Um sistema interessante de obtenção de energia

    Autor Mensagem
    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # abr/07


    Tópico nerd também é cultura!!!

    É o seguinte, meu pai ganhou uma lanterna de uns 15 cm de tamanho (sem pederastias por favor) que funciona de uma forma bem curiosa.

    Ela simplesmente não tem pilha nem bateria, mas sim uma fonte de energia que você carrega sacudindo a lanterna. A lanterna é transparente e você pode ver o que tem dentro. Dentro dela tem uma bobina cilindrica com altura de uns 2,5 cm, feita por um microfio de cobre que por ser tão fino é provável que tal bobina tenha mais de 1000 espiras (voltas), os dois fios das extremidades da bobina estão ligados a um chipzinho com alguns transistores e duas placas metálicas circulares acopladas no chip e mantidas afastadas uma das outras por uma pequena distancia (seria um capacitor?). Por dentro da lanterna há um tubo também transparente por onde corre um ímã cilíndrico de mais ou menos 1,5 cm, um íma um tanto forte por sinal, levando-se em conta o tamanho.

    Ao agitar a lanterna o íma passa por dentro da bobina por diversas vezes, e como sinal de que a lanterna está sendo carregada há um led vermelho que pisca toda vez que o ímã passa entre a bobina.

    Alguém conhece esse sistema? eu nunca tinha visto algo parecido antes.

    O simples fato de eu passar um ímã dentro de uma bobina de cobre eu estou gerando energia elétrica?
    o.O

    ROTTA
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Carlos Henrique 2
    Um sistema interessante de obtenção de energia
    [...]
    Alguém conhece esse sistema? eu nunca tinha visto algo parecido antes.

    Sem querer te sacanear, mas Itaipu e praticamente todas as outras usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares (sim, elas também!) geram energia exatamente desta forma, só que em maiores proporções. O que muda de uma forma para a outra é o processo mecânico que movimenta o imã.

    Abraços.

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
    · votar


    Marco Alan Rotta
    Sem querer te sacanear, mas Itaipu e praticamente todas as outras usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares (sim, elas também!) geram energia exatamente desta forma, só que em maiores proporções. O que muda de uma forma para a outra é o processo mecânico que movimenta o imã.

    A única coisa que aprendi referente a produção de energia nas usinas hidrelétricas era que a água represada nas barragens entrava por tubos e girava turbinas de geradores e estes "geravam" energia elétrica. Mas a forma de como isso era feito eu sinceramente nunca tinha ouvido falar.

    Sabia que tínhamos energia mecânica sendo transformada em elétrica, mas sempre imaginei que fosse preciso uma energia muito grande para tal feito, nunca imaginei que fosse possível obter manualmente, ainda que em pequena quantidade. Valeu pela informação.

    Mas agora porque esse mecanismo dessa lanterna não é usado em outros aparelhos que funcionam a pilha? Será que sai muito mais caro?

    conehc
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Carlos Henrique 2
    essa lanterna ainda assim tem baterias... a energia gerada por este processo tem de ser armazenada em algum lugar pra poder alimentar a lampada (deve ser um led de alto brilho)... mas esse sistema é usado tambem em umas lanternas de mao, com 2 leds brancos de alto brilho... o problema é que essa bateria tem vida util e é um sistema que apesar de ter funcionamento simples é meio dificil de ser instalado em algumas coisas... tipo, uma lanterna é uma coisa que vc sai apontando pra tudo enquanto é lugar, ou seja sempre ta se movimentando... agora imagine isso em um relogio de parede??

    ROTTA
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Carlos Henrique 2
    girava turbinas de geradores e estes "geravam" energia elétrica

    Dentro deles existe, falando bem genericamente, uma bobina e um imã. Olha o assunto no site How Stuff Works.

    mas sempre imaginei que fosse preciso uma energia muito grande para tal feito

    E é. A sua lanterna deve consumir muito pouca energia (corrente) para poder ser alimentada apenas com as agitações.

    Abraços.

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Ah, essa lanterna tem ate em camelô.

    Esse jeito de gerar energia é tradicionalismo, por campos magneticos..como o Marco disse.

    A "lâmpada" na verdade eh um daqueles LEDS, brancos, e o vidro da lanterna eh uma LENTE, que amplia o campo de luz.

    Ideia mto bacana.

    Nunca estudou "campos magneticos" na escola nao?
    Materia mais interessante de fisica que existe no colegio.

    Ronin
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Um dos nossos clientes lá na agência vendiam destas lanternas... eu já tinha visto uma coisa de 1 ou 2 anos atrás. O funcionamento é básico de dínamo, e a lanterna não é nenhum holofote... por isto o movimento é suficiente para gerar energia para acendê-la.

    O tecnologia não é nova... foi utilizada em relógios de pulsos já tem um bom tempo, e a pouco tempo atrás alguém adaptou a idéia para carregadores de celulares (criando um carregador manual de celulares). Em uma conversa com o John Maddog Hall, presitende da Linux International, ele comentou que na África se carregam baterias assim, para diversos usos domésticos, utilizando-se bicicletas adaptadas à dínamos.

    Como o "conehc" comentou, a tecnologia é interessante, mas só aplicável à objetos manipuláveis... seria inútil em uma TV, relógio de parede ou algo assim (talvés em San Francisco, aonde cada terremoto carregaria o relógio de parede, rsssss). Ou com a solução externa ao aparelho (como as bicicletas na África).

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    agora imagine isso em um relogio de parede??

    Mas agora porque esse mecanismo dessa lanterna não é usado em outros aparelhos que funcionam a pilha?[/i]


    Existe em RELOGIO DE PULSO.
    Existem relogios "automaticos", eles tem atras um pesinho que movimenta (gira) com o movimento do braço, e faz, no final do conjunto de engrenagens, girar um micro-rotor, fazendo gerar voltagem pra funcionar o relogio eternamente, sem pilhas.

    Alem do mais, essa lanterna gera mto pouca voltagem e corrente, pois alimenta não uma lâmpada, mas um led.

    Adrianodevil
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Lei de Lenz amigão...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Lenz

    Quando o ímã entra na bobina você está alterando a intensidade do fluxo e aparece uma corrente induzida... Meu professor de física do colegial até fez uma sacanagem lá que ele pegava um arame apoiava uma barra condutora... Mandava o aluno ficar segurando o esquema e passava um ímã por dentro da bagaça e dava um choque no aluno ahuhuahua (bem fraco o choque é claro... Só para assustar)... Sacanagem aquilo... Práticas alternativas de ensino para compreender a lei de Lenz ahuhua...

    É bem interessante essas paradas aee de eletromagnetismo...

    conehc
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Existe em RELOGIO DE PULSO.
    tenho um relogio desses... como nao uso muito relogio acabei ficando muito puto com ele e aposentei de vez... se eu ficar 1 semana sem pegar no relogio ele ja atrasa data e hora... e como é relogio analogico é muito chato regular hora... acho que por causa disso nao usam esse mecanismo em todas as coisas...

    spainEL
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Isso é Faraday...

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    se eu ficar 1 semana sem pegar no relogio ele ja atrasa data e hora
    po, relogio eh pra ficar 24h usando...
    se tu for destro e usar no braco direito, tem horas que pode dar carga extra...
    tipo...agitando bandeiras, jogando tenis, essas coisas...haha

    Adrianodevil
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    spainEL

    Isso é Faraday...

    Na verdade é Lei de Faraday-Neumann-Lenz

    Lenz provou o aparecimento de f.e.m induzida e sua direção quando há mudança no fluxo magnético e Faraday a partir disso provou a existência da corrente elétrica induzida... Newmann se eu não me engano criou a fórmula para cálculo da f.e.m induzida a partir da variação do fluxo magnético... Mas acho que a maior descoberta aee mesmo foi a de Lenz...

    cao fofo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    ja estudei tanto essa porcaria, uma vez coloquei na cabeça de que eu poderia criar um motor flutuante para gerar energia de graça, mas em grande proporçao ate chegar no resultado q a porcaria nao teria força suficiente

    Space Ace
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    meu pai ganhou uma lanterna de uns 15 cm de tamanho


    ui! doutor, mas isso é uma bichona!!


    rsrsr zoeira man, topico interessante

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    GuitarHouse
    Nunca estudou "campos magneticos" na escola nao?
    Materia mais interessante de fisica que existe no colegio.


    Nos colégios geralmente é a parte da Física deixada por último, e geralmente o tempo que sobra é pouco, suficiente para ensinar o básico do básico no magnetismo, além de ser ensinado cegamente (este é um grande mal das escolas), ou seja, sem mostrar ao aluno onde tais conceitos são usados...

    Mas tive isso na faculdade, em Física 3, mas os professores eram tão ruins que passavam a matéria muito mal e porcamente, tornando-a um tanto quanto desinteressante, de modo que o aluno passe a ter uma certa aversão a tal matéria.

    Mas tá aí, passei a me interessar mais pelo assunto, vou ler mais a respeito.

    Obrigado a todos pelas respostas e dicas.

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    conehc
    A "lâmpada" na verdade eh um daqueles LEDS, brancos, e o vidro da lanterna eh uma LENTE, que amplia o campo de luz.

    Sim, aparenta ser um pequeno led superampliado pela lente da lanterna. Mas o resultado é muito bom. Diria que ilumina bem mais que uma lanterna convencional do mesmo tamanho. Acho que a cor da luz (branca) ajuda, já que as convencionais são "amareladas"

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
    · votar


    Aproveitando o tópico e fazendo uma pequena mudança no assunto, alguém pode me explicar o seguinte?

    Um motor elétrico de brinquedo (de um carrinho de controle remoto por ex), ele é formado por uma bobina envolvida por um fio de cobre e essa bobina está em volta de um ímã permanente, e ao ligar as duas pontas do fio na pilha ou bateria, o fio gera gera um campo magnético e transforma a bobina num eletroímã, que devido as forças de atração e repulsão com o ímã (permanente) em volta da bobina, provoca uma rotação na mesma, até aí tudo bem. Mas o que acontece ser eu substituir o eletroímã por outro ímã permanente?

    Foi o que eu me perguntei quando tinha lá pelos meus 10 anos e abri um motorzinho de um carrinho de controle remoto meu.

    A um tempo atrás eu li num site sobre moto-perpétuos que isso não provocaria um "movimento contínuo ad eternum" como se esperava, mas o site também não deu a explicação, ao invés disso indicou um link em ingles que falaria melhor sobre o assunto mas a pagina do link já não existia mais.

    Alguém sabe me dizer o porquê disso? o porquê de não ser possível a criação de um motor que gira eternamente desse jeito?

    ROTTA
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    GuitarHouse
    A "lâmpada" na verdade eh um daqueles LEDS, brancos

    Explicado. Leds consomem muito menos energia que lâmpadas incandescentes.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um sistema interessante de obtenção de energia