Seleção de parágrafos geniais

Autor Mensagem
GAROTA
Veterano
# nov/07
· votar


Kensei

ahh.. posso pedir uma coisa??

Leia "O diário de um mago" e "O Alquimista"..
se não gostar.. pode voltar e me xingar..
mas leia.. talvez você mude de idéia..
não que eu ache ele um gênio.. mas.. tem coisas boas pra ler sim!

Sansas
Veterano
# dez/07
· votar


Coldplay
machado de assiss
tão racista quato bom escritor


Não fala merda cara, de onde vc tiro isso

juju
Veterano
# dez/07
· votar


"Você já amou? É horrível, não? Você fica tão vulnerável. O amor abre o seu peito e abre o seu coração e isso significa que qualquer um pode entrar em você e bagunçar tudo. Você ergue todas essas defesas. Constrói essa armadura inteira, durante anos, para que nada possa lhe causar mal. Aí uma pessoa idiota, igualzinha a qualquer outro idiota, entra em sua vida. Você dá a essa pessoa um pedaço seu, e ela nem pediu. Um dia, ela faz alguma coisa besta como beijar você ou sorrir, e de repente sua vida não lhe pertence mais. O amor faz reféns. Ele entra em você. Devora tudo que é seu e lhe deixa chorando na escuridão. E então uma simples frase como 'talvez devêssemos ser apenas amigos' se transforma em estilhaços de vidro rasgando seu coração. Isso dói. Não só na sua imaginação ou mente. É uma dor na alma, uma dor no corpo, é uma verdadeira dor-que-entra-em-você-e-o-destroça-por-dentro. Nada deveria ser assim, principalmente o amor.

Odeio o amor".


Neil Gaiman

Sansas
Veterano
# dez/07 · Editado por: Sansas
· votar


2 paragrafos do grande Memorias Postumas de Bras Cubas de Machado de Assis:

E daí, não; ele resume as reflexões que fiz no dia seguinte
ao Quincas Borba, acrescentando que me sentia acabrunha
do, e mil outras coisas tristes. Mas esse filósofo, com o eleva
do tino de que dispunha, bradou me que eu ia escorregando
na ladeira fatal da melancolia.
- Meu caro Brás Cubas, não te deixes vencer desses va
pores. Que diacho! é preciso ser homem! ser forte! lutar! ven
cer! brilhar! influir! dominar! Cinqüenta anos é a idade da
ciência e do governo. Ânimo, Brás Cubas; não me sejas palerma.
Que tens tu com essa sucessão de ruína ou de flor a flor? Trata
de saborear a vida; e fica sabendo que a pior filosofia é a do
choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lasti
mar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar
nunca; acomoda te com a lei, e trata de aproveitá la.

Christina Amaral
Veterano
# dez/07
· votar


O último parágrafo de "Como e porque sou romancista", do J. de Alencar é trü... Na verdade, a única coisa boa que prestou do livro todo... Depois eu posto o parágrafo..

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


Adoro esses trechos.....

"[...] é permitido a todo indivíduo que tenha consciência da verdade regularizar sua vida como bem entender, de acordo com os novos princípios. Neste sentido, tudo é permitido [...] Como Deus e a imortalidade não existem, é permitido ao homem novo tornar-se um homem-deus, seja ele o único no mundo a viver assim." -
F. Dostoiévski - O diálogo com o demônio (in Irmãos Karamazov, 1879)


"A grandeza do homem é ser ele uma ponte, e não uma meta; o que se pode amar no homem é ser ele uma transição e um ocaso."
- F.Nietzsche - Assim falou Zaratustra, I,4


"Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pela produção nacional , encontramos novas necessidades que requerem ...os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento local e da auto-suficiência das nações, desenvolve-se ....uma interdependência universal."
- Karl Marx - O Manifesto Comunista, 1848


"Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, sem dúvida o livro. Os demais são extensão do seu corpo... Mas o livro é outra coisa, o livro é um extensão da memória e da imaginação."
- Jorge Luís Borges - El Libro

Coldplay
Veterano
# dez/07
· votar


Sansas
Eu acho o fato dele ser racista tão indiscutível quando vc acha absurdo.
apenas respeite as opiniões ;)

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


let there the lights, and there were lights.
let there the drums, and there were drums.
let there the bass, and there were bass.
let there lead guitar, UHAUUUUU an there was guitar. . .
so let there be rooooooooooooock. . .

Bons Scott - AC/DC

Desculpa aí Kensei, mas não resisti, Bon Scot tbm era um baita escritor.

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


"Assim o principezinho, apesar da boa vontade do seu amor, logo duvidara dela. Tomara a sério palavras sem importância, e se tornara infeliz.
Não a devia ter escutado - confessou-me um dia - não se deve nunca escutar as flores. Basta olhá-las, aspirar o perfume. A minha embalsamava o planeta, mas eu não me contentava com isso.
Não soube compreender coisa alguma! Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras. Ela me perfumava, me iluminava... Não devia jamais ter fugido. Devia ter-lhe adivinhado a ternura sob os seus pobres ardis. São tão contraditórias as flores! "

(Antoine de Saint-Exupery - Pequeno Príncipe)

Sansas
Veterano
# dez/07
· votar


Coldplay
Eu acho o fato dele ser racista tão indiscutível quando vc acha absurdo.
apenas respeite as opiniões ;)


Eu soh quero saber de onde vc tiro isso, me explique pq eu naum consigo entender.

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


Kensei

Acho que leitura é estado de espírito...tem dia que estou para Libertando a Alma da Empresa - Richard Barret , ou Compromisso Social e Gestão Empresarial de David Grayson, ou O Alto da Barca do Inferno de Gil Vicente, ou Algumas poesías
Johann Wolfgang Goethe, ou Manifesto Comunista de Marx, e tem dia que só consigo ler as Páginas Amarelas....ehehehehehehe

Tu vai achar o seu tempo para o Paulo Coelho....ahahahahaha
Mas antes de uma olhada nas "Pérolas de Paulo Coelho" , retiradas do Alquimista...tu vai adorar....e virar seu fã de vez.......ehehehehe

Odisseu
Veterano
# dez/07
· votar


Não só a medicina, a engenharia e a pintura, contudo, são artes; viver é em si mesmo uma arte' — com efeito, a mais importante e, ao mesmo tempo, a mais difícil e mais complexa arte praticada pelo homem. Seu objetivo não é este ou aquele trabalho especializado, e sim o trabalho de viver, o processo de a gente se tornar aquilo que é potencialmente. Na arte de viver, o homem é simultaneamente o artista e o objeto de sua arte: ele é o escultor e o mármore, o médico e o paciente.

Neste ponto, é interessante perguntar por que nossa época perdeu a concepção de viver como uma arte. O homem moderno parece crer que ler e escrever são artes a serem aprendidas, que é preciso estudo considerável para tornar-se arquiteto, engenheiro ou operário especializado, mas que viver é algo tão simples que não requer nenhum esforço em particular para aprender como fazê-lo. Só porque todos "vivem" de uma maneira ou de outra, viver é considerado um assunto em que todos são especialistas. Mas não é por ter o homem dominado em alto grau a arte de viver que ele perdeu o sentimento de sua dificuldade. A predominante falta de alegria e felicidade no processo da vida está aí para obviamente excluir tal explicação. A sociedade moderna, a despeito de toda a ênfase que atribui à felicidade, à individualidade e ao interesse de cada um, ensinou ao homem que não é a sua felicidade (ou, para empregarmos um termo teológico, sua salvação) a meta da vida, e sim a satisfação de seu dever de trabalhar, ou o seu sucesso. Dinheiro, prestígio e poder transformaram-se em seus incentivos e fins. Ele age na ilusão de que suas ações beneficiam seu interesse próprio, embora na verdade ele atenda a tudo mais, exceto aos interesses de seu eu real. Tudo é importante para ele, salvo sua vida e a arte de viver; é a favor de tudo, exceto de si mesmo.

O que quero ressaltar aqui, sem embargo, é que há muitas outras aspirações que são encaradas como totalmente seculares e que, não obstante, estão enraizadas na mesma necessidade de que brotam os sistemas religiosos e filosóficos. Apreciemos o que se pode observar em nossa época: vemos em nossa própria cultura milhões de pessoas devotadas à obtenção de sucesso e prestígio. Vimos, e vemos ainda, em outras culturas, a devoção fanática de partidários de sistemas ditatoriais de conquista e dominação. Ëspantamo-nos ante a intensidade dessas paixões, que é, muitas vezes, mais vigorosa até do que o impulso de conservação. Somos facilmente iludidos pelo conteúdo secular dessas metas e explicamo-las como resultados de impulsos sexuais e outros impulsos quase biológicos. Mas não será evi¬dente que a intensidade e o fanatismo com que são perseguidas essas metas seculares são os mesmos que encontramos nas reli¬giões, e que todos esses sistemas seculares de orientação e devoção diferem no conteúdo, mas não na necessidade básica a que procuram oferecer soluções? Em nossa cultura, o quadro é assaz especialmente enganador porque a maioria das pessoas "acredita" no monoteísmo, ao passo que sua devoção real per¬tence a sistemas que, de fato, estão muito mais próximos do totemismo e da idolatria do que de qualquer modalidade de cristianismo.

O conhecimento do próprio homem, a psicologia, que na grande tradição das idéias ociden¬tais era considerada a condição indispensável da verdade, do bem viver, da felicidade, degenerou em um instrumento a ser utilizado para a melhor manipulação de outros e de si mesmo, na pesquisa de mercados, na propaganda política, na publici¬dade, e assim por diante.

Erich Fromm - Ánalise do Homem. (FROMM, E. Psychoanalyse & Ethik, 1946. ISBN 3423350113)

Odisseu
Veterano
# dez/07
· votar


ZXC
Ótimas as frases... pricipalmente as do Marx e a do Borges. Nietzsche e Dostoievski são bacanas também.

Outras que gosto:

"What experience and history teach is this - that people and governments never have learned anything from history, or acted on principles deduced from it." Hegel

Tenho neste momento tantos pensamentos fundamentais, tantas coisas verdadeiramente metafísicas para dizer, que me canso de repente, e decido não escrever mais, não pensar mais, mas deixar que a febre de dizer me dê sono, e eu faça festas, como a um gato, a tudo quanto poderia ter dito. - Fernando Pessoa

Por enquanto, visto que vivemos em sociedade, o único dever dos superiores é reduzirem ao mínimo a sua participação na vida da tribo. Não ler jornais, ou lê-los só para saber o que de pouco importante ou curioso se passa. / [...] O supremo estado honroso para um homem superior é não saber quem é o chefe de Estado do seu país, ou se vive sob monarquia ou sob república. / Toda a sua atitude deve ser colocar-se a alma de modo que a passagem das coisas, dos acontecimentos não o incomode. Se o não fizer terá que se interessar pelos outros, para cuidar de si próprio. - Fernando Pessoa

Kensei
Veterano
# abr/08
· votar


"o melhor não é o subsolo, mas algo diverso, absolutamente diverso, pelo qual anseio, mas que de modo nenhum hei de encontrar".

* Memórias do subsolo de Dostoiévski

ZXC
Veterano
# abr/08
· votar


"A crítica da razão conduz, por fim, necessariamente, à ciência; o uso dogmático da razão sem crítica conduz, pelo contrário, a afirmações infundadas, que sempre podem ser contraditadas por outras não menos verossímeis, o que conduz ao ceticismo."

Crítica da Razão Pura - Kant

Devil Boy
Veterano
# abr/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


"Mas nós queremos uma sociedade igualitária? Nós podemos sempre ter uma sociedade igualitária, desde que em um nível baixo de progresso. De onde o progresso vem? Se nos voltarmos para trás e olharmos a história de nosso país, o que está por trás de nosso progresso? Não está na igualdade. Está nas diferenças. É alguém que tem uma idéia brilhante sobre como se pode usar uma linha de telégrafo. E quem compra aquilo primeiramente? É uma pessoa pobre? Não. Como nós começamos a televisão e todos os produtos relacionados? Nós não demos início ao progresso tecnológico da televisão exigindo imediatamente que cada americano tivese um aparelho de televisão. Nós o começamos por alguém que criou um empreendimento e pelas pessoas ricas que compraram e financiaram esse empreendimento.
As pessoas ricas são o terreno experimental de cada novo passo no desenvolvimento. A natureza do progresso é que, o que começa como luxo para os ricos se transforma, com o tempo, em uma necessidade para os pobres, à medida em que se desenvolve e é passado adiante." (Milton Friedman)

"O que torna o Instituto de Economia da Unicamp ainda mais nocivo é o fato de muitos de seus docentes admirarem John Maynard Keynes. Este desgraçado não fez mais do que inventar uma forma mais dissimulada de socialismo. Alguns dizem que o socialismo keynesiano é mais moderado, mas somente o fato de ser socialismo já é suficiente para tirar as liberdades do homem. Uma das aplicações práticas do pensamento de Keynes foi o New Deal do Roosevelt, que foi um fracasso e só fez prolongar ainda mais a depressão americana. É normal porém que um instituto localizado em uma cidade de boiolas tenha simpatia por um economista boiola."(Stephen Krugman)

maggie
Veterana
# abr/08
· votar


Kensei
in "O Alquimista", Paulo Coelho
hahahah por isso parei de ler na metade, não curto esse cara. Mas respeito quem gosta.


Li dois livros e achei uma bobagem sem tamanho.
Uma mistura de bruxaria + auto-ajuda + pseudo-literatura + coleção de frases-feitas.

Mas respeito quem gosta...

Kensei
Veterano
# abr/08
· votar


Se Keynes é um desgraçado, o que será esse Krugman???

Devil Boy
Veterano
# abr/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Kensei

Não faça insinuações vãs sobre o caráter impecável do grande Stephen Krugman, pai da nova Filosofia brasileira. Sua autoridade incontestável está acima de qualquer crítica.

ZXC
Veterano
# abr/08
· votar


Betllelheim também foi um filósofo e segundo "algum homem"...um merda...ahahaha

Kensei
Veterano
# abr/08
· votar


Devil Boy
É o tal negócio né "o papel aceita qualquer escrita", daí o leitor levar em consideração, já são outros quinhentos, sou mais as groselhas de Stephen King, ou os manuais de Paul Krugman.

Ps: é um tópico de parágrafos geniais, e não medíocres.

Philipius
Veterano
# abr/08
· votar


É normal porém que um instituto localizado em uma cidade de boiolas tenha simpatia por um economista boiola.
uahahahah que bizarro

ZXC
Veterano
# abr/08
· votar


Queria ser uma pêra agora...

Devil Boy
Veterano
# abr/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Ps: é um tópico de parágrafos geniais, e não medíocres.

É tudo uma questão de contexto... você deveria conhecer mais a fundo a obra do "filósofo", antes de criticar suas geniais concepções político-econômicas.

Kensei
Veterano
# abr/08
· votar


você deveria conhecer mais a fundo

Já que é um DEVER, farei isso...

Devil Boy
Veterano
# abr/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Kensei
Já que é um DEVER, farei isso...

Disse que deveria, não que deve...

O tempo verbal é futuro do pretérito, referente a uma possibilidade, não a um dever propriamente dito...

Mas faça mesmo... ehehehehe

Alessandra
Veterano
# abr/08
· votar


Bah demorei acho que uns 45 minutos pra achar esse parágrafo, mas achei, sorte que sempre sublinho de leve as partes que gosto...eiuheuheiuh

"Algo na atitude dos dois combatentes inspirava admiração reverente e os impedia de intervir. Pessoas ignorantes talvez não se intimidassem e se sentissem capazes de atirar-lhes pedras ou cusparadas. Mas aqueles discípulos, nascidos e criados em casas guerrerias, educados desde a infância nas regras da arte da guerra, conseguiam apenas suspirar. A solenidade de um duelo com armas reais os atingia em cheio, fazendo-os esquecer de ódios e devoções, provocando-lhes apenas a vontade de contemplar em respeitoso silêncio".

Musashi (Volume II)- Eiji Yoshikawa, parte "As duas Forças", pag. 1401.

Kensei
Veterano
# abr/08
· votar


Devil Boy
O tempo verbal é futuro do pretérito, referente a uma possibilidade, não a um dever propriamente dito...

Bom, pelo menos já aprendi algo.

Carolinee
Veterano
# abr/08
· votar


Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
garanto que uma flor nasceu.

Sua cor não se percebe.
Suas pétalas não se abrem.
Seu nome não está nos livros.
É feia. Mas é realmente uma flor.


(A Flor e A Náusea - Carlos Drummond)

ZXC
Veterano
# abr/08
· votar


"(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os bons e piedosos são infelizes, ao contrário dos maus e perversos. Por felicidade entendem-se coisas bem diversas, como fortuna, honra mundana e coisas semelhantes. Mas quando se trata de um fim em si e por si, o que se chama ventura ou infortúnio deste ou daquele indivíduo particular não pode ser tomado como momento da ordem racional do universo. Aqui não é o interesse nem a paixão individual que exigem satisfação, mas a razão, o direito, a liberdade.

G.W.F. Hegel in "Filosofia da História"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seleção de parágrafos geniais