Desenvolvimento sustentável e etanol - preciso de opniões

Autor Mensagem
jkdias
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Ed_Vedder
o que adianta incentivar esse tipo de cultura? se é pra fazer como o alcool que só pode ser comprado pela Petrobrás

Petrobras não compra álcool, as usinas vendem diretamente para as distribuidoras (BR, Ipiranga, Shell, Esso, etc).

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


conehc
maggie

Sabe de alguma forma de gerar energia eletrica sem ser por termoeletrica ou nuclear?
Solar e eólica


e hidroelétrica

maggie
Veterana
# set/07
· votar


conehc
Aqui no RS, muitas praias já são abastecidas integralmente com energia eólica.

maggie
Veterana
# set/07
· votar


jkdias
Bem lembrado, essa hoje é a principal pra nós.

Patys
Veterano
# set/07
· votar


Petrobras não compra álcool, as usinas vendem diretamente para as distribuidoras (BR, Ipiranga, Shell, Esso, etc).

A Petrobras vai começar a produzir etanol....=)

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


Patys
A Petrobras vai começar a produzir etanol....=)

na verdade ela vai investir como parceira de usineiros... ainda não tem o projeto de usina da Petrobras.

maggie
Veterana
# set/07
· votar


Na verdade vamos todos morrer sem ver uma solução pra esses problemas =(


[pessimista off]

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


maggie

Na verdade vamos todos morrer sem ver uma solução pra esses problemas =(


hehe é verdade, já dizia Jaime Rotstein (um dos principais defensores do proálcool) na década de 80...

tem um livro dele de 1979 todo esperançoso, confiante no proálcool...

e outro de 1985 (no inicio decadencia do programa) já quase entregando os pontos...

conehc
Veterano
# set/07
· votar


jkdias
e hidroelétrica
falar de uma certa produção de etanol na africa atraves de canais de irrigação é possivel, agora imagina fazer uma hidreletrica?

porque o proalcool nao deu certo mesmo?

maggie
Em dias de calmaria eles recorrem à energia de hidreletrica? (amanha eu vou pegar uma superinteressante que fala disso e posto aqui os pros e contras de cada forma de energia).

Uma coisa que o etanol tras de positivo é que o bagaço da cana pode ser queimado pra gerar energia, mas sei la se isso é muito ecologicamente correto.

Na verdade vamos todos morrer sem ver uma solução pra esses problemas =((2)

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


jkdias
Petrobras não compra álcool, as usinas vendem diretamente para as distribuidoras (BR, Ipiranga, Shell, Esso, etc).


negativo.

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


jkdias

Vc fez alguma monografia sobre cadeia produtiva do alcool ou trampa cortando cana?

Patys
Veterano
# set/07
· votar


jkdias
na verdade ela vai investir como parceira de usineiros... ainda não tem o projeto de usina da Petrobras.

Olha li uma entrevista do presidente da petrobras na época, e ele disse que ia investir na produçao tbem...

jkdias
Veterano
# set/07 · Editado por: jkdias
· votar


conehc
porque o proalcool nao deu certo mesmo?

o proálcool era subdisiado pelo governo, porque na década de 80 o custo de produção do etanol ainda era muito alto em comparação com a gasolina (exceto nas 2 crises do petroleo em 73 e 76).
Então, em 86, 87, 88 o plano economico do governo Sarney não ia bem das pernas, a inflação estava astronomica. Resultado: o governo cortou os subsídios de vários programas, entre eles, o proálcool. Um belo dia, a demanda de álcool foi maior que a oferta e, inevitavelmente, o preço subiu... para um mercado jovem, foi o suficiente para as montadoras e os consumidores final desacreditarem no programa. A produção de carros a álcool despencou de mais de 90% em 85 para 1% no final da década de 90.

Ed_Vedder
negativo.

O álcool que vc abastece no posto, seja etílico hidratado, seja anidro misturado à gasolina, é adquirido pelas distribuidoras diretamente dos usineiros (ou destilarias). Pode acreditar.

Kensei
Vc fez alguma monografia sobre cadeia produtiva do alcool ou trampa cortando cana?

hehe, ambos.

maggie
Veterana
# set/07
· votar


conehc
Em dias de calmaria eles recorrem à energia de hidreletrica? (amanha eu vou pegar uma superinteressante que fala disso e posto aqui os pros e contras de cada forma de energia).
Não sei como é o sistema de armazenagem dessa energia, mas pelo que andaram noticiando:
• como os VENTILADORES :) ficam na praia, quase nunca tem calmaria
• a energia eólica já abastece boa parte do litoral norte do RS durante o ano, só não consegue abastecer em picos de utilização -- por exemplo durante a alta temporada
• a tendência é que criem mais estações eólicas e essa energia seja distribuída de lá pra outras partes do estado

Ed_Vedder
Veterano
# set/07
· votar


jkdias

Realmente vc está correto, conversei agora a pouco com um produtor aqui.

A grande bronca deles na verdade é não poder vender diretamente aos postos, somente as distribuidoras como vc colocou. Segundo ele isto gera um oligopólio fudido, colocando mais de 80% da produção na mão de meia duzia de distribuidoras...

Kensei
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder
Tio, saca só, a família de um amigo meu era proprietária de uma fábrica de baterias para carros (uma marca até q conhecida). Vendeu e ficou apenas de distribuídor, e mano, passou a ter uma maior rentabilidade... é mole?


Realmente vc está correto,
Man, até eu q só entendo de alcool q vai na breja tava desconfiado de q o cara tava falando com propriedade hehehe

jkdias
Veterano
# set/07
· votar


Ed_Vedder
A grande bronca deles na verdade é não poder vender diretamente aos postos, somente as distribuidoras como vc colocou. Segundo ele isto gera um oligopólio fudido, colocando mais de 80% da produção na mão de meia duzia de distribuidoras...

isso é verdade, existe um grande temor de que um dia os usineiros resolvam pendurar uma mangueira na porta da usina e vender pra galera pela metade do preço hehe

Ah, e esse temor é alimentado pela possibilidade de a Petrobras entrar com força no setor (é, acho q estou um pouco terrorista hehe).

conehc
Veterano
# set/07
· votar


jkdias
Resultado: o governo cortou os subsídios de vários programas
Um dia o governo americano vai fazer isso, o etanol deles vai deixar de ser competitivo perto do brasileiro, quero ver no que vai dar....

Mas existe essa possibilidade de venda direta? Seria o caos não? gente vindo de outras cidades, enxendo o tanque, esvaziando em galoes e voltando pra fila... igual no paraguay.

Voce tem uns nomes livros sobre o assunto pra me pasar? Ja tenho umas teses muito boas sobre o assunto, faltma livros

maggie
Muito interessane esse sistema no rs.. o problema é ver torre branca pra todos os lados. Para lugares onde não existem grandes centros industriais, reina uma paisagem mais calma realmente compensa fazer uma combinação de energia solar para aquecimento de água e eólica para outras aplicações.

maggie
Veterana
# set/07
· votar


jkdias
isso é verdade, existe um grande temor de que um dia os usineiros resolvam pendurar uma mangueira na porta da usina e vender pra galera pela metade do preço hehe
Ah, e esse temor é alimentado pela possibilidade de a Petrobras entrar com força no setor (é, acho q estou um pouco terrorista hehe).

hehe
Imagina só a correria. Por outro lado, tem a questão da qualidade -- que teoricamente o distribuidor deve garantir. Se vários pequenos produtores vendessem direto, o governo teria que regulamentar outras formas de garantir a qualidade, e fiscalizar isso.

conehc
Muito interessane esse sistema no rs.. o problema é ver torre branca pra todos os lados. Para lugares onde não existem grandes centros industriais, reina uma paisagem mais calma realmente compensa fazer uma combinação de energia solar para aquecimento de água e eólica para outras aplicações.
É, realmente gera uma poluição visual que não pode ser desprezada.
Pra cidades litorâneas talvez seja uma boa solução...


Complementando, olha a notícia que saiu hoje:
Brasil já produz o dobro do que precisa de biodiesel

40 usinas já em funcionamento e outras 21 prestes a receber autorização para fazer o mesmo, demonstram não apenas o sucesso do programa de biodiesel, como criam um novo problema, porque os 1,7 bilhão de litros já em produção representam o dobro do que foi estabelecido como meta pelo Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. O programa fixou o limite em cima da lei que manda adicionar 2% de óleo diesel à gasolina, a partir de 1º de janeiro.

A idéia do governo é antecipar a mistura de 5%.


jkdias
Veterano
# set/07
· votar


conehc
Voce tem uns nomes livros sobre o assunto pra me pasar? Ja tenho umas teses muito boas sobre o assunto, faltma livros

Cara, as fontes primárias sobre álcool são bastante escassas. Vão aí alguns livros:

ROTSTEIN, J. Álcool: uma agenda para o presente. Rio de Janeiro: F. Alves, 1979.
ROTSTEIN, J. Conspiração contra o álcool. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1985.
SANTOS, M. H. C. Política e políticas de uma energia alternativa: o caso do proálcool. Rio de Janeiro: Notrya, 1993.
TOLMASQUIM, M. T. Fontes renovaveis de energia no Brasil. Rio de Janeiro: Interciencia.
TOLMASQUIM, M. T. Alternativas energéticas sustentáveis no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará.

O Tolmasquim é considerado a maior autoridade de álcool no Brasil, atualmente.

maggie
Por outro lado, tem a questão da qualidade -- que teoricamente o distribuidor deve garantir.

É, ia ser muito difícil fiscalizar, parece que com 50 contos já dá pra montar uma mini-destilaria, imagina o oba-oba que seria... mas com certeza já deve existir um mercado clandestino de álcool...

Duvideiro
Veterano
# set/08
· votar


http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL752590-5603,00-CIENTISTAS+M ODIFICAM+BACTERIA+PARA+FAZER+ETANOL+A+PARTIR+DE+QUALQUER+PLANTA.html

Grow
Veterano
# set/09
· votar


O desenvolvimento sustentável agora é cool. É incrível como uma coisa, quando feita pela maioria, ganha forças. Claro que a ideia de ganhar dinheiro cuidando da Terra atraiu os capitalistas. Mas isso devia ter começado há anos. Talvez agora nem dÊ mais tempo de salvar o planeta para futuras gerações. Atentemos ao G20 e as declarações dos EUA.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


Por isso que eu sou contra o governo controlando setores produtivos e tecnológicos. Ele tende a investir no que tá na moda, não no que o mercado necessita.

brunohardrocker
Veterano
# jun/22
· votar


A desburocratização tornou o Etanol um combustível mais viável que a gasolina!

Etanol se desvincula de gasolina e já é vendido abaixo de R$ 4,00 em MT

Diferença de mais de R$ 3,00 no litro, em relação à gasolina, é o primeiro efeito prático da política de venda direta de usinas a postos.

https://minutomt.com.br/economia/etanol-se-desvincula-de-gasolina-e-ja -e-vendido-abaixo-de-r-400-em-mt/

kafka à beira-mar
Membro Novato
# jun/22 · Editado por: kafka à beira-mar
· votar


brunohardrocker

Enquanto isso, o diesel tá mais caro que a gasolina. Hoje, voltando pra casa, passei num posto. O diesel tava 40 centavos mais caro que a gasolina. 7,49 a gasolina e 7,99 o diesel. Não, eu não vi errado. Eu abasteci nesse posto e perguntei se o preço tava certo. O frentista confirmou. Perguntei o porquê, e ele não soube explicar. Nem freud explica a porra desse país.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/22
· votar


Eu lembro que, quando fui pra MT, de Cuiabá pra cima o etanol era muito barato. Mas isso foi em 2018.

brunohardrocker
Veterano
# jul/22
· votar


Black Fire

No estado, faz tempo que o etanol é vantajoso frente a gasolina.
E ainda tem varias indústrias que se instalaram e estão ampliando suas plantas, que fabricam etanol de milho.

Se confirmar que não vai mais precisar dizer amém para a Petrobrás, vai ser positivo.
Só não sei até onde vai para o bolso do brasileiro. Se aumenta a demanda pelo milho etanol, também aumenta pelo milho alimento. Isso já tem dado efeito ha anos.

Simonhead
Veterano
# jul/22
· votar


kafka à beira-mar
Perguntei o porquê, e ele não soube explicar.

https://www.sindifisco.org.br/noticias/pela-primeira-vez-em-18-anos-di esel-fica-mais-caro-do-que-a-gasolina-entenda-por-que

makumbator
Moderador
# jul/22
· votar


Nos EUA recentemente o diesel e a gasolina estão no mesmo patamar (alto) de preço. Em alguns lugares dos EUA, o diesel está até levemente mais caro que a gasolina comum, ou mesmo a premium:

https://abcnews.go.com/Business/diesel-prices-lead-us-recession-expert s/story?id=85540006

ProgVacas
Membro Novato
# jul/22
· votar


makumbator

Aqui também. Ainda que a tendência seja a mesma, por aqui já cheguei a ver o diesel S10 mais caro que a gasolina comum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desenvolvimento sustentável e etanol - preciso de opniões