Vingança velada e justiça poética

Autor Mensagem
Simonetti
Veterano
# out/07


O texto que segue é de minha autoria, um fato real, que me aconteceu recentemente, e que desejo compartilhar com vocês. Trata-se da vingança velada, silenciosa... aliás, nem tanto da vingança, mas do sentimento por ela evocado... leiam.

Na última sexta-feira, no trânsito caótico e engarrafado de Belo Horizonte com chuva às 6 da tarde, parei ao lado de um carro cujo motorista tinha um rosto familiar. Forcei a memória para lembrar de onde eu o conhecia. Aí me lembrei: ele era do meu colégio. Era o cara que sempre me enchia o saco, um tipo de "bully" da 8ª série, que implicava comigo todos os dias e exatamente com quem eu havia brigado feio algumas vezes. Lembro-me que eu costumava odiar aquele cara. Por muito tempo guardei rancor e raiva daquela pessoa, até que um dia o esqueci. Hoje eu o via ali, como um fantasma vindo do meu passado.

Frequentávamos um colégio bom de Belo Horizonte, o Loyola. Tínhamos as mesmas possibilidades: frequentávamos as mesmas aulas, com os mesmo professores. No entanto, ele já vinha de uma situação econômica melhor que a minha (seus pais o pegavam de carro novo, enquanto eu voltava de ônibus!). Ele não era estudioso, no entanto. Já havia tomado bomba, e, se me recordo bem, deixou o colégio porque tomou outra naquele ano.

Todos os meus amigos de colégio - e vários colegas - hoje estão em situações boas, estão bem de vida, são bons profissionais. Jamais desejei que isto acontecesse com aquele cara... mas eu era imaturo.

Agora eu o via ali no trânsito: ele não parecia estar indo bem na vida. Um carro velho, de uns 20 anos de idade, provavelmente aquele carro novo em que seus pais o pegavam na escola décadas atrás, e que ele fazia questão de me dizer que meus pais jamais poderia comprar um. Imaginava que emprego ele tinha, o que ele se tornara. Pensei até em cumprimentá-lo, de forma sarcástica, já que eu estava num Audi A4. Seria a minha vingança, como o refém que anos depois se vinga de seu algoz. Deixei prá lá. Não valia a pena. Seu semblante triste, deprimido, já me dizia que a vida havia se encarregado disto.

Passei muito da minha adolescência trancado em meu quarto, estudando, aprendendo a mexer com meus computadores - que hoje permitem a mim e minha família, gozar de uma vida satisfatória e digna. Eu era o típico nerd! Não ia a muitas festas e comecei a namorar tarde. Por tudo isto, sempre fui motivo de chacota de alguns imbecis da escola. Lembro-me do nome de todos eles, como naquela tarde me lembrei no nome do Daniel, vendo ali seu rosto triste, de quem já comeu - e ainda comia - o pão que o diabo amassou, de quem já amargava o insucesso das próprias escolhas.

Eu até quis sentir pena, acho que um lado meu amadureceu neste sentido, mas não pude. Quis sentir raiva, mas já tinha enterrado aquilo tudo há muito tempo, há mais de 16 anos. Senti talvez uma pitada de contentamento, não pela minha situação, mas por saber que existe alguma espécie de justiça poética neste mundo. Lembrei de Deus. Agradeci pelo que tenho. Agradeci por ter tido, ao longo de minha vida, uma boa orientação vinda de casa, bons exemplos, boa educação.

Rato
Veterano
# out/07
· votar


Trata-se da vingança velada

a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena

=)

ZXC
Veterano
# out/07
· votar


Rato
a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena

Acho que minha alma tá morta por envenenamento a muito tempo...ehehehehehe

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Rato
a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena

Leia o texto e você vai ver que o texto fala justamente de não tomar um ato para se vingar de alguém.

Rato
Veterano
# out/07
· votar


ZXC
Acho que minha alma tá morta por envenenamento a muito temp

ass.: V

q medo =/

Simonetti
eu li =)

certo ou errado vc está certo ;)

Cabeça De Balde
Veterano
# out/07
· votar


"O único Veredicto é a Vingança.
A Vendeta tida como Votiva, não por Vaidade, pois o Valor e Veracidade de tal devem um dia Vindicar o Vigilante e o Virtuoso."

Ronin
Veterano
# out/07 · Editado por: Ronin
· votar


Achei interessante o texto... e realmente vemos isto acontecer volta e meia. Infelizmente, devido à inversão de valores que temos cada vez mais presenciado, não é uma constante... as coisas simplesmente não funcionam assim.

Educação lhe dá armas para enfrentar e aproveitar as oportunidades, mas não as garante. Tem muita gente boa e estudada que não "chega lá", e tem muita gente que não vale nada se dando bem na vida.

O sentimento de vingânça se vai... mas é o sentimento de indignação que não me deixa em paz, e não deixa passar o gosto amargo na boca.

Cabeça De Balde
"O único Veredicto é a Vingança.
A Vendeta tida como Votiva, não por Vaidade, pois o Valor e Veracidade de tal devem um dia Vindicar o Vigilante e o Virtuoso."


Obrigado por me lembrar de reiterar que odeio este filme. ^_^

ZXC
Veterano
# out/07
· votar


Cabeça De Balde

Isso parece trava língua ou um "jurisdiquê" incompreensível que transita na Justiça.....ehehehe

Cabeça De Balde
Veterano
# out/07
· votar


Ronin
Obrigado por me lembrar de reiterar que odeio este filme. ^_^

Se odeia, é pq:

a) não entendeu;
b) é um opressor;
c) é um egoísta;
d) é um bobão.

:D

:P


ZXC
Isso parece trava língua ou um "jurisdiquê" incompreensível que transita na Justiça.....ehehehe

E isso ai é só uma parte.
Se quiser, posto inteiro.

:)

r2s2
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti

Afaste essas mágoas do seu coração.

toty
Veterano
# out/07
· votar


Na última sexta-feira, no trânsito caótico e engarrafado de Belo Horizonte com chuva às 6 da tarde, parei ....aqui...


brincadeira!!!!!






JESUS disse: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, .....Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, ..........". (João 13:34-35 NVI

apesar de ser dificil , e isso...


sem mais..

Ronin
Veterano
# out/07
· votar


Cabeça De Balde
Se odeia, é pq:

a) não entendeu;
b) é um opressor;
c) é um egoísta;
d) é um bobão.


Letra E)... lí os quadrinhos, do Allan Moore... nada diretamente contra o filme, só a forma como o roteirista e os diretores simplesmente assassinaram a história e distorceram pontos importantes dela.

O filme não é uma sinfonia de erros... mas o roteirista optou por retirar/alterar coisas que eram simplesmente imprencidíveis para a história.

Se tiver chance, leia.

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


r2s2
Afaste essas mágoas do seu coração

Não há mágoas! Leia o texto!

GuitarHouse
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
qual tua profissão?

Cabeça De Balde
Veterano
# out/07
· votar


Ronin
Letra E)... lí os quadrinhos, do Allan Moore...

ah... tá explicado.

:)


Se tiver chance, leia.

Já li também.

E concordo com você que o filme ficou distorcido em relação à obra literária, mas acho que as adaptações que foram feitas eram necessárias, tanto por se tratar de uma obra cinematográfica, e também para "cutucar" certos líderes e situações atuais.
Salientando que Alan Moore escreveu a HQ na década de 80.

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


GuitarHouse
qual tua profissão?

Sou analista de sistemas, trabalho como gestor de TI aqui em BH.

r2s2
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti
Não há mágoas! Leia o texto!

Há sim. Só de vc pensar que a vida já se encarregou de vingá-lo.

Vc deveria se resignar, e pensar que o mundo é redondo. Daqui a alguns anos seu filho vai morrer de leucemia e vc de câncer no pulmão, além de sua esposa ficar louca. Já ele irá ficar meio quebrado de grana, mas feliz e verá os netos e bisnetos felizes correndo pela rua.

Então não considere isso justiça, isso somente significa a dinâmica do mundo.

Boa sorte pra todos nós!

r2s2
Veterano
# out/07
· votar


Simonetti

Claro que usei essas possibilidades futuras somente para ilustrar melhor o caso. Nunca desejaria isso a ninguém.

Grow
Veterano
# out/07
· votar


O texto que segue é de minha autoria, um fato real, que me aconteceu recentemente, e que desejo compartilhar com vocês. Trata-se da vingança velada, silenciosa... aliás, nem tanto da vingança, mas do sentimento por ela evocado... leiam.

Na última sexta-feira, no trânsito caótico e engarrafado de Belo Horizonte com chuva às 6 da tarde, parei ao lado de um carro cujo motorista tinha um rosto familiar. Forcei a memória para lembrar de onde eu o conhecia. Aí me lembrei: ele era do meu colégio. Era o cara que sempre me enchia o saco, um tipo de "bully" da 8ª série, que implicava comigo todos os dias e exatamente com quem eu havia brigado feio algumas vezes. Lembro-me que eu costumava odiar aquele cara. Por muito tempo guardei rancor e raiva daquela pessoa, até que um dia o esqueci. Hoje eu o via ali, como um fantasma vindo do meu passado.

Frequentávamos um colégio bom de Belo Horizonte, o Loyola. Tínhamos as mesmas possibilidades: frequentávamos as mesmas aulas, com os mesmo professores. No entanto, ele já vinha de uma situação econômica melhor que a minha (seus pais o pegavam de carro novo, enquanto eu voltava de ônibus!). Ele não era estudioso, no entanto. Já havia tomado bomba, e, se me recordo bem, deixou o colégio porque tomou outra naquele ano.

Todos os meus amigos de colégio - e vários colegas - hoje estão em situações boas, estão bem de vida, são bons profissionais. Jamais desejei que isto acontecesse com aquele cara... mas eu era imaturo.

Agora eu o via ali no trânsito: ele não parecia estar indo bem na vida. Um carro velho, de uns 20 anos de idade, provavelmente aquele carro novo em que seus pais o pegavam na escola décadas atrás, e que ele fazia questão de me dizer que meus pais jamais poderia comprar um. Imaginava que emprego ele tinha, o que ele se tornara. Pensei até em cumprimentá-lo, de forma sarcástica, já que eu estava num Audi A4. Seria a minha vingança, como o refém que anos depois se vinga de seu algoz. Deixei prá lá. Não valia a pena. Seu semblante triste, deprimido, já me dizia que a vida havia se encarregado disto.

Passei muito da minha adolescência trancado em meu quarto, estudando, aprendendo a mexer com meus computadores - que hoje permitem a mim e minha família, gozar de uma vida satisfatória e digna. Eu era o típico nerd! Não ia a muitas festas e comecei a namorar tarde. Por tudo isto, sempre fui motivo de chacota de alguns imbecis da escola. Lembro-me do nome de todos eles, como naquela tarde me lembrei no nome do Daniel, vendo ali seu rosto triste, de quem já comeu - e ainda comia - o pão que o diabo amassou, de quem já amargava o insucesso das próprias escolhas.

Eu até quis sentir pena, acho que um lado meu amadureceu neste sentido, mas não pude. Quis sentir raiva, mas já tinha enterrado aquilo tudo há muito tempo, há mais de 16 anos. Senti talvez uma pitada de contentamento, não pela minha situação, mas por saber que existe alguma espécie de justiça poética neste mundo. Lembrei de Deus. Agradeci pelo que tenho. Agradeci por ter tido, ao longo de minha vida, uma boa orientação vinda de casa, bons exemplos, boa educação.


Você não pensou na possibilidade do cara tá levando akele carro pro pai dele num asilo, a fim de dar um último momento de alegria ao velhinho q está morrendo. Isso explicaria a expressão abatida. Mas na segunda-feira ele voltaria a trabalhar de diretor na empresa q herdou do pai com seu AUDI A5 modelo exclusivo. Vc não pensou nessa possibilidade? Hein? Hein? Hein?

GuitarHouse
Veterano
# out/07 · Editado por: GuitarHouse
· votar


ele não parecia estar indo bem na vida. Um carro velho, de uns 20 anos de idade, provavelmente aquele carro novo em que seus pais o pegavam na escola décadas atrás, e que ele fazia questão de me dizer que meus pais jamais poderia comprar um

Pensei até em cumprimentá-lo, de forma sarcástica, já que eu estava num Audi A4


O cara não está mal, necessariamente.
Conheço alguns milionários (mesmo, gente com 23 anos herdando empresas grandes) que andam de pálio ou gol bolinha. Simples e para ñ chamar atenção. O cara pdoe estar mals, mas não é regra.
E carro de 20 anos, tu exagerou ne??hehehe..chevetão?

Po, gestão de Ti dá grana pra compar a4?
nu!


Grow
tipo isso mesmo.

Do mesmo jeito que se ele fosse um fudido na vida no colégio e tu visse ele de A8, ficaria puto. "porra, ele era pobre e vagabundo e agora de a8?"
Mas ele poderia ser o motorista hehh

r2s2
Veterano
# out/07
· votar


GuitarHouse
O cara, não necessariamente, pode estar mal.
Conheço alguns milionários (mesmo, gente com 23 anos herdando empresas grandes) que andam de pálio ou gol bolinha. Simples e para ñ chamar atenção. O cara pdoe estar mals, mas não é regra.


Eu mesmo só ando de Maserati pra não chamar atenção.

Cabeça De Balde
Veterano
# out/07
· votar


Grow

Caceta mano.
Que imaginação fértil.

huaHUaHUaha

GuitarHouse
Veterano
# out/07
· votar


E outra..no escritório que trampo temos um cliente cujo espólio do pai chega a 50 milhões.

Ele outro dia foi assinar uns papéis no escritório...de ônibus.

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Nos tempos de escola sempre haverão aqueles que se prevalecerão de alguma vantagem física para se promoverem e estarem em evidência. Com o tempo (e não é muito não) se isolarão a tal ponto que não conseguiram mais se relacionar racionalmente e definharão numa vida vazia e sem sentido.
Como normalmente estes tipos demoram muito para acordarem e acabam perdendo o momento de construção da vida profissional e social ficando isolados e demasiadamente fragilizados sem possibilidade de reação.
Pior do que isto é o fato destas pessoas não possuirem habilidades suficiente para agirem de outra maneira e reverterem a situação. Alguns acabam descobrindo que não eram pessoais legais o suficiente, mas não conseguem se tornar pessoas decentes, faltam-lhes valores , coragem, modelo, e principalmente humildaade. Resta apenas levar adiante.

Grow
Veterano
# out/07
· votar


GuitarHouse
Mas ele poderia ser o motorista hehh
ahuuhahuahu, exato

Patys
Veterano
# out/07
· votar


sou incapaz de ter dó ou pena de uma pessoa que m fez mau de alguma forma, e ainda sim sou capaz de deseja que ela se afunde no buraco mais ainda.

Senti talvez uma pitada de contentamento, não pela minha situação, mas por saber que existe alguma espécie de justiça poética neste mundo.

não vamos ser hipocrita, é claro que uma parte do seu contentamento é pelo fato de ele estar digamos que no buraco agora, só de le sua história da para perceber isso, afinal o intuito final é exatamente esse, mostrar que o mundo da volta, e de como vc ficou de certa forma contente de ve-lo onde estar hje.

GuitarHouse
Veterano
# out/07
· votar


Patys
o que ele quis dizer foi isso. Ficou satisfeito pela "vingança poética da vida"

Cabeça De Balde
Veterano
# out/07
· votar


sou incapaz de ter dó ou pena de uma pessoa que m fez mau de alguma forma, e ainda sim sou capaz de deseja que ela se afunde no buraco mais ainda.


Isso, pra mim, é momentâneo.
Eu até sinto raiva e vontade de se vingar dentro de um certo período de tempo.

Mas depois isso passa.

"O tempo desbota as páginas do meu livro de memórias"

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho que o aconteceu com o camarada aconteceu por mera consequencia, e não para vingar o simonetti.

Cabeça De Balde
Veterano
# out/07
· votar


jimmt vandrake
Eu acho que o aconteceu com o camarada aconteceu por mera consequencia, e não para vingar o simonetti.

Excelente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vingança velada e justiça poética