A questão do Patriotismo

Autor Mensagem
McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Jura?
De pé junto...

Daqui 20 anos falaremos de novo.
Nesse meio tempo, aproveite para dar uma olhada na história da política internacional.

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


Brazil sucks.

That's why I am moving do Doha, Qatar in less than 2 years.

No matter how "Brazilian" I am, I am fed up of living in this piece of shit forgotten by God and common sense.

BTW, I totally agree with Bog's post. He was right on the money. We cannot abandon our inherited culture. We can, at most, adapt them.

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti
Que diabos foi isso?

paranauê
Veterano
# nov/07
· votar


Brasil de cu é rola.

MoOn White
Veterano
# nov/07
· votar


Não sou brasileiro, sou brasiliano.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

izack darck
Veterano
# nov/07 · Editado por: izack darck
· votar


grafitte

Eu só sou patriota com relação a cultura, gosto da salada cultural que é o Brasil.

Mas tudo que vc disse aí eu concordo. Faltou acrescentar que na copa do mundo (que pra mim nada mais é do que um meio de alienar ainda mais o povo e deixou de ser puro esporte a muito tempo) aí sim todo mundo é patriota.

izzystradlin
Veterano
# nov/07
· votar


por isso, aqui no Sul a gente diz que:

"Gaúcho até que se dá bem com os brasileiros.."

zacaoamargo
Veterano
# nov/07 · Editado por: zacaoamargo
· votar


grafitte
Olha... tá falso isso.
Da mesma forma, quem te deu essas 5 razões pode estar querendo te manipular.
Eu poderia também te dar 5 razões pra ser patriota... e a coisa nunca iria acabar, ficaria apenas um jogo de argumentações.

Mas veja bem, o que vc sente quando o Brasil ganha uma copa do mundo? Felicíssimo, né? Isso que vc sente é patriotismo.
O patriotismo está mais ligado ao amor que vc sente (involuntário) à terra onde vc nasceu e cresceu, mais à terra onde vc cresceu. Vc cria vínculos com aquela terra e aquela cultura que acabam te identificando e se tornando parte de vc. É subjetivo. É involuntário.
E mesmo dentro de um país existem diversas nações. O cara que nasceu e cresceu em São Paulo, Manaus, Recife, Porto Alegre terá forte identificação com essas regiões e nada neste mundo o fará esquecer delas.
Agooooooooora, se estou disposto a morrer por minha nação, é outra coisa.
Não teria eu o menor orgulho em defender esserpaís em uma guerra, em morrer por ele. Quando se vai a uma guerra, na sua cabeça vc está dando sua vida para salvar outras milhares de vidas de seu país e ainda manter seu território soberano.
Como posso defender um povo corrupto desses, onde cada tenta viver por si só, sem pensar nos outros?
Um bombeiro aqui, um policial daqui, um médico daqui não tem o mesmo espírito de ajudar por simples obrigação que se vê em outros países. O nosso povo é egoísta e individualista. Por isso nunca teria o menor interesse em defendê-lo. Prefiro enfrentar a corte marcial. hahahuahauhauha
Além do que, esse país por essas razões que citei, seria um prato cheio para quem quizesse invadi-lo. Se fosse os EUA, Inglaterra, na hora... Já pensou? Ser governado pela rainha da Inglaterra? hauhauhaahhau
Pelo menos teríamos a polícia britânica aqui e não esa porcaria vista no Tropa de Elite.
Caras, esse país é uma vergonha. Me dá nojo puro.
Só tem bandido aqui, em todas as esferas, em todas as classes sociais.
Não me venham falar em amor à Pátria nesse país. Aqui ninguém ama a Pátria. Aqui se ama a si próprio e pronto. Até empresas vem de fora (como esse caso da PArmalat e outras) pra nos ferrar, nos enganar? ISso é terra de ninguém.
Tento ao máximo não me corromper (olha que às vezes é difícil), tento fazer parte dos remanescentes da ética, sabe? São esses que vão salvar o Brasil, pois são o ponto de equilíbrio, deles partirão os exempos, as melhorias e a alavancada desse povo.
Mas no fundo no fundo, Todos amam essa merda de Brasil, todos. Até eu.
:)

zacaoamargo
Veterano
# nov/07
· votar


Note que "cultura" não é só música ou literatura. Estou falando do modo de pensar, de como as relações humanas se estabelecem, de como se criam as expectativas... Teu país aparece até no teu modo de sentar, de andar, de ouvir, de falar... Ou seja, o teu olhar sobre o mundo e olhar do mundo sobre você sempre carrega um tanto do teu país.


Boa!

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


A idéia não é negar a cultura dos outros, mas valorizar a sua cultura, isso é muito bom pois valoriza sua identidade, pior do que patriotismo cego é acreditar que tudo que vem de fora é melhor.

jimmy vandrake
Veterano
# nov/07
· votar


grafitte
Primeiro: patriotismo é um veículo de manipulação de massas

Não é, só é manipulado aquele que pensa em censo comum, ou não tem opinião própria.

Segundo: um país na verdade é só uma terra demarcada.

Conveniência do raciocínio, isto é apenas uma visão geopolítica.
Existem os fatores políticos e sociais de cada nação, entenda seus direitos, ou então tente ser estrangeiro em outro país e vc entenderá claramente como é bom ter uma nação.

Terceiro: O conceito patriotismo foi implantado na cabeça dos pobres para que eles defendam a terra dos burgueses que se forem invadidas, perderão seu mercado.

Tudo eu, tudo eu, este conceito parece bem infantil. O patriotismo não é uma atitude externa implantado nas pessoas, mas sim um
sentimento interno de amor e orgulho pela nação em que vc vive. Concordo que políticamente não temos motivos para isso, mas pelas oportunidades e direitos devemos nos orgulhar do que temos.

Quarto: O Brasil é um país digno de pena, que prefere comprar um caça F5 sucata dos EUA por milhões de dólares pra se mostrar pros outros países do que investir esse dinheiro em obras sociais.

O povo brasileiro elege pessoas como Lula, sem experiência, sem planejamento e sem plano de governo e esperam coisas diferentes.
O Brasil tem recursos sim para fazer as duas coisas, investir na preservação de sua soberania bem como a execução de obras sociais, no entanto prefere pagar bolsa escola entre outras porcarias ao invés de gerir empregos e educação de qualidade.

Nascemos num mundo, no planeta Terra, e todos os povos são iguais a nós como seres humanos, o conceito país/patriotismo desvaloriza o humano para valorizar o capital.

E certamente da cadeira em que você está sentado não será possível entender o que é desvalorização humana, fome, miséria etc. . .

Dogs2
Veterano
# nov/07 · Editado por: Dogs2
· votar


zacaoamargo
Mas veja bem, o que vc sente quando o Brasil ganha uma copa do mundo? Felicíssimo, né? Isso que vc sente é patriotismo.

Depende do motivo da minha alegria... eu fico alegre porque eu torço para aquele time. Eu torço para o São Paulo, mas não sou paulista, e fico alegre quando eles são campeões também. Esse exemplo da seleção não tem nada a ver com patriotismo no meu caso.

Sam
Moderador
# nov/07
· votar


"O patriotismo é o último refúgio do canalha".
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/08/o-refgio-dos-canalhas. html

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


Sam
A cara Veja não conta, por eles deveriamos transformar o brasil em colônia Norte Americana.

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


jimmt vandrake
no entanto prefere pagar bolsa escola entre outras porcarias ao invés de gerir empregos e educação de qualidade.

Ai ai... Um dia você irá entender...

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


zacaoamargo
Não culpe nossa Pátria Mãe pelos filhos que ela tem. Tem muito brasileiro FDP? Sim, mas além de não serem todos, não são nem a maioria, eles apenas se destacam mais...

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


[i]Eu nunca fui ligado nesse lance de ser Brasileiro não, por mim tanto faz, só não queria ser Palmeirense.

Prá mim esse Brasileiro tá uma merda mesmo, o Santo André não merecia cair prá segundona

Enfim...

Sam
Moderador
# nov/07
· votar


Atum Bluesman
Menos. Eu assino Veja e sei que eles são ultradireitistas. Mas tb dão muita bola dentro. Tente ter uma visão mais imparcial. =)

E sim, o mundo seria muito melhor sem patriotismos e fronteiras. (note que eu disse MUNDO e não "Brasil").

Wanton
Veterano
# 07/abr/24 16:08
· votar


A direita brasileira diz ser patriota, mas tem uma relação muito ruim com a cultura nacional.

O ataque às oficinas culturais aqui em SP é só mais um exemplo. Tirar dinheiro da cultura é um fetiche que todo bom direitista cultiva.

Crentes que são, odeiam carnaval. Não gostam da pouca vergonha da tradição carnavalesca e nem da cultura emergente do funk putaria.

Também não gostam do Gil, do Caetano e muito menos do Chico.

Não gostam da diversidade étnica do País, mas também não gostam dos povos originários.

Não gostam das novelas lacradoras. Talvez pudessem gostar de Monteiro Lobato, mas só conhecem o Sítio veiculado pela Globolixo.

Têm um time aqui e outro na Champions League.

No perfil do Instagram, somente fotos na Europa e nos Estados Unidos. Turismo ostentação.

Não gostam nem do sucesso dos nossos programas de vacinação.

...

Eles só gostam de viver em um dos países mais desiguais do mundo. Gostam de ter serviçais sem direitos. Gostam quando matam os pobres que ousam se rebelar contra o estado das coisas.

...

Essa foi só para matar a saudade de falar obviedades sobre política:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A questão do Patriotismo