Meios de comunicação podem manipular o povo?

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# jul/07


Na vida de hoje, os meios de comunicação tendem cada vez mais a serem para o povo, a forma mais rápida e imediata de cultura, e como tal a determinar-lhes e modelar-lhes o caráter.
Temos necessidade de estar ao corrente de tantas coisas, que o noticiário sucinto da mídia é a súmula indispensável para estarmos a par das atualidades. Por isso mesmo sobe de importância, como orgão informativo. É importante que seja verdadeira para não conduzir ao erro o povo que se orienta por eles.
Todos sabemos que por falta de tempo hábil, muitas vezes as notícias não são exatas, o que leva o povo a se desorientar.
Você acredita que a os meios de comunicação manipulam o povo?

Basser-Shelter
Veterano
# jul/07 · Editado por: Basser-Shelter
· votar


ZXC
Você acredita que a os meios de comunicação manipulam o povo?

acredito que sim e não, porque é o povo que se deixa manipular.

gsprs
Veterano
# jul/07
· votar


Meios de comunicação podem manipular o povo?
Não, eu votei no Collor pq quis.. ¬¬

island
Veterano
# jul/07
· votar


Você acredita que a os meios de comunicação manipulam o povo?

tenho certeza

Canto
Veterano
# jul/07
· votar


Não, as pessoas que tem a personalidade fraca e deixa-se influnciar por qualquer coisa que aparece dizendo ser bom/boa...

Philipius
Veterano
# jul/07
· votar


a forma mais rápida e imediata de cultura
Logo, pouco elaborada e com critérios de seleção longe dos ideais.

O tipo e a forma como as informações são passadas influenciam a forma como que a população faz suas escolhas, mas não chega a ser uma manipulação em si, pois ainda há uma barreira na forma como as pessoas interpretam as informações. Isso significa que uma pessoa bem instruída ou com uma boa experiência social pode filtrar as informações de forma a não receber lixo informativo, somente a parte útil e com menor carga valorativa. Quem presta menos atenção nesse ponto, sendo ou não bem instruído ou experiente, acaba absorvendo as crenças de quem passa a informação, e isso às vezes causa uma certa manipulação.

LDC
Veterano
# jul/07
· votar


sem duvidas asism como o meio em que se vive entre outras coisas, tudo pode influenciar a menso que vc não queira

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Heheheh, olha que legal:

A princípio, a notícia deve ser uma representação da realidade, certo? Não passa de um simulacro: ocorre um evento, ele é noticiado.

Mas desde muuuuuuuuuuito tempo atrás, o que acontece é uma tentativa constante de inversão disso. A notícia passa a SER a realidade, não a representá-la. Os historiadores romanos falaram dos povos celtas e germânicos carregando no preconceito. E por muito tempo, acreditou-se mesmo que aquilo era real! O governo japonês durante a segunda guerra pegou pesado na propaganda. Resultado: quando os americanos invadiram, esperavam um bando de selvagens com aparência e comportamento diferente de humanos. A TV mostrou há alguns anos uma versão bem curiosa dos conflitos na Venezuela, quando o Hugo Chavez quase foi deposto. Mas quem viu a gravação completa sem edição percebeu que o que se dizia não era bem o que tinha acontecido. Mas muita gente jura de pés juntos que aquilo realmente aconteceu...

Desde que o mundo é mundo, usa-se a propaganda e a "notícia" para manipular a opinião pública. Já leu 1984? O protagonista trabalha justamente "mudando o passado", tudo na base da propaganda. Isso acontece por uma razão simples: toda notícia tem um viés. Porque ninguém se contenta em relatar o fato: quando você assiste um Jornal Nacional ou lê a Revistinha do MST, recebe também implicitamente um juízo de valor sobre os fatos. Muita gente absorve isso sem pestanejar, e o juízo que alguém fez passa a ser o próprio juízo. Logo, a representação da realidade passa a ser a própria realidade, e mesmo que se prove que a notícia era falsa, ainda vai ter quem acredite mais no simulacro.

Às vezes é muito difícil de se separar o fato do juízo de valor. Sempre tem alguém tentando decidir pela gente se o fato é engraçado, bom, ruim, preocupante, aterrador, inadmissível, infeliz... Mas isso não é de hoje não.

Kensei
Veterano
# jul/07
· votar


1984 já foi citado...

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar


Influencia o povo sim, porque aqui nesse país não se desenvolve o senso crítico nas escolas desde o começo da formação intelectual.

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Meios de comunicação em massa: contribuem ou não para melhorar o senso crítico da população?
Mas ainda se aplica bem na realidade atual não?
Acho que quando o senso comum assimila a primeira notícia, mesmo que se tenha outra versão aquela primeira fica como paralelo não acha? Será proposital?

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


Você acredita que a os meios de comunicação manipulam o povo?

Sim.... a realidade é dura mas tem que ser dita.

Muitos se baseiam no que a midia fala, nao procuram saber da origem das informaçoes, e nem se realmente elas sao verdadeiras...

enfim........

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Sim, acontece há muito tempo, e continua a acontecer. O que muda é o veículo. Hoje em dia, até novela serve para "formar opinião. Aliás, eu sempre detestei a idéia de que existissem "formadores de opinião". Ora essa, quem forma minha opinião sou eu!

Mas depois eu conheci várias e várias pessoas que realmente PREFEREM que algum veículo traga para elas tudo digeridinho, a opinião pronta. É impressionante a quantidade de gente que está disposta a abdicar da liberdade de pensamento por pura preguiça mental e falta de senso crítico. E se você tenta discutir, logo logo vai ouvir um: "ah, deixa de ser chato, aproveita a vida, você pensa demais, não vai mudar nada..."

Duvideiro
Veterano
# jul/07
· votar


Você acredita que a os meios de comunicação manipulam o povo?


claro que não.... só falta alguem falar que a Globo não presta

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Acho que isso está na falta de leitura...
É preferível que escolham, que tragam prontinho as invés de lerem e tirarem suas próprias conclusões. Aqui no fórum tenho encontrado muita gente que "busca" suas opiniões bibliograficamente. Acho isso bacana. Esse comportamento realmente consegue mexer com as minhas. São diálogos bem eloquentes e cheios de "certezas duvidosas".
Sei que a reflexão aqui se faz presente. Tem aqueles que não dão suas opiniões por se acharem pouco capazes...se buscassem suas respostas poderiam fazer parte do debate...

Grow
Veterano
# jul/07
· votar


q tópico sério, rapaz, dá até medo

ZXC
Veterano
# jul/07
· votar


Grow
Eu também gosto daquele tópico - Tá nascendo uma bunda na minha cara", me divirto muito...ehehehehe

brunohardrocker
Veterano
# jul/07
· votar


Assunto muito relativo.

Desde que existem manipularam e ao mesmo tempo contribuíram com a informação.

Fupoi Priest
Veterano
# jul/07
· votar


Demónios non ecxistem!!

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


Fupoi Priest
Demónios non ecxistem!!

é que vc ainda nao m viu.. =)

Fupoi Priest
Veterano
# jul/07
· votar


Patys
Virge Maria!!

**fazendo o sinal da cruz desenfreadamente**

Fupoi Priest
Veterano
# jul/07
· votar


Patys
Peraí, mas se vc for uma Succubus...

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


Fupoi Priest
Virge Maria!!

**fazendo o sinal da cruz desenfreadamente**


Não adianta isso comigo nao funciona.....

de noite vou ir puxar seus pés e te levar pr o inferno comigo....;)

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


Fupoi Priest
Peraí, mas se vc for uma Succubus...


que raio é isso? Oo

Fupoi Priest
Veterano
# jul/07
· votar


Patys
que raio é isso? Oo
São demonhas pra lá de gostosonas!!!

Não adianta isso comigo nao funciona.....

de noite vou ir puxar seus pés e te levar pr o inferno comigo....;)

- OH, NÃO!!

**levando a mão à cabeça, mas sem esboçar a menor reação**

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZXC

Acho que a informação por meio de livros vem um pouco mais devagar - e por isso mesmo dá mais tempo de refletir e criticar. Por outro lado, dá bem mais trabalho, e em alguns casos, assistir a um documentário tem quase o mesmo efeito. E mesmo livros possuem viés. E também tem gente que não sabe criticar livros. Seja Paulo Coelho ou Platão, seja "Mulheres de Vênus, Homens de Marte" ou "O Mundo Assombrado Pelos Demônios", seja o mais novo livro que vá te ensinar a ser feliz ou as loucuras do "Niti niti uuuuu" (Nietzsche)... sempre tem gente ávida por idéias prontinhas e empacotadas.

Ou seja, independente da fonte, acho que todos nós acabamos "absorvendo" idéias dos outros. Acho até que a tentação é muito grande. Qualquer um de nós, se fosse escrever um livro, fazer um filme, ou mostrar uma notícia, acabaria dando o próprio viés para aquela realidade. Por exemplo, suponha que você precisa fazer uma reportagem sobre a parada do orgulho gay. Acho muito difícil alguém dar uma abordagem quase "técnica" e simplesmente mostrar que houve uma parada. Sempre acaba passando um viés por ali - positivo ou negativo.

A diferença da mídia televisiva e da Internet é mesmo a velocidade e o alcance - a TV alcança todo mundo, e as coisas se passam numa velocidade absurda. O problema da velocidade é que muita gente fica totalmente no ritmo da TV, sem conseguir realmente assimilar, mastigar e criticar aquilo. A longo prazo, tudo o que sobra é o juízo de valor que tinha embutido por trás. Pensamento terceirizado!

Patys
Veterano
# jul/07 · Editado por: Patys
· votar


Fupoi Priest
São demonhas pra lá de gostosonas!!!

hauaahauahauahauahuahauaahauahauaauaha

Ja comeu alguma? =)

*seus problemas acabaram.....

aqui no inferno tem demonios pr tudo quanto é gosto.hehe*


- OH, NÃO!!

**levando a mão à cabeça, mas sem esboçar a menor reação**


assim nao tem graça =/

vc tem que oferecer um minimo de resistencia possivel alias maximo.heheh

Fupoi Priest
Veterano
# jul/07
· votar


Patys
Ja comeu alguma? =)
Não, demónios non eczistem!!

*seus problemas acabaram.....

aqui no inferno tem demonios pr tudo quanto é gosto.hehe*

Eu gosto de demonhas assim como vc!!

assim nao tem graça =/

vc tem que oferecer um minimo de resistencia possivel alias maximo.heheh


**Então, o valente sacerdote enfia a mão em sua batina e tira pra fora seu enoooooorme... CRUCIFIXO DE PRATA, e com uma cara de quem acabou de ganhar na loto, começa a empunhá-lo para espantar a poderosa diaba**

bia danger
Veterano
# jul/07
· votar


Depende da pessoa.
Têm pessoas que são 'alienadas' e tudo manipula.
Outras, não.

gsprs
Legal a do Collor. huahauhauah

Patys
Veterano
# jul/07
· votar


Fupoi Priest
Não, demónios non eczistem!!

eu ja disse, vc fala isso pq ainda nao m viu =)


Eu gosto de demonhas assim como vc!!

hauaahauahauahauahaauahau

sera..sera? =)



**Então, o valente sacerdote enfia a mão em sua batina e tira pra fora seu enoooooorme... CRUCIFIXO DE PRATA, e com uma cara de quem acabou de ganhar na loto, começa a empunhá-lo para espantar a poderosa diaba**

***** A diaba pr sua vz, fica provocando o valente sacerdote, para que ele caia nas suas manhas*******

=D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meios de comunicação podem manipular o povo?