Placa de "PARE": Comunicação verbal ou não verbal?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# out/06


Placa de PARE é 'não verbal' segundo as leis de trânsito

A placa trata-se de um símbolo, independentemente da escritura contida. É a única placa de Regulamentação que é octagonal. Tem geralmente as cores vermelha e branca.

Placa de PARE é 'verbal' segundo a gramática e a opinião de muitos

Nesse caso leva-se em conta a palavra "PARE" contida na placa. Seria uma oração imperativa.

---------------------------------------------------------------------- -------------

E aí?! De que lado você está?

Eu estou do lado do "Comunicação não verbal", pois foi determinada pelo Código Nacional de Trânsito, criada por eles mesmos.

(Querendo causar polêmica!)

=> Previsão de 4 posts =/

Tiruk
Veterano
# out/06
· votar


brunohardrocker
simbolos pessoas do mundo inteiro sao capazes de entender
sao universais

se eu fizer um ..I.. pra vc, c sabe o q é

c eu escrever "sushinocudamae", nem todos entendem

brunohardrocker
Veterano
# out/06
· votar


Tiruk

Pois é, mas o caso da placa de "Pare" é especial. Não é como o da 'lombada' ou 'cruzamento com linha férrea', que são símbolos. A placa conforme a lei de transito é um símbolo, mas se for levar em conta a palavra "pare" pode ser também uma comunicação verbal.

Beto Carneiro
Veterano
# out/06
· votar


Põe um analfabeto pra dirigir um carro, se ele parar é símbolo; senão, é acidente na certa!

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Analfabeto pode dirigir?

Beto Carneiro
Veterano
# out/06
· votar


Não sei ,o Lula tem carteira ? (de habilitação)

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Beto Carneiro
Não sei ,o Lula tem carteira ? (de habilitação)


Não...do buzunga para o Aerolula sem escalas ok

Beto Carneiro
Veterano
# out/06
· votar


huahuahauhaua

brunohardrocker
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

oi! quanto tempo hein!

Analfabeto pode dirigir?

Para quem fez carteira apartir de 98 não pode mais. Pois tem 25/30 horas de aulas teóricas a respeito das leis de transito, primeiros socorros e tudo mais.

A não ser que o cara compre a carteira =/

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


brunohardrocker
oi! quanto tempo hein!


OIE!!!

Tudo bem???


Para quem fez carteira apartir de 98 não pode mais. Pois tem 25/30 horas de aulas teóricas a respeito das leis de transito, primeiros socorros e tudo mais.

A não ser que o cara compre a carteira =/



Pois é...então PARE é verbal.

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Beto Carneiro
huahuahauhaua


;D

brunohardrocker
Veterano
# out/06
· votar


Aerolula

Pois é, acho que a declaração do Alckmin é verdadeira. Ele irá vender mesmo esse avião, caso seja eleito!
Como ele iria viajar num avião que tem o nome de "aerolulla"?!

brunohardrocker
Veterano
# out/06 · Editado por: brunohardrocker
· votar


snowwhite
OIE!!!

Tudo bem???


Tudo ótimo!

e contigo?

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


brunohardrocker
Pois é, acho que a declaração do Alckmin é verdadeira. Ele irá vender mesmo esse avião, caso seja eleito!
Como ele iria viajar num avião que tem o nome de "aerolulla"?!



Ainda mais se o Lulla encharcou o tanque de cachaça!!

SHAUHSUAHSUAHS


Tudo ótimo!

e contigo?



Tudo ótimo!

brunohardrocker
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite

Acho que teria que guardar a caixa preta desse avião, lá pode ter coisas que o Lulla também "não sabia"! hahahaha

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


brunohardrocker
Acho que teria que guardar a caixa preta desse avião, lá pode ter coisas que o Lulla também "não sabia"! hahahaha


Não tem caixa preta...é vermelha!

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/06
· votar


brunohardrocker
Placa de PARE é 'não verbal' segundo as leis de trânsito

A placa trata-se de um símbolo, independentemente da escritura contida. É a única placa de Regulamentação que é octagonal. Tem geralmente as cores vermelha e branca.



Bah...se tirarem as letras ninguém vai ter certeza que é pare mesmo hahaha

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


snowwhite
Não...do buzunga para o Aerolula sem escalas ok

HUAHUAHUAHUA!!!

Sensacional...

snowwhite
Veterano
# out/06
· votar


Flying CCCP
HUAHUAHUAHUA!!!

Sensacional...



hehheheheh

Toalhinha
Veterano
# out/06
· votar


caramba, hj eh 15 de outubro @_@_@

bom, mas nem é verbal não.. se vc for ver gramaticalmente, tudo bem.. mas fora disso tem a quantidade de letras da palavra.. até 8 caracteres/objetos, vc nem lê e nem conta quantos tem..vc simlpesmente bate a vista e já sabe (calcula antes de se dar conta que calculou..) e isso é com pombos e com pessoas.. aliás, quase todo ser vivo ´e assim =] por isso não é um verbo.. aliás não passa nem perto de uma palavra.. até um pombo dos mais estúpidos é capaz de ler se pensar no assunto ^^

Fastturtle
Veterano
# out/06
· votar


auhsasduhasuh

teuabreu
Veterano
# out/06
· votar


A placa pare são placas de regulamentação!!!!

As placas de regulamentação indicam as obrigações, proibições e limitações que determinam o uso das vias. Sua violação constitui infração do Código de Trânsito Brasileiro.

Elas são circulares, têm o fundo branco, borda em vermelho, com ou sem uma tarja vermelha, exceto a placa de "Parada Obrigatória", que é octagonal e possui fundo vermelho e a placa de "Dê a Preferência", que é triangular.

http://www.spell.com.br/spell/download/Placas%20de%20Regulamenta%C3%A7 %C3%A3o-1.htm

http://www.aracaplaca.com.br/placas_advertencia.php

Alessandra
Veterano
# out/06
· votar


Qualquer placa, com escritos ou não, é comunicação verbal porque caracteriza uma imagem de comportamento, no caso dessa, a acção de parar.

Quem quiser saber mais leia "Sobre o behaviorismo - Skinner", explica bastante sobre comportamento verbal e não-verbal.

Dogs2
Veterano
# out/06
· votar


Continuando no assunto:

Tinha um assaltante e de repente...

-Pare!
-Impare!
-Mas isso é um assalto!
-Ah, então num brinco mais

:)

Fastturtle
Veterano
# out/06
· votar


Continuando no assunto:

Tinha um assaltante e de repente...

-Pare!
-Impare!
-Mas isso é um assalto!
-Ah, então num brinco mais

:)


¬¬

MacCa
Veterano
# out/06
· votar


A placa, em sue todo, tem muito de comunicação não-verbal. A cor vermelha, a diagramação (letras garrafais, centralizadas). Mas é exatamente a palavra "PARE" que a designa como uma placa para parar! Por isso, acho que, à primeira vista, ela é verbal e é auxiliada por outros códigos (cromático e morfológico). Depois disso, seu significado passa a ser icônico, ou seja, sua imagem já nos remete ao "parar", não é mais necessário ler e absover a informação da placa, pois isso já foi feito. Lembrem-se que um ícone só funciona a partir do momento em que o receptor tem a informação suficiente para receber sua mensagem.

Fodius
Veterano
# out/06
· votar


Os dois. ;D

Horcruxes
Veterano
# out/06
· votar


acho q é mais não-verbal, pois o q chama a atenção não é a palavra "pare" em si, mas o impacto visual de grandes letras brancas num fundo vermelho.

Fodius
Veterano
# out/06 · Editado por: Fodius
· votar


acho q é mais não-verbal, pois o q chama a atenção não é a palavra "pare" em si, mas o impacto visual de grandes letras brancas num fundo vermelho.

Isso, tb acho. Os dois, uma % aqui outra % ali ;p

MacCa
Veterano
# out/06
· votar


Verbal em primeira instância.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Placa de "PARE": Comunicação verbal ou não verbal?