?

mas aquilo, sem compromisso hehe

GAROTA
Veterano
# dez/07
· votar


Rato

E aí? alguém pensa em encarar uma faculdade nesses moldes?

eu não teria ânimo pra estudar sozinha não.. =/
eu aprendo mais ouvindo o professor.. ou então, quando alguém me pede pra explicar a matéria.. ai eu empolgo e leio tudo pra saber explicar..
sem essas duas coisas nem rola..

Rato
Veterano
# dez/07
· votar


maggie
E bom dia pro Rato.
=)

Só as provas são presenciais. O preço é cerca de 1/3 do que seria um curso 'normal'.
sabe; acho q em um futuro não muito distante o preço de uma aula presencial será caro ...mas muito caro mesmo. Sei lá ...uns 10 anos ...por aí

GAROTA
eu não teria ânimo pra estudar sozinha não..
meio foda isso mesmo ter essa disciplina toda. Fica sempre pra depois haha

GAROTA
Veterano
# dez/07
· votar


Rato
meio foda isso mesmo ter essa disciplina toda. Fica sempre pra depois haha

eu preciso de incentivo pra estudar saca..rs
por isso vou fazer licenciatura tbm.. dar aulas me incentiva.. =)

KaTy
Miss Simpatia 2012
# dez/07
· votar


Não me gusta.

Prefiro ter alguém ali, ao vivo e a cores, em sala, para poder tirar minhas dúvidas a cada 10 segundos, se houver :)

Larizinha
Veterano
# dez/07
· votar


GAROTA

eu aprendo mais ouvindo o professor.. ou então, quando alguém me pede pra explicar a matéria.. ai eu

Você é que nem eu. Eu não tenho muita paciência pra ficar lendo, lendo...Aprendo mais ouvindo e falando. Sempre quando ia estudar, ou ensinava pra alguém eu ensinava pra mim mesma em voz alta....hauahauha

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Eu estou trabalhando em um sistema de LMS - Learning Managemente System - que é a plataforma usada para EAD. A faculdade em que trabalho recebeu autorização do MEC há 3 semanas para promover cursos em EAD.

Aparentemente é o futuro e não tem como escapar disto. Várias faculdades - predominantemente no sul e sudeste - estão já oferecendo cursos em EAD.

Eu acho que é o gosto de cada um. Nós identificamos uma série de grupos que se adaptam mais ao EAD do que ao ensino presencial. São eles:

- pessoas que não têm como pagar um curso presencial. O EAD é bem mais barato

- pessoas que não têm tempo para se comprometer com um horário fixo diário para ir às aulas. No EAD elas fazem seu horário

- pessoas que não moram próximas a boas faculdades, ou onde o custo de deslocamento ficaria muito alto. Em EAD basta ter internet.

No entanto, segundo as regras do MEC, um EAD não é 100% a distância. Tem que ter um mínimo de encontros presenciais, e todas as provas são presenciais.

GAROTA
Veterano
# dez/07
· votar


Larizinha
Você é que nem eu. Eu não tenho muita paciência pra ficar lendo, lendo...Aprendo mais ouvindo e falando. Sempre quando ia estudar, ou ensinava pra alguém eu ensinava pra mim mesma em voz alta....hauahauha

exatamente..
nao tenho paciencia pra estudar..
fico boba de ver, amigas minhas que estudam de manhã, a tarde revêem toda a materia e a noite vão nos plantões de dúvida..
eu não conseguiria..rs

Izzy Dragon
Veterano
# dez/07
· votar


Fiz cálculo 1 e 2 à distância
(só ia pra aula no dia da prova)

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Rato

Eu acho que depende muito do aluno e de QUAL disciplina é. Existem disciplinas que são bem expositivas, tipo cálculo ou algoritmos. Para esses casos, existem pessoas que na verdade aprendem melhor sem professor algum. Um bom livro e um monte de exercícios e pronto. O professor no máximo dá uma dica ou tira uma dúvida.

Mas existem alunos que não conseguem aprender assim. Isso eu já vi aos montes. Gente que só aprende se tiver tudo bem cobradinho, ali, rigorosamente, com horário fixo e explicação no quadro. Para esses, não sei se funcionaria bem.

Acho que outro problema é que muitas vezes o professor acompanha o aluno de perto e percebe onde está a dificuldade, apresenta explicações alternativas, traça paralelos de acordo com a situação. Com ensino à distância, acho que muito desse "jogo de cintura" se perde.

Além disso, existem disciplinas que só se aprende discutindo ou fazendo mesmo. São disciplinas onde o professor vai jogando novas idéias de acordo com as discussões e situações que vão surgindo. Isso vale especialemnte para coisas mais subjetivas, como ética, ou para "aulas em laboratório". Aí eu realmente acho que ensino à distância é uma roubada.

Ou seja, acredito em ensino à distância para disciplinas predominantemente expositivas e para pessoas que têm facilidade em aprenderem por conta própria. Fico com a pulga atrás da orelha em outras circunstâncias.

Simonetti

Cara, você citou fatores econômicos, e eu até entendo... Mas fico mesmo me perguntando se a qualidade do ensino não fica comprometida. Não é uma coisa dependente do curso? Tipo... é viável dependendo do perfil do curso? E existem cursos onde algumas disciplinas são à distância e outras não?

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Tipo... é viável dependendo do perfil do curso?

Sim, é. O EAD é absolutamente viável para cursos mais teóricos como administração, economia, contabilidade, e afins.

O mais importante, no entanto, é o material que a faculdade vai disponibilizar. É mais importante do que a plataforma em si. A clareza do conteúdo, a completude, etc, é que são o diferencial de uma instituição para outra. Outro fator é a tutoria, ou seja: como os alunos podem dirimir suas dúvidas com pessoas reais? Telefone, e-mail, conferências, etc?

Bog
E existem cursos onde algumas disciplinas são à distância e outras não?

Sim, é o chamado semi-presencial.

Já há cerca de 3 anos o MEC permite que IES que já tenham cursos reconhecidos (ou seja, que já tenha turmas formadas e diplomadas) tenham até 20% de sua carga horária na modalidade a distância. São chamadas semi-presenciais, pois tem que ter pelo menos 1 aula mensal em sala de aula, além de todas as provas, e o professor tem que ficar online, disponível para atender aos alunos em determinados horários.

Nós já temos o semi-presencial há 2 anos e meio. Nas provas finais, os alunos das disciplinas semi-presenciais tiveram médias maiores do que os alunos da mesma disciplina (em outros cursos) que fizeram a disciplina na modalidade presencial. A prova era basicamente a mesma, aplicada no mesmo dia e horário.

Nós temos aqui dados concretos - destes 2 anos e meio de experiência - que fundamentam que o EAD pode sim ser uma solução mais proveitosa academicamente que o curso presencial, pois demanda mais disciplina e empenho do aluno. O aluno ganha com isto.

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti

Então são cursos onde as aulas normais são mais expositivas, né? Consigo imaginar facilmente um programador formado nesse esquema, até porque eu mesmo não aprendi a programar vendo aula. Mas não passa pela minha cabeça um médico ou um arquiteto formado a distância...

Putz, mas com tanta mudança no ensino, estou adiando um pouco a minha entrada na vida de professor universitário. O tal do Reuni é o que mais me assusta. Era para eu começar ano que vem já, mas podendo, vou tentar ficar no Japão por mais uns 3 anos, e aproveito para ver como as coisas vão se desenrolar.

Você é professor? O que exatamente você faz?

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


Bog
Você é professor? O que exatamente você faz

Não, não sou.

Eu sou gestor de TI de uma faculdade, e fiz todos nossos sistemas de gestão acadêmica, além de nosso site. Hoje mais coordeno as equipes de desenvolvimento e infra-estrutura do que programo. Nós temos hoje 7 campi em Belo Horizonte, além de pólos de EAD em Aracaju, BH, Rio, SP, Vitória e Goiânia.

Nós tivemos experiência já com 2 plataformas de LMS/EAD, e decidimos adotar o Moodle, que é open source baseado em MySQL + PHP. Estamos adaptando o Moodle para nossas necessidades específicas, relatórios mais completos, etc. Melhorando substancialmente o Moodle.

Veja só: minha equipe para LMS tem 4 programadores. A equipe que desenvolve material, conteúdo para o EAD tem mais de 40, entre revisores, pedagogos, professores-autores, web designers, etc. Daí a importância do conteúdo, pois sabemos que o diferencial de uma IES para outra é o conteúdo.

Bog
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti

Ahhh, compreendo.

Bom, acho que as minhas idéias sobre ensino à distância só estão mais reforçadas agora. Só funciona com certas pessoas, e com certos cursos ou disciplinas.

O meu medo maior é que algum espertão no governo não perceba isso e chegue à brilhante conclusão de que o ensino à distância é a panacéia.

ZXC
Veterano
# dez/07 · Editado por: ZXC
· votar


Rato
Bog

Bem, eu já fui professora de pedagogia a distância....hoje sou orientadora de monografia à distância. Enfim me acostumei a trabalhar a distância...
Não é toda profissão que permite essa qualificação à distância, claro. Existe um certo discernimento em função aquilo que pode ser a distância...e de verdade não funciona como imaginam.

Existe um orientador on-line permanente, como também sala de bate papo entre alunos, onde os alunos tiram muita dúvida entre si. Tem orientador permanente também 2 vezes por semana para tirar dúvidas....
Nas minhas salas, eu sempre exigi que comparecessem pelo menos 1 vez por semana, aos sábados, o que aliás é obrigatório.

Existem duas avaliações, o questionário feito em casa, que serve como estudo para a prova e a prova presencial, pelo menos aqui na instituição que trabalhei funcionou assim. É incrível, mas a feita com consulta em casa sempre tem a menor nota...ehehehe

Os livros são altamente auto-didáticos e muito explicativo. Acho até que pecam por tanta explicação.

Funciona muito bem também, para quem parou de estudar, antes de completar o segundo grau...Acho que é uma tremenda oportunidade essa. Vários CIEPS assumiram essa postura de cursos à distância.

Agora, é aquilo né, só faz quem realmente está afim de estudar e se formar. Precisa mesmo de um pouco mais de leitura que os cursos presenciais.
.
O problema é que as pessoas não estão acostumadas a estudarem sozinhas..pois leem muito pouco, são pouco curiosas, são preguiçosas...esse espelho de aluno, realmente não se daria bem num curso desses mesmo.

Espero ter tirado um pouco da má impressão, que os cursos a distância dão.....

BokuWa
Veterano
# dez/07
· votar


Rato

Minha professora de história fez curso a distancia, detalhe, era só nos fins de semana. Hoje ela é coordenadora do curso de História e Geografia, na faculdade que tem aqui. Tipo depende da pessoal, nunca vi uma professora melhor do que ela.

gsprs
Veterano
# dez/07
· votar


É uma porcaria isso

Guto EADG
Veterano
# dez/07
· votar


eu nao contrataria ng que se formou por um sistema desses.

Guto EADG
Veterano
# dez/07
· votar


eu nao contrataria ng que se formou por um sistema desses.

leandro rodrigues
Veterano
# dez/07
· votar


Rato

Eu fiz um curso a distância e com duração de 9 meses.

Era sobre posição sexual

Depois de 9 meses e ter recebido o diploma, eu posso falar que a sensação do curso foi amesma sensação de ter chupado bala com o papel

Felis Natau

Horcruxes
Veterano
# dez/07
· votar


ah, nem rola... é melhor vc estar numa sala, com um professor à sua disposição. Além do mais, o contato humano nessa shoras tbém ajuda, pelo menos pra mim.

Koisa
Veterano
# mar/11
· votar


Alguem aqui ta antenado no assunto pra me dizer se eu consigo pegar transferência do meu curso presencial pra outra instituição que oferece o mesmo curso por EAD??

Morgenstern
Veterano
# mar/11
· votar


Koisa
Alguem aqui ta antenado no assunto pra me dizer se eu consigo pegar transferência do meu curso presencial pra outra instituição que oferece o mesmo curso por EAD??

A minha namorada tá no segundo ano de Pedagogia e tentou fazer transferência para EAD e eles não eliminam matéria ou seja , você tem que fazer do zero.

Estou pensando em fazer Educação Musical a distância (pra dar aula de professor de musica) , alguém sabe dizer se realmente vale a pena fazer um curso desse naipe , ou seja , no meu cv sou obrigado a colocar que é a distancia ?

qew
Veterano
# mar/11
· votar


uns 10 anos atrás um professor me falava: - aproveitem enquatno vcs tem um professor em sala de aula pq em breve haverá somente ensino à distância e etc;

Tenho um professor que fala a mesma coisa haha

Mas de boa, entre alguém que se formou em um curso ead e outra em um curso presencial, eu escolheria o curso presencial, e com esse pensamento mesmo deve rolar muito disso na hora do recrutamento e seleção.

Tem muita gente que não esta preparado para isso. Nego vai fazer ead pensando em estudar pouco, não pq não tem tempo pra fazer uma presencial.

BuBu Vodka
Veterano
# mar/11
· votar


eu vou terminar minha Facul de ADM por EAD... não é tão maluco assim...
e só me restam 2 anos mesmo...

Loola
Veterano
# mar/11
· votar


Eu detestei. Tranquei e vou mudar pro curso presencial.

LeandroP
Moderador
# mar/11
· votar


O preço deve valer muito a pena. Porque por ser à distância não pode ser tão bom quanto um tradicional; além do custo ser mais baixo e isso deve ser repassado.

Dependendo do curso eu faria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o ensino à distância