OT tambem é cultura - Lição 1

Autor Mensagem
Ed_Vedder
Veterano
# out/07


O intuito deste tópico é compartilhar um pouco do conhecimento que adquiri com o meu trabalho de consultoria e analise, e propor uma discussão dentro do tema sugerido, tanto para sanar possiveis dúvidas, quanto para adicionar mais experiencias e cases.

Ja aviso de antemão aos salames, que se começarem com nerdices e transformar o tópico em mais um chat inutil, o mesmo será fechado imediatamente.


Bem, neste primeiro tópico falerei um pouco sobre as definições utilizadas por grandes sistemas para tratar do planejamento e controle da produção, que em muitos lugares é denominado PCP.

A reunião dos meios de produção (matéria-prima, mão-de-obra e equipamentos) possibilita a fabricação de produtos que surgem pela ação dos sistemas produtivos.

Os planos que servirão de guia na execução e no controle da produção são comandados pelo órgão auxiliar denominado PCP, que dita normas a linha de produção, visando um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo.

Basicamente, existem duas formas de se planejar uma produção, através de um plano mestre de produção ou através de estudo para obter-se uma previsão de vendas.


A previsão de vendas permite ao PCP programar a quantidade de produto a ser fabricada num determinado espaço de tempo, e quantificar as necessidades de material, mão-de-obra e equipamentos.

É utilizada por empresas que trabalham com estocagem de produtos (make to stock), ou seja, fabricação contra previsão de demanda.

A previsão pode ser um instrumento que ajuda a empresa a definir o total a ser produzido, visando conceder objetivos de venda a serem alcançados num futuro próximo, juntando informações sobre a tendência do mercado atual e registros das vendas históricas, aquelas ocorridas em períodos semelhantes no passado.

O Plano Mestre de Produção tem por objetivo informar ao sistema quantidades líquidas a serem produzidas de Produtos Acabados e Intermediários. Através da rotina de "MRP" (Já veremos em seguida o que vem a ser isso), a partir do Plano Mestre de Produção, o sistema gera as ordens de produção para os produtos acabados e intermediários e determina as necessidades de matéria-prima e demais componentes daqueles produtos:

A diferença básica entre o Plano Mestre de Produção e a Previsão de Vendas, é que esta venda não gera diretamente uma ordens de produção, e sim uma necessidade para a data da previsão, ou seja antes de se efetivar a ordem de produção o sistema irá consultar o Estoque naquele momento e mandará produzir apenas o necessário, enquanto o Plano Mestre de Produção gerará uma ordens de produção na data na qual se encontra tal dado, na quantidade exata expressa no plano.

Este tipo de recurso viabiliza o MRP para empresas que tem vendas sazonais e produzem para estoque durante boa parte do ano.


Estas informações são vitais para o bom funcionamento da produção, baseado nestes parametros, é que o sistema efetuará os cálculos de necessidades de compra.

Em sistemas integrados, chamamos este cálculo de MRP (Material Requirement Planning) que tem como objetivo calcular as necessidades de cada material de acordo com as demandas (Pedido ou previsão), tendo como base as estruturas de produtos.

Esta rotina gera as ordens de produção, solicitações de compras, Empenhos e ordens de produção Intermediárias, conforme explosão das necessidades. O que define qual procedimento tomar é justamente a quantidade em estoque dos itens, se a quantidade atual suprir a necessidade, o sistema apenas irá efetuar um "empenho" deste material, no entanto, se o estoque atual estiver menor do que o necessário para a previsão, o sistema automaticamente emite solicitações de compras para o item em questão.



Tudo isto só é possivel devido ao cadastro de estruturas de cada produto, ou seja, deve-se informar ao sistema, todos os componentes que compoem um Produto acabado, bem como suas quantidades. No caso de uma montadora de computadores por exemplo, o produto pai (a cpu) deve conter todos os seus componentes (placa de rede,video, som...)

Por falar em cadastro, é muito importante cadastrar todos os recursos (maquinário, ferramentas e mão de obra) utilizados em cada linha de produção, pois semelhante ao calculo do MRP, existe tambem uma rotina denominada "Carga Máquina", esta transação tem como objetivo a alocação das operações de cada ordem de produção nos Recursos disponíveis, considerando os Calendários, Bloqueios de Recursos, Exceções aos Calendários e Ferramentas.

Outro cadastro muito importante é o da ficha de processo, que deve ser realizada para cada item produzido e deve constar todas as operações e tempos de execução (Ex: Pintura, Colagem, Montagem, Solda etc.)

O documento "chave" de todo processo, é chamado de Ordem de Produção, ou simplesmete "OP", é este documento que é passado para cada linha de montagem, e nele consta o que deve ser produzido, quanto deve ser produzido e para quando deve ser produzido.


Sei que o texto ficou bastante extenso, mas acreditem, ele está muitissimo resumido, o processo é bem mais detalhado...

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Sei que o texto ficou bastante extenso, mas acreditem, ele está muitissimo resumido, o processo é bem mais detalhado...
É verdade hehe

Coincidentemente, estou fazendo um trabalho bem extenso sobre metodologias de previsão de demanda para empresas que trabalham no just-in-case (ou seja, a maioria no Brasil).

Só acho que o parágrafo abaixo ficou confuso.
A previsão de vendas alimenta o plano mestre de produção (que pode ter um horizonte de curto médio ou longo prazo -- algo como 2 anos ou mais).
Basicamente, existem duas formas de se planejar uma produção, através de um plano mestre de produção ou através de estudo para obter-se uma previsão de vendas.

A empresa que não utilizar previsão de vendas vai no "chutômetro"...

O ideal é trabalhar no sistema japonês, just-in-time, só que pra isso toda a cadeia de fornecedores deve estar pronta a fornecer a matéria-prima no curtíssimo prazo.

Algumas empresas de grande porte conseguem isso através de sistemistas, como a GM no RS e a Ford na Bahia. Mesmo assim não chega a ser just-in-time, está num estágio intermediário.


o/

maggie
Veterana
# out/07
· votar


O título correto desse tópico deveria ser
"É longo e dá trabalho IV"
Em homenagem ao salsicheiro maluco. :)

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder
Você realmente acabou de digitar isso à mão?

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


A previsão de vendas alimenta o plano mestre de produção


Eu discordo, talvez possa não ter usado os termos corretos, mas a previsão de vendas ou o plano mestre de produção, devem ser tratados de forma distinta, aliás eu diria que ou se usa um, ou se usa outro.

Obviamente que o plano mestre deve ser informado levando em consideração as médias de vendas, afinal ninguem vai querer produzir produtos que não tem muita saída, mas a nivel de ERP, é mais ou menos isso:

No caso da previsão de vendas, eu indicaria para empresas bem sazonais, ou que possuam poucos clientes. Por exemplo, eu atendia uma industria de chicotes eléticos para maquinas agricolas, eles tinham 6 duzia de clientes, e a produção era totalmente sobre encomenda. Logo, não havia a a necessidade deels possuirem itens em estoque.


Uma das empresas que eu atendi e que trabalhavam com plano mestre de produção, é uma industria de alto falantes automotivos, neste caso, eles tinham uma carteira de clientes bem extensa,e tinha a necessidade de ter grandes quantidades em estoque dos itens que tinham mais saida.

RafaelValeira
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder
É nisso que vc tá trabalhando aí no (Mato Grosso? esqueci onde vc tá)?
Se for, pegou o projeto desde o começo?
Cara, o sistema "informático" disso deve ser enorme...
E trabalha tudo em módulos?

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder
Quantos softwares existem no mercado para automatizar esse processo que você descreveu?

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder
que em muitos lugares é denominado PCP


PCP também é conhecido como Pó-de-anjo, ou "Angel dust", ou, cientificamente, fenilciclidina. É um fortíssimo alucinógeno.

É sabido que um certo japonês, executivo de uma importante montadora de carros, estava sob efeito de PCP. Ao tentar se levantar, ele bateu a cabeça, e o barulho, um "kanban" bem alto fez-se ouvir por todo o chão de fábrica. Quando quando sua secretaria veio socorrê-lo, ele disse-lhe: "Thank you. you're just in time".

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Ed_Vedder
Eu discordo, talvez possa não ter usado os termos corretos, mas a previsão de vendas ou o plano mestre de produção, devem ser tratados de forma distinta, aliás eu diria que ou se usa um, ou se usa outro.
Provavelmente tem uma confusão nos termos.

Toda a literatura indica os seguintes passos:
Determinação das capacidades (lead time) >> Previsão de Demanda >> Plano Mestre de Produção

Pesquisei rapidamente, e nesse link tem uma explicação básica.

Ed_Vedder
a produção era totalmente sobre encomenda.
Aí concordo contigo.
Nesses casos é altamente recomendado a política de "estoque zero", que reduz bastante os custos...


O problema desses programas e ERP e MRP é que são traduzidos pro Português, muitas vezes por leigos.. daí, de vez em quando, sai um palavrão que não tem nada a ver com o significado correto.

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Izzy Dragon
Você realmente acabou de digitar isso à mão?

sim.

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Ed_Vedder
No caso da previsão de vendas, eu indicaria para empresas bem sazonais, ou que possuam poucos clientes.
Depende do caso... dá pra fazer previsões razoáveis até pra empresas de serviços.

Só que tem que avaliar se o custo e o tempo que se usa pra fazer uma previsão bem feita compensa nos ganhos com diminuição de custos e melhoria no atendimento, por exemplo.

Pra dar uma idéia, a Alpargatas, que fabrica as havaianas, tem um sistema de previsão por tipo de produto e não item a item, já que eles tem diversos modelos, diversos tamanhos e diversas cores. A solução que eles implementaram foi produzir conforme a série histórica + um crescimento determinado, além dos lançamentos.

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Simonetti
É sabido que um certo japonês, executivo de uma importante montadora de carros, estava sob efeito de PCP. Ao tentar se levantar, ele bateu a cabeça, e o barulho, um "kanban" bem alto fez-se ouvir por todo o chão de fábrica. Quando quando sua secretaria veio socorrê-lo, ele disse-lhe: "Thank you. you're just in time".
hahaha

Boa boa!
Tem uns filmecos instrutivos sobre kanban, mas o legal mesmo é ver ao vivo.

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


RafaelValeira
É nisso que vc tá trabalhando aí no (Mato Grosso? esqueci onde vc tá)?
Se for, pegou o projeto desde o começo?
Cara, o sistema "informático" disso deve ser enorme...
E trabalha tudo em módulos?


Sim, aqui começamos do zero mesmo, pouquissimos cadastros conseguimos importar de outros sistemas, basicamente só o plano de contas. Na verdade este é apenas o segundo projeto que eu pego assim, e te digo que apesar de ser bastante trabalhoso, é bem interessante, pois esses sistemas de grande porte precisam partir bem estruturados e bem parametrizados desde o inicio, porque depois é bem mais complicado corrigir os rumos.

Respondendo a sua outra pergunta, aqui estamos implantando os módulos de estoque custos, compras, financeiro,faturamento, contabilidade,manutenção de ativos,gestão de pessoal (folha de pagto) e gestão agricola...

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


maggie

Pra dar uma idéia, a Alpargatas, que fabrica as havaianas, tem um sistema de previsão por tipo de produto e não item a item, já que eles tem diversos modelos, diversos tamanhos e diversas cores. A solução que eles implementaram foi produzir conforme a série histórica + um crescimento determinado, além dos lançamentos.



Legal, isso é uma alternativa bastante comum na concepção dos sistemas ERP, é possivel basicamente fazer qualquer coisa (calculo de lote economico, carga maquina, mrp, calculo do custo médio) por grupos ou familias de produtos.

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Ed_Vedder
Respondendo a sua outra pergunta, aqui estamos implantando os módulos de estoque custos, compras, financeiro,faturamento, contabilidade,manutenção de ativos,gestão de pessoal (folha de pagto) e gestão agricola...

Já trabalhei com esses módulos e atualmente estou participando da implantação de um sistema integrado.. dá um trabalho do cão.

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Ed_Vedder
Legal, isso é uma alternativa bastante comum na concepção dos sistemas ERP, é possivel basicamente fazer qualquer coisa (calculo de lote economico, carga maquina, mrp, calculo do custo médio) por grupos ou familias de produtos.
Sim..
Acho que a problemática deles era mesmo o setup e a questão das matérias-primas.
Assim eles colocam em linha lotes de produtos com a mesma cor e modelo e vão trocando os tamanhos, isso otimiza a limpeza da máquina, o consumo de materiais, o desgaste dos operários...

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Izzy Dragon
Quantos softwares existem no mercado para automatizar esse processo que você descreveu?


A pergunta que devemos fazer é: "Quanto a minah empresa está disposta a investir", e como bom idiota que sou, respondo essa pergunta com outra pergunta hahaha

"Quanto vale a confiabilidade das minhas informações?"


Enfim, eu trabalhei com tres grandes sistemas de ERP, dois Nacionais (Microsiga e DataSul) e o SAP (Alemão).

O SAP é uma referencia em sistemas de ERP, muitos o consideram o melhor, porem como todo software de gestão que não é fabricado no Brasil, ele possue sérios problemas na parte fisca tributária, digamos que nem os gringos mais fodões entendem nossa matriz hahaha


tem um software americano chamado J.D Edwards, que inclusive tem escritórios no Brasil, mas esse eu nunca vi em operação, só assisti uma palestra, e fiquei positivamente impressionado.

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Enfim, eu trabalhei com tres grandes sistemas de ERP, dois Nacionais (Microsiga e DataSul) e o SAP (Alemão).
Já existe uma versão resumida do SAP, conhecida como SAPINHO. hehe
É mais simples e mais barata, mas tem que ajustar pra uso no Brasil.

Tem também o sistema BAN-LN* que é uma outra versão do SAP.
É muito bom também.


*mensagem subliminar haha

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


maggie

Já trabalhei com esses módulos e atualmente estou participando da implantação de um sistema integrado.. dá um trabalho do cão.


A grande jogada desta mudança, passa a ser a fiscalização que um começa a fazer encima do trabalho do outro, pois o que um faz lá na entrada, no recebimento de uma nota por exemplo, é vital para o restante da operação.


Isso é uma das coisas que nenhum sistema no mundo é capaz de prever a falha humana hehehe.


Um dos exemplos mais tipicos diz respeito ao que chamamos de TES (tipo de entrada e saida) que está amarrada diretamente ao codigo de operação fiscal CFOP.


No cadastro da TES, a gente configura entre outras coisas, se aquela operação gera duplicata para o financeiro, se atualiza estoque, se gera icms, ipi etc...


Se o cara do almox receber um material com um tipo de TES inadequada (digamos que a mercadoria deve reter IR por exemplo e ele usa uma TES que não faz isso), este erro dele vai gerar um valor incorreto no contas a pagar, e se o cara do financeiro não perceber e pagar o titulo mesmo assim, o furo só vai ser detectado lá na contabilidade...

Kensei
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder
Interessante hein seu filhadaputa, qual software os malditos aí usam de modelagem estatística pra previsão de vendas?

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


maggie
Enfim, eu trabalhei com tres grandes sistemas de ERP, dois Nacionais (Microsiga e DataSul) e o SAP (Alemão).
Já existe uma versão resumida do SAP, conhecida como SAPINHO. hehe
É mais simples e mais barata, mas tem que ajustar pra uso no Brasil.



Estive na apresentação deles na Unisinos, os caras finalmente acordaram para a realidade das médias empresas, porem, estas outras versões ainda não são nada confiaveis, e questiona-se muito esses pacotes ais baratos entre os analistas.


Sem contar que o grande problema da parte tributária ainda está longe de ser resolvido.


Eu baixei um software belga, me parece ser um dos primeiros ERP livres do mundo... é bem interessante e ja tem muitas traduções para o portugues (de portugal). chama-se Tinny ERP

RafaelValeira
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder
Vamos falar um pouco mais tecnicamente...
Linguagens utilizadas para esse sistema? E como os módulos se comunicam? Através de arquivos ou transações em banco de dados? Ou, até, misto dos dois?
Existem inputs nesse sistema tanto manuais (pelo homem) quanto através de sensores?

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Kensei
Interessante hein seu filhadaputa, qual software os malditos aí usam de modelagem estatística pra previsão de vendas?


Aqui é um mercado a parte né... esses caras para que eu estou trabalhando são totalmente especuladores, eles chegaram ao nivel de vender quando acham que devem vender (ficam acompanhando a cotação da soja e do milho).

Quanto ao algodão (que é o carro chefe aqui da região) é vendido todo ele para uma coopertiva, a UNICOTON, e eles possuem contratos de exportação com garantia de distribuição até 2010 ja pra vc ter uma ideia.

O algodão daqui está sendo vendido principalmente para os EUA e para a Suiça.

ROTTA
Veterano
# out/07
· votar


Este tópico tem conteúdo, meus caros. =)
Abraços.

Kensei
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder
Legal esse trampo hein Filipi, não fazia idéia q vc fazia essas paradas

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


RafaelValeira
Vamos falar um pouco mais tecnicamente...
Linguagens utilizadas para esse sistema? E como os módulos se comunicam? Através de arquivos ou transações em banco de dados? Ou, até, misto dos dois?
Existem inputs nesse sistema tanto manuais (pelo homem) quanto através de sensores?



No caso do Microsiga e do DataSul, tratam-se de linguagens proprietárias, a microsiga desenvolveu uma linguagem chamada ADVPL, mas que na verdade é muito semelhante ao clipper.

A comunicação com o banco de dados é feita através de um interpretador de comandos chamado Top Connect, que traduz estas linguagens ADVPL para o banco de dados (A microsiga homologou os bancos INFORMIX,SQL,POSTGREE e ORACLE)

Eles disponibilizam Store Procedures para algumas rotinas tambem (Pricipalmente em rotinas de fechamento), que são desenvolvidas por eles e apenas replica-se no banco.

A parte de integração entre os módulos pode ser definida como on-line e off line.


No caso de uma utilização off line, cabe ao usuário rodas as integrações contábeis no momento em que ele achar conveniente.

As demais é realmente feito on line. tipo quando vc faz uma nota de saida, ja dá baixa no estoque e ja emite um titulo a receber no financeiro.

Bramires
Veterano
# out/07
· votar


nossa
dormi.. hahaah

E tem nego que vem me dizer q estudar Direito é chato..

Parabéns aí Edegar..

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


maggie

Caralho, tinha escrito um puta comentário a respeito do calculo dos lotes economicos, mas perdi aqui por culpa dessa porra de conexão!!!

Ed_Vedder
Veterano
# out/07 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


O lote econômico informa a quantidade ideal para se produzir ou comprar toda vez que se fizer necessário, sendo calculado em função do consumo médio mensal e da periodicidade de compra ou produção dos produtos classificados pela curva ABC.

O período de aquisição deve ser definido em meses para cada classe de material (ABC). Desta forma, pode-se representar o cálculo do lote econômico pela fórmula:

LE = CM x PA

onde:

CM = Consumo Médio

PA = Periodicidade de Aquisição



Exemplo:



Para os Produtos de Curva A, comprar a cada 30 Dias ( 1 mês )


Para os Produtos de Curva B, comprar a cada 60 Dias ( 2 meses )


Para os Produtos de Curva C, comprar a cada 90 Dias ( 3 meses )

O que significa que a quantidade a ser comprada para os produtos do grupo C, deve garantir que o produto fique armazenado 3 meses no estoque.

Assim, um Produto A com consumo médio de 200 peças, estando classificado na Curva B do estoque, terá Quantidade do Lote Econômico em 400 peças.

Os unicos parametros que precisam ser informados pelo usuário, são o consumo inicial (data de partida para o inicio do calculo, isto deve ser definido produto por produto) e o prazo de entrega (quantos dias o fornecedor leva para entregar o produto)

O prazo de entrega é vital para que o sistema calcule de forma correta a quantidade a ser comprada, pois se for informado um prazo de 30 dias por exemplo, a quantidade calculada será muito maior do que aparantemente se precisa ter em estoque.

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Kensei
Bramires


Estava pensando (e foi isso que me motivou a criar o tópico) em como temos bons profisionais aqui: economistas,advogados,programadores,dbas,professores etc...

E aproveitamos pouquissima coisa do que eles tem a nos ensinar...


Eu mesmo, não entendo merda nenhuma de tudo aquilo que teoricamente não está diretamente relacionado ao meu trabalho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a OT tambem é cultura - Lição 1