Entrevista com o Marcola

Autor Mensagem
Thio
Veterano
# jul/06


23/05/2006

Estamos todos no inferno

Não há solução, pois não conhecemos nem o problema

'Você é do PCC?"

- Mais que isso, eu sou um sinal de novos tempos. Eu era pobre e invisível... vocês nunca me olharam durante décadas... E antigamente era mole resolver o problema da miséria... O diagnóstico era óbvio: migração rural, desnível de renda, poucas favelas, ralas periferias... A solução é que nunca vinha... Que fizeram? Nada. O governo federal alguma vez alocou uma verba para nós? Nós só aparecíamos nos desabamentos no morro ou nas músicas românticas sobre a "beleza dos morros ao amanhecer", essas coisas...
Agora, estamos ricos com a multinacional do pó. E vocês estão morrendo de medo... Nós somos o início tardio de vossa consciência social... Viu? Sou culto... Leio Dante na prisão...

- Mas... a solução seria...

- Solução? Não há mais solução, cara... A própria idéia de "solução" já é um erro. Já olhou o tamanho das 560 favelas do Rio? Já andou de helicóptero por cima da periferia de São Paulo? Solução como? Só viria com muitos bilhões de dólares gastos organizadamente, com um governante de alto nível, uma imensa vontade política, crescimento econômico, revolução na educação, urbanização geral; e tudo teria de ser sob a batuta quase que de uma "tirania esclarecida", que pulasse por cima da paralisia burocrática secular, que passasse por cima do Legislativo cúmplice (Ou você acha que os 287 sanguessugas vão agir? Se bobear, vão roubar até o PCC...) e do Judiciário, que impede punições. Teria de haver uma reforma radical do processo penal do país, teria de haver comunicação e inteligência entre polícias municipais, estaduais e federais (nós fazemos até conference calls entre presídios...)
E tudo isso custaria bilhões de dólares e implicaria numa mudança psicossocial profunda na estrutura política do país. Ou seja: é impossível. Não há solução.

- Você não têm medo de morrer?

- Vocês é que têm medo de morrer, eu não. Aliás, aqui na cadeia vocês não podem entrar e me matar... mas eu posso mandar matar vocês lá fora.... Nós somos homens-bomba. Na favela tem cem mil homens-bomba... Estamos no centro do Insolúvel, mesmo... Vocês no bem e eu no mal e, no meio, a fronteira da morte, a única fronteira.

Já somos uma outra espécie, já somos outros bichos, diferentes de vocês. A morte para vocês é um drama cristão numa cama, no ataque do coração... A morte para nós é o presunto diário, desovado numa vala... Vocês intelectuais não falavam em luta de classes, em "seja marginal, seja herói"? Pois é: chegamos, somos nós! Ha, ha... Vocês nunca esperavam esses guerreiros do pó, né?

Eu sou inteligente. Eu leio, li 3.000 livros e leio Dante... mas meus soldados todos são estranhas anomalias do desenvolvimento torto desse país. Não há mais proletários, ou infelizes ou explorados. Há uma terceira coisa crescendo aí fora, cultivado na lama, se educando no absoluto analfabetismo, se diplomando nas cadeias, como um monstro Alien escondido nas brechas da cidade. Já surgiu uma nova linguagem. Vocês não ouvem as gravações feitas "com autorização da Justiça"? Pois é. É outra língua. Estamos diante de uma espécie de pós-miséria. Isso. A pós-miséria gera uma nova cultura assassina, ajudada pela tecnologia, satélites, celulares, internet, armas modernas. É a merda com chips, com megabytes. Meus comandados são uma mutação da espécie social, são fungos de um grande erro sujo.

- O que mudou nas periferias?

- Grana. A gente hoje tem. Você acha que quem tem US$40 milhões como o Beira-Mar não manda? Com 40 milhões a prisão é um hotel, um escritório...
Qual a polícia que vai queimar essa mina de ouro, tá ligado? Nós somos uma empresa moderna, rica. Se funcionário vacila, é despedido e jogado no "microondas"... ha, ha... Vocês são o Estado quebrado, dominado por incompetentes. Nós temos métodos ágeis de gestão. Vocês são lentos e burocráticos. Nós lutamos em terreno próprio.

Vocês, em terra estranha. Nós não tememos a morte. Vocês morrem de medo. Nós somos bem armados. Vocês vão de três-oitão. Nós estamos no ataque. Vocês, na defesa. Vocês têm mania de humanismo. Nós somos cruéis, sem piedade. Vocês nos transformam em superstars do crime. Nós fazemos vocês de palhaços. Nós somos ajudados pela população das favelas, por medo ou por amor. Vocês são odiados. Vocês são regionais, provincianos. Nossas armas e produto vêm de fora, somos globais. Nós não esquecemos de vocês, são nossos fregueses. Vocês nos esquecem assim que passa o surto de violência.

- Mas o que devemos fazer?

- Vou dar um toque, mesmo contra mim. Peguem os barões do pó! Tem deputado, senador, tem generais, tem até ex-presidentes do Paraguai nas paradas de cocaína e armas. Mas quem vai fazer isso? O Exército? Com que grana? Não tem dinheiro nem para o rancho dos recrutas... O país está quebrado, sustentando um Estado morto a juros de 20% ao ano, e o Lula ainda aumenta os gastos públicos, empregando 40 mil picaretas. O Exército vai lutar contra o PCC e o CV? Estou lendo o Klausewitz, "Sobre a guerra". Não há perspectiva de êxito... Nós somos formigas devoradoras, escondidas nas brechas... A gente já tem até foguete antitanques... Se bobear, vão rolar uns Stingers aí...Pra acabar com a gente, só jogando bomba atômica nas favelas... Aliás, a gente acaba arranjando também "umazinha", daquelas bombas sujas mesmo.... Já pensou? Ipanema radioativa?

- Mas... não haveria solução?

- Vocês só podem chegar a algum sucesso se desistirem de defender a "normalidade". Não há mais normalidade alguma. Vocês precisam fazer uma autocrítica da própria incompetência. Mas vou ser franco... na boa... na moral... Estamos todos no centro do Insolúvel. Só que nós vivemos dele e vocês... não têm saída. Só a merda. E nós já trabalhamos dentro dela. Olha aqui, mano, não há solução. Sabem por quê? Porque vocês não entendem nem a extensão do problema. Como escreveu o divino Dante:
"Lasciate ogna speranza voi che entrate!" Percam todas as esperanças. Estamos todos no inferno.

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


ainda nem li, mas achei que interessaria alguns.
vou ler agora.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/06
· votar


Hoax, a verdadeira apareceu no Estado De São Paulo, edição de sexta passada..

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


cultivado na lama, se educando no absoluto analfabetismo, se diplomando nas cadeias, como um monstro Alien escondido nas brechas da cidade.

Sinceramente, acho que o próprio "sistema", "governo", que diz lutar contra isso, é quem cria isso tudo.
Lembrei até do livro "1984". Seria George Orwell um profeta?

Porque vocês não entendem nem a extensão do problema
Infelizmente, é realmente assim. não podemos conceber. Não só é extenso, como complexo.

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


uma coisa é inegável... Marcola é inteligente, esperto, racional, seja como for chamado, e sabe do que está falando, e fala menos do que sabe.

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


aí, o povo não tenta entender a fonte, estar a par do que acontece, e depois reclama que acontece isso, aquilo, assim, assado.
Acredito que quem não tem razões e não está a par de algo que acontece, não pode reclamar desse algo.

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


marcola nao é um sinal dos novos tempos, nem um injustiçado do sistema, é um vagabundo.

bandido é bandido
puta é puta

sempre foi assim, e fodam-se os pseudo-intelectuais

Gan
Veterano
# jul/06
· votar


tudo teria de ser sob a batuta quase que de uma "tirania esclarecida", que pulasse por cima da paralisia burocrática secular, que passasse por cima do Legislativo cúmplice

eu me candidato

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/06
· votar


aliás, ele tem a cara do vendedor de limão da feira de quinta...

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


Até lembrei agora:
O Bin Laden, por exemplo, acredito que ele pode ser chamado de 'salvador', dependendo do contexto em que estiver seu nome.
Ele tem plena consciência do que acontece nos Estados Unidos, do que faz as pessoas que comandam, do poder que elas têm sobre as pessoas, por mais sutil que pareça, e do que pode acontecer com a humanidade num geral se as coisas assim continuarem.
Dá pra perceber que o cara está tranquilo com seus atos e ideiais, e não fica falando nada a ver com isso. Ele simplesmente sabe, e age contra. Não consigo ser contra ele. Claro que sou contra seus atos - sacrificar vidas inocentes e tudo o mais -, mas as intenções dele estão além disso. Nenhuma guerra é ganha sem existir mortes, mesmo que o bem vença. Acredito até que as guerras da Antiguidade eram bem mais sangrentas, e até sem razão.
A 'guerra' de hoje em dia é tão sutil, as causas são tão sutis, que pensamos ser apenas um bando de terroristas mandando ver. Já pesquisei a respeito e sou contra, mas posso dizer que os terroristas tem uma base, e seguem ideais que são realmente 'revolucionários'.
Estou expondo os fatos. Odeio muito tudo isso e sou contra, mas...

E também acredito no poder da mente. Se cada um olhar mais para si, buscar as coisas interiores, transmitir energias positivas para além de si mesmo, e desejar o bem à tudo e à todos, pode acontecer algo.
Só que a "matéria" ilude até os mais conscientes, até eu mesmo, que esotu dizendo isso tudo. Um grande exemplo é a televisão. Não consigo imaginar que no passado as coisas que passavam na tevê eram da mesma natureza que hoje em dia. Outro dia, num momento de perda de tempo, liguei a televisão (momento raríssimo). Era a MTV, e era um programa de beijar, ou algo assim. O cara tinha que cantar uma música, e falava em "encoxar por trás" e coisas assim. todo mundo diz - mas o cara tá só dizendo, é inofensivo. Só que é assim que a depredação geral vai crescendo. Crescendo e acontecendo. Isso é só uma coisa, e também é só uma pequena parte de tudo o que venho percebendo, e nunca tinha exposto pra ninguém, visto que sou pacífico e gosto de falar coisas que sejam do bem. De qualquer jeito, estou aprendendo a ver as coisas como são, e aproveito esse ensejo para desabafar.
Obrigado.

MatheusMX
Veterano
# jul/06
· votar


Bin Laden é gente boa

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


o caos é iminente, do jeito que as coisas estão acontecendo.
quem não vê, pode ser por cegueira, por ignorância ou pelo próprio querer, mas, seja qual for o motivo, ela não pdoe dizer nada. Quem julga é julgado na mesma intensidade, isso se não com o dobro, o triplo.

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


resumindo, e sinto muitíssimo em dizer isso, tanto por achar ruim, quanto por saber que estou incluído, a humanidade em geral está ficando cega, entorpecida.

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


aff.. tu acha q as pessoas lem isso td ai? ahauhauh

Thio
Veterano
# jul/06 · Editado por: Thio
· votar


stratopeido


stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


Hoax, a verdadeira apareceu no Estado De São Paulo, edição de sexta passada..

Viu? Sou culto... Leio Dante na prisão...

parei de ler aqui..

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


eu juro q nunca li tanta asneira na minha vida, thio vc se superou, vc é irremediavelmente burro

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


stratopeido
brigado.
Aliás, sinto inveja da sua capacidade de não gostar de algo e ainda ficar correndo atrás daquilo. Isso é legal, só não sei se virtude.

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Thio

Entendo muito bem seu tópico, mas eu acho que nós aqui do fórum, não deveria mais dar crédito a esse animal, e nem mais citar a sigla PCC

O que vcs acham?

Thio
Veterano
# jul/06 · Editado por: Thio
· votar


acho o seguinte - me senti muito mal pelo stratopeido, porque ao invés de procurar as coisas que gosta, fica procurando o que não gosta, sendo que é uma perda de tempo. Por exemplo... pra quê vou ver um filme que sei que não vou gostar? Existem tantos filmes por aí...

TONY BLANCO
Os créditos são particulares a cada um. Nâo dou crédito algum a esse cara, mas não tiro a razão dele.
Sobre o PCC, só citei pra fazer uma brincadeira, de mal gosto, sei, mas foi numa boa hora.

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


mas não tiro a razão dele.

?????????

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


Thio

É q (infelizmente) eu n tenho paciencia com gente burra, principalmente quando me deparo com alguem q praticamente encarna a burrice em pessoa, é o mesmo q um exilado cubano ver na rua um muleque fumando maconha d boina e camisa do che guevara e discursando sobre fidel, um anti-eua ver um sujeito andando com camisa dos eua escrito "i support bush", um padre ver o diabo... vc p/ mim é a encarnaçao de tudo oq é ruim em termos d intelecto

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


TONY BLANCO
Não tiro, e tenho minhas razões. Acho até que estão implícitas em algumas das minhas mensagens.
Aliás, acho mais interessante alguém que dá crédito ao cara, mas vê todos os lados, todos os ângulos, tira suas razões, do que alguém que reclama e julga sem saber de nada.

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


stratopeido
então, vá procurar os intelectuais. Realmente não sou um, e me sinto bem melhor assim. Se não gosta dos não-intelectuais, procure quem não é.
Não quero que perca sua paciência, e eu sei e você sabe que se for ler meus posts irá perdê-la, então é só ficar longe.

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


Thio

em nenhum momento disse q n gosto dos nao-intelectuais, mas sim dos pseudo-intelectuais, so respondo a seus topicos pois acho q eles sao um desserviço a humanidade e a inteligencia humana

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


stratopeido
você é uma pessoa maravilhosa, stratopeido, por fortalecer os tópicos inúteis. Agradeça a si mesmo.

stratopeido
Veterano
# jul/06
· votar


Thio

n vou agradecer, vc é um babaca, e no fundo ate vc sabe disso, tanto q acaba de se desqualificar no ultimo post

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


stratopeido
eu nunca disse que não sou um babaca. e nunca me qualifiquei em nada, eu só digo o que penso. Agora, se você só tem tempo pra ver os pensamentos dos outros, sinto muitíssimo mesmo, porque você tem potencial, e está gastando ele com coisas inúteis como meus tópicos e meus posts.

Thio
Veterano
# jul/06
· votar


aliás, lembrei de outra coisa que pensei há uns dias:

os anos 60 foram mágicos e bons porque todos tinham os mesmos ideias, lutavam contra e pelas mesmas coisas.

Hoje em dia, o caos é iminente, visto que além de tudo o que existe, tudo é motivo para discordância e desafeto - gosto musical ou estilístico, modo de pensar, aparência, situação social, situação espiritual...

gosto dos anos 60 porque ninguém tava nem aí para o que a pessoa era, pensava ou dizia. Todo mundo era um. Era impossível acontecerem guerras ou outras coisas menores.

Thio
Veterano
# jul/06 · Editado por: Thio
· votar


edited message

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista com o Marcola