Planejamento de carreira: estágio

Autor Mensagem
hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


lula_molusco

nada q o wikipédia não ajude, agora sei quem é

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Bog

O.o, ter tem q é mulher, mas pra mim no momento seria perfeito, só falta o menos importante, a grana...

suco de laranja
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll

quando eu tinha quinze/dezesseis anos meu sonho era ter uma banca de jornal...

aí com 17 eu comecei a fazer estágio, e resolvi que era melhor trabalhar mesmo..

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


suco de laranja

eu sei q o melhor é trabalhar, quer dizer, minha opção é trabalhar, já q não tenho grana pra montar uma banca de revista...

Bog
Veterano
# out/07
· votar


suco de laranja

Você é irmão do Bolo de Laranja? (ahhaah)

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Bog

vejo q laranja é uma "iguaria" apreciada pelo povo do fórum... acho q
a laranja do bolo é a msm usada pra fazer o suco de laranja...

suco de laranja
Veterano
# out/07
· votar


Bog
hard rock and roll

não tenho nenhum parentesco com esse bolo de laranja...
talvez nossa matéria prima tenha até vindo do mesmo pomar, mas desconheço..

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


suco de laranja

renegando sua família?

lula_molusco
Veterano
# nov/07
· votar


fui chamado pro exame médico, acho que passei!

stenyosullivan
Veterano
# ago/08
· votar


vo reaproveitar o topico....

mas enfim, eu acho que ta na minha hora de arruma um estagio, to no 6º periodo da ciencia da computação, mas como vcs usualmente conseguem/acham um estagio!? sai espalhando curriculos?

lula_molusco
Veterano
# ago/08
· votar


po, já fiz o estágio, já me formei e ressucitaram o topico eahueaheua

stenyosullivan
entre nos processos das grandes empresas da sua região, normalmente pelo site...foi assim que eu entrei numa das maiores empresas da america latina.

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/08 · Editado por: The Blue Special Guitar
· votar


O foda é estágio curricular obrigatório...

Odeio trabalhar em empresa, com um monte de gente que se acha "o profissional" correndo pra cima e pra baixo, querendo mostrar serviço pro patrão.

Onde eu comecei um estágio curricular, o trabalho dos estagiários era por cota diária. Todo dia, quando entrava na intranet, estavam lá as coisas que cada um deveria fazer. Como tenho um pouco mais de habilidade pra programar, eu fechava a parte que tinha pra fazer até 11:15, no máximo ( ficava só até meio-dia ). Daí lá me vinha o gerente, falando que havia disponibilizado mais três serviços pra eu fazer... No final das contas eu tava com serviço atrasado pro dia seguinte, pq não dava conta de fazer as três coisas em 45~60 minutos.
Resumindo, achei exploração demais e saí =D

Agora tenho trabalhado em casa, em uns projetos próprios, mas ainda preciso do estágio curricular pra me formar. Como tô no quarto período ainda dá tempo =D

BokuWa
Veterano
# ago/08 · Editado por: BokuWa
· votar


Alguém me dá uma informação, quem faz bacharelado em física, faz estágio onde? (Que tipo de lugar, fazendo o que?)

Jiuvaskala
Veterano
# ago/08
· votar


escravigarios vc quis dizer..

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


stenyosullivan
6º periodo da ciencia da computação

Nossa cara, no meu tempo (que nem faz tanto tempo assim), nem precisava correr muito atrás, oportunidades de estágios caiam sobre nossas cabeças. O mural da faculdade vivia abarrotado de estágios, de todos os tipos e tamanhos. O pessoal, se quisesse, arrumava estágio no 2o período! Era só escolher, como se fosse feira.

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Bog

A situação ainda tá bem assim, cara...

Tá cheio de empresas que dão treinamento para os estagiários, a fim de aprenderem a mexer nos componentes do framework deles, e depois já coloca pra programar.

Eu acho que um estágio desse tipo não acrescenta muita coisa pro estagiário. Só se for a experiência mesmo de já ter trabalhado em um projeto. Mas se um cara que programa em Delphi em uma empresa que não utiliza os componentes default da Borland, mas sim os que são proprietários, dela ou adquiridos, sair dessa empresa e for trabalhar em outra, ele vai precisar reaprender tudo... sequer vai saber o "básico" da linguagem de programação...

Conheço uns caras que trabalham há anos com uma linguagem, mas, se você abrir o Visual Studio, por exemplo, e mandar o cara programar em C# só com o framework default, não sai absolutamente nada hehe...

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


The Blue Special Guitar
se você abrir o Visual Studio, por exemplo, e mandar o cara programar em C# só com o framework default, não sai absolutamente nada hehe...

Me inclua nessa! Eu não mexo com C#, e a última vez que programei no Visual Studio foi há uns 7 ou 8 anos (C++). =P

Como disse ali em cima, acho que o ponto mais importante em se tratando de informática é "aprender a aprender", porque tecnologias/ferramentas novas aparecem a todo dia. Daqui a pouco, esse tal de C# também some, ou muda, e mesmo saber usar o framework default não vai fazer a menor diferença. Quando eu entrei na faculdade, havia quem reclamasse que não tinha "aula de Delphi" ou "aula de VB". Hoje em dia, saber Delphi ou VB também não faz lá muita diferença...

Certeza
Veterano
# ago/08
· votar


Alguém sabe aqueles esquemas daquela lei que fazem anos que todo mundo espera para estágio? Algo tipo no máximo 6h diárias e com direito a um mês de férias? Em que pé anda aquilo?

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/08
· votar


Certeza
Algo tipo no máximo 6h diárias e com direito a um mês de férias?

Conheço gente que faz estágio não-remunerado, 8h por dia...

Estágio não-remunerado é legal?

lula_molusco
Veterano
# ago/08
· votar


The Blue Special Guitar
Claro que é legal (no sentido de legalidade), a pessoa assina um contrato, confiando prestar seus serviços em troca de horas pra estágio curricular obrigatório.
Mas só os BEM ruins fazem esse tipo de estágio...os outros conseguem estágio remunerado facilmente, e até muito bem remunerado (>1100)

stenyosullivan
Veterano
# ago/08
· votar


mas tipo, eu to procurando um estágio com pouca carga horaria, para nao prejudicar os estudos, nem estou preocupado com remuneração, eu so estou querendo ficar livre desse "estagio" obrigatorio, mas eu so nao sei como corre atraz, alguem de vcs chegaram a espalhar curriculos!? como vcs fizeram?

Certeza
Veterano
# ago/08
· votar


The Blue Special Guitar
Conheço gente que faz estágio não-remunerado

já fiz isso tbm...mas era coisa tipo 20h semanais...e não era como o lula_molusco disse...era dentro de uma universidade e era estágio de verdade, pra aprender mesmo...não era empresa querendo se aproveitar de estudante...

Estágio não-remunerado é legal?
acredito que seja sim pois o que eu fiz era dentro de uma universidade federal relativamente bem conceituada...se eles estiverem fora da lei o Brasil já acabou e não me avisaram...
agora 8h diarias acho q não é legal...

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


stenyosullivan
alguem de vcs chegaram a espalhar curriculos!? como vcs fizeram?


Como eu disse, na minha universidade tinha um mural que estava sempre abarrotado de propostas de estágios. Na tua não tem nada parecido?

(mas o melhor estágio eu consegui por indicação de um professor - também é um jeito válido, dependendo dos contatos dos seus professores)

Certeza
Veterano
# ago/08 · Editado por: Certeza
· votar


stenyosullivan
eu consegui o meu atraves de anuncio no jornal, mas a maioria q eu conheço consegue através de agencias de estágio...

edit: um outro, não o não-remunerado que eu falei alguns posts acima...

maggie
Veterana
# out/08
· votar


UP

maggie
Veterana
# out/08
· votar


CIEE oferece Central de Atendimento para esclarecer dúvidas sobre a nova Lei do Estágio

Transcorrido quase um mês de sua entrada em vigor, a nova lei do estágio (nº 11.788) ainda provoca muitas dúvidas. A legislação introduz uma série de inovações nas normas que regem essa modalidade de capacitação prática de estudantes. O CIEE, que teve participação ativa no processo de elaboração do novo texto, já adequou seu sistema de atendimento às novas normas e disponibiliza gratuitamente a central de atendimento 0800-771-2433 para esclarecer dúvidas de estudantes, empresas e instituições de ensino, cadastrados ou não em seu banco de dados.

Três grandes méritos da nova lei, segundo análise do CIEE, são: 1) a manutenção do caráter pedagógico do estágio e da participação da instituição de ensino na definição e aprovação do plano de atividades do estudante em ambiente de trabalho; 2) maior segurança para as organizações concedentes de estágio, que passam a contar com um instrumento legal moderno e mais adequado à realidade atual do mercado de trabalho; e 3) a gratuidade obrigatória de todos os serviços prestados aos estudantes pelos agentes de integração.

Na avaliação do CIEE, a nova lei traz várias outras alterações positivas, como a autorização explícita para o estágio de alunos do ensino médio e para a contratação de estagiários por profissionais liberais, desde que devidamente inscritos em seus conselhos de fiscalização profissional. Alguns outros pontos, que despertaram algumas dúvidas durante os debates e audiências públicas antes da votação da lei, também deverão ser absorvidos sem maiores problemas. 1CAté porque todas as empresas e órgãos públicos parceiros já adotavam, acatando recomendação do CIEE, como o limite de dois anos para vigência de contratos de estagiários na mesma empresa e concessão de bolsa-auxílio, como remuneração do estágio 1D, explica Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.

A concessão de férias remuneradas de um mês após um ano de estágio, ou proporcionais para prazos menores, também é um novo benefício decorrente da lei em vigor, 1Cdesde que o jovem utilize esse período para o merecido descanso após um ano de dupla jornada, a da escola e a do estágio 1D, afirma Bertelli.

A redução da carga horária dos estágios de alunos dos ensinos médio e superior para 6 horas/dias e 30/horas semanais ocupou o centro das polêmicas que cercaram o debate público anterior à aprovação da lei. Desde o início, entretanto, o CIEE 13 escorado em sua experiência de 44 anos nessa área 13 considera que, passado o período natural de acomodação, essa alteração não deverá provocar maior impacto no volume de oferta de estágios.

Um outro aspecto que o CIEE enfatiza na orientação que oferece a seus parceiros concedentes de estágio é o alerta explicitado na própria lei: o descumprimento das novas normas poderá caracterizar vínculo empregatício, com a conseqüente perda das isenções trabalhistas e previdenciárias concedidas como incentivo ao estágio. E mais: em caso de reincidência, a organização ficará impedida de contratar novos estagiários pelo período de dois anos.

O que permanece igual

Perfil do candidato a estágio: jovens regularmente matriculados em instituições de ensino médio, educação superior, profissional e especial.

Instituições de ensino: determinação das condições para a contratação dos seus estudantes em programas de estágio.

Perfil dos contratantes: Pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Obrigatoriedades dos contratantes: Formalizar o estágio com um termo de compromisso assinado pelas partes envolvidas. Adequar o programa de estágio às determinações das IEs.
Proporção de estagiários de educação superior, profissional e especial: Livre.

O que muda

Perfil do candidato a estágio: estudantes de ensino fundamental na modalidade profissional, e estrangeiros matriculados em instituições de ensino brasileiras e com visto de permanência válido.

Carga horária: 6 horas diárias/30 horas semanais para alunos do ensino superior, educação profissional de nível médio e do ensino médio de formação geral.

Duração estágio: Cai o tempo mínimo de um semestre letivo e instaura-se o máximo de dois anos na mesma empresa ou órgão público concedente.

Instituições de ensino: passam a designar um professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio, e a exigir do educando a apresentação periódica de um relatório de atividades.

Perfil dos contratantes: também podem contratar estagiários, todos os profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus conselhos de fiscalização profissional.
Obrigatoriedades dos contratantes: Designar um supervisor para cada dez estagiários; enviar uma avaliação semestral do estagiário para a IE correspondente e de um resumo das atividades ao próprio estagiário ao fim do seu treinamento.

Proporção de estagiários de nível médio de formação geral: Varia de acordo com o porte das entidades concedentes: até 5 empregados, pode haver 1 estagiário; até 10, 2 estagiários; de 11 até 25 empregados, pode haver 5 estagiários; e, acima de 25 empregados pode haver até 20% de estagiários.

maggie
Veterana
# out/08
· votar


Para os "nem li", "muito grande", "tô com preguiça", "prefiro ver o filme do Pelé":

Dúvidas sobre a nova lei de estágio? Ligue para o CIEE: 0800-771-2433


maggie
Veterana
# out/08 · Editado por: maggie
· votar


Aproveitando o embalo.

Currículo na internet aumenta riscos de roubo de identidade
Aqueles que procuram emprego com a ajuda da internet precisam ficar atentas quanto aos sites para os quais fornecem informações pessoais – se a empresa não for confiável, esses dados podem ser usados em fraudes.

Para que não seja vítima de roubo de identidade, o internauta que envia currículos deve tomar alguns cuidados como não incluir data de aniversário e local de nascimento. A iProfile ensina que o interessado só deve fornecer mais dados pessoais em um estágio avançado da negociação, quando tiver confiança na empresa onde deseja trabalhar e na pessoa que realiza as entrevistas.

fonte

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Planejamento de carreira: estágio