Bacharelado - Ciências Sociais

Autor Mensagem
stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


Estamos falando de sociedade, não se pode comprovar, por exemplo, que "a natureza humana é má". A lógica nas ciências sociais recai em um ponto no qual é preciso ter crença.

concordo... mas n sao todas as questoes q caem exclusicamente na crença, so acho q sempre q possivel, deveria haver a construcao logica, e essas sim podem ser discutidas

Alessandra
Veterano
# ago/06
· votar


Philipius
Vou cursar Intro. a Psicologia nesse semestre! hehehe
Hm, que chique. Prepare-se pra ver estruturalismo, funcionalismo, Raízes filosóficas, Pavlov e etc. \o/

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido

Nunca mais falamos nisso...desistiu da Arquitetura? E não sei nada a respeito de Ciências Sociais aplicada ao Marketing. Tem relação, assim como outras áreas de estudo...mas no mercado de trabalho, acho que quem cursa MKT e administração leva vantagem.

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

so to divagando.. n falei nada disso pq mal sabia oq era, é culpa da paranoica antisemita, ta bagunçando minhas ideias hehehe

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

mas eu n vou trocar o curso n.. foi so um surto euforico heheh

snowwhite
Veterano
# ago/06 · Editado por: snowwhite
· votar


stratopeido
so to divagando.. n falei nada disso pq mal sabia oq era, é culpa da paranoica antisemita, ta bagunçando minhas ideias hehehe

Não se deixe abalar por coisas que não vêm ao caso no seu objetivo.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
mas eu n vou trocar o curso n.. foi so um surto euforico heheh

hahhahahahahahahhahah


Euforia acadêmica?

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

entao.. mas as prioridades mudam as vezes, so tava questionando, se n questionasse isso agora, iria ficar com a duvida.. n consigo simplesmente ignorar, é ate melhor pra fazer arquitetura com mais segurança

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Euforia acadêmica?

eheheh é possivel, n? eu gosto d estudar mesmo

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
entao.. mas as prioridades mudam as vezes, so tava questionando, se n questionasse isso agora, iria ficar com a duvida.. n consigo simplesmente ignorar, é ate melhor pra fazer arquitetura com mais segurança

Guri inteligente.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido

eheheh é possivel, n? eu gosto d estudar mesmo


hahhah

Guri inteligente.(2)

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


Guri inteligente.

pequeno gafanhoto ;)

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
pequeno gafanhoto ;)

Cresça e apareça. ;)

Guto EADG
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido

cara, vc leu q formados em ciencias sociais atuam em marketing em alguma descrição do curso , nao? eu acho q eh um pouco de idealismo.. por exemplo, se tu for ler a area de atuacao de um bacharel em matematica por exemplo,lah vai tar escrito q eles podem atuar trabalhadno em bancos com criptografia, na bolsa de valores, mas isso eh 1 em 1000 blablabla... qndo na real o campo pra maioria dos bacharelados em (excetuando-se alguns como psicologia, informatica, direito...) a carreira q 99% dos egressos seguem é a acadêmica (faz-se mestrado, doutorado, etc,etc... e depois vai seguir trabalhando em alguma universidade, dando aulas, pesquisas, publicando artigos, etc...

se dá pra ficar rico, assim? de jeito nenhum. mas é um emprego estável...

Facchini
Veterano
# mai/07
· votar


Estou upando o tópico porque tenho um interesse vital na área de Ciências Sociais e esse ano presto vestibular. Estou me decidindo por esse lado.

Gostaria de saber se alguém mais tem alguma coisa a dizer a respeito desse(a) curso/carreira e me diga sua opnião sobre isso.

Alguém?

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/07
· votar


Comunistas..

james_the_bronson
Veterano
# mai/07
· votar


marketing

como? kkkk

brunohardrocker
Veterano
# mai/07
· votar


Eu faço Administração de Empresas.

Comunistas..

Muito pelo contrário.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/07
· votar


brunohardrocker
Comunista!

Facchini
Veterano
# mai/07
· votar


Comunista!

"Proletariados de todo mundo, Uni-vos!" [Marx]

Ninguém mais vai acrescentar nada ao tópico?

Party Boy
Veterano
# mai/07
· votar


Questão de gosto. Como já falaram antes, estudar as Ciências Sociais abre muito sua cabeça, te faz enxergar o mundo de outra forma, te faz ver seus preconceitos, e (pelo menos no meu caso) tornar uma pessoa melhor (eu acho =P)...

Dinheiro não deve dar, mas o Curso deve ser muito bom!

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/07
· votar


abre muito sua cabeça
te faz ver seus preconceitos
Dinheiro não deve dar
Coisa de comunista.

Zapata
Veterano
# mai/07
· votar


Facchini

Faço Ciências Sociais na USP e posso te ajudar.

Vou repetir aqui o que postei em outro fórum quando o assunto foi levantado.

Interessante é, eu garanto

Bem, em Ciências Sociais você vai pincelar basicamente 3 áreas: Sociologia, Ciência Política e Antropologia Social/Cultural.

A rigorosa divisão dessas áreas é complicada, então vou usar termos bastante grosseiros.

A Sociologia preocupa-se basicamente com a organização social das cidades modernas ("sociedades complexas", ou seja lá como queira chamar). Temas já bastante conhecidos são a violência, as classes e os movimentos sociais, a religião, o trabalho, a imigração, e por aí vai.

A Ciência Política preocupa-se com as relações de poder, principalmente aquelas que guardam relação com o aparato do Estado. Aqui você vai aprender sobre democracia, representação, autoritarismo, aspectos econômicos e sociais ligados ao poder (como as chamadas "elites"), etc.

A Antropologia Social/Cultural é o patinho feio do curso, pois poucos são os que gostam dela. O interesse dela está na cultura sob um viés comparativo, a fim de problematizar os valores sociais de diversos grupos e entender os conflitos e acomodações entre eles, além de suas semelhanças e diferenças. As culturas das comunidades indígenas são o objeto mais conhecido dessa área, mas ela também se abre para culturas do mundo todo e, acredite ou não, para as culturas que se formam no seio da "sociedade ocidental". A Antropologia Urbana é prova disso. A diferença entre Sociologia da Cultura e Antropologia Urbana é bastante nebulosa.

As três áreas são terrivelmente amplas. É praticamente impossível dominar mais do que duas subdisciplinas delas.

Como auxílio, você certamente passará por matérias como Teoria Econômica (Micro e Macro I), Estatística e Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Quanto a mercado de trabalho, é claro que a área acadêmica aparece com grande força, mas existem outras boas possibilidades: institutos de pesquisa, empresas que trabalham com consultoria (riscos políticos e econômicos), sindicatos, recursos humanos, políticas públicas (ligadas, por exemplo, à violência, à educação ou à cultura), órgãos ligados às questões indígenas, ONGs, etc. Uma opção muito sólida que tem surgido são as aulas para Ensino Médio, já que, por força de lei, a Sociologia se tornou matéria obrigatória e está sendo discutida e "implementada".


Facchini
Veterano
# mai/07 · Editado por: Facchini
· votar


Zapata

Po velho, muito obrigado pelo "resumão". É que eu to muito indeciso. Se eu fosse pelo coração eu faria música, mas vejo que pra mim não é certo. E não gosto de muita coisa, tenho ódio mortal de exatas (tá, química até que engulo) e apenas um remoto apego por biológicas, então sobrou humanas e esse curso foi o que mais me agradou. Além do que, pessoas que eu admiro muito cursaram Ciências Sociais.
Sobretudo não tenho a certeza ainda, o medo me cerca e me quebra as pernas :/
Meus professores disseram umas coisas sobre o curso, que ele forma os intelectuais da atualiade (junto com outros cursos claro), que é extremamente amplo, relativamente fácil de se passar, que são os bixos-grilo do campus, e que o mercado de trabalho é difícil. Disseram ainda que atua no campo social, ou seja meio Robin Hood, que tira dos ricos pra lutar pelos pobres, ou seja você também é fardado a pobreza. Claro que nem todas essas afirmações devem proceder, mas são comentários que me cercam.

Sinceramente não sei o que fazer. Estou com 17, faltam apenas poucos meses para o vestibular. Eu tentaria USP, UNESP, UNICAMP e UFSCAR esse ano. Só posso dizer que se meu destino fosse dar aulas estaria feliz, pois não vejo algo mais digno que isso, e gosto de ler coisas relacionadas a política (ex Maquiavel, Marx, Sun Tzu, etc...) não sei se isso muda em algo, mas to vendo que o tempo ta passando e eu tenho que escolher, e uma hora ou outra vou optar por C.S.

Valeu pela intenção do post.
Se voltar aqui, gostaria que você me desse uma opnião pessoal sobre o curso. O que acha dele? (além de ser interessante)

The Blue Special Guitar
Veterano
# mai/07
· votar


Foi-se o tempo em que ter curso superior era sinônimo de ganhar dinheiro.

Atomic
Veterano
# mai/07
· votar


Facchini

se vc gosta de dar aula e gosta da area entao acho q CS rola sim, so n espere ganhar muita grana

Zapata
Veterano
# mai/07
· votar


Facchini
Se voltar aqui, gostaria que você me desse uma opnião pessoal sobre o curso. O que acha dele? (além de ser interessante)

Pessoalmente, acho que nele você vai encontrar algo que raramente se adquire em outros cursos: base intelectual e senso crítico pra articular vários assuntos, da economia à religião. Em Ciências Sociais você vai tratar muito do conhecimento da sociedade em si, não tanto em função de alguma finalidade prática, apesar de que ela é possível (políticas públicas, por exemplo).

Outra coisa que você vai ter que encarar é a relativa desvalorização do curso e das profissões ligadas às C. S. (sociólogo, cientista político, antropólogo ou simplesmente "cientista social"). Muitos desconhecem o que esses profissionais são capazes de produzir pra sociedade e pro meio acadêmico. Não à toa, muitos acabam se envolvendo com outras áreas, como Administração, Economia e Direito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bacharelado - Ciências Sociais