Baixar músicas da Web sem fins lucrativos não é crime, diz juíza na Espanha

    Autor Mensagem
    GuitarHouse
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: GuitarHouse


    Baixar músicas em sistemas de troca de arquivos não é crime, pelo menos para a juíza espanhola Paz Aldecoa, da cidade de Santander. Aldecoa absolveu esta semana um homem de 48 anos acusado de compartilhar músicas pela Internet e abriu um novo precedente na batalha entre gravadoras e usuários da rede.

    Segundo a juíza, pela lei da Espanha, uma pessoa não pode punida nem ser considerada criminosa por fazer o download de músicas para uso estritamente pessoal.

    A decisão abre um precedente legal para que os 16 milhões de internautas espanhóis baixem músicas de graça via redes P2P sem serem punidos.

    Segundo o site britânico The Register, a federação de gravadoras da Espanha, a Promusicae, deve recorrer da decisão.

    O Ministério Público local e duas associações de gravadoras espanholas acusavam o homem de pirataria e pediam na Justiça dois anos de prisão por troca de músicas pela Web.

    Devido às diferentes legislações, cada país europeu costuma adotar procedimentos legais diferentes quanto à troca de músicas pela Web. Na Finlândia, por exemplo, 22 pessoas foram multadas em € 427 mil na semana passada por compartilhar filmes, músicas, jogos e software pela Internet.

    Na Suécia, mais de cem estudantes da Universidade de Växjö, na região sul do país, foram proibidos de usar a Internet nas instalações da instituição porque baixaram arquivos em seus apartamentos no campus.

    http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2006/11/03/ult2870u164.jhtm

    eeevee
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    lol

    TWT ICE
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    eu axo q n eh crime tbm pq eu custumo baixar as musicas p/ decobrir o artista etc pra dpois compra o CD pq n tem graça ter a musik so no pc...

    Dogs2
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    crime é 27 reais num Cd de 6 músicas (Pink Floyd - Meddle)

    Midgard
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    \o/

    Guto EADG
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    eh um crime hediondo!
    ..
    tenho quase 6 mil musicas

    Lúthien Tasardur
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Se não fosse tão caros os cds...

    TASIVA
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    crime é cobrar mais de 30 nos cds de hoje...

    contra burguês, baixe mp3

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    eu nunca baixei uma mp3 na minha vida.

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    eu nunca baixei uma mp3 na minha vida.


    haha
    eu também não
    \o/

    janick
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    GuitarHouse
    \o/

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    A mesma ladainha de sempre...
    Se os CDs custassem 10 reais em média, o povão continuaria baixando mp3 ilegais pela net.
    É hipocrisica colocar o preço dos CDs como único fator para o aumento da pirataria.

    Midgard
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface

    eh verdade

    Daniel Jr
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    eu nunca baixei uma mp3 na minha vida.

    prefere .wma?

    Daniel Jr
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    TASIVA
    contra burguês, baixe mp3

    \o/

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    eu nunca baixei uma mp3 na minha vida.

    Só de duas pra cima hehehehe

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Essa juíza ganhou sua passagem para o céu.

    Beto Carneiro
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Olha só isso :


    Tá liberado - Não é crime baixar seriados da internet

    Em matéria publicada pela revista Época recentemente sobre a distribuição de séries e músicas na internet para uso em aparelhos de Ipod, deixou-se claro que o Ministro da Cultura Brasileiro Gilbero Gil não é totalmente contrario a idéia.

    Segundo a reportagem o ministro é um dos artistas favoráveis a idéia dos direitos “parcialmente reservados” que garante o pagamento de royalties aos músicos em caso de venda de CDs ou execução em filmes e novelas, e em caso de exibição na TV ou venda em DVD para os seriados.

    Debate provocado graças à “Lost” e “24 Horas”

    A discussão causou polêmica e voltou à cena hoje graças a uma matéria publicada no jornal Agora São Paulo sobre o sucesso das séries “24 Horas” e “Lost” na Internet, onde fãs baixam os episódios recém exibidos nos EUA.

    Segundo declaração de Elie Wahaba (Gerente Sênior VP da América Latina e Caribe da Fox) ao jornal paulistano não é crime baixar episódios disponíveis na internet desde que seja para uso próprio “As pessoas baixam porque querem assistir antes”, o problema para a Fox seria a comercialização destes episódios em CDs ou DVDs sejam na própria rede mundial de computadores ou em barraquinhas e standes.

    Já Stefania Granito (Gerente de Marketing dos canais da Sony como AXN e Animax) concorda com o Elie: “Os fãs promovem grupos de discussão na Internet, e isso ajuda na divulgação da série. Nos sites, eles disponibilizam links para quem quer baixar os capítulos para ver ou rever. Não consideramos que isso seja pirataria porque eles não estão comercializando o programa”.


    Fonte

    LuizJu88
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Se os cds custassem 10 reais eu compraria sim...inclusive comprei um ontem naquelas promoções das Lojas Americanas(fiquei garimpando la pra achar algo q prestasse)...=)
    EU pelo menos prefiro ter o cd a ter mp3...mas nao posso pagar 35, 40 reais toda vez q quiser escutar algo novo...

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Vamo deixar de hipocrisia. A tecnologia hoje (gravadoras de cd/dvd, internet banda larga, mp3 player, etc) amplia enormemente o acesso à informação, à cultura e ao lazer, e a tendência é isso se expandir cada vez mais. É uma contradição com o próprio desenvolvimento certos legisladores babacas e lobistas quererem limitar o acesso a isso.

    O acervo de mp3 e divx (filmes e shows) que eu tenho seria incompátivel com a minha condição econômica se eu tivesse que comprar tudo isso. E acho que, mesmo que eu tivesse dinheiro pra comprar tudo que eu pego pela internet, não o faria, porque o acesso que a tecnologia me permite é muito mais dinâmico.

    Acho que essa discussão tem que se deslocar um pouco do direito autoral das indústrias pro DIREITO DE TODA E QUALQUER PESSOA AO LAZER, À INFORMAÇÃO E À CULTURA.

    Bob do recife
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    concordo com ela...

    a net foi feita pra piratear mesmo =D

    janick
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Prefiro vinil, o som é mais truú.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixar músicas da Web sem fins lucrativos não é crime, diz juíza na Espanha