Verdades da Fiat

Autor Mensagem
Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Teste comparativo: Fiat Stilo Flex x VW Golf Flex
6/05/06

DESEMPENHO
O motor do Stilo é mais forte que o do concorrente. A unidade 1.8, de 1.796 cilindradas, rende 114 cavalos e 18,5 kgfm a 2.800 rpm, com álcool. Segundo o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que realizou as medições, os números são suficientes para levar o carro da imobilidade a 100 km/h em 12,64 segundos, pouco menos que o Golf, que precisa de 12,87 s para realizar a operação. No Volkswagen, o propulsor 1.6, de 1.599 cilindradas, quando abastecido exclusivamente com o combustível vegetal, gera 103 cv e 14,5 kgfm a 3.250 rpm.

As retomadas do Fiat também são mais rápidas; o modelo leva 8,32 segundos para acelerar de 40 a 80 km/h, em terceira marcha. Nas mesmas circunstâncias, o Golf precisa de 12,93 s. Em quarta marcha, o Volkswagen acelera de 60 a 100 km/h em 12,93 segundos, pouco mais lento do que o Stilo, que faz o mesmo percurso em 11,73 s. Entretanto, o melhor desempenho do modelo produzido em Betim (MG) sacrifica seu consumo. Em ciclo urbano, ele faz 7,3 km/l, ante 8,4 km/h do VW.

Em ciclo urbano, o consumo do Fiat com gasolina é melhor que o do Golf: 11,5 km/l ante 10,2 km/l. Nas estradas, a situação se inverte: o Stilo registra 13,4 km/l, enquanto o Volkswagen faz 14,6 km/l. No quesito estabilidade, os dois modelos ficaram quase empatados. Eles se comportam bem em curvas, com leve tendência a sair de frente, mas nada que ocasione grandes sustos ao motorista.

ESTILO
O desenho externo dos dois carros está ultrapassado. O Golf é o mesmo desde que foi lançado, há quase sete anos. No ano retrasado, o carro ficou ainda mais desatualizado diante do lançamento da quinta geração na Europa. O Stilo é mais recente, presente no mercado nacional desde 2002. Entretanto, no ano passado, o hatch da Fiat também perdeu pouco de sua atualidade, já que a montadora efetuou mudanças leves no modelo do Velho Continente, que deverá ganhar nova geração em 2007. Por aqui, não há previsão de mudanças para o veículo.

Entretanto, apesar dos desenhos obsoletos, tanto o VW como o Fiat trazem ótimo acabamento e boa lista de itens de série. Banco de couro é opcional no Stilo, oferecido por R$ 3.227; no Golf, o equipamento está na lista de itens de série. A posição de dirigir dos hatchbacks prioriza a esportividade, com assentos baixos. Mas ambos trazem de série ajuste de altura dos bancos. Considerando as dimensões, o Fiat supera o rival: são 4,25 metros de comprimento, 10 centímetros a mais que o do Volkswagen.

MERCADO
Em uma primeira análise, pode-se dizer que o Fiat é mais barato. Ele tem preço sugerido de R$ 49.220 e traz, entre os principais itens de série, retrovisores externos, vidros dianteiros e travas elétricas, direção elétrica, pára-choques na cor do veículo, volante e bancos com regulagem de altura. O Golf Flash, oferecido por R$ 52.262, vem com todos esses equipamentos e mais vidros traseiros com ajuste elétrico. Para incluir este equipamento no Stilo, o consumidor pagaria R$ 1.058.

Bancos de couro e rodas de liga leve também são de série no Golf, mas não no Fiat. Por outro lado, o Stilo vem com lista maior de opcionais, incluindo bancos dianteiros com ajustes elétricos, a R$ 5.129, e teto solar panorâmico SkyWindow, por R$ 6.875. No Golf, o teto solar está disponível, tem preço sugerido de R$ 3.296, mas não é panorâmico. Sensores de estacionamento e ar-condicionado digital, freios ABS com EBD e airbags engrossam a lista de opcionais dos dois veículos. Pelos dois últimos itens, a Fiat cobra R$ 5.851, valor que inclui cinto traseiro com tensionador. A Volkswagen pede R$ 4.739 pelos equipamentos.

Golf e Stilo representam duas boas opções para o segmento, já que reúnem esportividade e motor bicombustível, item indispensável para muitos consumidores brasileiros. Entretanto, eles não são os únicos “flex” do segmento, já que a Chevrolet também oferece o Astra 2.0 com a tecnologia. Peugeot 307 e Ford Focus, ambos a gasolina, completam a lista de concorrentes. Apesar de avaliarmos a versão Flash, disponibilizada pela Volkswagen para o teste, o motor bicombustível também está disponível para a opção de entrada do Golf, a Total Flex, oferecida por R$ 48.521, porém menos equipada.

Fonte

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


james_the_bronson
soh se movem pela paixao msm. motor q eh bom, nada!! =D


Best Cars Web Site: Não se leva a família com tanta potência e emoção -- e por tão pouco -- como na Marea Weekend Turbo

Italianos fazem carros com paixão. Do país de onde saem macchinas como Ferrari e Lamborghini só se podem mesmo esperar automóveis com personalidade esportiva, ainda que se trate de uma familiar station wagon como a Marea Weekend. A mais nova versão da perua da Fiat, a Turbo, faz jus à tradição italiana: é rápida e potente como poucos esportivos dessa faixa de preço conseguem ser.

Similar ao que equipa na Europa o Fiat Coupé Turbo -- não há Marea com tanta potência naquele mercado --, mas com 38 cv a menos, o motor da Turbo deriva do 2-litros de 5 cilindros e 20 válvulas utilizado em toda a linha. Com o turbocompressor de gerenciamento eletrônico, que opera a 1,2 kg/cm2 de pressão máxima, a potência passou de 142 cv (do Marea HLX) para 182 cv, sempre a 6.000 rpm, e o torque máximo de 18,1 m.kgf a 5.000 rpm para 27 m.kgf de 2.750 até 4.000 rpm -- um ganho de 49%!

Dirigir a Weekend Turbo surpreende os desavisados. Saindo de modo sóbrio, como a resposta inicial é relativamente fraca -- em função também da transmissão mais longa --, a tendência é acelerar fundo. Se mantiver o pé nessa posição, o motorista vai-se assustar com os pneus cantando e o volante querendo fugir das mãos a partir dos 3.000 giros. Um controle de tração, como o oferecido no Coupé italiano, cairia bem para preservar os pneus e garantir segurança aos menos habilidosos, já que às vezes se precisa esticar as marchas ou acelerar mais forte em manobras de emergência.

É nas marchas superiores que a Marea cativa, revelando temperamento mais suave e agradável que o das versões aspiradas. O motor trabalha em rotações mais baixas, como 2.700 rpm a 100 km/h em quinta, e ainda oferece resposta abundante nas retomadas em qualquer velocidade. Deixa-se o tráfego da estrada bem para trás em poucos segundos, sem ruídos ou vibrações -- só o leve assobio da turbina, perceptível já a 2.000 giros. Poucos carros dessa faixa de cilindrada no mercado oferecem desempenho tão saudável.

MOTOR - transversal, 5 cilindros em linha; duplo comando com variador de fase no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82 x 75,65 mm. Cilindrada: 1.997,5 cm3. Taxa de compressão: 8,5:1. Injeção multiponto seqüencial, turbocompressor e intercooler.

DESEMPENHO - velocidade máxima, 223 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,9 s.

CONSUMO - em cidade, 8,8 km/l; em estrada, 13,3 km/l.


Fonte

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Fui, amanhã eu volto com mais artigos

Phantom Of Death
Veterano
# fev/07
· votar


q saco

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
Se eu comprar um Fiat vc cala a boca (os dedos)?

SwingBatera
Veterano
# fev/07 · Editado por: SwingBatera
· votar


POw, o Brava e o Stilo já são foda ( e nem tô falando do Stilo Schumacher). O Marea Turbo então...
As piadinhas teriam graça... se um Fiat realmente fosse ruim.

GuilhermeF
Veterano
# fev/07
· votar


vo pegar meu Opala 4.1,dae vc amarra seu marea atrás.

CALMA GENTE É BRINCADEIRA"!
uhaauha

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


GuilhermeF
vo pegar meu Opala 4.1,dae vc amarra seu marea atrás

grrrrrrr...

CALMA GENTE É BRINCADEIRA"!
uhaauha


hauehauehuahe
* limpando a baba *



Mesmo assim isso não quer dizer nada... todo mundo sabe que o que faz um carro arrancar bem é a relação peso/potência, que no opala é muito alta, cerca de uns 10 kg/cv se eu não me engano. Contra 7,2 kg/cv do Marea. ou seja, uns 4 segundos no mínimo de vantagem pro Marea no 0 a 100 km/h.

Mas ae, opala é um puta de um carrão! Curto opala pra cacete, espero em breve poder comprar um... ano entre 75 e 79, preto, 2 portas, todo original.

Philipius
Veterano
# fev/07
· votar


aceleração de 0 a 100 km/h, 7,9 s.
Pesadinha essa Weekend, hein?

Sniper
Veterano
# fev/07
· votar


Sou mais meu Gordini q uso no dia a dia e meu BR-800 pra passea de final de semana

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Philipius

Tem uns quilinhos a mais, além da configuração mais "família", hehe
o sedan eu acredito que faça em uns 7,5s... há quem diga que faz em 7,3s, mas aí eu já tenho minhas dúvidas!

Philipius
Veterano
# fev/07
· votar


Hm... vi agora que o Marea Turbo faz 0-100km/h em 7,3s.
A diferença entre ele e a Weekend é muito grande mesmo.

Pra ter base de comparação, uma Mitsubishi Eclipse GST 95 faz em 7s.

Um Vectra CD 2.2 16v (141cv) faz em 9,9s. hehe

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Philipius

Um outro carro que eu tbm acho muito foda é o Civic VTi EG6, fabricado entre 93 e 95, se eu não me engano... 160cv e 0 a 100 em torno de 9 segundos num motor 1.6 16V aspirado. heuaheuaheuahe

Philipius
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
o sedan eu acredito que faça em uns 7,5s... há quem diga que faz em 7,3s, mas aí eu já tenho minhas dúvidas!
Acho que a Fiat divulgou 7,3s.
Devem ter colocado um dos melhroes pilotos de lá pra fazer esse teste, porque pra andar quase junto de uma Eclipse com 30cv a mais tem que ter muito braço. hehe

Philipius
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
Civic VTi EG6
Tô ligado que a galera turbina essa criança aí pra uns 300cv e acaba saindo na frente de muitos! hehe
Parece que ele é levinho e o coitado do motor deve andar esguelando (1.6 com 160cv é muita coisa mesmo hehe).

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Philipius
Pra ter base de comparação, uma Mitsubishi Eclipse GST 95 faz em 7s.

Acho que estes dados estão meio equivocados...
Eu tenho uma revista aqui em mãos, que o testou da época do relançamento do GST no Brasil, em 98. E os dados que eu tenho são estes:

Motor 2.0 16V Turbo; 213cv a 6000rpm;
0 a 100 km/h em 8,5s e vel. máxima de 220 km/h

=)

Ronin
Veterano
# fev/07
· votar


1 - A piada foi boa... extremamente divertida. Uma das melhores coisas para se evitar úlceras é rir de tudo, inclusive de sí mesmo, como eu dou risada de piadas de baixistas ou de jogadores de RPG.

2 - Segundo Marshall McLuhan o homem tem a incrível capacidade de tornar tudo aqui que usa como ferramente em uma extensão do seu corpo, e passa a considerá-la como tal. Um exemplo é quando você dirige um carro e alguém bate nele... você fala "bateram em mim", e não "bateram no meu carro".

3 - Existem linhas de pensamento, embasadas em alguns preceitos de Sigmund (ou Sigismundo, para a mãe dele) Freud, que dizem que os homens compram carros grandes e potentes pois está diretamente relacionado à sensação de potência sexual. Na minha opinião, mais real que isto só Nelson Rodrigues.

4 - De posse deste conhecimento acho que tem gente levando uma piada como se fosse uma crítica pessoal e direta ao seu membro fálico e sua potência sexual.

5 - Se a prerrogativa 4 for verdade, favor se controlarem. Foi só uma piada, antiga mas divertida, sobre uma marca que já foi chamada de "Fui Inganado Agora é Tarde, ou de Fubica Italiana Atrapalhando o Trânsito, e até mesmo de Leite em Pó Glória, pois desmancha sem bater, mas que sabemos que hoje em dia produz carros de grande qualidade... caso contrário não teriam chego aonde chegaram.

6 - Dizer que a FIAT é boa por vínculo com a Ferrari é como dizer que a Squire e a Samick são boas por fazerem parte do grupo Fender, ou que a Epiphone é ponta de linha por ser da Gibson. A FIAT é uma ótima marca de carros e produz ótimos produtos, da linha mais popular e simples até carros mais moderno (além de que, na minha opinião de publicitário/designer, possuirem os melhores trabalhos publicitários do segmento automotivo atualmente), mas o é por seus próprios méritos, e não pelos da Ferrari.

Amplexos. E apaziguem os ânimos.

Ronin
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
Acho que estes dados estão meio equivocados...
Eu tenho uma revista aqui em mãos, que o testou da época do relançamento do GST no Brasil, em 98. E os dados que eu tenho são estes:


Infelizmente isto é a coisa mais normal do mundo. Cada revista, inevitavelmente, vai puxar sardinha nos testes e comparativos para seus melhores anunciantes.

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Philipius
Acho que a Fiat divulgou 7,3s.
Devem ter colocado um dos melhroes pilotos de lá pra fazer esse teste


Mas é claro que não é qualquer um que consegue fazer esse tempo!
Esse teste tem que ser feito com um piloto pra saber os limites extremos do carro... não vai ser qualquer um que vai conseguir fazer nesse tempo, tem que saber arrancar!

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Ronin
Infelizmente isto é a coisa mais normal do mundo. Cada revista, inevitavelmente, vai puxar sardinha nos testes e comparativos para seus melhores anunciantes.

Não foi comparativo, foi uma avaliação isolada... esse eclipse anda pra cacete pelo que me falam e pelos dados que eu vejo, mas como eu nunca dirigi eu prefiro não discutir sobre ele!

Philipius
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
Motor 2.0 16V Turbo; 213cv a 6000rpm;
0 a 100 km/h em 8,5s e vel. máxima de 220 km/h

Estranho, a outra revista publicou dados diferentes.
De qualquer forma, é uma máquina! hehe

Esse teste tem que ser feito com um piloto pra saber os limites extremos do carro... não vai ser qualquer um que vai conseguir fazer nesse tempo, tem que saber arrancar!
Pois é.
Mas eu quis dizer que ali foi o melhor dos melhores! hehe
Afinal, pra poder andar na frente de uma Eclipse (tomando como base os 8,5s que você falou), tem que ser o melhor dos melhores. hehe

Ronin
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
Não foi comparativo, foi uma avaliação isolada... esse eclipse anda pra cacete pelo que me falam e pelos dados que eu vejo, mas como eu nunca dirigi eu prefiro não discutir sobre ele!
Eu nem entraria na discussão, pois não sou um apaixonado por carro (como todo o brasileiro) e não tenho amplo conhecimento sobre o assunto. É mais uma questão de apresentar este fato sobre as revistas... não só de carros, mas de diversos segmentos.

Infelizmente a imprensa anda assim hoje em dia... melhor quem paga mais.

Philipius
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
Não foi comparativo, foi uma avaliação isolada... esse eclipse anda pra cacete pelo que me falam e pelos dados que eu vejo, mas como eu nunca dirigi eu prefiro não discutir sobre ele!
Já dirigi um 1991 GST, com 190cv.
É um monstro, é doentio mesmo. hehe
O câmbio é absurdamente longo, você estica a marcha lá em cima e ele não reclama.
Acho muito tempo esses 8,5s, acredito que dê pra fazer bem menos.

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Ronin
os homens compram carros grandes e potentes pois está diretamente relacionado à sensação de potência sexual


Isso é a maior besteira que existe... ninguém compra carro popular porque gosta... o único fator que influencia é o financeiro $$$... se a gasolina fosse 20 centavos o litro, o seguro mais caro fosse 200 reais, todo mundo iria comprar carros grandes e potentes. Então, todo mundo seria broxa? Que merda hein?

Jack Holland
Veterano
# fev/07
· votar


Ronin
Philipius
Acho muito tempo esses 8,5s, acredito que dê pra fazer bem menos.

Verdade. Acabo se consultar outras fontes aqui e confirmei seus 7 segundos... foda!

Vou nessa, flw

Dje
Veterano
# fev/07
· votar


nuss to qse morrendo ake..shaushuahsa q isso!!! hsuahsua num sabia q era taum ruim assim...sauhsuas buzao eh melhor hem!!

Ronin
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
Você está quase certo... mas fez uma análise do tipo:
- Tio com 20.000 para comprar um carro vs. tio com 120.000 para comprar um carro.

Esqueceu que existem variações em escala de prioridades. Existem aqueles que tem 120.000 e investem em um apartamento... outros se contentam com um carro de 30.000 e investem o resto e outra coisa... e aqueles que passam o resto da vida amarrados ao financimanto de um carro de 120.000.

128556
Veterano
# fev/07
· votar


os carros da FIAT sao os piores

pelo amor

carroças

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


Jack Holland
Acho que este tópico te enfureceu...

Villts
Veterano
# fev/07
· votar


Eu já vi um Marea 2.4 Turbo de fábrica.

O amigo do meu pai tem um, corre pra porra mano.

Não sei se é 2.4, mas o turbo é de fabrica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Verdades da Fiat