Como é um bom professor? Como é um bom aluno?

Autor Mensagem
Sashsiam_2
Veterano
# mar/07


Esse tópico é para os estudantes que gostam de aprender (vagabundos, caiam fora). O contato com dois grandes professores me fez pensar sobre como nós aprendemos. O que faz com que a gente entenda e goste de um assunto ou não? Como o professor deve agir? Explicando tudo detalhadamente, pensando pelos alunos, dando toda a matéria pronta no quadro para ser copiada, ou um professor dinâmico, que conte com a participação dos alunos e os estimule a aprenderem por si mesmos? No último caso, como fazem isso? Por que esses professores em geral são os mais desprezados? Será que o que interessa o aluno é só passar de ano ou no vestibular? Aprender uma coisa que pode ser importante para o resto da vida é completamente secundário? Por que todo mundo odeia pensar? A maioria dos vagabundos estuda errado (ou não estuda) e, óbvio, detesta a experiência e coloca a culpa na matéria. "Matemática é uma merda!", eles dizem, sem nunca terem estudado matemática de verdade, talvez no máximo resolvido alguns exercícios mecânicos e idiotas.
Por que tanta gente não gosta de ler? Por que tanta gente não gosta de Matemática? Por que o professor que tenta fazer os alunos pensarem (mesmo que o aluno esqueça tudo o que aprendeu, não vai esquecer como pensar) é tão discriminado?

Ah, sei lá. Tô desiludido com a educação brasileira. Postem aí, digam o que vocês acham, sugiram soluções, qualquer coisa.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/07
· votar


vagabundos, caiam fora).
To saindo...
XD

MANFREDINI
Veterano
# mar/07
· votar


vagabundos, caiam fora
ja to indo huahuahauha!!!

grafitte
Veterano
# mar/07
· votar


conhecimento resulta em sofrimento

fernando tecladista
Veterano
# mar/07
· votar


sobre professor:
Como é um bom professor?

o professor ruim é aquele que quando você sai da aula diz:
nossa... como o professor sabe das "coisa"

o professor bom é aquele que quando você sai da aula diz:
nossa... como hoje eu aprendi

-----------------------------------------------

sobre quando eu era aluno (faz tempo isso)
o pessoal não tinha tanta preguiça de pensar, e como não existia internet, quando o professor pedia um trabalho ai tinham que ir na biblioteca da cidade fazer pesquisa, depois de ler varios livros sobre o assunto tinha que resumir o conteudo e passar a limpo e ainda dar uma lida pra ver se ficou bom, no final tinha que "datilografar" ou digitar em um pc de 8 bits (pc foi só no ensino medio)

em resumo se lia mais de 10 vezes a mesma coisa e assim isso entrava na cabeça

hoje se resume a "google e ctrl C + ctrl V"
-----------------------------------

quanto a matematica, acho que é uma das unicas onde o conteudo é sempre continuo
deiferente por exemplo biologia: um ano você estuda plantas em outro seres vivos
historia: um ano você ve sobre egito em outro sobre brasil
portugues: tem aula de analise sintatica que é chato mas tem a parte de literatura que é legalzinha

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Sashsiam_2
Por que tanta gente não gosta de Matemática?

vc ta louco? todo mundo gosta de matematica, quem nao gosta que é minoria

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07 · Editado por: Kirk_Hammett
· votar


fernando tecladista
deiferente por exemplo biologia: um ano você estuda plantas em outro seres vivos

se planta não é ser vivo é o que?

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07 · Editado por: Kirk_Hammett
· votar


Como é um bom professor eu não sei, mas os piores são os lerdos

fernando tecladista
Veterano
# mar/07 · Editado por: fernando tecladista
· votar


fernando tecladista
deiferente por exemplo biologia: um ano você estuda plantas em outro seres vivos

se planta não é ser vivo é o que?


é no sentido em que planta não anda

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# mar/07
· votar


Sashsiam_2
o que fode com as aulas são os alunos, cara!
o que adianta tu estudar na melhor escola do país, com os melhores professores se a turma bagunça e quando o professor pede a participação do pessoal ninguem ajuda, fica tudo calado?
odeio a minha sala, é bem nesse estilo, qualquer coisa já estão zuando. Se todo mundo participasse, não risse com a resposta do outro(desde que não perguntem se Sucuri é peixe, como aconteceu esses dias hehe), aí sim ficaria legal. Seria bem mais prazeroso e proveitoso os estudos.
Sem mais.

spainEL
Veterano
# mar/07
· votar


Professores bons são essenciais pra mim, pois tudo o que eu tiro é na sala de aula, não consigo estudar em casa... pra falar a verdade, desde o primeiro ano da pra contar nos dedos as vezes que abri um livro...

P.S: eu não acho isso bonito não =/

Thedekai
Veterano
# mar/07
· votar


Como é um bom professor?

o que explica bem e faz piadas ao mesmo tempo

Como é um bom aluno?

o que presta atenção nas aulas e faz as tarefas necessarias

essa era a tua dúvida? e não vou ler o teu post gigante auhahu
abraço

Vick Vaporub
Veterano
# mar/07
· votar


Professor bom é aquele que sabe ensinar e o faz com prazer,
Aluno bom é aquele que respeita o professor, e tem curiosidade no saber.

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


Como é um bom professor?

Alguém que realmente ensina, não somente repasse o conteúdo.

Como é um bom aluno?

Um estudante, não simplesmente um aluno.

Rato
Veterano
# mar/07
· votar


professor bonzinho é sempre o q sabe menos e o pior para explicar...

tenho saudades dos carrascos q tinha como professor. Os caras obrigavam nós, alunos, a estudar e muito]]. Cobravam demais ... muito bom;

enquanto essa mulecada ficar na zona de conforto na escola, serão etenamente aspirantes a fracassados na vida com um empreguinho de merda e trabalhando para pagar contas ;)


obrigado para eles e os bonzinhos se ferrem

labibo_girl
Veterano
# mar/07
· votar


Bom prof. é aquele que explica a matéria de um modo tão bacana que tudo fica fácil ou interessante.

Meu prof. de matemática do ano passado era assim, o melhor q já conhecí nessa matéria... Cara safo.
Tinha um outro, de física. Esse era doido. E contagiou mais ainda o meu apreço por Exatas... :)

eeevee
Veterano
# mar/07
· votar


na moral, nunca me entrou essa cnversa de "tive um professor que mudou minha vida". Eu hein.

labibo_girl
Veterano
# mar/07 · Editado por: labibo_girl
· votar


É foda fazer uma pessoa ter o hábito da leitura qdo atinge uma certa idade, por isso acredito que aqueles que dizem não gostar não tiveram "estímulos" desde pokemons. Sei lá... Comecei lendo a Turma da Mônica, era um vício que deixou resquícios em casa (ainda ha mais de 200 revistinhas aqui). Livros pra cianças, livros paradidáticos... tudo isso ajuda. Se vc fizer uma pessoa se divertir ou sentir prazer numa leitura o "mal" já vai estar feito...

eeevee
Veterano
# mar/07
· votar


labibo_girl
desde pokemons
¬¬"
pokemons são trús, ok?

e sempre gostei de ler, mas sempre odiei profssores em geral.

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


Como é um bom professor?

Um bom professor tem que ter postura de educador e lembrar-se disso qdo estiver em reduto. Deve sim ser exigente, cobrar e manter ao mesmo tempo flexibilidade e tolerância, além de ser dinâmico e criativo deve corresponder com as espectativas educacionais dos alunos. Ele tem que saber passar os conteúdos de forma clara e ética.

Como é um bom aluno?

Para mim só uma coisa basta: querer aprender.

labibo_girl
Veterano
# mar/07 · Editado por: labibo_girl
· votar


Hum... lembrei de um comentário que lí tempos atrás num livro do Veríssimo.
***indo pegar o livro***
Aqui: Bom de Ouvido por Ana Maria Machado.
"Volta e meia a gente encontra alguém alfabetizado, mas não sabe ler. Quer dizer, até domina a técnica de juntar sílabas e é capaz de destinguir no vidro dianteiro o itinerário de um ônibus. Mas passa longe de livro, revista, material impresso em geral. Gente que diz que não curte ler.

Esquisito mesmo. Sei lá, nesses casos, sempre acho que é como a pessoa estivesse dizendo que não curte namorar. Talvez nunca tenha parado para pensar que, se teve alguma experiência desastrosa em um namoro (ou em uma leitura), isso não quer dizer que todas vão ser assim. É só trocar de namorado ou namorada. Ou de livro. De repente, pode descobrir delícias que nem imaginava, gostosuras fantásticas, prazeres invríveis. Ninguém devia ser obrigado a namorar quem não quer. Ou ler o que não tem vontade. E todo mundo devia ter a oportunidade de experimentar um bocado nessa área, até descobrir qual é a sua.

Durante 18 anos, eu tive uma livraria infantil. De vez em quando, chegavam uns pais ou avós com a mesma queixa: "O Joãozinho não gosta de ler, o que é que eu faço?" Como eu acho que o ser humano é curioso por natureza e qualquer pessoa alfabetizada fica doida para saber o segredo que tem dentro de um livro (desde que ninguém esteja tentando lhe impingiressa leitura feito remédio amargo pela goela abaixo), não acredito mesmo nessa história de criança não gostar de ler. Então, o que eu dizia naqueles casos não variava muito.

A primeira coisa era algo como "pára de encher o saco do Joãzinho com essa história de que ele tem que ler". Geralmente em termos mais delicados: "Por que você não experimenta aliviar a pressão em cima dele, e passa uns seis meses sem dar conselhos de leitura?"

O passo seguinte era uma sugestão "Experimente deixar um livro como este ao alcance do Joãzinho, num lugar onde ele possa ler escondido, sem parecer que está fazendo a sua vontade. No banheiro, por exemplo". E o que eu chamava de um livro como este, já na minha mão estendia em oferta um exemplar de O menino Maluquinho, do Ziraldo, ou do Marcelo, Marmelo, Martelo, da Ruth Rocha ou de O gênio do Crime, do João Carlos Marinho. Havia vários outros títulos que também serviam. Mas o fato é que, em 18 anos de experiênciam, NUNCA, nem uma única vez, apareceu depois um pai reclamando que aquela sugestão não tinha dado certo. Pelo contrário, incontáveis vezes o encontro seguinte já incluía um Joãozinho entusiasmado, comentando o livro lido e disposto a fazer novas descobertas.
(...)"

labibo_girl
Veterano
# mar/07
· votar


eeevee
desde pokemons
¬¬"
pokemons são trús, ok?


aheuaheuahueha
quis dizer... desde crianças, pirralhos, desde quando o joelho vivia ralado e o nariz escorrendo. :)

SouChato
Veterano
# mar/07
· votar


um bom aluno eh exatamento alguem oposto a mim

eeevee
Veterano
# mar/07
· votar


labibo_girl
=D

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


e o nariz escorrendo

O meu escorre até hj.

Atomic
Veterano
# mar/07
· votar


(vagabundos, caiam fora).

flw :P

mas antes de ir vou lembrar q a discussao vai ficar limitada a uma pequena variedade de opinioes.. o bom eh ver os dois lados

SouChato
Veterano
# mar/07
· votar


galera do fundão style

o/

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Hoje eu fiz uma prova de quimica que me fez perceber o tanto que eu odeio a matéria

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


Kirk_Hammett

Eu tbm odiava, hj preciso me "esbarrar" sempre com ela.
Mas até que é legal... é diferente.
;)

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Meus professores sao meio de extremos

O de história é uma máquina, não para um instante, parece um psicopata, só interrompe a aula pra fazer piadas de humor negro, o foda é que ele é rapido demais e nao tem paciencia pra tirar dúvida com ele, eu sempre deixo pra tirar depois da aula, quando ele ta com mais tempo

Já o de física do ano passado era um FILHO DA PUTA que demorava 3 aulas pra corrigir provas e 2 pra corrigir exercícios, e não passou nem 1/3 do conteúdo do 1º ano, e era o cara mais paciente do mundo haha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como é um bom professor? Como é um bom aluno?