Uma perfeita definição para o termo "inversão de valores"

Autor Mensagem
Rodrigo_Iron
Veterano
# mar/07 · Editado por: Rodrigo_Iron
· votar


Ronin
Um crime não justifica o outro.
Você diz como se ela tivesse matado o cara, primeiro que ele foi assalta ela, então foi para a própria defesa, ou vc acha que ela tem OBRIGAÇÃO de não reagir?
ELE que tem a obrigação de não assaltar...

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


Vick Vaporub
Não se discute punição, se discute "fazer algo" pra que não seja necessário utilizá-la, ou seja, acabar com os bandidos. Não matando mas reformando o que os faz nascer. Eu também não acredito na "socialização" de alguns presos que existem por aí, não só pelo sistema em si (que não contribui em nada com isso), mas pela índole deles mesmo.

Bom, se você não acredita na recuperação e socialização de certos elementos, então porque defende a não-morte deles?
Afinal, por mais que ele cumpra toda a sua pena (o que não é muito comum no Brasil) um dia ele vai voltar as ruas, não recuperado e não socializado, e advinha o que ele fará?

Dogs2
Veterano
# mar/07
· votar


Carlos Henrique 2
Crueldade e filhadaputisse independe de condições sociais...

Mas não de psicológicas...
mas enfim, também achei uma sacanagem. Ela agiu em defesa própria.

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


Rodrigo_Iron
Você diz como se ela tivesse matado o cara,

É verdade, bem observado.

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


Vick Vaporub
Não dá pra solucionar nada apenas acabando com os frutos.
Vocês querem apenas acabar com os bandidos, mas deixar a fonte intacta, se não colocarem uma pedra na fonte, apenas nascerão mais e mais e mais... com $ ou não, por isso a "origem" do bandido é discutida.


Mas Vick, querido, não disse que não devamos solucionar a raíz do problema.
Só não concordo que toda vagadundagem seja justificada através das condições sociais. Acredito que isso seja apelação deles e a sociedade acaba caindo nessa historinha e fazendo sensacionalismo.

snowwhite
Veterano
# mar/07
· votar


Carla Andréa


Oi.

Carla Andréa
Veterano
# mar/07 · Editado por: Carla Andréa
· votar


Ronin
E caráter é o que, genético? Ou vem de formação?
Formação familiar ou social? O meio importa??


Para mim é formação, porém a pessoa adulta tem autonomia de decidir que caminho correr. Ela pode ignorar td aquilo que aprender e optar por um caminho mais "fácil", ou mais "difícil".

Será que são? Achei que moravamos no país aonde só ladrão de galinhas ia preso.

Me referi às conseqüências negativas, no caso da vítima, é óbvio.

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


snowwhite
Oi.

Oi!
:*

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


Uma sociedade precisa de leis para funcionar. Quando você abre um precedente destes, você abre um precedente para daqui a uma semana eu comprar uma arma ilegal, matar alguém e dizer que ele tinha tentado me assaltar.

Se a parte do "ele tinha tentado me assaltar" for verdade e você ter agido em defesa própria (como foi o caso que estamos discutindo) eu não te condenaria.

Isto acontece pq as leis tem de serem escritas, e o papel não aceita contextos, e sim dados concretos. Caso contrário deixa de ser lei e vira poesia. A lei começa a dar problemas exatamente quando começamos a interpretar, a fazer "cada caso é um caso", e decisão deixa de ser lógica e passa a ser derivada do humor/disposição de um juiz.

Pra mim ocorre exatamente o contrário. Começa a dar problemas justamente quando são seguidas cegamente em casos particulares onde uma análise dos fatos pareceria mais adequada.

Vick Vaporub
Veterano
# mar/07
· votar


Carlos Henrique 2
Bom, se você não acredita na recuperação e socialização de certos elementos, então porque defende a não-morte deles?

Deveria existir prisão perpétua aqui, nesse caso. É lógico e indiscutível que um "Fernandinho Beira-mar" da vida nunca vai se recuperar.
Os sistema não contribui pra isso, muito menos a própria "formação" dos beira-mar que andam por aí.
Mas matar (pena de morte) não é a solução, o Estado não pode burlar o direito constitucional à vida mesmo que houvessem mudanças na constituição, é anti-ético.

Afinal, por mais que ele cumpra toda a sua pena (o que não é muito comum no Brasil) um dia ele vai voltar as ruas, não recuperado e não socializado, e advinha o que ele fará?
É verdade... A lei garante vários benefícios para os presos, como a regressão de pena, indulto, perdão, etc... Tem que haver uma reforma no Código Penal, está defasado demais...

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Vick Vaporub
Por isso o Brasil vai pra frente.

iria se fosse assim

Ronin

Banido por ter a opinião diferente da sua?


nao, banido por ter uma opinião nociva e degenerada

Ronin
Veterano
# mar/07
· votar


Kirk_Hammett
quando estuprarem a sua mae e descobrir que o cara é cliente seu no açougue quero ver se vc vai achar que nao justifica o que vc vai fazer com ele
Posso até fazê-lo, não sei o dia de amanhã. Mas não justificaria.
Eu não tenho o perfil de quem mataria alguém, apesar de não conhecer o amanhã, acho improvável que eu fosse me vingar desta forma.

Carlos Henrique 2
O que a lei fala em relação a atingir alguém agindo em defesa própria?

Não tenho certeza, se estivesse em casa perguntaria ao Gabriel (meu irmão formado em direito).
Mas acredito que você seja absolvido da defesa em si, daquilo que caracteriza a auto-defesa. No caso da velhinha, o tiro foi auto-defesa, então é justificado. Já o porte ilegal da arma, este não, então por este ela teria de responder (e segundo foi dito, respondeu).

Veja bem que não estou defendendo o criminoso. Ele mereceu o tiro, sem dúvida. Sò não acho que isto derrube todas as outras leis que existem, dando direito as pessoas de possuirem armas ilegais (que, como mencionei, enriquecem a criminalidade de diversas formas) só porque "um dia quem sabe por ventura derrepente" se encontrem numa situação de risco de assalto ou morte.

Carla Andréa
Olha só... não acho que eles tenham direito a muitas coisas, mas acabam tendo. Têm direito de passear no Natal, de visita íntima, de banho de sol, de comidinha que eu, vc e todos aqui pagamos... dentre outras coisas.
Eles deveriam produzir o próprio alimento; serem isolados e não amontoados, mas como medida de segurança e não conforto; produzir o que vestem; contribuir para a sociedade e não ficar 3 ou 10 anos de papo para o ar, coçando o saco! Assim, qualquer um nem liga de ser preso.

Pois é... se você tiver chance, rolou tempos atrás uma reportagem no Globo Reporter sobre os presíudios no Japão. É naquilo que tinhamos de se espelhar... presos trabalhando pela sociedade, e por eles mesmos, normalmente saindo da prisão com uma profissão e uma nova vida.

Carlos Henrique 2
Mas duvido que ele tenha feito isso motivado pelo caso da velhinha, como foi sugerido na parte do post que gerou essa discussão.
É uma situação muito semelhante, com a pequena diferenrença de que ele possuia porte de arma. A situação em si... porte de arma, bandido, usar a arma em auto-defesa... ter em mente que carregando uma arma você está protegido. Estas coisas.

Vick Vaporub
Não se discute punição, se discute "fazer algo" pra que não seja necessário utilizá-la, ou seja, acabar com os bandidos. Não matando mas reformando o que os faz nascer. Eu também não acredito na "socialização" de alguns presos que existem por aí, não só pelo sistema em si (que não contribui em nada com isso), mas pela índole deles mesmo.
That's the way. E como nosso amigo Cristovan Buarque já dizia... a solução é educação, mas não apenas educação. Existe um buraco sujo e fedorento no qual ninguém quer mexer.

O livro/documentário Falcão, Meninos do Trafico, levantou de forma clara uma questão importantissima na formação do criminoso. Mas uma questão tão dolorosa que ninguém, em nenhum lugar que eu tenha visto o livro ser comentado, este ponto de vista foi analizado além de uma forma superficial e quase lúdica. A falta de estrutura familiar.

TIO_TEDDY

Sim, mas aí são causas diferentes. Um rouba por necessidade, outro não.

A questão é como analizar isto. E por isto digo que precisamos de leis.
É impossível deixar a cargo de estudo de caso-por-caso, definir se alguém faz algo por necessidade ou não. Aonde começa a necessidade? Quando se define que alguém não pode conseguir um emprego e trabalhar, ao invés de escolher a vida do crime? É complicado se mexer dentro disto de forma "humana", pois o homem está fadado a erros de interpretação a partir do momento que inferencia a informação com suas próprias experiências pessoais.

É o caso do juiz que, divorciado 7 vezes, dá ganho de causa ao marido em todos os casos de divorcio que julga.

.........................................................
Caracos... preciso parar com isto e trabalhar, rssss.

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Rodrigo_Iron
Você diz como se ela tivesse matado o cara, primeiro que ele foi assalta ela, então foi para a própria defesa, ou vc acha que ela tem OBRIGAÇÃO de não reagir?
ELE que tem a obrigação de não assaltar...


assino embaixo

esse cara é doente velho

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Ronin
Caracos... preciso parar com isto e trabalhar, rssss.


concordo, vá trabalhar em vez de pregar essas falácias

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07
· votar


Ronin

Sim, estou lendo seus posts e tenho opinião muito parecida

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Ronin
Posso até fazê-lo, não sei o dia de amanhã. Mas não justificaria.

vc ia ficar arrependidinho?

ia achar justo, ia achar que vc mereceu ir pra cadeia porque tu matou o cara que ESTUPROU A SUA MAE?

huahuahuhuhua faça me rir

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


Kobberminer
A legítima defesa tem como pressuposto inarredável a vontade e a necessidade de defesa, não havendo legítima defesa, p. ex., se A atira dolosamente em B, ignorando que este, também, já estava na iminência de agredi-lo. Não é o caso da legítima defesa putativa; nesta, o agente supõe, erroneamente, se achar na iminência de sofrer a agressão injusta, à qual reage. Questão de relevantes efeitos práticos é a determinação, em cada caso, do que venha a ser moderação no emprego dos meios necessários à efetivação da legítima defesa.

Requisitos da legítima defesa

a) agressão injusta, atual ou iminente;

b) direitos do agredido ou de terceiro, atacado ou ameaçado de dano pela agressão;

c) repulsa com os meios necessários;

d) uso moderado de tais meios;

e) conhecimento da agressão e da necessidade da defesa (vontade de defender-se).



PQP duvido que não exista um sinônimo conhecido para essas palavras em negrito. Qual a necessidade disso?

Philipius
Veterano
# mar/07
· votar


o Estado não pode burlar o direito constitucional à vida mesmo que houvessem mudanças na constituição, é anti-ético.
Poderiamos utilizar um Cartão da Justiça.

Quando a criança é vacinada, ela ganha um carimbo no seu Cartão da Criança, né? Depois de um certo número de vacinas ela deixa de receber o benefício, não precisa mais.

Quando um motorista é multado, perde pontos da Carteira de Motorista, até chegar no 0 e perder a habilitação, né?

Criaremos então o Cartão da Justiça.
A cada infração, além de ficar na prisão ganharia uns pontinhos no cartão (dependendo do crime, seriam carimbados mais ou menos pontos).
Com o passar do tempo, os criminosos reincidentes alcançariam a pontuação máxima (exemplo: 20 roubos de galinha = 3 homicídios dolosos = um rombo de R$ 20 milhões nos cofres públicos = 1 crime hediondo + 1 roubo de galinha).
Quem atingisse a pontuação máxima seria executado.

Poderiamos estabelecer grau intermediários.
Quem atingisse X pontos iria para um presídio no meio do mar, cujo único contato com a civilização seria através de um navio da Marinha que levaria mantimentos para o presídio de 2 em 2 semanas.
Quem atingisse Y pontos seria obrigado a trabalhar senão seria executado.

Nossas mentes malvadas são capazes de criar muitos mecanismos assim.

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07
· votar


Kirk_Hammett

Cara mas a questão é seguir a lei, o estupro tem que ser punido. Agora, a suposta vingança também configura um crime. Abrir exceções através de justificativas emocionais não é o caminho.

Eu procuraria o cara até no inferno pra matar ele, mas não defendo quem faz isso, essa é a questão.

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


TIO_TEDDY

Pois é =\

Mas eu to falando isso é pra questionar os valores do cara mesmo ;)

Vick Vaporub
Veterano
# mar/07
· votar


Carla Andréa
Mas Vick, querido, não disse que não devamos solucionar a raíz do problema.
Só não concordo que toda vagadundagem seja justificada através das condições sociais. Acredito que isso seja apelação deles e a sociedade acaba caindo nessa historinha e fazendo sensacionalismo.


Mas a "condição social" é um dos fatores sim, querida... Só não é único e isolado, mas contribui. Mas é claro que fazem sensacionalismo, sempre exageram quando tá relacionado a assunto sérios. Como tem gente muito pobre que é honesta e trabalha suadamente pra viver, existem os pobres safados que desregulam a sociedade, assim como os ricos safados também, etc...
É bem mais fácil encontrar pessoas com renda baixa na criminalidade do que os que tem condições, não acha?

Philipius
Veterano
# mar/07
· votar


E fazer boas ações seria útil para diminuir os pontos!
Dedurar o autor da rebelião valeria -5 pontos.
Dedurar bandidos "normais" valeria -3 pontos.

A cada ano fora da cadeia sem cometer crimes seria diminuído 1 ponto no Cartão.

Assim a medida seria sócio-educativa?

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Philipius

boa

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


Carla Andréa
Só não concordo que toda vagadundagem seja justificada através das condições sociais. Acredito que isso seja apelação deles e a sociedade acaba caindo nessa historinha e fazendo sensacionalismo.

Eu vejo isso como um incentivo a bandidagem.

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


bah, só o primeiro post que eu achei interessante

o segundo é viadagem

Ronin
Veterano
# mar/07
· votar


Rodrigo_Iron
Você diz como se ela tivesse matado o cara, primeiro que ele foi assalta ela, então foi para a própria defesa, ou vc acha que ela tem OBRIGAÇÃO de não reagir?
Você está analizando apenas o tiro, e não o porte ilegal da arma.
Porte ilegal de arma é crime, independente do contexto, por diversas razões que já esclareci. Entre elas, financia o crime, pois arma ilegal vem de fonte ilegal, então, advinha só para aonde o dinheiro vai.

Não estou defendendo o criminoso (denovo), nem cortando o direito dela de auto-defesa. O tiro dela não foi criminoso, foi auto defesa... mas possuir uma arma ilegal, não. Caso se diga que sim... abrimos um precedente para permitir que todos no Brasil possuam armas iilegais sob o argumento da "possibilidade de se auto defender um dia".

Carlos Henrique 2
Bom, se você não acredita na recuperação e socialização de certos elementos, então porque defende a não-morte deles?
1. "Porque nenhuma sociedade por ser a favor da pena de morte enquanto não puder se julgar isenta de ter formado o criminoso".
2. Porque temo a forma como a pena de morte poderia ser usada em um país com o nível de corrupção do Brasil.

Dogs2
mas enfim, também achei uma sacanagem. Ela agiu em defesa própria.
Eu também acho sacanagem e aquele banda de gente sem nada para fazer não tinha nada de incomodar a velhinha. Ela cometeu um crime (o porte, não o tiro), e segundo o que li respondeu por ele. Pronto, acabou-se. Nisto eu concordo com a maioria do pessoal daqui.

Se a velhinha já pagou, que a deixem em paz.

Carlos Henrique 2
É verdade, bem observado.
Vocês estão me lendo?? QUantas vezes eu repeti que o crime da velhinha não foi o tiro, e sim o porte ilegal de arma? O que isto tem a ver com matar o cara? Porte ilegal é crime, use ela a arma ou não.

Carlos Henrique 2
Se a parte do "ele tinha tentado me assaltar" for verdade e você ter agido em defesa própria (como foi o caso que estamos discutindo) eu não te condenaria.
Então, liberemos o porte de armas e entramos na sociedade do "faça o que quiser". E toda a discussão de lei sobre registros de armas foi por agua a baixo.

Kirk_Hammett
nao, banido por ter uma opinião nociva e degenerada
E é você quem decide quando uma opinião é nociva e degenerada?

Vick Vaporub
Veterano
# mar/07
· votar


Kirk_Hammett
iria se fosse assim

Com certeza, não.

Ronin
That's the way. E como nosso amigo Cristovan Buarque já dizia... a solução é educação, mas não apenas educação. Existe um buraco sujo e fedorento no qual ninguém quer mexer.

O livro/documentário Falcão, Meninos do Trafico, levantou de forma clara uma questão importantissima na formação do criminoso. Mas uma questão tão dolorosa que ninguém, em nenhum lugar que eu tenha visto o livro ser comentado, este ponto de vista foi analizado além de uma forma superficial e quase lúdica. A falta de estrutura familiar.


Exato... não é só o lado econômico, é um conjunto de fatores.

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


Ronin
Pois é... se você tiver chance, rolou tempos atrás uma reportagem no Globo Reporter sobre os presíudios no Japão. É naquilo que tinhamos de se espelhar... presos trabalhando pela sociedade, e por eles mesmos, normalmente saindo da prisão com uma profissão e uma nova vida.

Aham! Procurarei alguma coisa no site.
;)

Kirk_Hammett
Veterano
# mar/07
· votar


Ronin
E é você quem decide quando uma opinião é nociva e degenerada?

quem defende direito humano pra bandido que não é

Ronin
Veterano
# mar/07
· votar


Kirk_Hammett
esse cara é doente velho

Isto sim, é ofensa pessoal e pode ter como consequencia o banimento, segundo as regras escritas do fórum. Sabia? ;)


Kirk_Hammett
vc ia ficar arrependidinho?
ia achar justo, ia achar que vc mereceu ir pra cadeia porque tu matou o cara que ESTUPROU A SUA MAE?
huahuahuhuhua faça me rir

UAU!! Agora o Kirk até mesmo advinha minha resposta, decisão e atitudes em cada situação. O cara é o maior psicólogo que já existiu, e fez tudo isto me conhecendo apenas via internet.

Quero um autógrafo!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma perfeita definição para o termo "inversão de valores"