Astronomia. Quem curte?

    Autor Mensagem
    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/06


    Astronomia, que etimologicamente significava "lei das estrelas" (do grego: άστρο + νόμος), é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias dentro da física, da matemática e da biologia que envolve as observações das mais diversas que procuram respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera. Estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objectos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem. Observações astronômicas não são relevantes apenas para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral.

    A astronomia se divide em:

    * Astrofísica: É a Física aplicada na astronomia.
    * Ciência planetária: Estuda os planetas.
    * Cosmologia: Estuda a origem dos astros.
    * Astrometria: Mede as posições dos objetos no céu e suas mudanças. É necessária para definir o sistema de coordenadas usado e a cinemática de objetos em nossa galáxia.
    * Cosmologia Observacional: Estudo do universo como um todo e sua evolução.
    * Astronomia galáctica: Estudo da estrutura e componentes de nossa galáxia, seja através de dados relativos a objetos de nossa galáxia, seja através do estudo de galáxias próximas, que podem ser observadas em detalhe e que podem ser usadas para comparação com a nossa.
    * Astronomia extragaláctica: Estudo de objetos (principalmente galáxias) fora de nossa galáxia.
    * Formação e evolução de galáxias: Estudo da formação das galáxias e sua evolução ao estado atual observado.
    * Formação de estrelas: Estudo das condições e dos processos que conduziram à formação das estrelas no interior de nuvens do gás, e o próprio processo da formação.
    * Evolução estelar: Estudo da evolução das estrelas, de sua formação a seu fim como um remanescente estelar.
    * Astronomia estelar: Estudo das estrelas, em geral.
    * Astrofísica solar: Estudo de fenômenos físicos que ocorrem no Sol, como explosões, ejeções de massa, entre outras.
    * Formação estelar: Estudo das condições e processos que levam à formação de estrelas no interior de nuvens de gás.
    * Planetologia: Estudo dos planetas do Sistema Solar e exoplanetas.
    * Astrobiologia: Estudo do advento e manutenção de sistemas biológicos no Universo.
    * Arqueoastronomia: Estudo dos registros de fenômenos astronômicos em sítios arqueológicos e do conhecimento astronômico de povos extintos.
    * Astroquímica: Estudos de fenômenos e reações químicas ocorrentes no espaço.
    * Uranografia: Estudos das constelações e asterismos. Nome atual de Uranometria.

    Breve História da Astronomia

    Na parte inicial da sua história, a astronomia envolveu somente a observação e a previsão dos movimentos dos objetos no céu que podiam ser vistos a olho nu. O Rigveda refere-se aos 27 asterismos ou nakshatras associados aos movimentos do Sol e também às 12 divisões zodiacais do céu. Os antigos gregos fizeram importantes contribuições para a astronomia, entre elas a definição de magnitude aparente. A Bíblia contém um número de afirmações sobre a posição da Terra no universo e sobre a natureza das estrelas e dos planetas, a maioria das quais são poéticas e não devem ser interpretadas literalmente; ver Cosmologia Bíblica. Nos anos 500, Aryabhata apresentou um sistema matemático que considerava que a Terra rodava em torno do seu eixo e que os planetas se deslocavam em relação ao Sol.

    O estudo da astronomia quase parou durante a Idade Média, à exceção do trabalho dos astrónomos árabes. No final do século IX, o astrónomo árabe al-Farghani (Abu'l-Abbas Ahmad ibn Muhammad ibn Kathir al-Farghani) escreveu extensivamente sobre o movimento dos corpos celestes. No século XII, os seus trabalhos foram traduzidos para o latim, e diz-se que Dante aprendeu astronomia pelos livros de al-Farghani.

    No final do Século X, um observatório enorme foi construído perto de Teerã, Irã, pelo astrônomo al-Khujandi, que observou uma série de trânsitos meridianos do Sol, que permitiu-lhe calcular a obliquidade da eclíptica, também conhecida como a inclinação do eixo da Terra relativamente ao Sol. Como sabe-se hoje, a inclinação da Terra é de aproximadamente 23°34', e al-Khujandi mediu-a como sendo 23°32'19". Usando esta informação, compilou também uma lista das latitudes e das longitudes de cidades principais.

    Omar Khayyam (Ghiyath al-Din Abu'l-Fath Umar ibn Ibrahim al-Nisaburi al-Khayyami) foi um grande cientista, filósofo e poeta persa que viveu de 1048 a 1131. Compilou muitas tabelas astronômicas e executou uma reforma do calendário que era mais exato do que o Calendário Juliano e se aproximava do Calendário Gregoriano. Um feito surpreendente era seu cálculo do ano como tendo 365,24219858156 dias, valor esse considerando a exatidão até a sexta casa decimal se comparado com os números de hoje, indica que nesses 1000 anos pode ter havido algumas alterações na órbita terrestre.

    Durante o Renascimento, Copérnico propôs um modelo heliocêntrico do Sistema Solar. No século XIII, o imperador Hulagu, neto de Gengis Khan e um protetor das ciências, havia concedido ao conselheiro Nasir El Din Tusi autorização para edificar um observatório considerado sem equivalentes na época. Entre os trabalhos desenvolvidos no observatório de Maragheg e a obra "De Revolutionibus Orbium Caelestium" de Copérnico, há algumas semelhanças que levam os historiadores a admitir que este teria tomado conhecimento dos estudos de Tusi, através de cópias de trabalhos deste existentes no Vaticano.

    O modelo heliocêntrico do Sistema Solar foi defendido, desenvolvido e corrigido por Galileu Galilei e Johannes Kepler. Kepler foi o primeiro a desenvolver um sistema que descrevesse corretamente os detalhes do movimento dos planetas com o Sol no centro. No entanto, Kepler não compreendeu os princípios por detrás das leis que descobriu. Estes princípios foram descobertos mais tarde por Isaac Newton, que mostrou que o movimento dos planetas se podia explicar pela Lei da gravitação universal e pelas leis da dinâmica.

    Constatou-se que as estrelas são objetos muito distantes. Com o advento da Espectroscopia provou-se que são similares ao nosso próprio Sol, mas com uma grande variedade de temperaturas, massas e tamanhos. A existência de nossa galáxia, a Via Láctea, como um grupo separado das estrelas foi provada somente no século XX, bem como a existência de galáxias "externas", e logo depois, a expansão do universo dada a recessão da maioria das galáxias de nós. A Cosmologia fez avanços enormes durante o século XX, com o modelo do Big Bang fortemente apoiado pelas evidências fornecidas pela Astronomia e pela Física, tais como a radiação cósmica de microondas de fundo, a Lei de Hubble e a abundância cosmológica dos elementos.



    ----


    Acho interessantíssimo esse estudo...
    É tão intrigante estudar algo tão desconhecido, que beira ao infinito =D

    seila
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Negócio é que o Universo está em expansão.

    Sparkle
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu, até vou fazer faculdade esse ano \o\

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sparkle
    Eu, até vou fazer faculdade esse ano \o\


    Onde?

    Thio
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    The Blue Special Guitar
    valeu.

    seila
    aliás, acredito que ele vive numa respiração colossal. Se expande até o limite inconcebível, vai se contraindo até voltar ao ponto 0, ou 1... infinitamente. E em tudo isso, tudo se encontra.

    Atomic
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    eu curto :)

    Sparkle
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Ia tentar fazer na UFRJ, mas resolvi fazer a física pra depois na pós entrar na astrofísica

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sparkle
    Ia tentar fazer na UFRJ, mas resolvi fazer a física pra depois na pós entrar na astrofísica


    Se eu não gostar do curso de informática penso em fazer física no ano que vem.

    grafitte
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    enquanto isso, nosso planeta esta a beira de um colapso

    Sparkle
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Tem que gostar mesmo cara, eu mesmo odeio a física do colégio, é a pior merda que existe, mas vou encarar tudo na faculdade só pra pegar astronomia de pós depois, é o melhor caminho. Eu mesmo que gosto desde criança ja pensei em desistir, mas não adianta, é o que o cara gosta :D

    Thio
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    grafitte
    http://www.umanovaera.bighost.com.br/david_icke/uma_nova_era.htm

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    cara, eu ME AMAAARROO!
    só que eu num tenho muita bagagem de conhecimento astronômico...
    eu gosto da Física Teórica que engloba astronomia, tipo Stephen Hawking

    Sparkle
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Thio
    Calendário Maia :)

    Thio
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    grafitte
    http://super.abril.com.br/super/edicoes/233/conteudo_192762.shtml

    a senha é AZUL


    Sparkle
    também

    grafitte
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: grafitte
    · votar


    Thio
    edited

    r2s2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu adoro, pena que lemos tanta besteira que nem sei mais o q é certo e o q é errado. Mas é muito legal, porém nunca estudei a fundo, só superinteressante mesmo

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Fritz_mkvl
    · votar


    Não curto, muito longe da realidade pratica.

    TIO_TEDDY
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu curto

    asda
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Astronomia
    E vc, mia?

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    asda
    E vc, mia?

    Pervä.


    =P

    Valefort
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    astronomia e legal
    mas existem um bucado de coisas mais interessantes pra fazer doq olhar para o ceu.

    Pardal
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Que post gigante o primeiro, aê... o The Blue Special Guitar fez A pesquisa...

    Meu irmão faz física, acho que ele nunca vai ter muito de Astronomia...

    flea fan
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    É maneiro.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Valefort
    mas existem um bucado de coisas mais interessantes pra fazer doq olhar para o ceu.


    Talvez só sexo, internet e rock'n'roll.

    Pseudonimum
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu gosto. Inclusive participei da Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia.

    Valefort
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    The Blue Special Guitar

    troca internet por drogas...
    =D

    hoahou to brincando em

    williamft_9
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu amo astronomia, mas odeio física.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Astronomia. Quem curte?