Sobre a ocupação da reitoria da USP

Autor Mensagem
Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Adrianodevil
O bandejão da Química tá funcionando.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Mila Turunen
Representando a visão dos exatóides-que-recebem-dinheiro...

A situação nas faculdades que supostamente são mais "financiadas" também não é das melhores. No prédio da Engenharia Mecânica há goteiras nos corredores, vergonhosas para uma faculdade de engenharia. A grana que as faculdades de Engenharia recebem vão diretamente para laboratórios e afins - o que também não significa muita coisa, pois são poucos os laboatórios nos quais temos equipamentos no mínimo atuais. E boa parte desta grana vem de empresas que investem em pesquisa dentro da faculdade. Todos os professores - eu disso todos - estão envolvidos em pesquisas financiadas por empresas tipo Petrobrás, Embraer, Rockwell Automation, etc. A grana que vem da USP é a utilizada para infraestrutura básica, e é nessa parte que está tudo fudido.

Os prédios que estão bem conservados (vide FEA, POLI-Produção, ...) estão do jeito que estão ou porque alunos antigos colaboram com a faculdade ou porque há empresas investindo na faculdade. No caso da Engenharia de Produção, a Fundação Vanzolini praticamente manda.

A questão é: porque as empresas investem nas faculdades? Porque eles precisam desenvover produtos de alta tecnologia, que envolvem pesquisas fudidas. Como a faculdade tem uma pá de alunos, mestrandos e doutorandos, é uma boa mão-de-obra.

Imagino que a falta de invstimentos de quem quer que seja nas faculdades de humanas fazem com que estas fiquem dependentes da verda da USP, aí fudeu tudo.

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
Sim, compreendo =)
Mas investimento em pesquisa é diferente de terceirizar a universidade... =)
E quando as Humanas dependerem de investimento externo, meldels, fodeu tudo. Não há grande lucro com a área, não há interesse privado. "/

='(

Devil Boy
Veterano
# jun/09
· votar


Acho que uma otima solucao para esta questao seria o fim da estabilidade para servidores publicos.

Assim, a USP poderia demitir os funcionarios cujas reivindicacoes nao fossem compativeis com os interesses da universidade e poderia contratar funcionarios mais condizentes com sua realidade financeira.

No outro lado, os funcionarios demitidos estariam livres para procurar novos empregos que lhes pagassem os salarios justos que estao reivindicando. Se encontrarem um patrao que tope pagar o valor, beleza. Se nao encontrarem, e porque o aumento que queriam estava acima de seu real valor de mercado e mereceram ser demitidos por tentar explorar a mais-valia do reitor da universidade.

Seria a tipica situacao win/win. Todos saem ganhando.

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Devil Boy
hahaha

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


A verdade é que eu sou contra a instituição da universidade pública.
Mas não gosto de comentar isso em público pra não ser queimado vivo pelos fanáticos.

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Devil Boy
Comprou mesmo o discurso neo-liberal, hein. =]

Quase nada
Veterano
# jun/09
· votar


O "bom" é que na poli, tirando a falta de bandeijão e circular, praticamente ninguem nota que está tendo greve.. Pelo menos na mecânica, as bibliotecas estão funcionando, e os professores realmente num dão a mínima. O trio elétrico com alguem murmurando asneiras fica passando pela usp o ano todo mesmo..

CheshireCat
Veterano
# jun/09 · Editado por: CheshireCat
· votar


Mila Turunen
Churrasco de abacaxi é o que há. As pessoas comem picanha porque ainda não descobriram o abacaxi (sim, essa é minha tese de mestrado).
Deve ser demais!! *-*

-------

Gente, tô meio perdida; a greve na USP é só pelo aumento salarial? Porque o povo da Unicamp tá com uma greve confusa cheia de causas misturadas. Univesp, financiamento, contratações, salário e "não à repressão", de acordo com o panfleto que recebi ontem.

Esse "não à repressão",além de ser contra a PM no campus, refere-se à readmissão de um tal sindicalista Brandão que foi "demitido da USP devido a perseguição política por parte da reitoria". Eu li na comu da Unicamp que o sujeito tá sendo processado, entre outras coisas, por violência contra a esposa e estupro. Por que diabos querem esse cara de volta?

edit: ah, acabo de ler que ele foi preso no quebra-pau(?) que teve hoje. O_o

Machine Gun Man
Veterano
# jun/09
· votar


CheshireCat
Gente, tô meio perdida; a greve na USP é só pelo aumento salarial? Porque o povo da Unicamp tá com uma greve confusa cheia de causas misturadas. Univesp, financiamento, contratações, salário e "não à repressão", de acordo com o panfleto que recebi ontem.

É a tal da pauta unificada. =/

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


CheshireCat
Aqui na USP, a greve evolui da seguinte forma:
1) O SINTUSP (sindicato ds funcionários) começa o movimento circulando com seu caminhão de som (o Caveirão) pela USP, conclamando os funcionários para uma Assembléia - no caso desta greve, foi para reclamar aumento de salário.
2) A Assembléia é realizada.
3) O SINTUSP realiza uma paralisação de um único ou de alguns dias.
4) O SINTUSP decide por uma greve por tempo indeterminado.
5) Os estudantes aproveitam e entram em greve*, reinvidicando alguma coisa do interesse deles.

Todo este processo ocorre continuamente, porém nem sempre ele se completa - pode parar na etapa 2, 3 ou 4.

*Como pode um estudante entrar em greve? Se for assim, eu entrei de greve quinta passada, pois não tava com saco de ir na aula.

erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


E só pra lembrar, vejam o vídeo do Sintusp Wars na página 2 do tópico. Vale a pena por umas boas risadas.

Machine Gun Man
Veterano
# jun/09
· votar


erico.ascencao
*Como pode um estudante entrar em greve?

Greve de fome, só se for...

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Video gravado hoje a tarde, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no prédio da História/Geografia


É por isso que eu tenho pena de quem chama manifestante de desocupado/baderneiro, entre outras expressões senso-comum-assisto-datena.

erico.ascencao
Como pode um estudante entrar em greve?
É a greve mais fodida de todas porque, teoricamente, os estudantes estão cagando em cima do dinheiro público. Na prática, é o contrário: esperam um melhor uso dele dentro da universidade.

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Mila Turunen
ce tava lá?!
foi tenso?
ce ta inteira?

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


kiki
Não fui, mas só porque estava trabalhando.
Tenho uns amigos que estavam lá, disseram que foi mais que tenso, haha.
Mal sabem que essa reação violenta da polícia só aumentou a força da greve.

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Mila Turunen
pois é... eu nunca vi um lance tão tenso assim.
na ocupação da reitoria chegou a ameaçar invadir...

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


kiki
Em 2007?

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Mila Turunen
foi...

rolou uns climas tensos, a policia ameaçou invadir.
mas nao invadiu nao

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


kiki
Ah sim, eu lembro.
Na época eu estudava na Etesp, que também entrou em greve devido os decretos do Serra.

Ch4p0L1N
Veterano
# jun/09
· votar


Mila Turunen
Na época eu estudava na Etesp

qnd vc estudou lá?

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Ch4p0L1N
Em 2007?

Mila Turunen
na epoca eu já era velho... 5º ano acho (ai que dor nas costas...)

Ch4p0L1N
Veterano
# jun/09
· votar


kiki
ah ta

Mila Turunen
na etesp dentro da fatec?

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Ch4p0L1N
na etesp dentro da fatec?
Sim, essa mesma :)
Me formei ano passado.

kiki
Hhaishauis, que velho o que.
Seus olhinhos puxados são lindos, deixa disso :)

Ch4p0L1N
Veterano
# jun/09
· votar


Mila Turunen
=)

em 2007 eu tava na fatec

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Mila Turunen
Seus olhinhos puxados são lindos, deixa disso :)

-_-

ganhei o dia!

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Ch4p0L1N
Eita, haha :)

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


kiki
HAHAHAHA!
=*

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Mila Turunen
;*

Quase nada
Veterano
# jun/09
· votar


Mila Turunen
É por isso que eu tenho pena de quem chama manifestante de desocupado/baderneiro
Por isso oq?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a ocupação da reitoria da USP