Desenvolvimento sustentável e etanol - preciso de opniões

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# jul/22
· votar


A gasolina é misturada com etanol, o diesel não. Deve fazer alguma diferença, já que é o petróleo que está caro - por culpa dos liberais idiotas.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# jul/22
· votar


Wanton
A gasolina é misturada com etanol

E com água, né. Com muita água. As vezes chego a pensar que estou andando naquele carro movido a água que o inventor desapareceu misteriosamente.

Wanton
Veterano
# jul/22
· votar


kafka à beira-mar
inventor desapareceu misteriosamente.

Ele está guardado na mesma fazendinha em que está o inventor da fosfoetanolamina.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/22
· votar


Com certeza foi assassinado por professores de física que não queriam ninguém contestando a termodinâmica.

Lelo Mig
Membro
# jul/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


kafka à beira-mar

"inventor desapareceu misteriosamente."

O ET Bilú o levou para o planeta dele para gerenciar depto de tecnologia.

Prá mover um carro a água é fácil, basta retirar o hidrogênio e usar como combustível. O problema é que retirar o hidrogênio da água custa umas 20 vezes mais em gasto energético do que a energia que esse hidrogênio retirado irá produzir. Genial!

Mais genial que isso seria usar a gasolina para fazer fogo e ferver a água e mover o carro à vapor! Mas a Globo e os Iluminattis não permitem.

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 08:13
· votar


A estimativa de vida de um cortador de cana é de 50 anos.

Não tem como relacionar o uso do álcool com desenvolvimento sustentável.

Estou montando uma aula sobre o assunto e caí aqui.

brunohardrocker
Veterano
# 04/mar/23 08:26
· votar


ProgVacas
A estimativa de vida de um cortador de cana é de 50 anos.

Aqui no Mato produzimos Etanol a partir do milho.

Colhido e cultivado em maquinas com cabine, ar condicionado, GPS, piloto automático...

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/04/11/producao-de-eta nol-de-milho-supera-a-de-alcool-de-cana-de-acucar-em-mt-e-deve-ser-236 percent-maior-neste-ano.ghtml

Wanton
Veterano
# 04/mar/23 08:31
· votar


ProgVacas
Não tem como relacionar o uso do álcool com desenvolvimento sustentável.

Mecanização da colheita. Infelizmente, o agro não simpatizou com o desenvolvimento da indústria de máquinas agrícolas no Brasil. Milho, eles colhem nos Estados Unidos, cana é coisa de terceiro mundo, então, o povo que se foda.


brunohardrocker
Aqui no Mato produzimos Etanol a partir do milho.

Chute de leigo, mas acho que a cana deve ser muito mais eficiente do ponto de vista energético.

brunohardrocker
Veterano
# 04/mar/23 08:48
· votar


Wanton
Chute de leigo, mas acho que a cana deve ser muito mais eficiente do ponto de vista energético.


"O milho até produz mais etanol, no entanto é necessária uma maior área para seu plantio.

Uma tonelada de cana-de-açúcar produz entre 70 e 90 litros de etanol, enquanto a mesma tonelada de milho produz de 390 a 410 litros. Entretanto, a cana produz em média 77 ton/ha (toneladas por hectare), e o milho apenas 6 ton/ha."

https://digital.agrishow.com.br/graos/etanol-de-milho-como-e-feito-e-q uais-sao-suas-vantagens

brunohardrocker
Veterano
# 04/mar/23 08:59 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Wanton
Infelizmente, o agro não simpatizou com o desenvolvimento da indústria de máquinas agrícolas no Brasil.

Você diz sobre a industria nacional, correto?
Não é que o agro não simpatizou. A história é mais ou menos assim:

O Brasil produzia maquinas agricolas excelentes nos anos 70, 80 e um pouco dos 90. Só que esse era o período em que o setor não conseguia comprar essas maquinas na escala que se compra hoje. Até os anos 90 não existia pesquisa avançada que proporcionasse uma boa produção e muitos agricultores tinham que formar cooperativas/associações para poder comprar uma maquina, porque não tinham capital para comprarem sozinhos.
E quando o agro se fortaleceu (passou a exportar) ali no final dos anos 90 para início dos anos 2000, essas fabricas nacionais foram compradas pelas estrangeiras uma a uma.

A mecanização no Brasil acompanha a tecnologia de ponta mundial, porém, é estrangeira.
Fabricamos aqui, porém as grandes marcas são John Deere, grupo CNH (Case e New Holland) e grupo AGCO (Valtra, Massey Ferguson).
De origem americanas e europeias.

O que resta de fabricas nacionais neste setor, são nos implementos agricolas. Fabricas menores, que fabricam planteadeiras, pulverizadores e outros acessórios.

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 09:11
· votar


Wanton

Chute de leigo, mas acho que a cana deve ser muito mais eficiente do ponto de vista energético.

Acertô miseravi

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 09:13
· votar


Aliás, quase. Do ponto de vista energético não, porque etanol é uma coisa só, independente da fonte.

Mas em produtividade e fabricação, a cana é bem melhor.

brunohardrocker
Veterano
# 04/mar/23 10:54
· votar


ProgVacas
Mas em produtividade e fabricação, a cana é bem melhor.

Leia este link, é interessante.
O etanol de milho é recente no Brasil. A tendência é a produção ocupar cada vez mais espaço.

https://digital.agrishow.com.br/graos/etanol-de-milho-como-e-feito-e-q uais-sao-suas-vantagens

Wanton
Veterano
# 04/mar/23 12:14
· votar


brunohardrocker
A mecanização no Brasil acompanha a tecnologia de ponta mundial, porém, é estrangeira.

O que eles produzem para a colheita de cana?

Pedro_Borges
Veterano
# 04/mar/23 12:32
· votar


ProgVacas
A estimativa de vida de um cortador de cana é de 50 anos.

Ainda existe isso, onde?

brunohardrocker
Veterano
# 04/mar/23 12:43
· votar


Wanton
O que eles produzem para a colheita de cana?



ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 13:33
· votar


brunohardrocker

Eu já li sobre isso, cara. Essa relação de 77:6 ton/ha explica tudo o que eu disse quando subi o tópico. E eu nem estava procurando sobre o milho, no momento.

A ideia é apresentar as etapas da fermentação alcoólica e reproduzir isso no laboratório com os alunos, e tratar da sustentabilidade, explicando para eles que se o trabalhador não for considerado no conjunto de fatores que promove algo ou uma atividade a esse status, então tal atividade não pode ser considerada sustentável.

Já está tudo elaborado. Sobre as fontes de açúcares/etanol vou explicar no decorrer.

brunohardrocker
Veterano
# 04/mar/23 13:41 · Editado por: brunohardrocker
· votar


ProgVacas
explicando para eles que se o trabalhador não for considerado no conjunto de fatores que promove algo ou uma atividade a esse status, então tal atividade não pode ser considerada sustentável.

Mostra essa colhedora de cana da JD para eles. Diga que ela promove o emprego especializado na sua fabricação, na industria, enquanto substitui os postos de trabalho mais insalubres do trabalho braçal, na colheita da cana.
Quem sabe tu incentiva ali alguns futuros engenheiros.

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 13:44
· votar


E vou levantar essa questão da obtenção do etanol com o milho, dizer que é uma atividade que por não envolver trabalho análogo ao escravo pode ser melhor, e como o milho não pode competir com a cana, por causa dessas razões que foram apresentadas, repensar o uso de combustão para locomoção é fundamental.

Valeu, Bruno!

Lelo Mig
Membro
# 04/mar/23 14:31
· votar


Só lendo!

Não entendo porra nenhuma de Milho/Cana.

Mas, aproveito e deixo uma pergunta (se for bosta, esqueçam, já disse que sou leigo).

Aqui na região (Piracicaba em diante) têm muito plantio de cana e usina de álcool. Galera fala que o problema é que a cana fode todo o solo, depois de umas décadas não nasce nem capim.

É verdade? Se positivo o milho resolveria esse problema ou é mesma merda? O problema é a monocultura? Deveria se intercalar plantios com outras famílias vegetais?

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 14:44
· votar


Lelo Mig

Fode mesmo, mas pelas mesmas razões do garimpo e desmatamento. Nessas questões é a atividade extrativista que culmina na destruição.

A cana, como o eucalipto, são vegetais que crescem muito rápido, e dessa forma o solo fica empobrecido bem mais rápido. O problema é que tratar o solo gera custo e diminui, portanto, o lucro do produtor. Então a atividade extrativista na monocultura da cana de açúcar é dos nutrientes do solo.

Essa é outra questão que tira o status de sustentabilidade do álcool da cana de açúcar.

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 14:50 · Editado por: ProgVacas
· votar


Lelo Mig

Deveria se intercalar plantios com outras famílias vegetais?

Isso seria mesmo uma boa alternativa. O problema é encontrar um cultivo tão rentável quanto a cana para intercalar desse jeito. Não deve haver coisa próxima disso para esses produtores.

O solo deve ser alimentado, preferencialmente com matéria orgânica, mas se o jeito for com produtos industrializados, que seja. Mas isso eu acho, não tenho certeza, que os produtores entenderam, porque no interior de São Paulo já há décadas que fazendas e usinas alcooleiras estão em atividade. As indústrias de papel e celulose também conseguem manter a produção sustentável. Sobre isso preciso pesquisar... ou então deixar que os alunos pesquisem por mim, né. Não dá para tratar de tudo em 2 ou 4 aulas. Logo devo seguir com o conteúdo, mas um seminário seria legal.

brunohardrocker
Veterano
# 04/mar/23 14:57 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Lelo Mig
Aqui na região (Piracicaba em diante) têm muito plantio de cana e usina de álcool. Galera fala que o problema é que a cana fode todo o solo, depois de umas décadas não nasce nem capim.

Não se se aí é possível fazer duas safras ao ano, alternar entrre a cana e uma outra cultura, como o soja/feijão/pastagens. Para que o solo tenha sempre uma cobertura vegetal que reponha parte dos nutrientes e ainda haja captura de carbono na atmosfera.

A cana no MT foi quase abolida. É uma cultura que não tenho muito contato. É mais de SP e Minas. O não cultivo da cana por aqui se deve a maior viabilidade de se fazer 2 safras entre soja e milho, ou algodão e soja, e até mesmo uma terceira cobertura vegetal nos dois meses de entre-safras.
Então isso + a reposição de fertilizantes e nutrientes aplicados, ajudam a não degradar o solo.

JJJ
Veterano
# 04/mar/23 15:42 · Editado por: JJJ
· votar


Taí um bagulho que eu não entendo picas mesmo... Como pode o milho, cujo dulçor é muito menor que a cana, produzir álcool mais ou menos do mesmo jeito? Salvo equívoco, o álcool deve estar relacionado à quantidade de frutose da parada, não?

Pelo meu "senso comum" de merda, seriam necessários uns 100 milhos pra dar o mesmo que uma vara de cana...

brunohardrocker
Veterano
# 04/mar/23 16:19
· votar


JJJ

O etanol de milho é feito a partir do amido.

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 16:25 · Editado por: ProgVacas
· votar


JJJ

Não é mais ou menos do mesmo jeito; o resultado sim, mas o processo tem uma diferença relevante, tanto pela viabilidade econômica quanto ambiental. Produz-se o álcool, mas o amido, que é o açúcar presente no milho, é uma molécula mais complexa do que a sacarose, açúcar presente na cana. O processo precisa de uma etapa a mais, que consome mais energia, e que libera ainda mais gás carbônico na atmosfera, portanto mais poluente. Consiste na necessidade de hidrólise do amido para se transformar em moléculas menos complexas para só depois adicionar as leveduras que irão fermentar o açúcar e produzir o álcool esperado. O resultado disso é uma mistura de etanol e água com uma proporção menor, não sei dizer qual, do que a com a cana de açúcar.

Lelo Mig
Membro
# 04/mar/23 16:49
· votar


ProgVacas
brunohardrocker

Obrigado pelas informações. Acho que entendi como funciona a questão de esgotar o solo e maneiras de contornar o problema.

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 17:50
· votar


Lelo Mig

Siga o lucro! Eles só começarão a pensar em cuidar do solo apenas quando o lucro depender disso.

ProgVacas
Membro Novato
# 04/mar/23 18:30
· votar


Vim aqui empolgado e nem percebi que há uma puta primeira página sobre o assunto.

Lelo Mig
Membro
# 04/mar/23 19:29
· votar


Também não tinha visto... Só entrei nesse tópico recentemente e, geralmente, não tenho costume de olhar as páginas antigas. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desenvolvimento sustentável e etanol - preciso de opniões