Planejamento de carreira: estágio

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# out/07


Planejamento de carreira: quando começar a procura por estágio?

SÃO PAULO - Depois de ultrapassar a barreira do vestibular e entrar na faculdade, é chegado o momento de realizar um estágio, grande oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendeu. Mas quando começar a procura?

De acordo com a consultora de planejamento de carreira da Manager Assessoria de Recursos Humanos, Erika Migliano, no primeiro semestre o aluno deve limitar-se às aulas da faculdade, já que ainda está adquirindo os conhecimentos mais básicos da profissão.

"Na realidade, tem que começar a procurar estágio desde o primeiro ano, mas o último período é o ultimato, porque é quando a pessoa pode conseguir uma chance de efetivação", afirmou a consultora.

Área de atuação
A dica da consultora é válida para qualquer curso, mesmo que a pessoa ainda não tenha em mente qual a área que pretende atuar dentro da carreira escolhida. "É claro que existem aquelas áreas em que o profissional não pode estagiar durante a faculdade, como Medicina, mas nestes casos existem as práticas dentro da própria universidade".

O período da faculdade deve ser visto como de experimentação e o aluno não deve restringir as oportunidades. "Não é somente porque a vaga não é na área que você pretende atuar que deve ficar parado. É o momento de adquirir o máximo de conhecimento possível".

Por isso, segundo a consultora, as empresas não acreditam ser negativo o fato de o estagiário "pular de galho em galho", ou passar por vários empregos por períodos curtos de tempo. "O tempo médio de um estágio é de seis meses ou um ano, mas existem alguns de dois ou três meses".

Procura por oportunidade
Entidades como o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola - http://www.ciee.com.br) e a Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo - www.fundap.sp.gov.br) divulgam vagas de estágio para estudantes do ensino superior.

Durante todo o ano são lançadas vagas pelas empresas, mas a contratação é mais comum no meio e no final do ano, porque as companhias querem começar os anos ou semestres com a equipe nova.

Sem experiência em nenhuma área, os estagiários devem colocar no currículo: o objetivo - estagiar na área de marketing, direito, administração e outras -, quais as habilidades, conhecimentos (idiomas e informática) e cursos já realizados.



boa quinta =)

gsprs
Veterano
# out/07
· votar


Vou largar família, faculdade, trabalho e amigos e ir pra SC trabalhar de garçom.


To infeliz desse jeito.

CheshireCat
Veterano
# out/07
· votar


eu sou estagiária técnica \o/

Alessandra
Veterano
# out/07
· votar


Vou largar família, faculdade, trabalho e amigos e ir pra SC trabalhar de garçom.

O.o

Vai servir tatuí o rolete?

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Rato

Hehehe, não tenho saudades do meu tempo de escraviário. :)

maggie
Veterana
# out/07
· votar


gsprs
Vou largar família, faculdade, trabalho e amigos e ir pra SC trabalhar de garçom.
To infeliz desse jeito.


Man, pra ganhar alguma coisa como garçom tem que ralar muito.
Pense bem.

gsprs
Veterano
# out/07 · Editado por: gsprs
· votar


Alessandra
maggie

uAHSuass
Eu falei garçom brincando...

Mas é muito provavel que ano que vem eu procure novos ares..
Mas vou continuar na minha área... pretendo pelo menos hehehe

Alessandra
Veterano
# out/07
· votar


gsprs
Vira goo goo boy!

\o/

gsprs
Veterano
# out/07
· votar


Alessandra
hahahahaha

TaylorBass
Veterano
# out/07
· votar


Na minha área só tem estágio pobrão..
A culpa é minha , fazer o que..

Rato
Veterano
# out/07
· votar


Bog

diálogo:

- Ei estaga; leva esse envelope pro Sr. N.
- Ok! onde ele fica?
- Acho q no 3º andar. Pergunte por ele.
- Ok

depois de algum tempo:
- não encontrei =/

Sr. N = nome de um perfume


haha
escraviário, estagiotário, estaga; enfim ...

mas ae Bog, tu passou por uma dessas?
haha

baz
Veterano
# out/07 · Editado por: baz
· votar


Aqui no interior é vergonhoso pra minha área (publicidade), além de você só fazer trabalho tosco pros clientes retardados, a remuneração é uma bosta. Quem é dessa área deve migrar para uma metrópole. Faço estágio desde o começo do ano e os primeiros meses foram sem remuneração.

gsprs
Veterano
# out/07
· votar


Axxpira

maggie
Veterana
# out/07
· votar


fonteeeee
Acabei de receber o artigo por email haha
Ratito está à frente!
:)

lula_molusco
Veterano
# out/07
· votar


to caçando estágios aqui, participando de vários processos seletivos, vamos ver no que dá

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


lula_molusco

boa sorte, nunca deixe perceberem seus contratos escusos com a máfia

Alessandra
Veterano
# out/07
· votar


UAHuiHUIAhiHIAUhUHA Quando eu trabalhei uns tempo do Bradesco Prime, o que mais rolava era zoar o estagiário!!!

Tinha um cachorro na porta da agência, e um cliente veio avisar que era perigoso e tal...

Aí o estagiário foi na sala do Seu Brandão (Chefe) falar:

E - Estagiário
B - Brandão

E - Seu Brandão, um cliente avisou que tem um cachorro bravo lá embaixo, e que é perigoso quando as pessoas passam na porta...
B - Muito bem, e o que a gente pode fazer pra resolver isso?
E - A gente pode ligar pro Centro de Controle de Zoonoses que em algum tempo eles vêm aqui e recolhem o cachorro...
B - ...
E - ...
B - ...
(troca de olhares)
E - Ou eu posso pegar uma vassoura e ir lá ambaixo espantar o cachorro...
B - Muito bem, filho.

AIUHAUHIAUHUHUIHIUHA

maggie
Veterana
# out/07
· votar


E - Ou eu posso pegar uma vassoura e ir lá ambaixo espantar o cachorro...
B - Muito bem, filho.


huahua
Mas o moleque também.. devia ter tirado o cão dali e pronto.

Alessandra
Veterano
# out/07
· votar


maggie
UAhuahahuahuhaa coitado, eu nunca nem soube o nome dele, só conhecia por Estagiário!!!!

baz
Veterano
# out/07
· votar


hahahahahahahaha

lula_molusco
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
EAHAEUHEAUEAHUEHUEAHUA
[modo corleone ON]
i'll make them an offer they can't refuse
[modo corleone OFF]

Grow
Veterano
# out/07
· votar


Alessandra
AHAUAHUAHU

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Rato

Hahahha, não cheguei a passar por isso, mas tive maus momentos. No 1o estágio eu era basicamente operador de scanner e impressora, e apertador de conector.

Fugi e virei sozinho a equipe de desenvolvimento de uma nanoempresa, e passava a manhã inteira sozinho num quartinho de 6 metros quadrados. Pior, a mulher do dono ficava me espiando para ver se eu não levava nada e reclamava se eu parasse 5 minutos para jogar Campo Minado enquanto o programa compilava. Aí um dos sócios passou a perna no outro e eu fui ejetado.

No 3o estágio dei muito mais sorte, e ajudei a desenvolver um medidor de qualidade de energia elétrica mais sofisticado que todos os que havia no mercado. Fiz engenharia reversa, desenvolvi para um DSP da Motorola que sequer havia sido lançado, com direito a ligação para os EUA para falar com o engenheiro que havia projetado o processador, vendemos 1000 unidades para a companhia de energia elétrica do PR... Gostei tanto que fiquei por lá mais 2 anos depois de formado, antes de vir para o Japão.

Moral da história: é melhor passar 3 anos procurando o estágio certo do que passar 3 anos escraviando no estágio errado.

lula_molusco
Veterano
# out/07
· votar


Bog
é cara...nesse ponto vc tem razão haha

Bog
Veterano
# out/07
· votar


Alessandra
UAhuahahuahuhaa coitado, eu nunca nem soube o nome dele, só conhecia por Estagiário!!!!

Hahhahahaha, a história é hilária... mas esse comentário é ainda mais!!!! :-D HAHAHAHAHAH

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


lula_molusco

nem sei quem é corleone, mas faça isso msm, e se eles ainda recusarem sua oferta, mate-os, como um mafioso de verdade faz

lula_molusco
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
nem sei quem é corleone
herege u.u

lula_molusco
Veterano
# out/07
· votar


Alessandra
ele voltou maneta depois disso? aehuaehua

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


é melhor passar 3 anos procurando o estágio certo do que passar 3 anos escraviando no estágio errado.

O.o, concordo(será q alguém tem o "disparate" de discordar?) o melhor é juntar uma grana(bastante grana) e montar uma banca de revista, quando eu falo isso ninguém leva a sério, mas num ponto movimentado da cidade, dá um dinheiro bom, um cara q eu conheço q é dono de uma, more em fente a banca(em frente ao trabalho) trabalha de bermuda e chinelo, tem um carro do ano e dois filhos q estudam em colégios caros, tem coisa melhor?

Bog
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
tem coisa melhor?

Hahhaha, com certeza tem. Você parece um pouco novo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Planejamento de carreira: estágio