Etologia: o estudo científico do comportamento animal

Autor Mensagem
KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07
· votar


lobo ceifador
Na verdade ele era um dromedario, depois do acidente perdeu um das bolas e virou um camelo....

Não. Ele era um camelo possuidor de duas bolas que, no acidente, perdeu uma bola e morreu.

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


KaTy
Deixa nós... =~~~
hahhaa


mas eu nem to atrapalhando ou será que tô oO

lobo ceifador
Veterano
# set/07
· votar


KaTy
Não. Ele era um camelo possuidor de duas bolas que, no acidente, perdeu uma bola e morreu
Vc vai dizer oq agora?
Q ele era um camelo mutante e tinha um esqueleto de adamantium...

lobo ceifador
Veterano
# set/07
· votar


Basser-Shelter
Camelo tem uma corcova certo ?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07 · Editado por: KaTy
· votar


Basser-Shelter
mas eu nem to atrapalhando ou será que tô oO
Não. A culpa é toda do camelo dos Mamonas possuidor de duas bolas

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07
· votar


lobo ceifador
Vc vai dizer oq agora?
Q ele era um camelo mutante e tinha um esqueleto de adamantium..

Não, apenas que é um Camelo possuidor de duas bolas nas costas.

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


lobo ceifador
Camelo tem uma corcova certo ?

até onde sei sim...

KaTy
o camelo num era macho? então deve ser normal camelo ter duas bolas. não?
uahuahauhauhauhauha

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07
· votar


Basser-Shelter
o camelo num era macho? então deve ser normal camelo ter duas bolas. não?
uahuahauhauhauhauha

Não nas costas, hahaha

lobo ceifador
Veterano
# set/07
· votar


KaTy
Seu camelo não é nada..
Eu conheci um camelo q tinha tre corcovas e fumava cigarro...

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


KaTy
Não nas costas, hahaha

ah bom, é uma até onde lembro...

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07
· votar


Eles possuiam um camelo bactriano, que é parente muito próximo do dromedário, porém, não é um.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07
· votar


lobo ceifador
Seu camelo não é nada..
Eu conheci um camelo q tinha tre corcovas e fumava cigarro...

Era um camelo fracassado, era um ser excluído da sociedade dos camelos, resolveu apelar pro cigarro...

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


lobo ceifador
KaTy

acho que vcs devem tá com sono, eu tô então boa noite pra vcs e pros camelos =D

lobo ceifador
Veterano
# set/07
· votar


KaTy

E o seu camelo q aparece em musica popular...

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07
· votar


Basser-Shelter
acho que vcs devem tá com sono, eu tô então boa noite pra vcs e pros camelos... =D

...possuidores de duas bolas nas costas, conforme a música.

Boa noite
;*

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07
· votar


lobo ceifador
E o seu camelo q aparece em musica popular...

O meu é chique e famoso.

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


KaTy
Boa noite
;*


=* o/

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/07
· votar


E eu vou dormir..
Boa noite
;**

lobo ceifador
Veterano
# set/07
· votar


KaTy
Basser-Shelter
Boa noite camelial

asda
Veterano
# set/07
· votar


Olha lah o marlyn manson...


Vamos estudar o comportamento dele.

russobass
Veterano
# set/07
· votar


é a ciência do jogador do Barcelona ???

Etôlogia

aahuahuhuahuahuahu!!

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


asda
Olha lah o marlyn manson...


Vamos estudar o comportamento dele.


eu acho que não estudam comportamento de ETs não =D

russobass
é a ciência do jogador do Barcelona ???

Etôlogia

aahuahuhuahuahuahu!!


creio que não, pq veio antes dele...

Basser-Shelter
Veterano
# set/07 · Editado por: Basser-Shelter
· votar


duble post =/

russobass
Veterano
# set/07
· votar


Basser-Shelter


ow to brincando!!

cara é sério!! vo gravar um som no meu baixo!! vo mandar para vc!!
ai vc escuta e tenta fazer um Dueto!! se sabe o que é né??

se ficar bom!! primeira criação de dueto virtual!!

e ai se manja??

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


russobass

eu também tava brincando =/

cara é sério!! vo gravar um som no meu baixo!! vo mandar para vc!!
ai vc escuta e tenta fazer um Dueto!! se sabe o que é né??

se ficar bom!! primeira criação de dueto virtual!!

e ai se manja??


é coisa improviso? se for acho melhor não, pq toco a pouco tempo, não me arrisco a sair improvisando ainda... mas vlw o convite... o/

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


O comportamentalismo

No início do século XX, o psicólogo norte-americano John B. Watson começou a rejeitar a abordagem introspectiva e as idéias de psiquiatras como Freud de que a causa dos comportamentos humanos sejam apenas os fenômenos mentais, imateriais por natureza. Como alternativa, propunha que o comportamento era uma resposta a alguma estimulação ambiental. Suas idéias tornaram-se logo muito difundidas, o que resultou no surgimento de uma corrente psicológica denominada comportamentalismo, também conhecida como behaviorismo (derivada do inglês behavior, comportamento).

Um marco na abordagem experimental moderna ao estudo do comportamento foi o livro Behaviorismo, publicado por J. B. Watson em 1924.

Seguindo os princípios de Watson, vários psicólogos experimentais norte-americanos passaram a se interessar em estudar os animais apenas como um modelo para o comportamento humano, como meio para descobrir as leis científicas que regem o comportamento e assim poderem molda-lo e controla-lo de forma prática.

A influência dos estudos da fisiologia do sistema nervoso, a partir dos quais surgiram os pressupostos teóricos do comportamentalismo faz com que estes cientistas, ao observar os comportamentos, perguntassem como?, buscando os mecanismos fisiológicos que desencadeiam e executam os comportamentos. Dessa forma, procuravam descobrir as causas imediatas dos comportamentos.

Nascia assim uma nova corrente de estudos do comportamentos animal, o comportamentalismo, que herdou seu nome, enfoque e métodos dos psicólogos.

Tendo o interesse mais voltado para a aprendizagem, acreditando ser essa a principal fonte dos comportamentos e influenciada pelo ambiente, limitavam-se ao estudo de poucas espécies animais, sempre submetidas a condições artificiais e controladas em laboratório. Dessa forma ignoravam aqueles aspectos do comportamento que não podiam ser quantificados e medidos com precisão.

Os comportamentalistas tem como principais instrumentos de pesquisa os labirintos e a caixa de Skinner, nome dado em homenagem ao seu criador B. F. Skinner, um grande cientista dessa corrente.

O etologismo

De origem européia, os etologistas (etólogos seguidores da corrente do etologismo) procuram estudar os animais em ambientes naturais sem intervenção alguma, geralmente desde discretos esconderijos. Interpretam os comportamentos como uma forma de adaptação ao ambiente e resultado do processo evolutivo. Centram o interesse nos estímulos que evocam os comportamentos e nas motivações que o controlam.

De uma forma simplista, pode-se dizer que para os etologistas a principal fonte do comportamento são os instintos, o repertório de comportamentos que os animais herdam das gerações anteriores.

Dessa forma, os etologistas não estão interessados em problemas que se relacionam com o aprendizado e, embora reconhecessem que seus animais eram capazes de aprender, geralmente ignoram ou excluem este dato de suas teorias e explicações.

A orientação teórica da corrente etologista tem como ponto de partida a constatação por parte de Darwin de que assim como o corpo dos animais, também os padrões de comportamento estão sujeitos aos processos seletivos da evolução. Em decorrência de suas origens darwinistas, ao observar os comportamento, a primeira pergunta formulada pelos etologistas é por que? Ao perguntarem por que os estorninhos cantam, os etologistas priorizam a busca das causas últimas do comportamento, que se resume em determinar por que o comportamento evoluiu dessa forma e não de outra.

A formulação clássica dos princípios e métodos etologistas foi criada com os trabalhos de Konrad Lorenz e de Nikolaas (Niko) Tinbergen, que as resumiu em seu livro de 1951, O Estudo do Instinto. Nele, Tinbergen mostra que os padrões complexos de comportamento podem surgir sem grande influência de algum processo de aprendizado, bastando que eles sejam ativados por certos "sinais de estímulos", que receberam o nome de estímulo-sinal. Eles são determinados por uma programação interna inata, própria da espécie.

Tinbergen descobriu o poder do estímulo-sinal ao observar que o filhote recém-nascido de uma gaivota prateada tem "acionado" o seu comportamento de pedir alimento quando vê uma mancha alaranjada, típica do bico dos pássaros adultos.

Lorenz, por sua vez, ao descobrir o fenômeno da estampagem, pelo qual certas "marcas" são gravadas (ou estampadas) na memória do filhote, pôde demonstrar de que forma a experiência é capaz de dirigir ou determinar o desenvolvimento de comportamentos inatos.

Lorenz percebeu o papel da estampagem quando foi instintivamente adotado como "mãe" por uma ninhada de gansos, justamente por ter sido o primeiro objeto móvel, a primeira "marca", com a qual se depararam assim que saíram do ovo.

O etologismo ampliou-se nos últimos anos passando a abranger a observação sistemática do comportamento humano, especialmente das crianças, já que, a princípio, elas têm menor repertório de comportamentos socialmente determinados e aprendidos. Também tem discutido questões como a origem e controle da violência, o caráter inato das expressões faciais e de outras formas de comunicação não-verbal.

Zuzza
Veterano
# set/07
· votar


Basser-Shelter
Olha, já te disse que adoro esse tema... Acho tão intrigante, que dá vontade de estudar cada vez mais... E temos tanta coisa para descobrir a respeito disso, que esse tema torna-se muito abrangente, ainda mais na sua área. Quando eu tiver desatolada de trabalho, vou inicar um estudo científico sobre isso com animais de ''produção''.
Se você for mais específico no seu tema do TCC, eu posso te ajudar mandando materiais, como já disse no outro post. =)
E, de novo, meus parabéns pelo tema abordado. =)

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


Zuzza

ô fia da uma lida ae nos posts anteriores eu falei com o lobo ceifador sobre isso... da uma olhadinha na pagina anterior que vc acha... mas não sei bem o que fazer ainda, pq com esse tema dá pra fazer muita coisa...

Zuzza
Veterano
# set/07
· votar


Basser-Shelter
Ahãn, já tinha lido. Por isso te falei para ser mais específico... Bom, quando você tiver certeza do assunto específico, vocë me fala que eu te mando um material. =D

Basser-Shelter
Veterano
# set/07
· votar


Zuzza
Ahãn, já tinha lido. Por isso te falei para ser mais específico... Bom, quando você tiver certeza do assunto específico, vocë me fala que eu te mando um material. =D

ok, é que vou falar com a minha orientadora, pra ver o que é melhor...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Etologia: o estudo científico do comportamento animal