Ajuda com currículo

Autor Mensagem
Kirk_Hammett
Veterano
# jul/07


Bom nao sei se vcs conhecem isso mas eu sou diretor de produçao de uma mini empresa da junior achievement (www.jabrasil.org.br), e tao pedindo o meu curriculo pra mandar pra eu fazer umas entrevistas ae

soh que eu nao sei fazer essa porrra hauhauhauha to com um modelo

alguma dica, ideia seila? devo especificar a area que eu qeuro trabalhar?

comofäs///

(hauhauh)

=*

Fisioterapeuta
Veterano
# jul/07
· votar


Procura no google sobre curriculum vitae... vai ter vairos modelos...
Mas tipo seja obejivo saca? por exemplo se vc pretende adiquirir a vaga de diretor de produção, mas vc tem um curs de torneiro mecanico, nao va colocar este curso no curriculum, coloque apenas cursos relaiconados a area saca, e se atente sempre a objetividade, coloque foto, e nao fique com fescuras

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


é estagio ou trampo mesmo??
se for estagio nesse link tem umas dicas...se for trampo nao sei se isso vale
http://www.cetefe.com.br/estudante_orientacao.php

Expertsoad
Veterano
# jul/07
· votar


Bom nao sei se vcs conhecem isso mas eu sou diretor de produçao de uma mini empresa da junior achievement

Hahahuahuahuahuahuahuauhahuaahuahuahuahuhauahuahu........

Kirk, quando eu conquistei meu emprego, fiz meu curriculum nas pressas, nas “cagadas”,e muitos amigos capricharam, e eu peguei a vaga (infelizmente),mas isso foi ano passado. Mas se você quer uma dica de um bom curriculum ta aí: Curriculum vitae

Kirk_Hammett
Veterano
# jul/07
· votar


estagio

Expertsoad
Veterano
# jul/07
· votar


E esse negócio de salário pretendido, coloque o mínimo que você conseguir.

Kirk_Hammett
Veterano
# ago/07
· votar


É, contratado =*

CheshireCat
Veterano
# ago/07
· votar


Kirk_Hammett
parabéns o/ que área?

maggie
Veterana
# ago/07
· votar


Fisioterapeuta
Procura no google sobre curriculum vitae... vai ter vairos modelos...
Não procura aí não, tem sites específicos sobre isso.

Expertsoad
E esse negócio de salário pretendido, coloque o mínimo que você conseguir.
Eu em geral não coloco pretensão salarial no currículo, só se for solicitado.
Assim você tem uma carta na manga pra negociar com os caras. Imagina se você coloca que quer ganhar R$ 500,00 e a idéia dos caras era pagar R$ 900,00. hehehe (já me aconteceu o contrário também, minha pretensão era maior do que eles esperavam pagar e perdi a vaga por isso).

Dicas do site da ABRH:
* Dados Pessoais: No alto da folha escreva seu nome completo, sua data de nascimento, seu endereço (rua ou avenida, bairro, cidade e CEP), telefone e e-mail;
* Objetivo: Área que você busca;
* Histórico Escolar ou Acadêmico (Curso, Universidade ou Escola, ano ou semestre que está cursando);
* Estágios profissionais: Se você já fez algum estágio mencione na ordem cronológica inversa. Comece pelo último estágio, mencione o nome da empresa, a área em que você estagiou e suas principais atribuições. Não entre excessivamente em detalhes;
* Faça um currículo de no máximo duas folhas;
* Não inclua capas ou encadernações.

thiaguinhu
Veterano
# ago/07
· votar


discuta salário na hora!

lula_molusco
Veterano
# ago/07
· votar


to fazendo o meu agora tb ehueheauhau estágio!

Philipius
Veterano
# ago/07
· votar


comofäs///
haha

cuma
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, primeiro vc põe seu nome completo, depois rg, cpf, historico escolar, cep, celular, tel de contato, carteira de trabalho. Depois vc põe suas experiemcias profissionais e cursos que ja fez. Coloque tambem comprovante de reservista do exercito e fale em qual area da empresa vc vai trabalhar.


OBS:durante a entrevista, sempre olhe nos olhos do entrevistador e nunca conte nenhuma mentira, eles sempre sabem quando veem um mentiroso.......e, de preferencia sempre vá de gravata e terno, de preferencia com um terno preto.E procure saber em qual area a empresa atua e qual o seu objetivo dentro da empresa que vc vai trabalhar ( se passar na entrevista.)

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


cuma

pra que diabos o contratante vai querer saber de CPF e identidade? ele só precisará de dados se for efetivamente contratar, não acha? O mesmo vale pra Reservista...

Ir de gravata e terno? depende da empresa. Se ele desejasse ser Diretor de Produção do Submarino.com.br ele iria para a entrevista com havaianas, bermuda camisa regata... e ainda assim seria contratado...

maggie
Veterana
# ago/07
· votar


Dicas de como preparar o seu currículo

Para quem está começando, conseguir o tão sonhado primeiro emprego pode representar uma entrada com o pé-direito no mercado profissional. Afinal de contas, as melhores vagas são disputadas em um ambiente muito competitivo, e cada diferencial apresentado pode representar um ponto a mais para a sua conquista.

Nesta competição, o desafio começa na elaboração de um bom currículo. Lembre-se que, em geral, este é o primeiro contato entre candidato e empresa.

Assim, vale a pena investir algum tempo para preparar algo que cause, desde o início, uma boa impressão. Para isso, o CV tem que ser, ao mesmo tempo, completo e objetivo.

Que tamanho deve ter meu currículo?
Duas páginas, no máximo, são suficientes para que você apresente, de forma clara e objetiva, sua experiência profissional. Seja bastante preciso quanto aos seus objetivos.

Não se sinta inseguro em mencionar sua pretensão salarial. Em muitos casos ela abrevia o processo: ou seja, você não terá que chegar até a entrevista para perceber que o salário oferecido está bem abaixo do que você esperava.

Seu perfil é adequado para a vaga?
Evite enviar currículo para uma empresa, se você perceber que a vaga anunciada não tem nada a ver com o seu perfil. Tudo bem, as coisas não estão fáceis, mas fingir ser o que você não é não o ajudará em nada.

Assim, o melhor antes de se dirigir a uma entrevista é buscar o máximo de informações sobre a função e a empresa. Caso reste alguma dúvida você pode sempre aproveitar para esclarecê-las durante a entrevista.

Clareza
Se você acha que deve colocar com detalhes, absolutamente tudo sobre sua vida profissional em seu currículo, está no caminho errado. Acredite: um bom CV conquista o selecionador pela precisão e concisão das informações, ou seja, quando vai direto ao assunto.

Pense bem: ao anunciar uma vaga, dependendo do que ela oferecer, chegarão para a empresa, no mínimo, centenas de currículos. Já pensou no trabalho para analisar cada um? É neste aspecto que os mais detalhistas já perdem ponto.

Portanto, o currículo deve ser preparado de forma clara, com uma disposição de informações ordenadas de forma lógica e apresentadas em um formato agradável, que mostre a preocupação do candidato em "caprichar" na sua apresentação.

Procure usar fontes mais leves e não abuse do uso de negrito, itálico ou cores diferentes. O currículo, na grande maioria das áreas, deve passar uma impressão de sobriedade e profissionalismo, com perfis "experimentais" sendo recomendados apenas para segmentos muitos específicos, principalmente ligados a artes plásticas, mídia e comunicações.

Informações pessoais e objetivos
Além do seu nome e data de nascimento, nunca deixe de incluir informações completas de endereço e telefone, além de endereço eletrônico. Lembre-se: elas permitirão que você receba uma resposta ao envio do seu CV e ajudam a empresa a escolher melhor o perfil do candidato (idade, local de residência etc).

Atenção aos documentos: não há qualquer utilidade para o selecionador em saber o número do seu RG, do CPF e do título de eleitor. Pelo menos não neste momento. Por isso, evite tantas informações, siglas e números diferentes. Eles apenas tomam espaço e não elucidam absolutamente nada.

Evite também enviar fotos anexadas ao currículo, ou impressas nele, a não ser que a empresa em questão tenha solicitado isso em seu anúncio. Do contrário, sua foto não ajudará em nada. Poderá até atrapalhar, pois isso passará a idéia de que se trata de alguém convencido, que preza demais sua imagem.

Procure sim deixar claro qual o seu objetivo ou interesse ao buscar o estágio. Você não pode ser nem muito vago, nem muito específico. Difícil? Um exemplo: não adianta colocar como objetivo "estágio em engenharia", pois isso é muito vago e pode indicar que você não possui objetividade. Ao mesmo tempo evite descrições muito específicas, que possam eventualmente reduzir de forma muito significativa suas oportunidades.

Formação acadêmica
Comece esta seção sempre pelo seu último curso, em geral a faculdade, informando o ano ou semestre em que está, caso ainda não a tenha concluído. Deixe bastante claro qual a sua disponibilidade para o trabalho ou estágio, de modo que a empresa possa se programar.

Além do seu curso universitário, mencionar onde você fez seu segundo grau pode fazer a diferença, principalmente em processos bastante concorridos que contam com muitos alunos da mesma faculdade.

Conhecimentos específicos
Os selecionadores adoram esta parte! Por isso, inclua no seu CV os cursos de idiomas e informática, discriminando se estão em nível básico, intermediário ou avançado. Dependendo da vaga, eles podem ser um importante diferencial, além de mostrarem que você é uma pessoa que se preocupa com sua formação profissional, pois estes conhecimentos se tornaram imprescindíveis em muitas áreas.

Liste também cursos extra-curriculares relevantes que você já realizou, focando sempre naqueles que podem contribuir para melhorar o seu perfil. Por outro lado, evite mencionar seminários curtos ou palestras, a não ser que sejam efetivamente caracterizados como cursos.

Experiência profissional
Vale a pena mencionar outros estágios ou experiências profissionais relevantes. Neste item, são válidos os projetos e trabalhos desenvolvidos durante a faculdade, desde que realmente relevantes.

Caso seja algo não relacionado ou um "bico", muitas vezes deve-se mencionar, porém de forma breve e sem entrar em detalhes das atividades desenvolvidas. Afinal de contas, o CV deve manter um foco no que realmente interessa à empresa que tenta preencher suas vagas.

Detalhes adicionais
Na maioria das vezes você pode optar por descrever outros fatos importantes, como prêmios recebidos, classificação no vestibular (se de destaque), experiências no exterior ou em grêmios ou centros acadêmicos e trabalho voluntário. Assim, você busca mostrar um grau de diferenciação em relação aos demais candidatos, o que pode até facilitar o processo de entrevistas.

Obviamente não existem regras totalmente definidas para você preparar seu CV, pois muitas vezes um toque de personalização pode ser interessante. No entanto, a grande maioria das sugestões incluídas visa facilitar o processo de análise do currículo por parte das empresas e criar uma expectativa positiva em relação ao candidato.

Embora um bom CV seja necessário, isso em geral não lhe garante a vaga, pois o sucesso durante as entrevistas é fundamental para obter o estágio desejado. Porém, nada melhor do que começar o processo da maneira correta!

Pro pessoal que estava com dúvidas, aí está!

cuma
Veterano
# ago/07
· votar


JONATAS LACERDA


Eu frço um curso de tecnicas bancarias e lá eles ensimnan oq colocar num curriculum, e varios de meus professores trabalham em bancos ou são psicologos que trabalham ou trabalharam em rh de empresas.
Sei muito bem oq falo.

Basser-Shelter
Veterano
# ago/07
· votar


Que tamanho deve ter meu currículo?
Duas páginas


o meu deve ter 10 linhas e olhe lá =/

paranauê
Veterano
# jan/08
· votar


Up
Ótimo o que a maggie postou.
Mais dicas?

128556
Veterano
# jan/08
· votar


acho que o salario deve ser discutido na hora..

paranauê
Veterano
# jan/08
· votar


http://www.mediafire.com/?ejzd5nq0nzf

Vejam se ficou bom (com os dados pessoais modificados, claro).

paranauê
Veterano
# jan/08
· votar


Dá uma ajuda ae pessoal, sério.

LDC
Veterano
# fev/08
· votar


opa to sem topico gostaria de aproveitar esse alguma melhoria ae que eu possa fazer??




OBJETIVO: Ingressar em vaga de estágio para adquirir maior conhecimento da Área.


• Conhecimentos Específicos:

Conhecimento de toda rotina de escritório,
Atendimento a clientes,
Coordenação de embarques,
Emissão de documentos,
Gerenciamento de caixa, entre outros.


• Escolaridade:

Cursando 1° Semestre - Administração - Universidade Paulista. (Bolsa de estudos Integral)

Ensino Médio (concluído em 2004).


• Experiência Profissional:

JAPAN LOGÍSTICA E COMÉRCIO EXTERIOR LTDA.
Cargo: Auxiliar Administrativo.
(Registro de 01/11/2003 até 05/11/2007).

• Cursos Extras:

SEBRAE – São Paulo - SP
Atendimento ao Cliente – (Conclusão Agosto/2006)


• Outros Conhecimentos:

Microsoft Office
Windows, 98/XP/Vista
Internet
Hardware (Conhecimentos básicos de montagem e manutenção.)
Inglês Básico.
Espanhol Básico.

Sumerrew
Veterano
# mai/09
· votar


up do mal

preciso fazer um curriculo pra um estagio em java

pqp, nao sei o q botar no curriculo, a unica coisa referente à área eh que eu to terminando a facul esse ano, nunca trampei na área e nem fiz curso algum =/

help me nerds, o q eu poderia botar?

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


o q eu poderia botar?

Comece com seu nome.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


a maggie fez um post do tamanho do mundo, dá uma lida com carinho aí.

brunohardrocker
Veterano
# mai/09
· votar


Sumerrew
up do mal

preciso fazer um curriculo pra um estagio na ilha de java


loqueou? hahaha

Blade 1
Veterano
# mai/09
· votar


o conteúdo deve ser o q a maggie falou msm, qto ao modelo, nao sei qual é o seu office, mas o xp tem vários modelos legais

DarkMakerX
Veterano
# mai/09
· votar


Sumerrew
no meu caso, eu me cadastrei no site curriculum.com.br e lá eles montaram meu curriculo bonitinho XD

Koisa
Veterano
# jun/09
· votar


O que eu posso colocar em "Objetivo" no curriculum?? Vou deixar em 2 empresas de desenvolvimento de sistemas de computadores..

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jun/09
· votar


Koisa
coloca o que você pretende fazer na empresa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com currículo