Guia Alimentar de Bolso - Cuide-se =)

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # nov/06


    Guia alimentar de bolso
    Como ter uma alimentação saudável. Este é o tema do guia de bolsa do Ministério da Saúde.

    Atualmente, um dos principais fatores de risco para o excesso de peso, diabetes, pressão arterial alta, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cânceres é um cardápio sem qualidade nutricional. Ultimamente, observa-se cada vez mais o interesse da população em uma dieta adequada, mesmo que a preocupação com o peso ideal seja o fator motivador.

    Sempre falo em meus textos que uma dieta adequada do ponto de vista qualitativo e quantitativo não é uma tarefa árdua, que podemos comer de tudo, desde que a quantidade e a qualidade esteja adequada para a idade, peso, altura e sexo, entre os fatores.

    O interessante no guia são os exemplos das porções dos alimentos, que podem auxiliar na hora de elaborar um cardápio equilibrado. Mas antes de começar a montar seu cardápio, siga os 10 passos de uma alimentação saudável.

    1 - Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

    2 - Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (como as batatas) e raízes (como a mandioca). Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

    3 - Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

    4 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Este prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

    5 - Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

    6 - Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

    7 - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

    8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

    9 - Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

    10 - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.



    previsão 29 páginas =)

    Party Boy
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    ... e muito biscoito recheado, claro...

    =D

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Luckas_Guitar
    · votar


    Inclua diariamenteraízes (como a mandioca).

    q gosta, gosta...

    isso é de lei, faço sempre 3 refeições bem balenceadas, a base de pão e café no café da manhã e janta, e um bom almoço. Mais uns biscoitos aí no meio.

    monikenha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    1 - Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
    meu café da manhã´é coca cola e pastelzinho! \o/

    2 - Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (como as batatas) e raízes (como a mandioca). Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
    não como batatas e nem madioca

    3 - Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
    verduras e legumes estão fora do meu cardápio! frutas raramente!

    4 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Este prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
    Feijão tb cortado do meu cardápio!

    5 - Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
    Leite eu não gosto. Carnes só bovina ou de porco! Aves e peixes e ovos: ECATH!

    6 - Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
    Tenho nojo disso tudo!

    7 - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
    Tomo pelo menos 2 latinha de refri por dia! Bolo não gosto e nem doces recheados!

    8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. ~
    Não consigo

    9 - Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
    Isso eu faço! \o/

    10 - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
    O que são atividades fisicas? Fumo 2 maços por dia e bebo quase todo dia!

    r2s2
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Nem conto o que eu como.

    Crash
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    6 - Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
    quanto ao oleo, margarina e etc tudo bem, mas restringir azeite nao concordo...apesar de ser muito calorico, é saudavel

    monikenha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    r2s2
    CONTA CONTA CONTA!

    maggie
    Veterana
    # nov/06
    · votar


    monikenha
    O que são atividades fisicas? Fumo 2 maços por dia e bebo quase todo dia!

    O pulmão já deve estar preto!

    monikenha
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    maggie
    eu prefiro pensar que ele esta de boa!

    Christina Amaral
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. ~
    Se eu fizer isso como comida completamente sem sal...

    Thani
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Desta vez o Rato não fez relação entre o conteúdo do tópico e como pegar uma mulher!!!

    :)))))))))))))

    Alessandra
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    meu café da manhã´é coca cola e pastelzinho! \o/
    Blurgh...

    Eu me alimento bem, pelo menos tive de passar a fazer isso, não como muito açúcar e nem muito sal, e corro quse todos os dias, sem falar dos localizados.
    Não fumo e bebo muitíssimo pouco.

    Era isso ou o colesterol alto e a pressão estourando, sente-se a diferença quando se começa a ficar mais saudável e com mais pique pras coisas....

    Adrianodevil
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Pooo esse ano foi foda =/

    Entrei magrelo na faculdade e to engordando bastante... o pior de tudo é que é por causa de cerveja mesmo =/
    Daqui uns tempos to só o pó da gaita...

    Marisco
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

    Daí pediu demais Carlito!

    Incubus
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    sente-se a diferença quando se começa a ficar mais saudável e com mais pique pras coisas....

    aham..=D

    - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias

    Realmente isto muda a vida de qualquer um. Falo por mim..=)

    Adrianodevil
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

    O filho da puta que fez essa merda com certeza não faz engenharia...

    Thani
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Esqueceram de citar o chocolate!

    Estimula a produção de serotonina!!

    Incubus
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    evite as bebidas alcoólicas

    To começando a achar q isto é uma boa idéia...=/

    Crash
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    chocolate!
    amargo de preferencia

    Alessandra
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Esqueceram de citar o chocolate!
    Toblerone
    :~~

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Crash
    chocolate!
    amargo de preferencia


    \o/

    Alessandra
    Toblerone
    :~~


    \o/

    Philipius
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    jëder diz: você é o que você come
    amicö da onssa diz: hm...
    jëder pergunta: quem eh vc?
    amicö da onssa responde: jëder?

    Só um Sonrisäl pra rebat6er.

    Philipius
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Toblerone
    Lindt.

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu virei uma imbecil completa. Não porcaria alguma faz meses.


    Acreditem: Não sinto falta e meu corpitcho agradeceu!!!

    snowwhite
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Philipius
    Lindt.

    \o/

    r2s2
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    monikenha
    CONTA CONTA CONTA!

    hehe

    Fodius
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bom tópico. Tem muita coisa aí q já faço...

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    1- Coma carne vermelha.
    2- Coma queijo.
    3- Coma carne em geral.
    4- Coma proteínas em geral.

    Crash
    Veterano
    # nov/06
    · votar



    3- Coma carne em geral.

    peixes gordos de preferencia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guia Alimentar de Bolso - Cuide-se =)