noção de percepção musical

Autor Mensagem
jr sound
Veterano
# jul/07


quero abrir aqui um tópico de PERCEPÇÃO MUSICAL....
O cérebro divide-se em dois hemisférios: o esquerdo, que é responsável pelo raciocínio, pela percepção da linguagem musical, da teoria e do ritmo; e o direito, que é responsável pela criatividade e processa a percepção dos diferentes timbres, da altura das notas e das melodias. Um bom músico deve procurar desenvolver os dois lados do cérebro para atingir maturidade musical plena.
Se, por acaso, eu mostrasse uma “caneta” e perguntasse: o que é isto? Você diria: é uma caneta! Parece óbvio, mas se eu tocasse no piano algumas notas e pedisse para identificá-las apenas auditivamente, seria tão óbvio assim? Na grande maioria dos casos não, mas por que isso acontece?
Estamos acostumados a prestar mais atenção nas coisas que vemos do que nas coisas que ouvimos. Pesquisas mostram que nos lembramos de 50% do que vemos e apenas 10% do que ouvimos, o que significa que o som é relegado a uma posição inferior à da visão, em termos de percepção. O som do acorde não é visível como a caneta, e não possui massa. Certamente, mesmo de olhos fechados, apalpando a caneta, poderíamos reconhecer o objeto. Para desequilibrar de vez o ranking das percepções, devemos acrescentar a dessensibilização auditiva ocasionalmente pela excessiva exposição de nossos ouvidos ao “ruído urbano”, que faz com que criemos um filtro de ruídos, que aumenta ainda mais nossa dificuldade de perceber sons. Matéria-prima dos músicos é o som e, portanto, temos obrigação de reverter esse processo de dessensibilização reaprendendo a “ouvir”, reaproximando-nos dele para que possa reapresentar sempre a expressão real de nossa sensibilidade.

Bob do recife
Veterano
# jul/07
· votar


eu nao sei ouvir uma musica e diz q nota ela eh..

talves seja por isso q eu toco bateria em fez de instrumento de notas...

Adrianodevil
Veterano
# jul/07
· votar


Pesquisas mostram que nos lembramos de 50% do que vemos e apenas 10% do que ouvimos,

No meu caso eu lembro 80% do que eu vejo e 0,002% do que eu ouço... Meu ouvido é completamente anti-musical ehhehe =/

Adrianodevil
Veterano
# jul/07 · Editado por: Adrianodevil
· votar


Viajeii ahuahu \o/

Philipius
Veterano
# jul/07
· votar


ouvir uma musica e diz q nota ela eh..
Isso se chama ouvido absoluto, e é muito difícil de conseguir.
Dá pra acertar uma nota ou outra, mas todas é algo bizarro.
Dizem que Mozart tinha.
Dizem que Malmsteen tem.

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


putz eu lembro que quando morei no mato grosso me mandaram pra aprender essa tal percepção, eu tinha que ir pra uma fazenda bem cedinho e ficar escutando quantos passaros ali cantavam além de outros ruidos e sons emitidos,lá era facil porque era tudo quieto,agora aqui bahh que barulhão.

guschard
Veterano
# jul/07
· votar


Philipius
tem um curso do david lucas burge sobre ouvido absoluto... ele ensina tecnicas pra reverter o processo citado pelo jr sound
eh mto bom...
vc começa a ouvir as notas de forma diferente... ver diferentes caracteristicas em kda nota

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


noção de percepção

O.o

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


onde a gente acha esse curso é bem interessante.

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar


jr sound
onde a gente acha esse curso é bem interessante.

No eMule, mas eu não aconselho. É muito longo... o cara tem o dom da embromação. Demora 3 horas pra falar que o ouvido absoluto pode ser adquirido e todos nascemos com ele, porém diminuimos a capacidade por não treinar.

Sou muito mais treinar por você mesmo, assim como o fernando tecladista fazia (ele tem ouvido absoluto), e como eu faço.
Eu posso te falar que tenho um ouvido "meio absoluto" (paradoxo): Conheço o Dó seja ele qual for, e com base nisso eu sei as outras notas (relação intervalar)... é como uma associação de 'absoluto ruim' com 'relativo ótimo'.

guschard
Veterano
# jul/07
· votar


No eMule, mas eu não aconselho. É muito longo... o cara tem o dom da embromação. Demora 3 horas pra falar que o ouvido absoluto pode ser adquirido e todos nascemos com ele, porém diminuimos a capacidade por não treinar.

realmente eh mto longo... precisa paciencia... MTA paciencia

Sou muito mais treinar por você mesmo, assim como o fernando tecladista fazia (ele tem ouvido absoluto), e como eu faço.
Eu posso te falar que tenho um ouvido "meio absoluto" (paradoxo): Conheço o Dó seja ele qual for, e com base nisso eu sei as outras notas (relação intervalar)... é como uma associação de 'absoluto ruim' com 'relativo ótimo'.

mas ai vc tem q saber +- como treinar



mas sei la... naum tenho opiniaum formada sobre o assunto... vo passa um link, saum 14 cds eu acho...

c quiser tem um link do emule pra baxa
ed2k://|file|Perfect%20Pitch%20Ear%20Training%20with%20Handbook.zip|49 4112841|359F3674BA068EA6C4EE996EB47EB108|/

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


Amigo eu concordo contigo, sou um pouco parecido contigo
só que a minha nota musical é o Mi tanto maior quanto menor por ali eu decifro as outras, geralmente quando eu vou afinar um instrumento de cordas eu dou o tom com a boca ,as vezes eu erro é claro mas acerto mais que erro, bem legal isso.

Adrianodevil
Veterano
# jul/07
· votar


meu ouvido é uma bosta em se tratando de música... Apanho até para afinar meu violão/guitarra... =/

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


Adrianodevil
Isso não significa falta de talento... o Stravinsky tinha um péssimo ouvido, não sabia diferenciar um Ré de um Lá Bemol

Facchini
Veterano
# jul/07 · Editado por: Facchini
· votar


Se eu tou com a guita na mão é quase certeza que eu acerto o tom \m/
sasauhsausahusahusa

mas eu sou bastante preocupado, e sempre tento conferir sahusahu

Adrianodevil
Veterano
# jul/07
· votar


Dogs2

Isso não significa falta de talento... o Stravinsky tinha um péssimo ouvido, não sabia diferenciar um Ré de um Lá Bemol

É... conheço essa história do Stravinsky... Mas acredite, eu tb não sou talentoso ahuahuahuhu...

Ontem fui para a minha primeira aula de guitarra e talz e meu professor disse que vai me ajudar a "treinar" o ouvido e talz... Espero que funcione...

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Adrianodevil
hiuahauahua
Nesse caso a raça vale... persistir
Eu sou péssimo na persistência. Não sei nem pechinchar haiauha

E isso é horrível. Todos falam que eu sou talentoso, que eu aprendo rápido e tenho ótimas idéias (sem modéstia), mas a preguiça é grande... isso me torna tão horrível quanto falam que vc é hahaha

Adrianodevil
Veterano
# jul/07
· votar


Dogs2
hiuahauahua
Nesse caso a raça vale... persistir
Eu sou péssimo na persistência. Não sei nem pechinchar haiauha

E isso é horrível. Todos falam que eu sou talentoso, que eu aprendo rápido e tenho ótimas idéias (sem modéstia), mas a preguiça é grande... isso me torna tão horrível quanto falam que vc é hahaha


Mas mann, eu tb sou preguiçoso... Será que devo jogar minha guitarra fora? ahuahuhuahu...

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


Adrianodevil
Porra, se mata então haiauhua
Ou então tenta deixar de ser preguiçoso, vc ainda tem chance. Capricha no café... o Frank Zappa fazia 4 discos por ano porque ele era viciado em café. Ajuda na concentração e muito

Adrianodevil
Veterano
# jul/07
· votar


Dogs2
Porra, se mata então haiauhua
Ou então tenta deixar de ser preguiçoso, vc ainda tem chance. Capricha no café... o Frank Zappa fazia 4 discos por ano porque ele era viciado em café. Ajuda na concentração e muito


Bemmm, se cerveja adiantasse eu tinha lançado uns 25 discos ano passadoo ahuahhu...
Mas sei lá man, eu toco razoavelmente bem, tento me dedicar, nem sempre tenho tempo, mas toco porque realmente gosto... Nem me importo se sou bom ou não... Apenas tento melhorar para atender as necessidades da banda em que toco... O resto é cerveja e Rock and Roll \o/

jr sound
Veterano
# jul/07
· votar


Ter um ouvido educado é uma das ferramentas mais importantes de um instrumentista ,um cantor o musico em geral,técnico e produtor. Com um ouvido educado se pode avaliar criticamente as gravações, mixagens e masterizações. Também se pode avaliar a acústica da sala e a qualidade de equipamentos as afinações enfim abrange muita coisa nesse papo de ouvir bem.

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


Adrianodevil
Bemmm, se cerveja adiantasse eu tinha lançado uns 25 discos ano passadoo ahuahhu...
Mas sei lá man, eu toco razoavelmente bem, tento me dedicar, nem sempre tenho tempo, mas toco porque realmente gosto... Nem me importo se sou bom ou não... Apenas tento melhorar para atender as necessidades da banda em que toco... O resto é cerveja e Rock and Roll \o/


ahuiahiauha boto fé na sua 'doutrina' hehe

Lúthien Tasardur
Veterano
# jul/07
· votar


Bob esponja do recife
eu nao sei ouvir uma musica e diz q nota ela eh..

talves seja por isso q eu toco bateria em fez de instrumento de notas...


Pelo menos qdo vc ouve alguém tocar batera sabe qdo é chimbal...tom, surdo né? ahuiaahaiahu

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


ouvir uma musica e diz q nota ela eh..

Esse é o pior dos males!
Pior é ouvir um acorde e dizer "Bbm7(b5)"

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


Philipius
Isso se chama ouvido absoluto, e é muito difícil de conseguir.

Ouvir uma música e dizer em qual tom ela é? isso não é tão dificil. Não é dificil também dizer quais as notas de uma melodia só em ouvi-la. Ao menos eu consigo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


só não sei se isso é ouvido absoluto

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar


Philipius
Isso se chama ouvido absoluto, e é muito difícil de conseguir.
Dá pra acertar uma nota ou outra, mas todas é algo bizarro.
Dizem que Mozart tinha.
Dizem que Malmsteen tem.


Ouvido absoluto é podre...

Tinha um professor de violão clássico com ouvido absoluto, fui solfejar para ele na minha altura ( porque minha extensão vocal é nula ) e ele ficou lá papando mosca sem entender nada...

guschard
Veterano
# jul/07
· votar


Jonathas Lacerda
isso eh ouvido absoluto... c alguem tocar uma msk, vc consegue descobrir q acordes saum soh d ouvir, sem precisar encostar na guitarra???
c vc for assim, parabens!!!

guschard
Veterano
# jul/07
· votar


Ouvido absoluto é podre...
eh moh dahora...

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar


guschard

Agora lê o resto do post...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a noção de percepção musical