O Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?

Autor Mensagem
Patys
Veterano
# nov/07


A ONU incluiu o Brasil no grupo de elite da qualidade de vida. O país é o último dos 70 mais bem colocados, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) superior a 0,800, em uma escala de zero a um. O ingresso aconteceu graças a uma revisão nas estatísicas de expectativa de vida, que elevou a esperança de vida de 70,8 anos para 71,7 no país. De acordo com o relatório de Desenvolvimento Humano da ONU, "o Bolsa Família é responsável por quase um quarto da recente queda abrupta na desigualdade no Brasil e por 16% de seu declínio na probreza extrema". O assessor do Pnud (Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento Humano), Flávio Comin, aponta cinco áreas em que o Brasil está muito defasado em relação aos outros países de alto desenvolvimento: saneamento básico, pobreza, mortalidade infantil, mortalidade materna e desigualdade. Na primeira área, um estudo da Fundação Getúlio Vargas demonstra que o país vai demorar para conseguir melhorar. Segundo a estimativa, se se manter o nível de crescimento das redes em 1,59% ao ano, somente em 2122 toda a população brasileira terá acesso à rede de coleta de esgoto. A fundação calculou que apenas 46,77% da população possuía rede de coleta em 2006.

Jornal de Debates pergunta: o Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?

fonte:
http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=1454

Carpano-Jr.
Veterano
# nov/07
· votar


Nem li, mas pelo título....
Eu tenho uma boa vida.

Kensei
Veterano
# nov/07
· votar


Patys
Na minha opinião não merece.
Mas o povo brasileiro tem o país que merece.

Patys
Veterano
# nov/07
· votar


"o Bolsa Família é responsável por quase um quarto da recente queda abrupta na desigualdade no Brasil e por 16% de seu declínio na probreza extrema"

olha os resultados aparecendo..

só não imagina que o impacto era tanto? Oo

Flávio Comin, aponta cinco áreas em que o Brasil está muito defasado em relação aos outros países de alto desenvolvimento: saneamento básico, pobreza, mortalidade infantil, mortalidade materna e desigualdade.

e a segurança?

Jornal de Debates pergunta: o Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?

tudo bem que houve avanços, alguns até notavel de certa forma, mas ainda acho que falta muita coisa, para o Brasil poder ser incluido no posto de elite ou ser considerado como tal.

r2s2
Veterano
# nov/07 · Editado por: r2s2
· votar


"o Bolsa Família é responsável por quase um quarto da recente queda abrupta na desigualdade no Brasil e por 16% de seu declínio na probreza extrema"

Pois é, Lula-lá!!!

Patys
Veterano
# nov/07
· votar


Kensei
Na minha opinião não merece.

na minha tbem, e pr varios fatores..

agora uma coisa m deixou intrigada, sera que os outros países que ficou de fora, a situaçao é tao pior comparando com o Brasil? Oo

Mas o povo brasileiro tem o país que merece.
reflexo.

Kensei
Veterano
# nov/07
· votar


Semana passada Lulinha anunciou uma parada que me deixou deverás contente, aumentou significativamente a verba destinada para bolsas mestrado e doutorado. Se não me engano em 20%.

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


"o Bolsa Família é responsável por quase um quarto da recente queda abrupta na desigualdade no Brasil e por 16% de seu declínio na probreza extrema"

É só por isso que voto no Lula. Num quero ser milionário mesmo, então só quero isso, distribuição de renda, melhoria pros mais pobres, mesmo que eu pague mais do que pago hoje em dia por isso.

Claro, isso deve-se pautar em políticas sustentáveis, e não em meros programas temporários puramente eleitoreiros

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


Kensei
Semana passada Lulinha anunciou uma parada que me deixou deverás contente, aumentou significativamente a verba destinada para bolsas mestrado e doutorado. Se não me engano em 20%.

confirma

Mas o povo brasileiro tem o país que merece.

Patys
Veterano
# nov/07
· votar


r2s2
É só por isso que voto no Lula.

E é por isso que a maioria votou nele =)

Num quero ser milionário mesmo, então só quero isso, distribuição de renda, melhoria pros mais pobres, mesmo que eu pague mais do que pago hoje em dia por isso.

é não tem como negar de fato, que o Lula apesar dos pesares fez e esta fazendo algo pelos pobres, embora eu ainda ache pouco.

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


ainda não entendo como o Brasil tem essa expectativa de vida...

Patys
Veterano
# nov/07
· votar


Semana passada Lulinha anunciou uma parada que me deixou deverás contente, aumentou significativamente a verba destinada para bolsas mestrado e doutorado. Se não me engano em 20%.


Outra noticia tbem animadora é a nova Lei de estagio que vai beneficiar muito os escravejarios.rs
pena que essa lei chegou tarde, pois nao sou mais estagiaria..
o pessoal aqui ta bem animado...

Kensei
Veterano
# nov/07
· votar


Nem tanto ao céu, nem tanto a terra. Há que se fazer uma observação.

Nesses últimos anos, houve no mundo todo, uma certa bonança econômica. E comparativamente a média, o Brasil ficou aquem, mas melhor do que seus próprios resultados anteriores.

Nesse estudo da Pnud, se observa a mesma coisa. Em relação as condições anteriores, o Brasil melhorou. Mas em termos relativos aos outros países, o Brasil perdeu uma posição, ou seja, os outros melhoraram mais. Apesar de ver uma ligeira alteração nas condições sócio-econômicas do país, espero que isso não tenha vindo a reboque do crescimento mundial, e cesse a partir de uma mudança na economia global.

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


Patys
é não tem como negar de fato, que o Lula apesar dos pesares fez e esta fazendo algo pelos pobres, embora eu ainda ache pouco.

Tudo bem, sempre dá pra fazer mais. Mas não podemos achar que em 5 anos dá pra acabar com a miséria no país decorrente de 500 anos de exploração.

Agora o Lula fez uma ótima coisa. Ninguém mais ganhará as eleições para presidente sem prometer manter ou aumentar esse tipo de programa. Isso é ótimo, pois a tendência é diminuir cada vez mais a pobreza.

O problema que acho é que o Bolsa-família ainda é muito tímido. 15 reais por pessoa limitado a 45 por família mal dá pra alimentar. Ou seja, parece que o Lula só quis tirar o povo da miséria, mas não quer tirá-los da pobreza. Tomara que isso mude.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
· votar


Claro que sim, principalmente no que se refere a Segurança Pública, Educação, Saúde pública, e justiça. Afinal vc conhece algum outro país do mundo onde é possível prender adolescentes do sexo feminino junto com homens em uma cela??

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


Kensei
Nesse estudo da Pnud, se observa a mesma coisa. Em relação as condições anteriores, o Brasil melhorou. Mas em termos relativos aos outros países, o Brasil perdeu uma posição, ou seja, os outros melhoraram mais. Apesar de ver uma ligeira alteração nas condições sócio-econômicas do país, espero que isso não tenha vindo a reboque do crescimento mundial, e cesse a partir de uma mudança na economia global.

Não concordo com isso. Creio que o desenvolvimento social de um país depende não só da conjuntura econômica. Depende também da estabilidade política (e econômica também) a longo prazo. E isso só foi acontecer agora.

Não temos um pacote econômico massacrante há quase 10 anos. Claro que a bonança econômica global ajuda muito, mas internamente há necessidade de saber alocar esses recursos que "sobram". E nisso eu dou valor ao FHC e sua equipe quando elaboraram e aprovaram a LRF, com as metas fiscais que permitiram essa estabilidade.

izack darck
Veterano
# nov/07
· votar


O Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?

Claro que não.

É só olhar em volta.

Quem não tiver essa possibilidade de absorção da realidade olhando em volta, ou a miséria alheia não lhe atinge e vc só fica sabendo através de terceiros, de ouvir falar, pode pesquisar na internet que tem foto de lixão, favelas, misérias e outras mazelas sociais :D

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


jimmt vandrake
Claro que sim, principalmente no que se refere a Segurança Pública, Educação, Saúde pública, e justiça. Afinal vc conhece algum outro país do mundo onde é possível prender adolescentes do sexo feminino junto com homens em uma cela??

Não é permitido. Isso foi um erro pontual, culpa da delegada e dos cúmplices. Não condene todo um sistema por causa de uma delegada louca e irresponsável.

Patys
Veterano
# nov/07
· votar


r2s2
Tudo bem, sempre dá pra fazer mais. Mas não podemos achar que em 5 anos dá pra acabar com a miséria no país decorrente de 500 anos de exploração.

Sempre da e tem como fazer mais, na minha opinião o que tem atrapalhado bastante o desenvolvimento do Brasil é a corrupção, na hora que essa realidade mudar, acho que o Brasil poderá ser colocado no posto junto com a elite.

Agora o Lula fez uma ótima coisa. Ninguém mais ganhará as eleições para presidente sem prometer manter ou aumentar esse tipo de programa. Isso é ótimo, pois a tendência é diminuir cada vez mais a pobreza.

isso é fato, agora vamos ver se algum politico vai prometer e cumprir..

O problema que acho é que o Bolsa-família ainda é muito tímido. 15 reais por pessoa limitado a 45 por família mal dá pra alimentar.

pr isso que disse:

Lula apesar dos pesares fez e esta fazendo algo pelos pobres, embora eu ainda ache pouco.

eu assim como vc acho muito pouco, e sabemos que tem como aumentar essa verba.


Ou seja, parece que o Lula só quis tirar o povo da miséria, mas não quer tirá-los da pobreza. Tomara que isso mude.

isso muitas vezes ele deixou claro..
vamos ver né.

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


izack darck
Quem não tiver essa possibilidade de absorção da realidade olhando em volta, ou a miséria alheia não lhe atinge e vc só fica sabendo através de terceiros, de ouvir falar, pode pesquisar na internet que tem foto de lixão, favelas, misérias e outras mazelas sociais :D

Eu viajei muito a lugares pobres nos últimos 3 meses, e te digo uma coisa, realmente ainda há muita pobreza, mas não há como negar que está diminuindo.

Perto de São Luís fui a uma cidade em que sequer havia asfalto, nem passavam reboco nas paredes, muito menos pintavam. Mas dava pra ver que mais da metade das casas eram novas, e algumas tinham inclusive playstation2!!!

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
· votar


r2s2

Vejo o Brasil muito distante de uma elite. Somos um país de terceiro mundo em franco desenvovlimento é verdade, mas longe, e bota longe de ser uma elite.
Nossa distribuição de renda é uma das mais injustas do planeta, detemos os maiores impostos e maiores taxas de juros, não há como fazermos parte de uma elite desta maneira.

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


Patys
eu assim como vc acho muito pouco, e sabemos que tem como aumentar essa verba.

Aumentar e muito! O impacto do Bolsa-Família é minúsculo. Só a CPMF consegue pagar, por ano, mais uns 5 ou 6 benefícios desses.

isso muitas vezes ele deixou claro..
vamos ver né.


Isso é decepcionante. Esses indicadores de mudança de miséria pra pobreza estão melhorando muito, mas eu acho isso muito pouco. Estamos transformando bichos famintos em bichos alimentados, só. Temos que transformá-los em pessoas capazes, com estudo e lazer.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


Patys

O Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?

Posto de elite? Todos os Países estão relacionados nessa lista.

Se vc perguntasse se o Brasil merece a posição que está( 70 ) eu diria que NÃO.

O Brasil deveria estar perto da posição do Serra Leoa

Num país que morre gente em estádio, depois vem o governador falar que vai construir um novo( ele falou que vai esperar o governo dar a GRANA) Vai ter roubo prá todo lado.

Num país que um ESTADO( Governador do R.J ) e o secretário de segurança não faz nada prá acabar com aquela vergonha do dia a dia( policias despreparado com viaturas caindo aos pedaços dando tiros e mais tiros prá lugar nenhum) Os policias sobem o morro e mata 6 bandidos, os bandidos descem o morro e matam uns 5. Isso já faz uns 33 anos. Num país que tem gente brigando por água( norte e nordeste) Num país que não tem um ser vivo que consiga acabar com os celulares nas penitenciárias

Num país que tem gente na fila prá ver um jogo e colaborando com alimentação e os policiais vem e começa a pancadaria. Num país que que vai ter uma Copa do Mundo de Futebol( se no PAN, houve aquela ROUBALHEIRA, imaginem uma Copa de Futebol então. Num país que os políticos não estão nem aí com o povão.

Num pais que...

Esse é o nosso país

Patys!

Beijão Mô!

Rato
Veterano
# nov/07
· votar


O país é o último dos 70 mais bem colocados, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) superior a 0,800, em uma escala de zero a um.

aa sim
então assim sim

vou trazer alguns desses caras q fizeram esta pesquisa aqui pra minha cidade....

Kensei
Veterano
# nov/07
· votar


r2s2
A gente pode entrar em um monte de conjecturas. Como por exemplo:

Não seria a tal "estabilidade econômica" que forneceu o alicerce para a chamada "estabilidade política" do atual governo? (essa com mil aspas e parentêses).

Olha, depois de muito ler, realizei que o cenário externo é muito, mas muito influente na determinação das políticas internas, o próprio FHC na década de 70 escreveu a respeito.

Nossa condição de capitalismo tardio, e dependência do capital externo reforça essa condição. Como você disse, tem que alguém aqui determinar a alocação das "sobras". Mas como se deu a genese dessa sobra? Garanto que o cenário externo em muito proporcionou isso. Como?

Veja o mercado de capitais no Brasil. A Bovespa está na casa dos 60 mil pontos por que? Porque existe no cenário internacional uma abundância de liquidez poucas vezes vista na história rececent do capitalismo. No intuíto de buscar mais e mais lucros aportaram nos chamados "mercados emergentes".

Essa entrada enorme de dolars no Brasil permitiu que o preço da moeda externa caísse, portanto, em termos reais, diminuí a divida externa em REAIS (moeda interna).

Além do que, diminuí a necessitade de fazer das tripas coração na captação de recursos externos. Em outras palavras, o COPOM pode diminuir a taxa selic de tal forma que o MERCADO aceite, ou seja, diminui a despesa com serviços da dívida.

Concatenando as idéias, havendo essa sobra, ela pode ser destinada a programas sociais, mas e se não houver?

Na minha opinião, o processo ainda é de fora pra dentro, espero que em breve, o quanto antes, possamos diminuir essa dependência.

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


jimmt vandrake
Vejo o Brasil muito distante de uma elite. Somos um país de terceiro mundo em franco desenvovlimento é verdade, mas longe, e bota longe de ser uma elite.

Muuuito distante.

Nossa distribuição de renda é uma das mais injustas do planeta, detemos os maiores impostos e maiores taxas de juros, não há como fazermos parte de uma elite desta maneira.

Isso é triste mesmo. Vc quer saber o que ajudaria a manter essa diferença? Acabar com a CPMF, o único imposto insonegável.

Dogs2
Veterano
# nov/07
· votar



Jornal de Debates pergunta: o Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?


como assim merecer?

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


r2s2
Isso foi um erro pontual, culpa da delegada e dos cúmplices.

Queria que fosse verdade. Depois que o caso daquela menina veio a tona, diversos outros casos similares já apareceram. Ela foi, digamos, a gota d'água que precisou para o copo transbordar. Todos os outros eram abafados, esquecidos, ignorados. Não estou generalizando, estou apenas argumentando que não foi um caso pontual. Ao meu vero que falta é o acompanhamento dos serviços feitos pelos delegados de todo o país. Muitos deles trabalham como se não tivessem patrões, e fazem o que lhes dá na telha.


Quanto ao Bolsa Família, ele foi idéia do FHC, não do Lula, e não tinha este nome (era Bolsa-Escola, eu acho). O Lula apenas implementou uma idéia que era do governo FHC, e que iria existir de qualquer jeito, independentemente de quem ganhasse. Conceitualmente o projeto estava pronto quando o Lula assumiu.


Quanto ao tópico - finalmente - é muito fácil distorcer estatísticas para que elas mostrem o que você quer. Quem entende de contabilidade aqui, sabe bem que um balancete de empresa pode mostrar qualquer realidade que se deseje, sem mentir, apenas "interpretando" determinadas informações conforme a conveniência. O Banco Mundial está desenvolvendo o "Bolsa Família-Project", copiando nosso projeto para âmbito mundial. Portanto, me parece lógico que o melhor mérito para validar este projeto é incluir o Brasil na lista dos países de elite, dando o mérito ao projeto Bolsa-família.

Esta análise do Jornal de Debates, obviamente ignora que desde o período Collor o Brasil está passando por uma fase de melhorias econômicas, e isto reflete na educação, empregabilidade, investimentos, educação, etc, o que se reflete em uma melhro distribuição de renda. Não podemos nos esquecer, no entanto, que todas estas mudanças são lentas, demoram para surtir efeito, e precisa de continuidade nos planos de governos. Disto o lula está ciente, porque por mais bravata que ele fizesse quando era apenas candidato, ele deu continuidade ipsis-literis ao plano econômico de governo do Itamar e depois FHC. Ainda bem.

As mudanças são lentas. Não se pode esperar que qualquer medida, por mais benéfica que seja, resolva nossos problemas da noite para o dia. Demora anos, décadas para que se se diminua a base da pirâmide.


Concluindo, eu não concordo com o texto. Basta afzer uma visita ao interior de alguns estados (minha mais recente visita foi ao sertão alagoano) para ver o nível absurdo de miséria em que encontram alguns brasileiros, esquecidos ou ignorados pela estatísticas do IDH.

Patys
Veterano
# nov/07
· votar


r2s2
Aumentar e muito! O impacto do Bolsa-Família é minúsculo. Só a CPMF consegue pagar, por ano, mais uns 5 ou 6 benefícios desses.

se fosse só destinado para esse fim, sim, mas o objetivo da CPMF quando foi criado, era pr suplir as necessidades na area da saúde, que estava passando pr dificuldades, depois ele virou pizza um pedaço para cada um...


Isso é decepcionante. Esses indicadores de mudança de miséria pra pobreza estão melhorando muito, mas eu acho isso muito pouco. Estamos transformando bichos famintos em bichos alimentados, só. Temos que transformá-los em pessoas capazes, com estudo e lazer.


Sim, mas é que desde o primeiro mandato do Lula, a intençao dele sempre foi acabar cm a miséria, acho que ele estava tao focado nisso, que esqueceu que não basta só acabar com a miséria, que o povo precisa como vc mesmo ja disse de estudo, direito a saude etc.. para que o Brasil melhore.

leandro rodrigues
O Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?

Posto de elite? Todos os Países estão relacionados nessa lista.


acredito que nao.

Esse é o nosso país

e vamos, que vamos..

Patys!

Beijão Mô!


bjokas ;)

paranauê
Veterano
# nov/07
· votar


O Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?


Não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Brasil merece o posto de elite da qualidade de vida?