Freud alguma vez disse que todas as mulheres eram iguais?

Autor Mensagem
Bob do recife
Veterano
# nov/07
· votar


eu ne posso falar de mulher..

meus topicos true cabaço jah falam por mim

:)

ZXC
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda
Segundo Freud, mulher só precisa de uma coisa: amor.

De verdade ele afirmava, que era de suma importância a energia sexual ou libido na vida do homem....ehehehehehe
Sua interpretação freudiana , da neurose feminina é um espetáculo? ehehehehehe
Seu divã .....é praticamente uma cama de montar atrás da porta...ahahahahah

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


...

spainEL
Veterano
# nov/07
· votar


Freud era uma bichoona...

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


...

Guitar_L
Veterano
# nov/07 · Editado por: Guitar_L
· votar


NoAlarms
Essa conversinha toda pra dizer que ele não trepou com ela...

Simonetti
Veterano
# nov/07 · Editado por: Simonetti
· votar


Mauro, eu só estava perguntando, cara. Na boa, eu queria saber mesmo. Não sei porque você reagiu como reagiu.

Apaguei meu post também, em respeito ao seu desgosto por ele.

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


Simonetti


Cara, vou apagar meus posts que acho que foi besteira minha, era só a minha visão das coisas, nem leve a sério, beleza.

Abraço.

ZXC
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda
Cara, vou apagar meus posts que acho que foi besteira minha, era só a minha visão das coisas, nem leve a sério, beleza.

Linda sua atitude..segundo a teoria freudiana.... todo tratamento psicanalítico pode ser resumido em uma palavra: autoconhecimento, onde os institntos podem ser substituidos pelo controle racional e consciente....

;)

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


ZXC

Vou colocar algumas colocações minhas da minha comunidade de psicanálise que tenho no orkut, se você quiser argumentar comigo será bem vindo, tente entender o que eu disse sobre o amor.

Édipo!
A relação triangular é apenas a ponta do iceberg. E no censo comum se resume ao garotinho gostar mais da mamãe e a menininha gostar mais do papai. A minha idéia é tecermos algumas considerações sobre o édipo na psicanálise, na atualidade.
A castração enquanto possibilidade de estrutura para a criança. Me centrarei no Édipo masculino, e deixo a questão do Édipo feminino, que se inicia na castração, às competentes colegas que perfumam essa comunidade.
Enquanto possibilidade de estrutura porque a relação edípica, que no garotinho irá se desfazer na castração, tráz sérias consequências na relação futura que esse garotinho terá com o mundo.
O bebê nasce, todo despedaçado, apenas pedaços de prazer que não compõe um todo ainda. É o prazer oral, anal, etc..., mas não há noção de um todo. Então ele vê o espelho, e essa visão do todo, vinda de fora, se torna uma imago ideal. Com o advento do olhar da mãe e a percepção do bebê do desejo que esse olhar da mãe tráz consigo uma consequência: quero ser sempre esse ser legal que desperta na minha mãe esse desejo. Aqui cabem uma série de considerações, como o autismo, mas deixarei isso para um outro momento.
Quando o pai, a função paterna surge, ele deve ser eliminado, porquê vai tirar a criança daquele lugar gostosinho que ela estava, vai ser destronado. Ora, a função paterna é exercida não pelo pai, mas pelo Outro, e a mãe deve relembrar-se de que há vida fora da relação com o bebê. Por aí pode-se questionar as críticas feitas a casais homossexuais que adotam crianças. Não é a figura real que conta, mas a função que ela exerce.
A Lei entra em jogo, e não há ataques destrutivos da criança que vençam a Lei (no neurótico). Aí é que é a coisa bonita, porém angustiante para a criança: como lidar com essa imposição que veio de fora e que não está sujeita ás minhas vontades? Ela tem que elaborar, pela primeira vez, uma possibilidade de lidar com esse Outro. Esse primeiro arranjo é que se tornará o sintoma da criança, ou seja, uma maneira primeira de lidar com o conflito desejo/realidade e que se repetirá pela vida posterior dele como possibilidade de resposta ás imposições que a vida em sociedade exige. A repetição, enquanto repetição daquele primeiro arranjo psíquico a que a criança teve de elaborar, irá se apresentar na análise, na transferência, como única forma possível de lidar o mundo. Você está em um lugar, em uma estrutura, em uma rede de significações que surgiu da dissolução do Complexo de Édipo, daquela maneira particular (na qual elementos tanto ambientais como estrtuturais, hereditários têm relevância) de lidar tanto com a força de seus desejos quanto a força em contrário que vêm daquele Outro.
Outra coisa legal: na fala em uma análise, na fala enquanto elemento constituinte, há a possibilidade de se falar essa estrutura, de percebê-la, e a partir disso passar a um outro lugar, a um lugar que não se mostrava possível, a um lugar que não se conhece, porque quando se percebe a estrutura e percebe-se a possibilidade de não renegar essa estrutura pois ela é sua história, mas ter a possibilidade de transitar por essa estrutura, você está saindo de um lugar confortável, conhecido, para se lançar sobre algo estranho, e por isso mesmo desencadeante de angústia. Esse é o medo do novo, o retorno do reprimido vem como possibilidade de manter-se no seu lugar, porquê a dissolução do Édipo não foi fácil, a criança teve todo um trabalho para lidar com aquilo, e a análise propôe um outro lugar? Aí dá-lhe resistência, e a superação dessa tentativa do Édipo de manter-se cede lugar a algo novo, um outro lugar, ainda desconhecido...


ZXC, se você sabe alguma coisa sobre psicanálise entra na minha comunidade de pensamentos sobre psicanálise que eu adoro discussões construtivas.

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


Sobre o amor, é a possibilidade de desinvestir-se libidinalmente e investir no outro. Quem não quer ser fonte de investimentos libidinais? Quando eu disse que as mulheres querem amor, quis dizer que elas querem alguém que tire o olho do próprio umbigo e possam percebê-las, olhá-las, tocá-las, e sabendo que o complexo de édipo nas mulheres se inicia na castração é possível presumir que ser amadas, para elas principalmente, é uma grande fonte de prazer.


Sacou ou não?

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


OBS: se alguém tiver interesse real nisso eu posso aprofundar, mas é assunto sério, não sei se é proposta desse tipo de fórum. Ou quiser entrar no msn pra bater um papo. Estou a disposição.

Abraços.

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


ZXC


todo tratamento psicanalítico pode ser resumido em uma palavra: autoconhecimento

Já começou errado... Não é uma ciência, muito menos adaptativa, muito menos se resume em se conhecer. Isso é apenas uma consequência do trabalho analítico, que inclui também o que fazer com essa estrutura que você conseguiu falar durante a transferência.

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda


Eu sou uma estudante de psicologia (momentaneamente em standy by..hehe). Achei bem interessante seu texto. Você faz psico ou é formado, algo assim?

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda

Só uma pergunta: a transferência no caso seria explicitada pela situação do nosso amigo que criou o tópico certo?

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


Sou psicólogo e faço curso de formação em psicanálise, tenho consultório, já atendo, faço supervisão e análise pessoal, tudo já a um tempo. Psicanálise é meu foco, trabalho com isso na minha clínica, e se você tiver interesse em discutir algumas coisas estou a disposição, eu ADORO psicanálise e já tenho contato com ela a mais de dez anos.
Se quiser trocar algumas ideias por aqui ou pelo msn estou a disposição, ok?

Abraços.

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


Larizinha


Nem pensei nisso, porque é absolutamente anti-ético qualquer tipo de intervenção em cima de uma fala que não seja dentro do setting analítico. Freud chamava isso de análise selvagem.

Transeferência seria, a grossísimo modo uma maneira que a pessoa tem de estar no mundo, a sua constituição psíquica, e que ela repete na situação analítica, de forma que o analista pode perceber, após algum tempo, como essa pessoa "enxerga e age" no mundo.

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda

Oi primeiramente. ;)

Uau...é o primeiro da minha área que vejo por aqui. Bom meus comentários obviamente não estarão à altura dos seus, fiz apenas 2 períodos do curso e precisei trancar a facul. Mas psicologia é minha paixão. Gostaria muito de trocar idéias sim. E principalmente absorver muitas coisas sobre o assunto.


Psicanálise é pra mim uma das vertentes mais belas e completas da psico.

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


Larizinha


Oi também hehehe
Se você tiver orkut, lá tem a minha comunidade. Pensamentos sobre Psicanálise. E se quiser me passar seu e-mail para o msn. O meu: mauro tecladista arroba g mail ponto com.
É bom ter alguém da área para conversar.

Abraço.

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda

Já anotei aqui. Vou te add e buscar sua comu.

Gostaria de comentar sobre seu texto, mas vou analisá-lo melhor em casa. As letras estão bem pequenas e minha cabeça tá doendo aqui já..hehe

Você fica direto no Fórum?

red lady label
Veterano
# nov/07
· votar


´´Mulheres são como carros´´

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


Larizinha


Eu sou tecladista também, geralmente estou mais no fórum de teclados, mas de vez em quando dou uma passada por aqui. Vi o tema do Freud e não me contive hehehehe.
Mas eu vou olhando o tópico, vamos ver se tem mais alguém que se interesse.
Espero seu retorno.
Abraço.

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda

Vi o tema do Freud e não me contive hehehehe.


Sei como é...hehe

:D

r2s2
Veterano
# nov/07
· votar


thebassx
Isto é claro, a X reais por mês. Este é o detalhe sórdido que caracteriza qualquer mulher.

Hahahahaha, genial!

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


...

ZXC
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda
Sacou ou não?
Não...segundo tu ....Segundo Freud, mulher só precisa de uma coisa: amor. e Quando eu disse que as mulheres querem amor....
Acho que na questão da psicanálise, as interpretaçõs partem sempre de conceitos pessoais....
Freud sem dúvida afirmou que um dos instintos básicos do homem, é de natureza sexual, mas acho falso dizer que ele reduziu todo o comportamento humano a motivações sexuais. De verdade, ele deu a sexualidade um papel muito mais amplo na vida humana, do que se havia reconhecido anteriormente.


todo tratamento psicanalítico pode ser resumido em uma palavra: autoconhecimento
Já começou errado
Quem disse isso não fui eu não, foi o gay do Freud...ehehehehe
Acho que ele chegou a esse conceito, baseado na sua própria auto-análise. Pois no final do séc. XIX, chegou aos conceitos de sexualidade infantil e interpretação dos sonhos, ambos centrais na sua teoria e modificados por 50 anos, através da análise de si mesmo.

Li vários trabalhos de Freud, desde seu manuscrito primeiro, o Projeto para uma Psicologia Científica , até Além do Princípio do Prazer de 1920, onde pela primeira vez introduz o conceito da morte independentemente do instinto de vida ou erótico, que postulava anteriormente. Esse conceito de novo, veio através de seu sofrimento diante do câncer, que o acometeu anos. Questão de novo de interpretação pessoal....

Gosto mesmo da fase dos seus últimos anos, onde devotou seu trabalho a sociologia. Em o Fututro de uma Ilusão de 1927, ele trata a religião como um conjunto de crenças falsas cuja origem deve ter explicações psicológicas
Gosto da sua postura de ateu convicto...não partia de nenhum pressuposto teológico, nem metafísico como Platão, ou Marxista a respeito do movimento histórico, e sim de que todos os fenômenos são determinados pelas leis da física e química, vendo o homem como produto da evolução natural e sujeito as mesmas leis.
Talvez essa postura tenha vindo mesmo, da sua formação inicial de fisiologista e cientista , como aasim ele mesmo gostava de se caracterizar.

Achei legal também, Moíses e o Monoteísmo de 1939, que escreveu após a invasão de Hittler à Australia, onde discute a história dos judeus de um ponto de vista psicanalítico.

Mas somente em Cinco Conferências ou Cinco Lições de Psicanálise de 1909, como tem sido traduzido em português, que se pode de verdade entender bem, a introdução do pensamento de Freud.

Sou leiga no assunto, pois minha formação é mesmo filosofia, mas adoro trocar idéias inteligentes...pena eu odiar orkut.
Não se preocupe com esse assunto por aqui, o OT não trata somente de assuntos nerds não.....ehehehehehe
Também toco piano e teclado e vim também parar aqui por intermédio do "lento" forum de teclado...ahahahahah

:)

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


ZXC


Então você não estava só tirando onda, né danada hehehe
É gerelmente falado que uma formação em filosofia é mais interessante para a psicanálise do que uma formação em psicologia, mas isso não interessa aqui.

Acho que na questão da psicanálise, as interpretaçõs partem sempre de conceitos pessoais....
Não sei se entendi errado, mas na psicanálise há justamente uma suspenção das questões do analista, de forma que sobre ele possa ser projetada qualquer coisa. Dai ele poder, na transferência, poder ocupar qualquer papel que lhe for designado.
Em relação ao conceito de sexual, reduzir aos genitais é um grande equívoco que Freud sempre procurou alertar em seus trabalhos. Sexual é basicamente a diferença entre os sexos.

O autoconhecimento, como eu falei, é uma concequência e não um objetivo. O sujeito procura uma análise porque a angústia que seu sintoma está produzindo está em um nível acentuado. Antes, em seus trabalhos mais antigos, Freud propunha que a análise teria término com o autoconhecimento dos sintomas pelo sujeito. Depois ele escreve que estava errado com relação a isso, pois o autoconhecimento não levava a dissipação da angústia, resumindo: não adiantava muita coisa. Aí entra a parte que eu acho mais interessante: após esse autoconhecimento, ou seja, a percepção de como a sua estrutura psíquica foi erguida após a castração, como foi que o sujeito pela primeira vez organizou as suas possibilidades de estar no mundo tendo que dar conta de seus desejos e da realidade, é que se dava o grande desafio, ou seja, de agir fora dessa estrutura que vem transmitida através das gerações pelo desejo inconsciente, pelo Outro como diz Lacan.

Perceber a estrutura na qual está inserido e mudar, conseguir ser você mesmo e saber qual o seu papel fora dessa estrutura é que é a proposta. Porque o simples autoconhecimento não muda nada, e a idéia é que você consiga de desvencilhar dessa estrutura, não totalmente lógico pois ele é a sua história, mas que você possa ter jogo de cintura para transitar por essa estrutura sem estar "fixado" nela, sem que você passe a vida inteira "repetindo" essa maneira de agir.

A grande sacada de Freud foi ampliar a questão que percebia em si e em suas pacientes para um conceito que se tornasse universal, ou seja, que agisse com certa regularidade em qualquer pessoa. Isso é que torna ele um gênio, porque através dos conceitos econômicos, dinâmicos e estruturais, com a percepção de como a cultura onde a pessoa está inserida é constituida, com a percepção do desejo que o olhar da mãe traz, é possível pensar o ser humano como único, e sujeito do inconsciente.

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


Sobre as mulheres e o amor. Vou tentar falar algo, mas é um assunto que nem Freud conseguiu desenvolver brilhantemente, fato dito por ele mesmo. Nem Freud entendeu as mulheres hehe. Só sendo mulher mesmo, e ele deixou essa questão para AS psicanalistas. Mas dá para tecer algumas considerações.

No menininho, o édipo termina com a ameaça de castração, ou seja, ele não não vai poder ficar com a mamãe, ela é do papai, e quem manda é ele. Para a mulher é bem diferente. Inicialmente, assim como o menino, ela inicialmente se identifica com a mãe. Mas após ver as diferenças entre os genitais em alguma ocasião, percebe que tem algo que "falta" nela e que o menininho tem: o pênis, que depois irá se transforma no falo, ou seja, simbolizado.

Fica muito brava com a mamãe, porque ela não deu para ela um pipi. Que mãe boba. Mas o papai tem pipi. Então eu não quero mais a mamãe, quero o papai, quero ser a mulher dele. Essa pode ser considerada a castração na mulher: a percepção de que é castrada, que não tem o falo. Aí a menininha começa a querer ter um filho do papai, porque assim pensa que irá subsituir a mamãe e fazer o que ela não fez: ter um filho fálico. Olhe bem, essas são considerações minhas e não devem ser tomadas como a verdade da psicanálise, embora eu me baseia completamente em Freud.

Quantas mulheres mantêm um laço eterno com o Pai. Isso é um complexo de Édipo não resolvido. É fundamental esse apaixonamento pelo pai, mas ela deve, em fase posterior, novamente se identificar com a mãe, com a função materna. Freud radicaliza: deve passar do prazer clitoriano (fálico, o pipi simbólico da mulher) para o prazer vaginal, ou seja, atingir a genitalidade sexual.

Quando eu disse que a mulher necessita de amor, quis dizer que ela necessita ser amada, que o homem seja o cara que a ama, e somente a ela, que o desejo dele seja por ela, para que ela possa sair dessa relação edípica com o pai para adentrar a genitalidade. Sem o amor, ou seja, alguém desejante por ela, torna-se difícil, logicamente não impossível, desvencilhar-se dessa relação com o pai (função paterna, não o pai de carne e osso, lembremos que aqui estamos falando do inconsciente). Ou seja, precisa que alguém ocupe esse lugar que é mal preenchido pelo pai. E também obviamente não é o homem que a tornará mulher, mas o desejo que ela tem de que isso aconteça é que possibilita essa transição do lugar de filha/mulher do pai para o lugar de mulher e assim desenvolver a sua feminilidade, sua genitalidade.

Esses termos são claros para mim mas acho que devem fazer um monte de confusão e conduzir a más interpretações de quem não faz psicanálise, por isso meu receio de escrever aqui.

Entendeu? hehehe

OBS: discorde, pra gente continuar a conversa.

oiio
Veterano
# nov/07
· votar


homens q sao iguais

mulheres sao mais diferentes do q os homens

ZXC
Veterano
# nov/07
· votar


Mauro Lacerda
Esses termos são claros para mim mas acho que devem fazer um monte de confusão e conduzir a más interpretações de quem não faz psicanálise, por isso meu receio de escrever aqui.
Entendeu? hehehe


Esses termos são claríssimos para qualquer leitor assíduo...já li coisas bem complicadas garanto....ehehehehe
Talvez os termos pedagógicos das séries iniciais da educação, como pipi, mamãe, papai, boba,brava, fujam um pouco mesmo da linguagem científica e acadêmica a que costumamos na literatura adulta..ehehehehehe

OBS: discorde, pra gente continuar a conversa.[/i]
Bem, como sou uma mulher e esse é um conceito pessoal....estava claro para tu que eu iria discordar, não? Mesmo leiga no assunto.


más interpretações de quem não faz psicanálise, por isso meu receio de escrever aqui.
Não tenha receio...o povo daqui tem boa cultura.... talvez um pouco brincalhões somente, para não tornar alguns assuntos enfadonho...algumas pessoas talvez se confundam mesmo...ehehe
mas até Freud, utilizava a brincadeira em seus processos de cura ,através de jogos imaginários e função da emoção né?....ehehehehe

A relação "família" da atualidade, é praticamente uma nulidade em relação a imagem, isto é, poucos lares são constituidos hoje de todas as imagem para essas associações de Édipo freudianas...eheheehehe
São poucas as crianças que hoje, têm seus lares os espelhos do seu futuro, ou mesmo da sua sexualidade, por tanto acho um conceito fálico, para a contemporaneidade....

Achei muito romântica sua interpretação sobre a ambivalência dos afetos infantis em relação aos pais ( o tão falado complexo de Édipo)...mas acho que não comporta mais nessa realidade em que vivemos...2 séculos se passaram entre as primeiras explainações e o século 21 aonde nos encontramos...
Se Freud estivesse vivo na atualidade , com certeza reveria essa sua teoria...e a colocaria em termos da atualidade em que nos encontramos. Lembre-se que ele passou 50 anos mudando seus conceitos....ehehehehe
Lembrando claro que seu livro Três Ensaios sobre a sexualidade escrito em 1905...modificava seu estudo original sobre a sexualidade.

Adoro mesmo é sua teoria das tripartidas da mente, isto é, Id, ego e superego... eheheheheh

Li um livro a um tempo atrás...A Questão da Psicanálise Leiga de 1926, onde Freud discute a prática da psicanálise por não-médicos. Achei interessante, do momento que todo psicanalista assume um papel e baseia-se mesmo em alguma teoria para sustentar seu trabalho...


A grande sacada de Freud foi ampliar a questão que percebia em si e em suas pacientes para um conceito que se tornasse universal, ou seja, que agisse com certa regularidade em qualquer pessoa

Não gosto quando algo é universalizado...o mundo não funciona mais dessa forma...o ser humano não é mais uma réplica dos seus pais...
Eu por exemplo sou alérgica a Novalgina Infantil, tenho trave de glote imediata, e os pediatras o receitam para qualquer bebê...universalizando seu uso para todos os pacientes. Eu seria morta com ele ehehehehehe

oiio
homens q sao iguais
mulheres sao mais diferentes do q os homens

?????? Comfundida menina?

:)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Freud alguma vez disse que todas as mulheres eram iguais?