Fanatismo religioso é doença?

Autor Mensagem
Senhor Marine
Veterano
# out/06


Religião
Criança precisa de transfusão de sangue e pais não autorizam
Publicado em 24.10.2006, às 12h17


Do JC OnLine
Com informações da TV Jornal

A Justiça vai ser acionada para resolver o caso de uma garota de 8 anos que precisa de transfusão de sangue e os pais não querem deixar porque dizem que a religião deles não permite.

A menina está internada desde o último domingo (22) no Hospital Geral de Prazeres, onde deu entrada com infecção urinária e anemia. Os exames realizados na garota confirmam que a taxa de hemoglobina é de 3,7, o que precisa urgentemente de transfusão de sangue, já que o normal da taxa é que seja de 10 a 12.

Nessa segunda-feira (23) a menina foi encaminhada ao Hemope para que fosse realizada a transfusão, mas os pais da menor não permitiram e justificaram dizendo que a religião que eles seguem não permite a prática desse procedimento.

Os médicos disseram que a criança teve febre alta na manhã desta terça-feira (24) e que o quadro de saúde deve se agravar caso a transfusão não seja feita.

http://jc.uol.com.br/2006/10/24/not_122359.php

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine


Lamentável.

Isso devia dar cadeia.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Lamentável.

Isso devia dar cadeia.


Casos assim são comuns, direto acontece. Pobres crianças.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Casos assim são comuns, direto acontece. Pobres crianças.

Mas se criam sob essa verdade. Vão fazer igual.


Eles não se dobram, aceitam a morte.

Há médicos que se rebelam. Fazem escondido.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Mas se criam sob essa verdade. Vão fazer igual.


Eles não se dobram, aceitam a morte.

Há médicos que se rebelam. Fazem escondido.


É por essas e outras que sou contra essas lavagens cerebrais que chamam de religião.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
É por essas e outras que sou contra essas lavagens cerebrais que chamam de religião.

Como pode estabelecer uma verdade a respeito de que deus é tão poderoso que só ele pode trocar o sangue de alguém?

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Como pode estabelecer uma verdade a respeito de que deus é tão poderoso que só ele pode trocar o sangue de alguém?

Será que no livro de leis sagrado deles tem um artigo que proíbe transfusão?

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Será que no livro de leis sagrado deles tem um artigo que proíbe transfusão?

Certamente. Isso é extremamente sério para eles.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Certamente. Isso é extremamente sério para eles.

Eu acho que isso é falta do que fazer.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Eu acho que isso é falta do que fazer.

Isso é crime.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Isso é crime.

O pastor ou sei lá o quê que inventou essa lei idiota na certa tinha um excesso de tempo livre.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
O pastor ou sei lá o quê que inventou essa lei idiota na certa tinha um excesso de tempo livre.

Não. É sempre fruto de duas coisas...o delírio pelo poder da mente e do bolso do outro ( que está fragilizado) e alguma forma de psicose.

Senhor Marine
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Não. É sempre fruto de duas coisas...o delírio pelo poder da mente e do bolso do outro ( que está fragilizado) e alguma forma de psicose.

Esse Jeová é o Deus cristão?

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
Esse Jeová é o Deus cristão?


Sabe que eu não sei?

Putz...naum tenho nome
Veterano
# out/06
· votar


oi galera q num dorme =)

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Senhor Marine
http://www.cacp.org.br/tj_nome_de_deus.htm

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Putz...naum tenho nome
oi galera q num dorme =)


Oi!!!


Já vamos dormir!

Ke.Koala
Veterano
# out/06
· votar


q bosta heim...
religião é coisa do capeta só pode....

Fanatismo religioso é doença?
doença terminal...ja ouvi fala de casos assim q a criança morre....
lamentavel...
como alguem pode acreditar num monte de tijolos??????????????

O_raffa
Veterano
# out/06
· votar


bando de idiotas... se fosse a minha filha eu morreria por ela e que se foda se existisse um deus que naum permitisse uma merda de transfusaum....

quero ver como os pais desta criança vaum chorar em seu funeral... =/

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Pra mim fanatismo é doença, independente de ser religioso ou não.

Fodius
Veterano
# out/06 · Editado por: Fodius
· votar


Cuidado com as generalizações.

Testemunhas de Jeová é uma religião pseudo-evangélica, seita. ( parece ser essa a religião dos pais da criança )

Tem uma galera q devia se informar melhor, e não apontar a metralhadora em qq religião só pq não crê. ( to falando no geral )

Daniel Jr
Veterano
# out/06
· votar


Doentes são esses fanáticos...
A religião em si torna - se muito influenciada por pessoas que podem agir de má fé... Isso é lamentável... Há igrejas que o cara nem sabe lê direito e esta la direcionando pessoas e tal's. Acho isso errado... Infelizmente isso acontece e muito pelo mundo a fora... e não acontece apenas com as religiões cristãs... Acredito em Deus e sigo seus mandamentos "na medida do possível", não sou atrelado a leis humanas ou religião como queiram.

E quanto a bìblia ter alguma coisa contra transfusão... não, não tem nada... acontece que se todos aki lermos o mesmo livro chegaremos a conclusões diferentes e isso que muitas vezes acontece com a bíblia, as pessoas se quer tentam entender o contexto e a história por trás dos textos e ja saem interpretando mal e erradamente...


Bom já escrevi demais e sinceramente não sou muito de ficar discutindo religião, não por não ter subsídios e sim por achar isso vago e sem sentido...

Bom dia... ^^

Daniel Jr
Veterano
# out/06
· votar


Fodius
Pois é a galera generaliza tudo...
Como se tudo fosse um grande pacote de merda...

Mas há segmentos que levam as coisas a sério e realmente trazem os ensinametos de Deus/Jesus de forma integra e sem distorções...

Daniel Jr
Veterano
# out/06
· votar


Fritz_mkvl
Pra mim fanatismo é doença, independente de ser religioso ou não.

Apoiado....


\o/

Lúthien Tasardur
Veterano
# out/06
· votar


Só sei que a religião católica não faz isso...Mas tem muitas religiões que ficam proibindo varias coisas...acho um absurdo....

aFFF
Veterano
# out/06
· votar



Pra mim fanatismo é doença, independente de ser religioso ou não.
(2)


LuizJu88
Veterano
# out/06
· votar


Mas há segmentos que levam as coisas a sério e realmente trazem os ensinametos de Deus/Jesus de forma integra e sem distorções...
não concordo e nem posso acreditar nisso...mas fico por aqui para nao estender essa discussão..=)

Todo fanatismo eh perigoso inclusive os religiosos de qualquer tipo...seja catolico, evangelico, testemunha de jeová, judeu, budista e o caralho a 4...

aFFF
Veterano
# out/06
· votar


Fanatismo religioso é doença?
Mais uma asneira do Lula
Tentar imaginar esferas de três dimensões pode fazer mal à saúde, diz estudo
Até onde pode ir a liberdade de expressão?
Repolho e couve
Palavras de um religioso no Orkut
Lula sabia de tudo (prova)
Coréia testa arma nuclear
Jornalista que criticava Putin é assassinada em Moscou
Recebi por e-mail
Refutação das 66 perguntas sobre o holocausto
66 perguntas (idiotas) sobre o holocausto
Arthur Schopenhauer \o/
Olhem o tamanho da bandidagem =/
Movimento o Sul é meu País
Irã desafia a ONU
Não há "Ponto de Deus" no Cérebro
Criacionismo ou evolucionismo?


cuidado com o fanatismo man ;)

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


Centro Apologético Cristão de Pesquisas - CACP

As Testemunhas de Jeová e a Transfusão de sangue

Introdução: Baseados em Gen. 9.4, Levíticos 7.27; 17.10-14, e Deut. 12.25-28, as Testemunhas de Jeová (TJ) não permitem que alguém da seita ou da família se submeta a transfusão de sangue para intervenções cirúrgicas ou para salvar a vida de alguém em circunstâncias especiais. Casos graves neste sentido têm surgido, provocando a movimentação da opinião pública e que se tornaram chocantes.

Mas não foi sempre assim com as TJ Seu principal fundador, Charles Taze Russel, por volta de 1892, apenas proibiu comer sangue, mas nada falou de transfusão de sangue. Igualmente, seu grande sucessor, o Juíz Rootherford, em 1939, respondendo a uma indagação por carta de um de seus seguidores, falou que não se deveria comer a carne de animais com o seu sangue conforme a recomendação do Velho Testamento, mas não tratou de transfusão de sangue (Witnesses of Jehovah - A Shocking Expose of What Jehovah's Witnesses Really Believe - Leonard & Majorie Chretien, Harvest House Publishers, Oregon, pag 183).

A proibição começou a ser implantada a partir de 22 de dezembro de 1943, quando saiu um artigo na revista Consolação (Consolation) defendendo a idéia (idem, idem, p. 183). Daí para a frente, vários artigos em várias literaturas, consolidaram a proibição.

Teriam razão as testemunhas de Jeová?

Vejamos:

1. Comer não é transfundir. A proibição de não comer era mais para deixar o sangue derramar-se sobre a terra em respeito à vida. Uma segunda razão da proibição no Velho Testamento era o fato de serem os animais usados no altar para expiação dos pecados dos seres humanos. Por isso, o sangue era considerado sagrado. De qualquer maneira, comer não tem nada a ver com transfundir sangue. O texto bíblico jamais deixa transparecer qualquer outro significado. A proibição é de não comer a carne com o sangue. Não entro aqui na discussão se o crente hoje deve ou não deve comer carne com sangue ou frango a molho pardo. De qualquer maneira, esta é uma das poucas exigências para os judeus, no Velho Testamento, que são mantidas no Novo Testamento, para os cristãos gentios. Mas daí, a entender que a proibição de comer carne com sangue significa proibir fazer transfusão de sangue para salvar uma vida, é muito diferente.

2. A "alma" da carne que está no sangue, segundo Lev. 17.11-12, é a vida e não o espírito. Animal não tem espírito. Só o ser humano tem espírito. As palavras para alma e espírito são diferentes. "Alma", aqui é NEPHESH, que quer dizer: vida, força vital. A palavra geralmente usado no Velho Testamento para espírito é: RUAH. Algumas vezes, "nephesh" é usada como sinônimo de "ruah", mas aí o contexto do texto (o que vem antes e o que vem depois), determina o sentido certo.

3. A proibição é de comer sangue de animal. Jamais esteve em foco a idéia de comer sangue humano. A Bíblia não permite o canibalismo, isto é, o ato de comer carne humana, muito menos o ato de comer sangue humano. Esse critério de interpretação bíblica para acomodar o texto a idéias preconcebidas é tão inconseqüente, que leva seus agentes a cometerem incoerências. Será que nunca lhes passou pela cabeça o fato de que, ao proibirem a transfusão baseados na proibição bíblica de comer sangue de animais, estão igualando sangue de animal a sangue humano?

4. Sangue posto na veia não é a mesma coisa que soro para alimento. A grande argumentação das TJ., citando inclusive conceitos médicos de alimentação endovenosa, que infundir algo na veia é alimentar. Pode até ser "alimentar", mas não é comer. Sabe-se que "comer" faz parte do processo de alimentar, pois quando comemos algo estamos levando para dentro de nós certos elementos que vão ser distribuídos pelo nosso organismo. Mas o ato de comer para alimentar envolve, ao final, o ato de jogar fora, pelos intestinos, aquilo que não presta. E isso seria indigno para a vida que tantas vezes era levada ao altar para servir de expiação pelo pecado. Daí concluímos que o ato mecânico de comer pode ser alimentar, mas o ato de alimentar com soro pela veia não é o mesmo que "comer", pois dispensa os atos mecânicos de mastigar e deglutir (engolir).

5. Sangue injetado na veia, além de não ser de animal, mas de ser humano, é, ainda mais, de pessoa viva e não de pessoa morta. Um morto não pode doar sangue. A pessoa que doa sangue continua viva, em plena saúde. E a Bíblia, no caso, proíbe comer sangue de animal que foi morto para servir de alimento. É muito diferente.

6. Não há nenhuma passagem bíblica que regulamente a questão de transfusão de sangue especificamente, mesmo porque esse maravilhoso recurso médico ainda não era conhecido. Ademais, a própria Bíblia diz que "onde não há lei não há transgressão" (Rom. 4.15). A mesma coisa acontece com o Direito das nações cultas que diz: "Se não há lei, não há crime".

7. Essa proibição, portanto, que tem ceifado tantas vidas inocentes e preciosas provém, data venia, da maneira errada das TJ interpretarem as Escrituras. Felizmente, ao longo dos anos, muitas pessoas conseguiram se libertar desses erros, como é o caso do casal Leonard & Marjorie Chretien, autores do Livro: Witnesses of Jehovah, A Shocking Expose of What Jehovah's Witnesses Really Believe, que abandonaram a seita após 22 anos de serviço fiel à organização, e escreveram um livro, lançado em 1988, que todas pessoas engajadas no sistema Testemunha de Jeová deveria ler.

CENTRO APOLOGÉTICO CRISTÃO DE PESQUISAS
Fale Conosco
Voltar
© Copyright CACP 2003
Pr. João Flávio & Presb. Paulo Cristiano

Expertsoad
Veterano
# out/06
· votar


sim

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fanatismo religioso é doença?