A autodefesa verbal

    Autor Mensagem
    Ana_Angel
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Ana_Angel


    Muita gente pensa que autodefesa verbal significa retaliar. Sua imagem da autodefesa verbal é uma coleção de respostas inteligentes e estratégias retóricas que derrotam os seus oponentes. Esta não é a imagem correta.
    Certamente esta situação já aconteceu com você. No meio de uma discussão feroz com alguém, você percebe que não está mais preocupado com a origem da discussão e não consegue nem entender como você entrou nela!
    Isto não é trivial. A linguagem hostil é perigosa à sua saúde e bem-estar - é tóxica. Pessoas freqüentemente expostas à linguagem hostil adoecem mais vezes, são prejudicadas mais vezes, levam mais tempo para recuperar-se de doenças e sofrem mais complicações durante a recuperação. Como resultado óbvio, tendem a morrer mais cedo. Além disso, a linguagem hostil é tão perigosa à pessoa que a usa (e curiosos inocentes que não conseguem deixar a cena) como à pessoa que recebe. Ainda assim, a maioria das pessoas percebe que é possível evitar que discussões intensas se tornem brigas. Como é que tanta gente inteligente continua se envolvendo em discussões então?
    A resposta é bastante simples. Uma das partes do seu cérebro (a amídala) está constantemente em funcionamento e uma das suas principais tarefas é perceber o perigo. Quando ela encontra algo que identifica como característica de perigo, envia uma mensagem que provoca reação de lutar-ou-correr imediata e pode fazer isto sem atravessar a parte racional do seu cérebro. Ela literalmente põe seus pensamentos em curto-circuito.
    Esta parte do seu cérebro ainda pode ser uma coisa boa nas raras ocasiões em que você realmente enfrenta um perigo súbito que ameaça a sua vida, como tufões, terroristas ou atiradores loucos. O problema é que provavelmente esta mesma parte do cérebro írá reagir quando a ameaça for apenas uma pessoa boba que quer discutir se o computador dele é melhor que o seu. Se a amídala achar que essa pessoa é uma ameaça , ela contorna a parte racional do seu cérebro. E logo você vai estar pensando , "eu não estou NEM AÍ se o meu computador tem mais memória do que o computador desta MULA! Como é que entrei NISSO? E como é que SAIO disso pra poder continuar o meu dia?" Isto pode acontecer com qualquer pessoa de vez em quando; todos nós perdemos a noção às vezes. Mas se acontece muitas vezes, é uma grave ameaça ao seu bem-estar. É muito mais perigoso para você do que a maior parte das coisas em que você gasta tempo e dinheiro para tentar se proteger.
    Em cada situação de linguagem hostil há uma grande variedade de respostas à sua disposição, da raiva ao silêncio. Respostas diferentes têm conseqüências diferentes. As conseqüências das respostas conduzidas pela amídala ou das respostas tradicionais de contra-ataque, defesa e debate são raramente satisfatórias. As conseqüências da exposição crônica à retórica hostil literalmente ameaça a sua vida e as vidas de todos envolvidos nisso.

    Vc sabe usar a autodefesa verbal?

    Qual sua opinião sobre o assunto?

    Lembrando que, a autodefesa verbal possui três componentes:
    1- entender o que realmente está acontecendo;
    2- escutar em vez de chegar a conclusões precipitadas;
    3- saber como responder.

    guizimm
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    as 5 e meia da manhã vc quer que alguem leia tudo isso?

    Ana_Angel
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    guizimm

    "Ganhei 1 ponto por não responder nada!"

    ........|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    ........|..........1 Ponto .....|||"|""\___
    ........|__________________|||_|___|)<
    ........!(@)'(@)""""**!(@)(@)****!(@)

    "Vc não pode saber que caminho o veiculo fez só olhando as estradas".

    slow134
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    o texto e legal pacas, li tudo tá?

    Mr. Joe
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ana_Angel
    aqui não é yahoo respostas

    Mr. Joe
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    mas legal o texto

    Arcanjo Lúcifer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O problema é continuar se defendendo quando o universo inteiro já viu que estás errado. As vezes se entregar é bem mais nobre que continuar e acabar num nível próximo ao ridículo, ou nele.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Ana_Angel

    Muito interessante o tema.
    No meu caso, não sei. 'Depende das fases da lua.'
    Mas que é uma agressão ao bem-estar, isso é. É amargo.
    Gostaria de ser um pouco diferente.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    A linguagem hostil é perigosa à sua saúde e bem-estar - é tóxica. Pessoas freqüentemente expostas à linguagem hostil adoecem mais vezes, são prejudicadas mais vezes, levam mais tempo para recuperar-se de doenças e sofrem mais complicações durante a recuperação. Como resultado óbvio, tendem a morrer mais cedo.

    pff

    Sedank
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ana_Angel

    Na verdade você perdeu 3.

    Sedank
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Odeio teorias sem nenhuma prova concreta.

    Tipo homeopatia.

    Ana_Angel
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Ana_Angel
    · votar


    slow134
    Mr. Joe
    Codinome Jones

    Ok, sem comentários.

    Ana_Angel
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Arcanjo Lúcifer

    Concordo com vc.
    "Para entender o que outra pessoa está dizendo, vc deve presumir que é verdade e tentar descobrir como essa verdade funciona".
    Vc está presumindo temporariamente que é verdade e logo você está escutando cuidadosamente para descobrir como a afirmação pode ser verdade. Mas a maioria de nós, ouvimos, lemos, seja lá como for e reagimos negativamente; imediatamente assumimos que a declaração é falsa; deixamos de escutar porque estamos ocupados dizendo a nós mesmos o que está errado com a pessoa que explica por que eles diriam algo inaceitável para nós. Chegamos a conclusões precipitadas.

    Ana_Angel
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    brunohardrocker

    Eu particularmente acho que vc usa muito bem a autodefesa verbal.

    Ana_Angel
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sedank

    O engraçado é que vc, sendo dono de determinado tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/256841/ , venha respondendo ao meu dessa forma, bem contraditório, não acha?
    Mesmo pensando que vc "ganhou", você perdeu, porque o ataque foi feito, vc conseguiu o que queria?
    Entenda! Pessoas como o seu atacante são como criancinhas que preferem ser punidas a ignoradas: se o único modo pelo qual conseguem a sua total atenção é pela sua atenção negativa, eles se contentam com isso.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    é por isso que eu não perco tempo com autodefesa verbal e uso a autodefesa física

    /pitboy

    Ana_Angel
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rafa-Ban

    Cara, fiquei feliz em saber que vc está se recuperando, bacana mesmo, continue se cuidando que tudo dará certo. Valeu pela resposta, rs

    Simonhead
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Vc sabe usar a autodefesa verbal?

    Dependendo da situação, sim.

    qew
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sei xingar, falar palavroes e esbravejar, se isso é defesa verbal, sim, sei. E como sei.

    Sedank
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ana_Angel
    O engraçado é que vc, sendo dono de determinado tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/256841/ , venha respondendo ao meu dessa forma, bem contraditório, não acha?

    Não.

    TaylorBass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ana_Angel
    Olha a autodefesa verbal é muito importante para a sociedade, pois sem ela n conseguiriamos nos defender verbalmente. Segundo Bordieu, a teoria da libertação humana dos vampiros consiste realmente na base trazida pela autodefesa verbal, ampliando os saberes dos vampiros para que os mesmos não ataquem a sua presa. Isso é descaracterizado pela abundante quantidade de seriados de péssima valia que presenciamos no nosso dia-a-dia, porém esperamos que a autodefesa verbal volte a ser o que era.

    Arcanjo Lúcifer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    TaylorBass
    Eu acho que tu deveria escrever um livro sobre isso. Aliás, uma série de livros.

    Sam Keat
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    vol esperar sair o filme

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ana_Angel
    Obrigado :)

    TaylorBass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Arcanjo Lúcifer
    brigado chifrudim

    Ana_Angel
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Ana_Angel
    · votar


    TaylorBass

    Bem interessante a teoria de Bordieu, dei até uma pesquisada.
    Considero esse tipo de perspectiva da maior importância, simpatizo muito e a aplaudo entusiasticamente.
    Mas o problema é que as pessoas recusam a realidade, e acabam por se deslocar da mesma, por se tornar desconectado com o assunto, sem conseguir se moldar à sua lógica.
    Quase sempre, os agressores verbais se comportam dessa maneira por uma destas razões: uma pequena porcentagem é simplesmente de pessoas bobas. Elas são ignorantes, não sabem nenhum outro modo de se comunicar com outros seres humanos. Tudo que elas precisam é educação, os demais são pessoas desesperadas por atenção, que pensam que a conseguirão com linguagem hostil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A autodefesa verbal