A questão do Patriotismo

Autor Mensagem
grafitte
Veterano
# nov/07


Me deram cinco motivos pra nao ser patriota:

Primeiro: patriotismo é um veículo de manipulação de massas.

Segundo: um país na verdade é só uma terra demarcada.

Terceiro: O conceito patriotismo foi implantado na cabeça dos pobres para que eles defendam a terra dos burgueses que se forem invadidas, perderão seu mercado.

Quarto: O Brasil é um país digno de pena, que prefere comprar um caça F5 sucata dos EUA por milhões de dólares pra se mostrar pros outros países do que investir esse dinheiro em obras sociais.

Quinto: Nascemos num mundo, no planeta Terra, e todos os povos são iguais a nós como seres humanos, o conceito país/patriotismo desvaloriza o humano para valorizar o capital.

..

Quem é, quem nao é?



PS: Um video pra alegrar:


hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


nunca fui patriota mesmo...

Adrianodevil
Veterano
# nov/07
· votar


E volta o cão arrependido...

Ed_Vedder
Veterano
# nov/07
· votar


Eu nunca fui ligado nesse lance de ser Brasileiro não, por mim tanto faz, só não queria ser oriental (por motivos anatomicos se é que me entendem)

Jiuvaskala
Veterano
# nov/07
· votar


Ed_Vedder
Eu nunca fui ligado nesse lance de ser Brasileiro não, por mim tanto faz, só não queria ser oriental (por motivos anatomicos se é que me entendem)

kakakakaka, não pude deixar de rir agora....

(eu tava esperando um discurso sério)

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/07
· votar


só não queria ser oriental (por motivos anatomicos se é que me entendem)
AEHuioAEhuiAHEUIHEUIHEUIE PQP

LeandroP
Moderador
# nov/07
· votar


Não sou brasileiro, sou brasiliano.

Brasileiro parece nome de profissão: marceneiro, serralheiro, coveiro, padeiro, guitarreiro, etc...

LeandroP
Moderador
# nov/07
· votar


grafitte
Nascemos num mundo, no planeta Terra, e todos os povos são iguais a nós como seres humanos, o conceito país/patriotismo desvaloriza o humano para valorizar o capital.

É verdade!

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


grafitte

Se por um lado o patriotismo é a virtude dos fracos...

... por outro, depois que vim pro exterior, eu notei o QUANTO eu sou brasileiro, e o QUANTO isso faz diferença. Sim, o país é só um monte de terra demarcado, mas a cultura você carrega dentro de si, e está em cada pessoa.

Note que "cultura" não é só música ou literatura. Estou falando do modo de pensar, de como as relações humanas se estabelecem, de como se criam as expectativas... Teu país aparece até no teu modo de sentar, de andar, de ouvir, de falar... Ou seja, o teu olhar sobre o mundo e olhar do mundo sobre você sempre carrega um tanto do teu país.

Por essas e outras é que eu, após algumas tentativas frustradas de namorar japonesas, acabei feliz da vida com uma brasileira. E olha que eu não sou dekasegi e nem vivo naquele "mundinho dekasegi" onde só tem brasileiro. Mas que diferenças culturais existem, ah se existem.

PS - Mas não teria maiores problemas em morar na Austrália, Inglaterra, Nova Zelândia...

grafitte
Veterano
# nov/07
· votar


Bog
Concordo com o q vc disse, tenho prazer de viver no Brasil, mas isso é diferente de orgulho

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Primeiro: patriotismo é um veículo de manipulação de massas.
Não tenho certeza disso. Até porque não há evidências disso.

Segundo: um país na verdade é só uma terra demarcada.
Concordo.

Terceiro: O conceito patriotismo foi implantado na cabeça dos pobres para que eles defendam a terra dos burgueses que se forem invadidas, perderão seu mercado.
Discordo. Essa teoria conspiracionista não faz sentido algum.

Quarto: O Brasil é um país digno de pena, que prefere comprar um caça F5 sucata dos EUA por milhões de dólares pra se mostrar pros outros países do que investir esse dinheiro em obras sociais.
Discordo também. País é uma coisa, Pátria é outra completamente diferente, não confunda as coisas

Quinto: Nascemos num mundo, no planeta Terra, e todos os povos são iguais a nós como seres humanos, o conceito país/patriotismo desvaloriza o humano para valorizar o capital.

Concordo e discordo ao mesmo tempo. O Patriotismo nega todas as outras culturas e coloca a sua cultura em primeiro lugar, como se fosse a melhor do mundo, não vejo onde o capitalismo se encaixa nessa história O.o
Para mim, a minha pátria é o planeta Terra.E não há nada mais estúpido do que me orgulhar do lugar que o acaso escolheu para que eu nascesse.

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/07
· votar


grafitte
Segundo: um país na verdade é só uma terra demarcada.
Discordo.

Quarto: O Brasil é um país digno de pena, que prefere comprar um caça F5 sucata dos EUA por milhões de dólares pra se mostrar pros outros países do que investir esse dinheiro em obras sociais.
Concordo.

Mas não vou argumentar, torrei o saco e vou dormir.

Ed_Vedder
Veterano
# nov/07
· votar


LeandroPanucci
Bog
grafitte


Qualé, hoje é sexta, dia de encher a cara e falar bobagem.

hard rock and roll
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
Primeiro: patriotismo é um veículo de manipulação de massas.
Não tenho certeza disso. Até porque não há evidências disso.


e na primeira guerra mundial?

"se você é um verdadeiro inglês, lute contra os alemães safados"

LeandroP
Moderador
# nov/07
· votar


Ed_Vedder
Qualé, hoje é sexta, dia de encher a cara e falar bobagem.

Ótima idéia!!!!!!!!

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


hard rock and roll
Primeiro: patriotismo é um veículo de manipulação de massas.
Não tenho certeza disso. Até porque não há evidências disso.

e na primeira guerra mundial?

"se você é um verdadeiro inglês, lute contra os alemães safados"


Aí o verbo teria de ser conjugado para 'foi'.

grafitte
Veterano
# nov/07
· votar


Ainda é, e desde a Grécia antiga existe

Rato
Veterano
# nov/07
· votar


após algumas tentativas frustradas de namorar japonesas,

orra guras.

;

férro nas japas por aí =)


se tiver uma guerra eu é que não ponho o meu na reta

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


Ed_Vedder

Aqui é sábado de manhã. Tô enrolando enquanto passo aspirador em casa e espero a namorada. Brasileira. =)

Luiz DT4ever
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
Terceiro: O conceito patriotismo foi implantado na cabeça dos pobres para que eles defendam a terra dos burgueses que se forem invadidas, perderão seu mercado.
Discordo. Essa teoria conspiracionista não faz sentido algum.


Bush enviou vários soldados para o Iraque em busca de petróleo, com as desculpas esfarrapadas dos atentados terroristas. Vai lá ver quantos dos soldados que estão lá morrendo são ricos, vai.

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


Luiz DT4ever
A doutrina do Big Stick já é um passado remoto. Essa história de invadir países para roubar riquesas não existe mais. Podem me atirar pedras e paralelepípedos, mas o que houve no Iraque foi necessário para que aquele país se desenvolvesse e criasse um mercado que os Estados Unidos pudessem aproveitar. Só isso.

Luiz DT4ever
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
mas o que houve no Iraque foi necessário para que aquele país se desenvolvesse e criasse um mercado que os Estados Unidos pudessem aproveitar. Só isso.


Matar milhões para ganhar dinheiro, realmente muito justo.

LeandroP
Moderador
# nov/07
· votar


McBonalds

Essa história de invadir países para roubar riquesas não existe mais.

Essa foi boa!

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


Luiz DT4ever
Não disse que era justo, disse que era necessário.

LeandroPanucci
Qualquer um que estude as relações internacionais verá que nos dias de hoje o que os países maiores mais querem é investir nos menores, para ter um mercado consumidor dos seus produtos. Pense em quantos telefones celulares uma criança no Zimbábue compra. É bem por aí.

Luiz DT4ever
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
o que os países maiores mais querem é investir nos menores

Belo investimento no Iraque!

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Eles investiram no Iraque antes da guerra. Depois eles pressionaram para que o Saddam Russein tomasse medidas desenvolvimentistas, como o bigode não quis se desenvolver (por mera birra ideológica, como sempre) eles juntaram mais uma turma e meteram o pé na porta. Mas afirmo, isso foi necessário. A Democracia vai ser boa para aquele país.

Luiz DT4ever
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
A Democracia vai ser boa para aquele país.


Jura? Daqui 20 anos falaremos de novo.

Paula Allen
Veterano
# nov/07 · Editado por: Paula Allen
· votar


se você é um verdadeiro inglês, lute contra os alemães safados

São safados mesmo, haushaus. Brincadeira, nada contra a Alemanha.

Dogs2
Veterano
# nov/07
· votar


nunca fui patriota, detesto a idéia do patriotismo

Índio_DT
Veterano
# nov/07
· votar


Avante Azzurra!!!
\m/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A questão do Patriotismo